A decadente situação do mercado de trabalho.

Autor Mensagem
Ed_Vedder
Veterano
# mar/06


E como tem!

Em todas as empresas por onde ja trabalhei, pude constatar como a iniciativa privada carece de mão de obra qualificada.

Fui contratado para atuar na area de compras, e nos ultimo meses tenho empenhado mais da metade do meu tempo para acertar o estoque de produtos, pois como comprador que sou, preciso confiar nos saldos que me são informados, para então analisar a melhor opção para minha empresa.

O que rola é que o estoque requer de uma série de processos e rotinas mensais para que se mantenha confiável (inventário, virada de saldo, recalculo de custo médio...) E aqui, essas rotinas não tem sido feitas desde novembro de 2004 (me simplantação do sistema)

Ai fica dificil de trabalhar, não posso confiar em nenhuma informação informada pelo sistema, e o pior é que se eu chego a rodar um recálculo, ai sim é que fode tudo de vez.


Mas enfim, esses problemas acontecem em todas as empresas, as vezes por falta de compromisso, preguiça, imcopetencia, burrice etc...

Muito fácil encher a boca para reclamar da empresa, ou reclamar da situação do nosso país. Principalmente quando perdem o emprego. Mas aqui onde estou agora, a maioria desses caras deveriam passar uns 6 meses revendo seus conceitos.

RobertSmith
Veterano
# mar/06
· votar


e não é vc que entrou agora que vai fazer, acertei?

powerguitar10
Veterano
# mar/06
· votar


Aqui rolou o mesmo problema com o estoque...Tivemos que reformular tudo...

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Esse problema de estoque é gravíssimo e afeta inclusive o resultado da empresa, porque certamente tem diversos itens parados que não tem giro alto e isso é dinheiro parado.

A empresa deveria fazer uma contagem de todos os estoques, desde MP até produto acabado, e com esse levantamento re-organizar o sistema. Depois é só organizar os estoques de acordo com a importância (Curva ABC), verificar os giros e determinar o Estoque de Segurança.

Boa sorte, na maioria das vezes esse trabalho tem que ser braçal mesmo. E se a diretoria da empresa não estiver convencida da importância desse processo, não há santo que faça mudar de idéia. Aí o problema é na cultura da empresa.

=)

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Ainda sobre o assunto

Quando trabalhava como "help desk" interno, na area de suporte a usuários, a situação era igualmente precária, senão pior.

A imensa maioria dos usuários sequer tinha consciencia de suas responsabilidades e/ou de suas rotinas de trabalho. Atribuiam suas cagadas SEMPRE a uma falha (quase nunca comprovada) do sistema.

RobertSmith
Veterano
# mar/06 · Editado por: RobertSmith
· votar


maggie
voltastes a ativa, q bom

powerguitar10
Veterano
# mar/06
· votar


Fico puto com isso...Sou Contador e dependo de informação correta...Mesmo atuando na Controladoria da empresa...



maggie


Não é tão simples...Bom mesmo é se tudo tivesse código de barra ou algo assim...mais como vc controla, numa empresa quimica, se o cara realmente tirou do reservatorio 1 L??? E não 1,1L??? Entende??? Uma porca que o cara pega a mais ja gera problemas...

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


RobertSmith
e não é vc que entrou agora que vai fazer, acertei?

Olha cara, estu tentando ajudar, pois estou gostando do desafio e da empresa. O foda é que quanto mais fundo vou, mais descubro falhas grotescas nos processos internos.

Estou fazendo diversas atividades que não cabem a mim, ja reinventariei todo nosso armazem de matérias primas, contei peça por peça, kilo por kilo.

Ai descobri que a produção está utilizando OP (Ordens de Produção) inadequadas, ou seja, quando vão produzir um item, informam quantidades erradas ao sistema, ai o saldo novamente fica diferente da posição física.

Fui mais a fundo ainda, e abri as estruturas dos produtos.... Vixxe mano, a situação tá feia por aqui.

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


maggie
Esse problema de estoque é gravíssimo e afeta inclusive o resultado da empresa, porque certamente tem diversos itens parados que não tem giro alto e isso é dinheiro parado.

Isso é o mais comum por aqui... pra vc ter uma ideía, ano passado lançaram um produto para o natal, acavamos ficando com um estoque de 500 quilos desta embalagem, imagina 500 quilos!!! sendo que em média o custo da embalagem é de 14 reais/quilo.

Para piorar, eles sequer cadastraram o produto de natal como sendo um novo item, apenas somaram esta quantidade em estoque à quantidade do nosso produto normal (sem ser a edição de natal)

Acabou rolando que semana passada ficamos sem embalagem para a produção, por que o sistema me dizia que tinhamos 550 quilos, quando na verdade só tinhamos 50.

