Vamos estudar: Idade Média

Autor Mensagem
Overdoser
Veterano
# dez/05
· votar


5- CULTURA MEDIEVAL

o campo, ao contrario da cidade, não favorecia o desenvolvimento das artes. Por isso durante a idade media não existia a enfervescencia cultural típica dos grandes centros urbanos.
mesmo nas cidades, o controle da igreja direcionava a produçao cultural
na baixa idade média, com o renascimento urbano e comercial, inicia-se um periodo de enfervescencia cultural

Educação:
proliferaram universidades, demandadas pela burguesia, que crescia e se desenvolvia

Filosofia:
intensamente influenciado pelo cristianismo, confunde-se com a Teologia
Santo Agostinho: sintetizou a filosofia clássica (platonica) com a doutrina cristã.
a filosofia escolástica conciliou fé e razão, devolvendo ao homem a confiança em si proprio.
São Tomás de Aquino: estudou religiao, economia e politica. Reprovava a "ambição do ganho", condenando o lucro nas atividades comerciais

Literatura:
O latim, até o seculo X, foi a unica lingua oficial da europa
apos, outras linguas surgiram com a fusao de linguas barbaras com o latim
as manifestaçoes literarias se davam na poesia épica, com temas como bravura, lealdade, herois medievais.
destaca-se o Trovadorismo e a literatura urbana, que satirizava os decadentes senhores feudais
a maior obra medieval é a Divina Comédia, onde faz reflexoes sobre fé e razão e um quadro completo da cultura da idade media

Arquitetura:
desenvolveram-se dois estilos, principalmente em Igrejas:
Românico: representava a segurança terrena, com traços horizontais, é maciça, pesada, com linhas simples, com interior sombrio criava uma atmosfera de submissão.
Gótico: ligada a prosperidade urbana, representava a mentalidade da baixa idade média, com traços verticais, são leves, graciosas, imponentes, com torres muito altas, há imensas janelas com vitrais coloridos, eram pontos de encontros dos burgueses da cidade.

Ciência:
A igreja repudiava qualquer manifestaçao que colocasse em risco seus dogmas.
Novos cientistas eram acusados de heresia e condenados a fogueira da inquisição
na baixa idade media, com o renascimento comercial e urbano, e as universidades, houve um desenvolvimento das ciencias que a Igreja já nao podia mais sufocar.

Overdoser
Veterano
# dez/05
· votar


fim

Overdoser
Veterano
# dez/05
· votar


quem for:
ou louco
ou idiota
ou os dois

pode ler tudo

Kursk
Veterano
# dez/05
· votar


eu li tudo
está muito genérico :)

Alessandra
Veterano
# dez/05
· votar


Paulo, vou te bloquear...

Overdoser
Veterano
# dez/05
· votar


Kursk
essa é a intenção, é um esquemão pra eu revisar na vespera da prova hehe

Overdoser
Veterano
# dez/05
· votar


31/dez/05 22:10

ops, não devia ter postado nesse horario....

vao pensar que não tenho vida social e que vou passar o reveillon na net, quando na verdade vou me divertir muito

tem um monte de mulheres aqui me chamando pra sair

acho que vou na paulista e tal

enfim...

eu tenho vida... não sou um frustrado.... snif...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vamos estudar: Idade Média