Vamos estudar: Idade Média

Autor Mensagem
Overdoser
Veterano
# dez/05
· votar


o cristianismo dos bizantinos era diferente daquele de Roma, pois tinha caracteristicas culturais locais, orientais e gregas
eles não gostavam de culto a imagens por exemplo
algumas correntes religiosas questionavam a doutrina romana

Overdoser
Veterano
# dez/05
· votar


começou malhaçao!!!

foda-se o topico

RobertSmith
Veterano
# dez/05
· votar


começou malhaçao!!!
nerd, malhação fede

Rato
Veterano
# dez/05
· votar


Overdoser
boa guras

Overdoser
Veterano
# dez/05
· votar


algumas correntes religiosas questionavam a doutrina romana

isso causava agitaçao popular, e os imperadores interviam demais nos assuntos eclesiasticos, caracterizando o CESAROPAPISMO: supremacia do imperador sobre a igreja

houveram entao tretas entre a Igreja romana e a bizantina, que culminou com o rompimento entre as duas, denominaçao conhecida como CISMA DO ORIENTE

a igreja oriental se denominou Igreja Ortodoxa.

Overdoser
Veterano
# dez/05
· votar


apos justiniano, a imperio bizantino entra em lenta decadencia, por causa do feudalismo que inibia o comercio, e sofreu pressoes dos barbaros pelo lado ocidental e pelos arabes pelo lado oriental.

em 1453 os turcos tomam a cidade e é o fim do imperio romano do oriente.

Overdoser
Veterano
# dez/05
· votar


agora:

CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA

Overdoser
Veterano
# dez/05
· votar


antes do Islã, os árabes não possuiam unidade politica
viviam tribos dispersas pelos oasis da peninsula arabica
viviam em constantes guerras e conflitos

stratopeido
Veterano
# dez/05
· votar


essa parada de "idade das trevas" vem perdendo força ultimamente, sabe-se que foi uma epoca de inovacoes na aera de medicina por parte dos muçulmanos, e tb de razoavel producao filosofica e literaria (mesmo que vinculada a religiao) como tomas de aquino, santo agostinho, dante alighieri e etc..

stratopeido
Veterano
# dez/05
· votar


Overdoser
antes do Islã, os árabes não possuiam unidade politica
viviam tribos dispersas pelos oasis da peninsula arabica
viviam em constantes guerras e conflitos


dai eles se organizaram no isla e começaram a roubar em grupos

metal hell 2
Veterano
# dez/05
· votar


foi naquela época q aconteceram as cruzadas, imagina q legal vc em cima de um cavalo decapitando um mulçumano ( nada contra os mulçumanos ) hehee... :)

grafitte
Veterano
# dez/05
· votar


foi naquela época q aconteceram as cruzadas, imagina q legal vc em cima de um cavalo decapitando um mulçumano ( nada contra os mulçumanos ) hehee.
nao deve ser legal

Squall
Veterano
# dez/05
· votar


As cruzadas foram uma das maiores carnificinas que o cristianismo promoveu, tudo em nome da reabertura do mar mediterrâneo para os europeus terem a hegemonia do comércio...
cristãos filhos de uma puta _|_

Overdoser
Veterano
# dez/05
· votar


stratopeido
idade das trevas

é isso mesmo, a expressao foi criada pelos renascentistas porque eles repudiavam o "estilo" medieval, favoreciam as ciencias, a razao, o antropocentrismo.... dai eles zuaram dizendo isso ai. idades das trevas, uma longa noite de mil anos....

stratopeido
Veterano
# dez/05 · Editado por: stratopeido
· votar


os muçulmanos eram razoavelmente benevolentes e avançados comparados com a europa para os padroes daquela epoca, hj eles continuam ainda nos padroes da idade media

stratopeido
Veterano
# dez/05
· votar


Squall

Nao fala asneira, carnificina naquela epoca era de praxe, os arabes invadiam a europa e os europeus volte e meia enxotavam eles de la e saqueavam as cidades deles tb

Squall
Veterano
# dez/05
· votar


stratopeido
Não fala asneira?!
Rapaz, compare o nível do que estamos falando. voc^`e está falando de invasões esporádicas árabes. Estou falando de Cruzadas, eventos que duraram décadas e décadas de estupros, massacres, pilhagens, carnificina!!! Tudo em nome do mediterrâneo!

Squall
Veterano
# dez/05
· votar


os muçulmanos, que voce diz ainda esterem em regime medieval, foram um dos maiores contribuintes para termos a medicina e as ciencias exatas que possuimos hoje, cara. o legado muçulmano para o ocidente é IMENSO!

Christina Amaral
Veterano
# dez/05
· votar


Overdoser
que nao valia copiar, so escrever mesmo pra estudar, mas fiquei com medo de voce sair do topico, entao vale sim :)
hahah... é que eu não sou a melhor pessoa do mundo pra escrever textos sobre Idade Media...

