Cuidados com as amplis Valvulados

Autor Mensagem
edalko
Veterano
# fev/09
· votar


Deji

aí ele faz birra e esquenta... rsss

Will Bejar
Veterano
# fev/09
· votar


edalko
Ah, sim...entendi...bom, então não tem muita crise com isso...valeu!!!


edalko
deji
aí ele faz birra e esquenta... rsss
kkkkkkkkkkkkkkk

Rbx500
Veterano
# fev/09
· votar


edalko
não precisa ficar com bichices no seu transporte não.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

alele
Veterano
# fev/09
· votar


Will Bejar
so pra constar, levo o meu deitado no banco de tras com o falante pra baixo. se estou sozinho, abaixo o encosto do carona ate travar o amp no banco. ja levei ele deitado assim tambem no porta malas. o importante eh deixar numa posicao estavel para ele nao tombar.

e presta atencao nos buracos e quebra-molas! ;)

o resto eh bichisse mesmo...

Will Bejar
Veterano
# fev/09
· votar


alele
E aí, velho...pegou aquele outro 50r???

alele
Veterano
# fev/09
· votar


Will Bejar
peguei nada... acho furada confiar 700 pilas a vendedor com 0 pontos.

foi ate bom pra conter o meu impeto gastador :)

por enquanto estou otimo com o meu V8 e o Champ

[]s

Will Bejar
Veterano
# fev/09
· votar


alele
Ahn...é que no meu caso eu troquei pau-a-pau...aí foi tudo beleza!!! Mas eu peguei o email do cara pelo ML...e só depois de uns 2 dias que o pessoal do ML alterou as mensagens com os dados...hehehehe...

foi ate bom pra conter o meu impeto gastador :)
nem me fala...eu já tô querendo trocar de guitarra...de novo...hahahaha...mas é pra uma melhor e sem custos extras...então, é tecnicamente e comercialmente aceitável!!! (cara, esse negócio de ser comprador no dia-a-dia tá me fazendo mal...heheh)

Abraço!!!

SpectrosGuitarman
Veterano
# jul/09
· votar


ahuahua, cara esse tópico devia ser fixo, eu sabia de existencia dele e vim aqui pegar as recomendações.
Agora eu também tenho um amp com tubinhos de red bull dentro

Will Bejar
Veterano
# jul/09
· votar


SpectrosGuitarman
Me ajudou muito e o meu amp tá vivo até hoje!!!

Hansen
Veterano
# jul/09
· votar


SpectrosGuitarman
Agora eu também tenho um amp com tubinhos de red bull dentro


Nada são copinhos de tequilas com pimenta tabasco.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


edalko: O pessoal acha que amp valvulado é que nem taça de cristal... não precisa ficar com bichices no seu transporte não.

Pô, comprei um Blues Jr. estou a caça de "bichices mitológicas" pra eu não fica igual a um viadinho com esse amp... hehe. Bom, eu li num post, neste tópico, que se uma válvula queimar é indicado trocar todas. Isso procede mesmo ou é viadagem?

Outra coisa é que tem que esperar 30 min pra aquecerem as válvulas. O ex-dono do amp disse que 3min bastam e acredito nele até pq ele é musico profissional. Isso procede ou é mito-bicha?

Uma dúvida que tenho é sobre limpeza interna do amp. Tirar e colocar as válvulas não há problema, basta ter cuidado, correto?

Abs

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


Up!

jigo__
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
Bom, eu li num post, neste tópico, que se uma válvula queimar é indicado trocar todas. Isso procede mesmo ou é viadagem?
isso eu não sei, mas eu trocaria, pelo menos as do msm lugar (tp se queimar do power e troco tds do power e assim por diante)

Outra coisa é que tem que esperar 30 min pra aquecerem as válvulas. O ex-dono do amp disse que 3min bastam e acredito nele até pq ele é musico profissional. Isso procede ou é mito-bicha?
3 min ja ta de bom tamanho, mais q isso é besteira!

Uma dúvida que tenho é sobre limpeza interna do amp. Tirar e colocar as válvulas não há problema, basta ter cuidado, correto?
Correto!

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


jigo__
Vlw!!!! :-)

rsf
Veterano
# set/09 · Editado por: rsf
· votar


MauricioBahia

Outra coisa é que tem que esperar 30 min pra aquecerem as válvulas. O ex-dono do amp disse que 3min bastam e acredito nele até pq ele é musico profissional. Isso procede ou é mito-bicha?