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


maykow_torres
Não é tão simples...Bom mesmo é se tudo tivesse código de barra ou algo assim...mais como vc controla, numa empresa quimica, se o cara realmente tirou do reservatorio 1 L??? E não 1,1L??? Entende??? Uma porca que o cara pega a mais ja gera problemas...

Veja que ele comentou que o sistema já existe, talvez esteja faltando apenas o hábito de contabilizar tudo que é utilizado.
Existem produtos que devem ter uma tolerância, que pode ser admitida como perda normal. Por isso é importante ter estabelecidos estoques mínimos e estoques de segurança.

Claro que o meu comentário é bem superficial, mas já dá pra ter uma idéia de como o sistema tem que estar todo amarrado.

powerguitar10
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder



Isso tb passei recentemente...Os pesos dos PA aqui tava diferente do real...Na verdade nosso produtos utilizavam mais materia prima do estava registrado no sistema...resultado é que todo final de mes existia uma "perda" de material prima...

RobertSmith
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Vixxe mano, a situação tá feia por aqui
só tenho uma coisa a fazer desejar boa sorte

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Ai descobri que a produção está utilizando OP (Ordens de Produção) inadequadas, ou seja, quando vão produzir um item, informam quantidades erradas ao sistema, ai o saldo novamente fica diferente da posição física.


Provavelmente tu [ou outro funcionário da empresa] vai ter que rever TODO o processo. Aí f**** tudo mesmo, porque enquanto o sistema não estiver 100% a informação não vai ser confiável.

Sugere pro cara da produção usar KANBAN e pro cara da qualidade implantar pelo menos um 5S.

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


maggie
A empresa deveria fazer uma contagem de todos os estoques, desde MP até produto acabado, e com esse levantamento re-organizar o sistema. Depois é só organizar os estoques de acordo com a importância (Curva ABC), verificar os giros e determinar o Estoque de Segurança.


Com muita luta, consegui marcar um inventário agora para o dia 31 de março.

Mas enquanto não revisarmos todas as estruturas de produtos, e suas consequentes baixas, de nada vai adiantar todo esse trabalho.

O que me irrita são as justificativas, um gerente de armazem me falar que não fez, porque nunca disseram pra ele que tinha que ser feito. ou o gerente da produção me falar que o negócio dele é produzir...

Eu realmente não acho que todos deveriam saber como fazer isso (principalmente porque o sistema é novo). Mas eles tem a obrigação de saber que esses processos devem ser feitos em qualquer empresa, e de que eles são responsáveis por isso.

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


maggie
maykow_torres

Agora voltando ao intuito do tópico, vcs não acham que existe uma carencia neste sentido (falando em mão de obra qualificada)?

powerguitar10
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Agora voltando ao intuito do tópico, vcs não acham que existe uma carencia neste sentido (falando em mão de obra qualificada)?




Falta é gente inteligente e esperta...Diplomas tem aos montes, mas não conseguem olhar alem...Pensar por si próprio e trazer ganho a instituição...

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
(falando em mão de obra qualificada)
Falta sim... O problema é que hoje existem trocentas faculdades pica-fumo que formam profissionais que não pensam no global. Fazem o seu serviço e pronto.

powerguitar10
Veterano
# mar/06
· votar


maggie
Falta sim... O problema é que hoje existem trocentas faculdades pica-fumo que formam profissionais que não pensam no global. Fazem o seu serviço e pronto.(2)

Bramires
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Agora voltando ao intuito do tópico, vcs não acham que existe uma carencia neste sentido (falando em mão de obra qualificada)?

falta. Até mesmo pq tem cada pangó aí no mercado de trabalho, que apesar de ter 3º grau completo não sabe nada de porra nenhuma.

O ensino no Brasil é muito deficiente, em todas as esferas. O cara chega no 2º grau depois de ter feito um 1º grau pior ainda, e depois vai pra faculdade e é só matação...
Além de existir vadio pra mais de metro.

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


maggie

Eu acho que o negócio é mais grave, vai além do ensino.

Aqui mesmo tem uma kanda formada na UFRGS em Administração que foi contratada para atuar na àrea comercial, extrair resultados etc...

Ela não consegue nem montar uma tabela de preço direito, tenho eu (que sou o comprador) interferir na area de venda =(

Mas não consigo vislumbrar uma saída pra isso, as vezes chego a pensar que somos uma cambada de burro mesmo ahuahaua

Bramires
Veterano
# mar/06
· votar


Sem falar que muitas vezes os "véios" empresários param no tempo.. A empresa cresce, e eles querem continuar com métodos do tempo da pedra lascada..

