Não agüento mais ter medo de gente.

Autor Mensagem
kbza
Veterano
# jun/06
· votar


Bruttall
NÃO LIVROS DE AUTO AJUDA PELAMOR

ja leu algum?

Índio_DT
Veterano
# jun/06
· votar


Bruttall
Cacete!
c o cara nao deixar de ser timido depois desse textop enorme q vc escreveu, eh melhor mandar procurar um psicologo

kbza
Veterano
# jun/06
· votar


Índio_DT
c o cara nao deixar de ser timido depois desse textop enorme q vc escreveu, eh melhor mandar procurar um psicologo

o que tem haver?

Índio_DT
Veterano
# jun/06
· votar


kbza
o texto eh grande mas tah dando moh dica pro cara...
c ele nao conseguir nada com isso, eh melhor procurar um psicólogo
capiche?

kbza
Veterano
# jun/06
· votar


Índio_DT
o texto eh grande mas tah dando moh dica pro cara...
c ele nao conseguir nada com isso, eh melhor procurar um psicólogo
capiche?

Isso eu entendi, mas já parou pra pensar que os motivos de eles serem timidos podem ser diferentes? se for por isso é provavel que as dicas não funcionem no caso dele, ou pelo menos não tenham o resultado esperado

Índio_DT
Veterano
# jun/06
· votar


kbza
pois eh cara...mas estranho ele ser assim desde pequeno e ninguem nunk ter reparado em nada de diferente...
nao custa ele tentar as dicas do cara ai....
mas eh foda mano...

Thaty
Veterano
# jun/06
· votar


alguem ae tem isso desde criança?

kbza
Veterano
# jun/06
· votar


Índio_DT
cara, pior que a maioria das vezes é culpa dos pais

Thaty
conheço gente que tem, de não sair de casa por causa da timidez

Bruttall
Veterano
# jun/06
· votar


kbza

Sim, tudo que eu falo eu parto de um princípio que eu "vivi", lógico que posso está enganado porque o que funciona para mim pode não funcionar para você e isso também é um erro grotesco dos livros de auto-ajuda, a generalização. Eles agem como se todas as pessoas se comportassem da mesma maneira, e ainda pior, a grande maioria sempre faz referências a Deus, tirando alguns trechos de poucos livros da Seicho No Ie. Aí você me pergunta, "E o que há de errado em usar Deus em um livro de auto ajuda?" Bom, não está errado e funciona muito bem para quem já acredita e não se encontra em caso muito ruim. Mas e para aqueles que não acreditam, ou para aqueles que acreditam, são devotos e ainda sim têm problemas? Deus não resolve problemas, pessoas resolvem problemas.
Para algo ser universal é preciso que valha mesmo se deus não exista. São como princípios éticos tal como "não matar exceto em caso de defesa", é errado independente da existência de deus.
O mais absurdo de tudo é chegar em uma biblioteca e encontrar um livro de auto-ajuda nas prateleiras de psicologia. A psicologia trata cada caso como particular, os livros de auto-ajuda generalizam o problema.

Agora eu calo totalmente minha boca se você me mostrar pelo menos uma pessoa que tenha se curado utilizando apenas livros de auto-ajuda.

Bruttall
Veterano
# jun/06
· votar


Isso eu entendi, mas já parou pra pensar que os motivos de eles serem timidos podem ser diferentes? se for por isso é provavel que as dicas não funcionem no caso dele, ou pelo menos não tenham o resultado esperado

Por isso que eu tratei de deixar bem claro que "ESSE É MEU CASO".
E deixei os motivos para meus problemas bem explícitos para que ele pudesse "se encaixar" ou não, e aproveitar ou não o que eu disse.

Bruttall
Veterano
# jun/06
· votar


O que mais extressa quem é tímido são as influências das outras pessoas para que o tímido tente "ser como todo mundo". E isso é um grande problema, pois há pessoas a quem a timidez não incomoda tanto e ela acaba se "auto-destruindo" devido as influências.

As pessoas se incomodam quando alguém é tímido porque o tímido passa a sensação de não estar se divertindo e, como sempre está calado, passa também a sensação de que está "tramando algo", e isso faz com que inconscientemente os outros fiquem irritados.

Os episódios mais frustrantes da época em que minha timidez me incomodava era quando minha mãe chegava e dizia :"Meu filho, vai dançar, tá todo mundo se divertindo", Ela achava que só porque eu estava quieto no canto conversando com alguém eu não estaria me divertindo.
Era como se eu fosse uma aberração e tivesse sérios problemas, engraçado é que a gente nunca ouve falar em alguém super-extrovertido que foi se tratar, e não diga que é diferente, o super-extrovertido é muito mais incoveniente do que o tímido, no entanto não é tratado como alguém com problemas psicológicos. É óbvio que a relação interpessoal é prejudicada quando alguém é muito tímido, mas não há nada que não possa ser tratado desde que saibam as causas e as prováveis reações.