Ah, e eu sai pq tive que sair mesmo...

stratopeido
Veterano
# dez/05
· votar


Squall
voc^`e está falando de invasões esporádicas árabes

não, não estou

Estou falando de Cruzadas, eventos que duraram décadas e décadas de estupros, massacres, pilhagens, carnificina!!! Tudo em nome do mediterrâneo!

so what? as ocupacoes islamicas duraran centenas e centenas de anos, tanto dos califas, quanto do sultãos otomanos, o fim da dominacao desse imperio so foi acabar no termino da 1a guerra mundial, tudo em nome do islã


os muçulmanos, que voce diz ainda esterem em regime medieval, foram um dos maiores contribuintes para termos a medicina e as ciencias exatas que possuimos hoje, cara. o legado muçulmano para o ocidente é IMENSO!

e dai? isso muda o fato de n evoluirem muito depois disso? acho q nao...

Squall
Veterano
# dez/05
· votar


stratopeido
"evoluirem" pra você é o que? deioxar ser devorado pelo capitalismo? = )

Squall
Veterano
# dez/05
· votar


stratopeido
além do que, critico as cruzadas me referindo à índole do movimento, pois havia um pretexto religioso ridiculo agregado a elas...
no caso dos árabes, foi expansionismo? pode até ter sido, mas eles jamais (até onde saiba) fizeram a minima questão de esconder isso.

stratopeido
Veterano
# dez/05
· votar


Squall


hehehe, oh o capitalismo "o leviatã" q meda ahahah, n tem povo mais capitalista q os arabes, os avanços q me refiro nada mais sao do q o pc q vc ta usando, energia eletrica, os carros q usam o petroleo q eles vendem e enriquecem, os inumeraveis avanços da medicina, etc.. só isso ;)

stratopeido
Veterano
# dez/05 · Editado por: stratopeido
· votar


Squall

q pretexto religioso ridiculo? ambas as partes tinham pretextos religiosos ridiculos, ou vc acha q os do isla eram menos ridiculos? to curioso

Squall
Veterano
# dez/05
· votar


stratopeido
esses avanços não foram gerados graças ao capitalismo não, meu caro
que pretexto religioso ridiculo? "oooh a libertação da terra santa das maos dos satânicos árabes."
os motivos de expansao do islã, pelo que me cabe, ao menos, foram sim, expansão territorial, mas não revestidos por um pretexto religioso tosco.
sim, o capitalismo é o leviatã, meu velho.
é o leviatã, gilgamesh, pazuzu, o demonio que te convir hahahahauahuahuahuahua

Overdoser
Veterano
# dez/05
· votar


acho meio dificil analisar isso entre cruzadas x muçulmanos, quem tava certo quem tava errado, se isso foi bom ou ruim pra alguem,

porque nos estamos de um lado da briga, querendo ou nao somos ocidentais, capitalistas e fomos educados com uma educaçao cristã.

Nao se pode julgar culturas pra poder ver isso com os olhos de um "historiador"

Overdoser
Veterano
# dez/05
· votar


na verdade o isla é um cristianismo adaptado né.... no final é a mesma merda hauahu

Squall
Veterano
# dez/05
· votar


com certeza, não ha como discutir certo e errado, estou criticando apenas o pretexto religioso usado pelos cristãos para fazerem as cruzadas, apenas isso...
sobre certo e errado, é apenas ponto de vista, e isso nao ha como discutir...

stratopeido
Veterano
# dez/05
· votar


Squall

que pretexto religioso ridiculo? "oooh a libertação da terra santa das maos dos satânicos árabes."
os motivos de expansao do islã, pelo que me cabe, ao menos, foram sim, expansão territorial, mas não revestidos por um pretexto religioso tosco.


é revestido por principios religiosos sim senhor, eles dividem o mundo entre a "casa da paz" e a "casa da guerra" q infelizmente todo o resto do mundo nao-islamico se encontra, p/ eles quem n for muçulmano eles se sentem no direito de saquear e guerrear contra esse povo, da no mesmo:"oooh a vamos saquear e matar quem nao se curvar ao islamismo", vc precisa estudar um pouco sobre os arabes

esses avanços não foram gerados graças ao capitalismo não, meu caro

Não? entao foi pq?

Squall
Veterano
# dez/05
· votar


stratopeido
a principio essas invenções foram geradas em prol do bem estar social, meu caro. o capitalismo tornou a tecnolkogia e o bem estar social uma MERCADORIA, que nem sempre é de acesso a todos os seres humanos.
não vai me dizer que vocÊ é um daqueles retrógrados que acham que comunismo = viver na idade da pedra, né?!?!?!?!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vamos estudar: Idade Média