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Eu só acho que as pessoas são muito acomodadas, e na maioria das vezes não olham o seu trabalho de uma forma que vai "mais além". parece que não conseguem vislumbrar o processo em que estão embutidas...

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Bramires
Sem falar que muitas vezes os "véios" empresários param no tempo.. A empresa cresce, e eles querem continuar com métodos do tempo da pedra lascada..

Aqui até que não, o velhote (dono) é bem burrão, mas é esperto o suficiente para dar autonomia ao filho (um gurizão esperto pra caramba) de 22 anos.

A sorte dele é ter esse filho, senão a empresa dele ia por agua abaixo...

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Aqui mesmo tem uma kanda formada na UFRGS em Administração
Concorrente! =)


Ela não consegue nem montar uma tabela de preço direito, tenho eu (que sou o comprador) interferir na area de venda =(
Cara, aqui onde trabalho não é o Comercial que faz a precificação, Vendas tem que se preocupar em vender. Sábado a gente conversa sobre a parte de resultados, isso sim é importante. =)

Rato
Veterano
# mar/06 · Editado por: Rato
· votar


Eu só acho que as pessoas são muito acomodadas

tem um boy aqui no trampo q tem 52 anos :/

povo passivo do caráleo

aí tem o paradoxo...

se o cara não cresce na vida é pq não teve subsídio algum do governo. Nasce pobre e vai morrer pobre.
Em contrapartida tem o cara q tá trampando mas tb não afz porra nenhuma para subir na vida.

nem sei se o verte desse tópico é isso, mas enfim ...

Bramires
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Aqui até que não, o velhote (dono) é bem burrão, mas é esperto o suficiente para dar autonomia ao filho (um gurizão esperto pra caramba) de 22 anos.

A sorte dele é ter esse filho, senão a empresa dele ia por agua abaixo...


Pois é, os bem-sucedidos conseguem enxergar a nova realidade, e acompanhar a evolução. Outros continuam a fazer fogo esfregando dois gravetos, e daí é logico que vão pro buraco...
E o filho do dono aí é flexível o suficiente pra entender o problema que tu explicou antes? De repente uma conversa com ele pode ser proveitosa.

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


maggie
Cara, aqui onde trabalho não é o Comercial que faz a precificação, Vendas tem que se preocupar em vender.

Não entendi direito. Quem repassa as tabelas aos vendedores?

Tipo, o que eu passo para os supervisores de areas aqui, é a tabela dos produtos (a vista, 14,21,28 dias)


Alias, as compras comercias (tbdistribuimos produtos não fabricados por nós) ainda não são feitas por mim, e eu vejo cada absurdo que o gerente regional compra, que não está no gibi...

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Bramires
Sem falar que muitas vezes os "véios" empresários param no tempo.. A empresa cresce, e eles querem continuar com métodos do tempo da pedra lascada..
Tem os dois lados, Bru. =)
Tanto o pai que não quer mudar uma pedra no jardim até o filho playba que sempre viveu de rendas.

Mas a situação aos poucos tá mudando, como no caso que o Filipe citou em que o sucessor tem autonomia. Acho legal isso, assim a mudança é gradual.
=)

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Não entendi direito. Quem repassa as tabelas aos vendedores?

Funciona assim: cada idéia de novo produto a ser lançado passa por uma equipe multidisciplinar [no caso aqui é Logística, Comercial, Marketing, Engenharia e Produção]. Essa galera vai avaliar se é viável, qual seria o público alvo, o preço dos concorrentes, custos de fabricação / mudanças necessárias nas máquinas etc.

Depois de passar por tudo isso é encaminhado pra Controladoria, no caso de empresas menores acredito que seria função da Contabilidade. Eles fazem a precificação do produto e mandam pro Comercial. Daí nós verificamos que descontos vão ser dados de acordo com a região do País, depois é vender e ir pro abraço.

Bramires
Veterano
# mar/06
· votar


maggie
Tem os dois lados, Bru. =)
Tanto o pai que não quer mudar uma pedra no jardim até o filho playba que sempre viveu de rendas.

Mas a situação aos poucos tá mudando, como no caso que o Filipe citou em que o sucessor tem autonomia. Acho legal isso, assim a mudança é gradual.
=)


Também acho que deva ser gradual.
MAs não precisa ser necessariamente o filho quem tem que implantar mudanças na empresa. As vezes um funcionário bem qualificado e disposto pode "assoprar" para a chefia antiga mudanças que podem melhorar o funcionamento da empresa, ou de um setor dela.
Isso não precisaria acontecer se a "veiarada" não parasse de estudar, de se qualificar.. Mas é difícil a pessoa não se acomodar, aos 45-50 anos de idade..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A decadente situação do mercado de trabalho.