Índio_DT
Veterano
# jun/06
· votar


kbza
chegou no ponto q eu queria!!
pra mim isso eh culpa dos pais...

Bruttall
Veterano
# jun/06
· votar


Índio_DT
Não é só dos pais, tudo no meio influencia.
Até mesmo a vó que vai ver o neto uma vez por mês.

kbza
Veterano
# jun/06
· votar


Bruttall
Agora eu calo totalmente minha boca se você me mostrar pelo menos uma pessoa que tenha se curado utilizando apenas livros de auto-ajuda.

Cara, o principal objetivo da auto-ajuda não é fazer com que a pessoa leia tudo que esta no livro e seja daquela forma predefinida, me desculpe se eu estiver errado, mas foi isso que eu entendi pelo que vc escreveu. Para ti ler um livro de auto-ajuda e ter resultados, vc precisa ver o que serve pra vc, analisar sua vida, ver em que pontos vc acha que erra no que foi proposto no livro e aplicar uma forma melhor de fazer as coisas na vida, não apenas ler e decidir que tudo que esta escrito vai te tornar um ser perfeito em relações humanas. Os livros de auto-ajuda tem como função principal fazer a pessoa identificar certos erros que ela não encontra sozinha e transforma-los de erros em acertos, preservando a individualidade da pessoa.

E deixei os motivos para meus problemas bem explícitos para que ele pudesse "se encaixar" ou não, e aproveitar ou não o que eu disse.

Cara, é exatamente isso que propõe os livros de auto-ajuda.

Cara, ainda acho que a timidez, em grande maioria, vem do fato que a pessoa não consegue aproveitar o momento e tentar não errar. Talvez se a pessoa não se preocupasse tanto em impressionar, simplesmente fizesse o que gostasse, isso passaria, mas isso não é algo que se controla tão facilmente.

Bruttall
Veterano
# jun/06
· votar


Para ti ler um livro de auto-ajuda e ter resultados, vc precisa ver o que serve pra vc, analisar sua vida, ver em que pontos vc acha que erra no que foi proposto no livro e aplicar uma forma melhor de fazer as coisas na vida, não apenas ler e decidir que tudo que esta escrito vai te tornar um ser perfeito em relações humanas. Os livros de auto-ajuda tem como função principal fazer a pessoa identificar certos erros que ela não encontra sozinha e transforma-los de erros em acertos, preservando a individualidade da pessoa.

Eu discordo cara, acho que tudo isso pode ser feito sem livro algum. Quanto a esses erros que ela não encontra sozinha, acredito que qualquer pessoa, desde que reflita, pode saber a causa de determinados comportamentos sem a ajuda de um livro. Caso não consiga, livro algum vai ajudá-la pois a causa então estaria bloqueada no subconsciente, sendo possível observá-la apenas através de tratamento psicanalítico, uma vez que o psicólogo trabalha com o que a pessoa lembra e o psiquiatra trabalha com hormônios, glândulas etc, enquanto o psicanalista trabalha com o subconsciente.
Sustento minha opinião de que livro de auto-ajuda não ajuda na cura, pode sim aliviar momentaneamente, mas essas ajudas que duram pouco sempre fazer o problema voltar em dobro. Costumo dizer que tudo ocorre em círculos, que uma situação mal resolvida pode sumir por um instante e voltar em outra época com maior força.
Acho que tenho um pouco de preconceito aos métodos desses livros. Não entra em minha cabeça como alguém pode curar uma depressão dando bom dia ao Sol e boa noite a Lua.

Índio_DT
Veterano
# jun/06
· votar


Bruttall
eh verdade...da familia em si...
q foda

kbza
Veterano
# jun/06
· votar


Bruttall
Eu discordo cara, acho que tudo isso pode ser feito sem livro algum.
Concordo, o livro é um meio, não o unico, mas mesmo assim pode ser de grande ajuda.

Quanto a esses erros que ela não encontra sozinha, acredito que qualquer pessoa, desde que reflita, pode saber a causa de determinados comportamentos sem a ajuda de um livro. Caso não consiga, livro algum vai ajudá-la pois a causa então estaria bloqueada no subconsciente, sendo possível observá-la apenas através de tratamento psicanalítico, uma vez que o psicólogo trabalha com o que a pessoa lembra e o psiquiatra trabalha com hormônios, glândulas etc, enquanto o psicanalista trabalha com o subconsciente.