Não são 30 minuntos, são 30 segundos....hehehehe


eu li num post, neste tópico, que se uma válvula queimar é indicado trocar todas. Isso procede mesmo ou é viadagem?
só se for as válvulas de potência..aí vc troca as duas..tem que ser casadas, regulagem de bias e o escambau....

Uma dúvida que tenho é sobre limpeza interna do amp. Tirar e colocar as válvulas não há problema, basta ter cuidado, correto?
correto..mas acho que vc não precisará fazer isso para limpeza interna...aliás, só precisa mesmo, cuidadoso do jeito que vc é, tirar a poeira de cima do reverb, coisa que nem precisa abrir o ampli...hehehehee

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


rsf: só precisa mesmo, cuidadoso do jeito que vc é

A primeira coisa que fiz quando cheguei em casa foi ligar mais uma vez pra ver se estava 100%. Estando tudo bem, em seguida a tarefa foi tirar os adesivos, limpar com removedor os riscos de tinta e retocar alguns "machucados", heheh. Depois eu liguei pra tocar um pouco! :-)

Mas eu já fui muuuito relaxado.... Depois que fiquei mais velho fiquei cuidadoso. Metamorfose ambulante!

Valeu pelas dicas!!!

Abs!

alele
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
isso de trocar todas as válvulas é com as do power. as válvulas do pré tanto faz... inclusive o pessoal gosta de experimentar bastante com válvulas diferentes nos diferentes estágios. tipo colocar uma 12AT7 no lugar da 12AX7 na V1 deve dar um som mais macio e blá blá blá...

existe um mundão de válvulas e marcas diferentes JJ Tesla, Svetlana, Sovtek, RCA, e modelos... 12AX7, 12AT7, 12AY7, 12AU7...

do jeito que tu é fuçador acho que vai vir um monte de tópico interessante pela frente! :-)

parabéns pela compra e bem vindo ao mundo dos valvulados!

edalko
Veterano
# set/09
· votar


Pô, comprei um Blues Jr. estou a caça de "bichices mitológicas" pra eu não fica igual a um viadinho com esse amp... hehe. Bom, eu li num post, neste tópico, que se uma válvula queimar é indicado trocar todas. Isso procede mesmo ou é viadagem?

Bobeira, o legal é verificar todas as valvulas se stão com emissao adequada e procurar deixar todas com emissao parecida, o chamado valvulas casadas.

Outra coisa é que tem que esperar 30 min pra aquecerem as válvulas. O ex-dono do amp disse que 3min bastam e acredito nele até pq ele é musico profissional. Isso procede ou é mito-bicha?

Cara, liga o amp enquanto vc tira a guita do case, arruma os pedais e tal... contudo, nao sei se teu amp tem chaves independentes de Power e Standby. Se sim, faz o que eu te disse, liga o Power antes e quando for tocar liga o standby, porque é o standby que joga a voltagem violenta nas valvulas já pre aquecidas.

Se for uma chave só, pode ligar e já brincar, porque ele vai demorar um pouquiho para sair o som.

Mas amp valvulado fica com som mais alto e melhor após esquentar algum tempo... talvez esses 30 minutos aí...

Uma dúvida que tenho é sobre limpeza interna do amp. Tirar e colocar as válvulas não há problema, basta ter cuidado, correto?

qnto mais vc tirar e por as valvulas, mais vc corre o risco de começar a ter folga nas garrinhas dos soquetes, de modo que aconselho a retirar as valvulas só quando for trocar, ou quando o amp apresentar ruídos, tipo uns estalos, que pode ser mau contato.

kosmiktubes
Veterano
# set/09
· votar


As EL84 quebram fácil na base dos pinos, cuidado aí pra não perder um par porque quebrou uma. O Blues Jr. é um valvulado muito do maneiro, parabéns pela compra.

Como o edalko disse aí é preciso ter cuidado ao ficar tirando e colocando. Aliás, é um conselho que vale pra quase tudo.

Javé
Veterano
# set/09
· votar


bem unico cuidado no transportar pra não bater nas valvulas e cuidar das voltagens 110 220 v , esse negocio de ampedancia de falante pra min é soh historia o meu duo vox soh tem saida de 8 e minha caixa tem dois 12 ligados em 4 e nunca deu problema fais uns 5 anos que uso ele assim , e outra quando trocar as valvulas do power leva sempre num tecnico de confiança

Eddie Revenge
Veterano
# jan/11
· votar


gente peguei o marshall jcm 2000 e sei quase tudo não trasportar com valvulas quentes... menos o mais importante liga e desligar

eu vi que é assim que liga
POWER_STANDY BY_10 MIN_STANDY BY_ TOCA
esta certo? ou liga o standy by antes de ligar o ampli?
e para desigar? gente preciso da ajuda de vcs para prolongar a vida das minhas vavulas, valew

Vinícius Iron
Veterano
# jan/11
· votar


Liga normal o amplificador e põe em standby, espere uns 10-15 minutos e tire-o do standby. Aí tu pode começar a tocar. Pode desligá-lo normalmente.

