Vamos estudar: Energia Eólica

Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# jul/06


Energia eólica



A energia eólica é produzida pela transformação da energia cinética dos ventos em energia elétrica. A conversão de energia é realizada através de um aerogerador que consiste num gerador elétrico acoplado a um eixo que gira através da incidência do vento nas pás da turbina.
A turbina eólica horizontal (a vertical não é mais usada), é formada essencialmente por um conjunto de duas ou três pás, com perfis aerodinâmicos eficientes, impulsionadas por forças predominantemente de sustentação, acionando geradores que operam a velocidade variável, para garantir uma alta eficiência de conversão (fig.4).
A instalação de turbinas eólicas tem interesse em locais em que a velocidade média anual dos ventos seja superior a 3,6 m/s.

Existem atualmente, mais de 20 000 turbinas eólicas de grande porte em operação no mundo (principalmente no Estados Unidos). Na Europa, espera-se gerar 10 % da energia elétrica a partir da eólica, até o ano de 2030.

O Brasil produz e exporta equipamentos para usinas eólicas, mas elas ainda são pouco usadas. Aqui se destacam as Usinas do Camelinho (1MW, em MG), de Mucuripe (1,2MW) e da Prainha (10MW) no Ceará, e a de Fernando de Noronha em Pernambuco.

Alexandre Souza
Veterano
# jul/06
· votar


isso é facil, eu quero é saber quem coloca a agua dentro do côco

eeevee
Veterano
# jul/06
· votar


\o/

Guilherme Ghelfi
Veterano
# jul/06 · Editado por: Guilherme Ghelfi
· votar


snowwhite
=**

snowwhite
Veterano
# jul/06
· votar


Guilherme Ghelfi

¬¬

Pegue suas coisas e volte prá casa da mami!!!!!

snowwhite
Veterano
# jul/06
· votar


Alexandre Souza
côco

coco

snowwhite
Veterano
# jul/06
· votar


Maior parque de energia eólica do país será no RS, diz Rigotto - AmbienteBrasil - 03/12/04

Até dezembro de 2006 o Rio Grande do Sul terá o maior parque de geração de energia eólica do país, e o segundo maior do mundo, instalado no município de Osório, no litoral norte do estado. Segundo o governador Germano Rigotto, o empreendimento é resultado do investimento de US$ 230 milhões da empresa espanhola Enerfín.
O presidente da Enerfín disse que serão gerados 150 megawatts (MW) de energia no estado, com a implantação de três parques eólicos, que produzirão 50 MW cada um. Como um aerogerador fornece 2 MW, serão instaladas 75 torres no total. Guillermo Planas anunciou que o empreendimento começará a ser implantado em maio de 2005. "Será a usina eólica mais moderna do mundo. Nem na Espanha temos esta tecnologia, só na Alemanha existe algo semelhante".

gsprs
Veterano
# jul/06
· votar


Guilherme Ghelfi
Gerador de Lero lero

Guilherme Ghelfi
Veterano
# jul/06
· votar


snowwhite
Oqueeee??
Eu te Love Youuu!!

é que eu queria expor uma ideia que eu tive

Guilherme Ghelfi
Veterano
# jul/06
· votar


gsprs
Acertou agora vou editar

snowwhite
Veterano
# jul/06
· votar


Esperamos poder ampliar nossa cota de energia eólica no Proinfa - Programa de Incentivo às Energias Alternativas, para 300 MW e ter uma fábrica de aerogeradores no Rio Grande do Sul", disse Rigotto, ao agradecer o trabalho do secretário de Energia, Minas e Comunicações do estado, Valdir Andres, e da ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff.

O secretário Andres informou que a cota de 220 MW de energia eólica do Rio Grande do Sul no Proinfra já está preenchida. Segundo ele, além dos 150 MW da Enerfín, já foram confirmados US$ 100 milhões em investimentos do grupo alemão Innovint, representado no Brasil pela Elebras, para a geração de mais 70 MW de energia eólica em Tramandaí.

O contrato da Enerfín, empresa pertencente ao grupo espanhol Elecnor, é de 20 anos de fornecimento de energia à Elebras. A conexão da energia eólica à rede será feita via CEEE - Companhia de Energia Elétrica do Estado. O maior parque eólico do mundo fica no Texas (EUA). (Radiobrás)

Alexandre Souza
Veterano
# jul/06
· votar


snowwhite
xixi

snowwhite
Veterano
# jul/06
· votar


Guilherme Ghelfi
é que eu queria expor uma ideia que eu tive

Idéias confusas, honey...confusas...

Guilherme Ghelfi
Veterano
# jul/06
· votar


snowwhite
To lendo ta!!

snowwhite
Veterano
# jul/06
· votar


Alexandre Souza
xixi

É...sem acento.

snowwhite
Veterano
# jul/06
· votar


Guilherme Ghelfi
To lendo ta!!

HUM!

snowwhite
Veterano
# jul/06
· votar


Está ficando tr00 o Parque Eólico de Osório, viu????

Carla Andréa
Veterano
# jul/06
· votar


snowwhite
Energia eólica

ah não!!!!
<o>

snowwhite
Veterano
# jul/06
· votar


Carla Andréa
ah não!!!!
<o>


Sim sim....é tr00

Alexandre Souza
Veterano
# jul/06
· votar


snowwhite
É...sem acento.

poizé X-I-X-I sem acento O.o

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# jul/06
· votar


snowwhite
Acho massa isso, minha mãe é bem empenhada nestas paradas

snowwhite
Veterano
# jul/06
· votar


Alexandre Souza
poizé X-I-X-I sem acento O.o

C-O-C-O sem acento.


O que é que coco tem a ver com xixi?

snowwhite
Veterano
# jul/06
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell
Acho massa isso, minha mãe é bem empenhada nestas paradas

Eu não sou empenhada em nada...mas admiro a engenharia dessas coisas e pah!

Alexandre Souza
Veterano
# jul/06
· votar


snowwhite
O que é que coco tem a ver com xixi?

nada a ver, coco tem a ver com pum ok

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# jul/06
· votar


snowwhite
Eu digo, minha mãe curte esse negocios ai, de energia renovavel, reciclagem e tal, até meio fanatica sabe

snowwhite
Veterano
# jul/06
· votar


Alexandre Souza
nada a ver, coco tem a ver com pum ok

Não...daí é COCÔ ok

Carla Andréa
Veterano
# jul/06
· votar


snowwhite
Sim sim....é tr00

Eu sei q é...
Ma tô com preguiça...


* Sim, hj sou assumida na preguiça, disse HOJE!*

snowwhite
Veterano
# jul/06
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell
Eu digo, minha mãe curte esse negocios ai, de energia renovavel, reciclagem e tal, até meio fanatica sabe

ah...acho legal...mas não me envolvo em nada...só apoio.

Mas o parque eólico de Osório tá ficando tr00...vou lá olhar as instalações...quero ver o pessoal instalando a engenharia da coisa toda.
São 75 cataventos!!!

Alexandre Souza
Veterano
# jul/06
· votar


snowwhite
e qual a diferença entre o peido e o pum?
ah ta esquece vai ;)

Philipius
Veterano
# jul/06
· votar


Grande Robô Ed.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vamos estudar: Energia Eólica