Não concordo com isso cara, pensa assim, se vc tem um amigo um pouco arrogante, chega e diz pra ele que ele esta sendo arrogante em certos momentos, a primeira coisa que ele vai achar é que vc esta errado, já que até então ele não tinha notado isso, mas se ele parar para pensar, é provavel que entenda sua opinião e até concorde com ela. Se pensar dessa forma, com certeza o seu amigo não tinha consciência do que fazia, mas algo mostrou pra ele que ele podeira estar agindo de uma maneira não muito boa. A intenção do livro é a mesma.

Acho que tenho um pouco de preconceito aos métodos desses livros
Já havia notado, foi por isso que eu te perguntei se vc já leu, pois no geral os preconceitos se acabam com as experiências

Bruttall
Veterano
# jun/06
· votar


Talvez se a pessoa não se preocupasse tanto em impressionar, simplesmente fizesse o que gostasse, isso passaria, mas isso não é algo que se controla tão facilmente.


O problema também é externo. Eu por exemplo, troco uma festa para ficar em casa assistindo filme. Isso de fato não me incomoda nem um pouco, mas muitos acham que sou doente enquanto eu acho que sou normal. Assim como alguém prefere roupas pretas a vermelhas, ou pizza sem azeitonas a pizza com azeitonas, ou prefere jogar basquete a jogar futebol, eu prefiro firo ficar em casa vendo filme, lendo ou tocando a ir em uma festa. Está inerente a minha personalidade, talvez eu mude um dia quem vai saber, o fato é que eu dexei de me incomodar em ser "diferente" e ganhei muito com isso, pois, essas minhas preferências faziam os outros falarem que eu era tímido, desde pequeno ouvi que eu era tímido. Semana passada minha tia ia me chamar para trabalhar de Recepcionista numa festa, aí desistiu porque eu era tímido huahua. Tipo, o fato de eu ser tímido para dançar, eu realmente não levo jeito, ou não curtir muito lugares com muitas pessoas, não quer dizer que eu seja tímido para trabalhar etc. Eu comprovei isso mês passado, fui trabalhar de atendente em uma vídeo locadora, e eu mandava muito bem, tão bem que até fiz "amigos" na primeira semana, teve gente que até pegou meu telefone quando eu falei que ia sair do trampo (a gente foi assaltado 2 vezes em 5 dias na segunda semana que eu trabalhei aí eu não quis continuar).

Bom, o que quero dizer em meio a tanto bullshit que escrevi é que as gente deve analisar tudo que possa ter efeito em nosso comportamento, quando encontrar as possíveis causas é só fazer uma reflexão detalhade e encontrará sozinho as soluções.

kbza
Veterano
# jun/06
· votar


Índio_DT
eh verdade...da familia em si...

Não é só de familia, e sim de todo o meio que a pessoa vive, é que no geral esse tipo de coisa vem de criança, justo quando os pais são partes fundamentais na personalidade da criança.

Bruttall
Veterano
# jun/06
· votar


kbza
Já havia notado, foi por isso que eu te perguntei se vc já leu, pois no geral os preconceitos se acabam com as experiências


Já li O Diário de Um Mago, A águia e a galinha, o despertar da águia, o poder infinito da sua mente, livros sobre depressão em geral , e um da Seicho no ie que não me recordo o nome.

Através desses livros eu chego a conclusão de que livros de auto-ajuda falam sempre de coisas que já sabemos e que não colocamos em prática.

Ed_Vedder
Veterano
# jun/06 · Editado por: Ed_Vedder
· votar


Bruttall
O que mais extressa quem é tímido são as influências das outras pessoas para que o tímido tente "ser como todo mundo". E isso é um grande problema, pois há pessoas a quem a timidez não incomoda tanto e ela acaba se "auto-destruindo" devido as influências.

As pessoas se incomodam quando alguém é tímido porque o tímido passa a sensação de não estar se divertindo e, como sempre está calado, passa também a sensação de que está "tramando algo", e isso faz com que inconscientemente os outros fiquem irritados.

Os episódios mais frustrantes da época em que minha timidez me incomodava era quando minha mãe chegava e dizia :"Meu filho, vai dançar, tá todo mundo se divertindo", Ela achava que só porque eu estava quieto no canto conversando com alguém eu não estaria me divertindo.
Era como se eu fosse uma aberração e tivesse sérios problemas, engraçado é que a gente nunca ouve falar em alguém super-extrovertido que foi se tratar, e não diga que é diferente, o super-extrovertido é muito mais incoveniente do que o tímido, no entanto não é tratado como alguém com problemas psicológicos. É óbvio que a relação interpessoal é prejudicada quando alguém é muito tímido, mas não há nada que não possa ser tratado desde que saibam as causas e as prováveis reações.