Igormusic
Veterano
# jan/11
· votar


gente peguei o marshall jcm 2000
Me lembrou esse vídeo...

To tentando conter as lágrimas, nesse momento histórico!!!

hahaha

MKazan
Veterano
# jan/11 · Editado por: MKazan
· votar


Corrigindo...
no brasil trabalhamos com 127V e 220V.

(sei que é velho, mas vai que alguém vê o post velho e leva a sério né...)

Eddie Revenge
Veterano
# jan/11
· votar


Liga normal o amplificador e põe em standby, espere uns 10-15 minutos e tire-o do standby. Aí tu pode começar a tocar. Pode desligá-lo normalmente

valeu cara desligar ai eu vo ta tocando stand by desligado ai so desliga o power?

JC_Junior
Veterano
# jan/11
· votar


Eddie Revenge

Pra ligar:

1 - Conecta o amp na tomada
2 - Power -> on
3 - Vai arrumando as suas coisas: guitarra, pedais, maquiagem etc.
4 - Stand by -> on
5 - Toque.

Pra desligar:

1 - Pare de tocar
2 - On -> Stand by
3 - Desarrume suas coisas
4 - On -> Power
5 - Desconecte da tomada

Não precisa esperar esses 10 - 15 minutos, é exagero, basta uns 3 minutos. O botão de stand by só serve pras válvulas não receberem diretamente a transição do 0V para os 300 - 400V que elas trabalham, serve também para aquecê-las enquanto não se está tocando.

Está bom ou quer que desenhe ainda?

Vinícius Iron
Veterano
# jan/11 · Editado por: Vinícius Iron
· votar


JC_Junior

Não precisa esperar esses 10 - 15 minutos, é exagero

Melhor pecar pela quantidade do que pela falta. Nunca se sabe, né. ;)

silvio_rp
Veterano
# jan/11 · Editado por: silvio_rp
· votar


Melhor pecar pela quantidade do que pela falta. Nunca se sabe, né. ;)


Não.. é exagero e é um mito isso. As válvulas demoram 30 segundos no máximo para atingirem seu ponto ideal de funcionamento (falando de amplificador para instrumentos).

Metade do que falaram aqui é mito. Cuidado nunca é demais mas muito cuidado por falta de informação é triste!!

As coisas mais antigas eu nem vou comentar!!

Só adicionando: amplificadores com power single-ended (classe A) costumam ter regulagem de Bias no catodo o que significa que ela se ajusta automaticamente e tornando a troca de válvulas muito mais fácil pois é só tirar uma e coloca a outra.

Material: http://valvulados.com.br/referencia/Tens%C3%A3o_de_BIAS#Bias_de_c.C3.A 1todo

E sobre a mina super gentil da Tagima, que citaram o e-mail:
http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001772157056


EDIT: Para desligar é só desligar os dois juntos, quando quiser e tirar da tomada e já era... tem frescura não. Eles só dividem em power/standby para dar mais segurança na hora de ligar e não submeter o circuito todo à alta tensão desnecessariamente quando as válvulas ainda não estão em condições de amplificar, aumentando a durabilidade.

subgrave
Veterano
# jan/11
· votar


1- Cuidado com a conta de luz (mantenha ele ligado o mínimo possível, soh use para shows ou ensaios, estudar e tirar músicas nem pensar...)
2- Cuidado com o transporte (evite ônibus, caminhão, van, e o porta malas, leve sempre no banco da frente)
3- Cuidado com a poeira, umidade e cerveja nos shows...
4- Cuidado com o bolso (já vá economizando pra quando chegar a hora de trocar as válvulas, que tem vida útil contada em horas, e não são nem um pouco baratas)

Parabéns, agora vc tem um filho delicado e exigente para sustentar...

E é claro, aproveite a sonzera...

Bog
Veterano
# jan/11
· votar


silvio_rp
Metade do que falaram aqui é mito

Se tudo isso que o povo diz valesse, meus amps já teriam explodido umas 10 vezes, hehehe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cuidados com as amplis Valvulados