Velho isso foi uma das coisas mais legais e sensatas que eu já li aqui no O.T, Parabens!

Obs: Durante muito tempo me encaixei neste perfil.

Bruttall
Veterano
# jun/06
· votar


Ed_Vedder
Valeu (L)

Ed_Vedder
Veterano
# jun/06 · Editado por: Ed_Vedder
· votar


Bruttall

O interessante é que tenho um irmão mais novo (12 anos) e ele é exatamente igual neste aspecto, espero que ele consiga superar isso tambem, mas o caso dele parece ser bem mais grave.

Eu era extremamente tímido, mas de certa forma sempre vivi cercado de pessoas, de amigos e tal. o meu irmão é dos casos mais graves, aqueles que se isolam, e vivem num mundo à parte.

kbza
Veterano
# jun/06
· votar


Bruttall
Eu por exemplo, troco uma festa para ficar em casa assistindo filme.

Nos ultimos eu tenho escolhido pelo mesmo, por opção mesmo. Muitos dos meus amigos tem me incomodado por não sair, mas não me abalo mais. Mas deixar de fazer as coisas por timidez é uma coisa comum e nada bom também

Bom, o que quero dizer em meio a tanto bullshit que escrevi é que as gente deve analisar tudo que possa ter efeito em nosso comportamento, quando encontrar as possíveis causas é só fazer uma reflexão detalhade e encontrará sozinho as soluções.

Na maior parte das vezes sim, mas sempre tem aquela coisa que o cara não acha solução, nisso os livros ajudam muito.

Através desses livros eu chego a conclusão de que livros de auto-ajuda falam sempre de coisas que já sabemos e que não colocamos em prática.

Pois é, muitos deles são assim, mostram coisas que eu já conheço, mas outras pessoas podem não conhecer, ou mesmo ignorar estes fatos. Cara, eu sou vendedor e estou lendo o livro que eu indiquei antes, te digo que o livro é bom, mas vc tem que saber usar o que esta escrito na vida.

kbza
Veterano
# jun/06
· votar


Ed_Vedder
Pois eh, se os pais deixassem de se preocupar com os filhos serem iguais aos do vizinhos, e simplesmente se eles estão felizes muita coisa ia mudar.

Thaty
Veterano
# jun/06
· votar


kbza
q tem gente que tem, eu sei..
mas o problema é sério exatamente aí..

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# jun/06
· votar


O Black Fire tah um serio Candidato a Kurt100

Bruttall
Veterano
# jun/06
· votar


Eu era extremamente tímido, mas de certa forma sempre vivi cercado de pessoas, de amigos e tal.
Eu também, exatamente assim.

A timidez é resultado de insegurança. Eu tenho um primo assim, talvez pior. Ele faz curso de piano na EMB, tem 13 ou 14 anos. No dia da apresentação dele eu fiquei com dó pra caralho, ele tava MUITO tenso, mais ai começou a tocar e tocou tudo certinho e tal. Acho que quando a pessoa é assim os outros devem passar segurança de uma maneira implícita, porque o fato do tímido notar que os outros o acham tímido é frustrante e pouco saudável. Eu posso citar um exemplo dessa maneira implícita de segurança nesse mesmo episódio do meu primo. A mãe dele viu que ele estava bem aflito aí chegou e disse: "Não precisa ficar com medo, você treinou muito e sabe que toca bem"
Isso ajuda muito!
Agora, devemos evitar comentários utópicos tais como, "Ninguém está olhando". Somos tímidos e não burros, se tem mais alguém além de mim é óbvio que a possibilidade de outro ver é grande. Isso ocorre muito em festas também, quando alguém insiste em fazer o tímido dançar. "Tá cheio de gente, ninguém vai reparar". Isso piora tudo! Primeiro que o fato de está cheio de gente faz com que mais pessoas possam ver, segundo, dizer que em um lugar que está cheio de gente ninguém vai reparar é utopia.

Ed_Vedder
Veterano
# jun/06
· votar


Bruttall

Então, legal que vc citou essa história do seu primo...

Eu acredito muito que as pessoas timidas normalmente encontram em alguma coisa (esportes, música...) um refúgio para a sua timidez. O que mais me ajudou a superar a timidez quase que totalmente foi a musica. Pisar em um palco foi uma das coisas mais dificeis que ja fiz na vida.

Bruttall
Veterano
# jun/06
· votar


Ed_Vedder

Pisar em um palco foi uma das coisas mais dificeis que ja fiz na vida.
2

lembro até hoje minha mãe tremendo na hora de fazer o solo de patience huahua
mas foi MUUUUITO prazeroso

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Não agüento mais ter medo de gente.