Transformadores

Autor Mensagem
renato_mont
Veterano
# jun/05
· votar


oldmonkey
baruch_kata
e outros do forum

Qual é a economia que se obtem em enrolar o trafo de força ao invés de comprá-lo pronto ?

Compensa o trabalho de comprar os materiais e enrolá-lo ?

Vocês já fizeram isso (trafo de força) alguma vez e avaliaram o resultado final ?

Grato.

baruch_kata
Veterano
# jun/05
· votar


Compensa o trabalho de comprar os materiais e enrolá-lo ?
Não.

Estive atrás de uma bobinadeira e não gostei muito estou enrolando a mão alguns indutores com 30 reais vc compra material pra cacete, mas não acho legal ficar contando zentas mil voltas...

glaucius
Veterano
# jun/05
· votar


renato_mont

eu ja enrolei alguns.......eu acho q vale a pena.......principalmente trafos grandes mas eu consigo material numa fabrica de trafos daqui q fazem um desconto comprando direto deles........eu fiz uma bobinadeira simples com um contador (usei aqueles marcadores de quilometragem(distancia) de carros) então não presciso ir contando as voltas é só olhar no contador.....mas enrolando a mão da bastante trabalho.

baruch_kata

o q eu gosto de enrolar os trafos é botar camadas de papel a cada camada de fio q os trafos prontos de agora não tem.....e se mandar enrolar sai mais caro....por exemplo trafos para ampli valvulado q tem filamento e alta tensão.

renato_mont
Veterano
# jun/05
· votar


baruch_kata
Vc mencionou que com 30 reais é possível comprar muito material. Suponho que vc está se referindo basicamente ao fio de cobre, correto? Além disso há também as chapas do núcleo e a bobina; também são baratos ?
Pergunto isso pelo seguinte: na Sta Efigênia há um trafo de 24-0-24 @ 2A / 110-220 produzido em escala e disponível nas prateleiras das lojas por R$ 25 (aproximadamente). A minha dúvida é se comprando os materiais e enrolado a mão fica mais barato ? Vc teria uma idéia do preço final de um trafo com estas características (computando apenas os materiais evidentemente) ?


glaucius
Grato pelas dicas.
A propósito, em vários emails vc menciona a técnica de intercalar camadas de papel entre camadas de fios. Este procedimento traz benefícios também para trafos de força ou apenas para trafos de saída ? Vc poderia falar um pouco mais sobre isso ?


[]s

baruch_kata
Veterano
# jun/05
· votar


glaucius
camadas de papel a cada camada de fio
Isso teoricamente aumenta a capacitância. Funciona bem com fontes?

renato_mont
Na santa ifigenia tem pelo menos 2 lojas (tramcham, lider) que vendem no varejo então você consegue comprar núcleo (mín. 1kg) e fio (mín. 100g), como não tenho muita experiencia, não posso te indicar o tamanho do carretel nem o do núcleo, pois acabei me ferrando pois comprei um bem pequeno e quando fui enrrolando não cabiam no carretel... Consegui dar só 240 voltas... Acho que isso é só com prática...
Você comprando um quilo de núcleo + um quilo de primário + 400g de secundário por exemplo, deve dar uns 80 reais, e enche vários carretéis...
No atacado (perto da armênia) o quilo do cobre é mais barato mas é mín de 1 kg...

renato_mont
Veterano
# jun/05
· votar


baruch_kata
Humm... saquei. Antes de comprar qualquer material é preciso planejar e especificar cada componente (núcleo, bobina e fio), correto ? Dei uma olhada (muito superficial) nos documentos do VALVULADOSBRASIL e ví que há diversas tabelas que orientam a construção do trafo de força; foi por meio delas que vc se baseou (ou nada a ver...) ?
Valeu pela dica da armenia.

baruch_kata
Veterano
# jun/05
· votar


renato_mont
Na verdade fui numa biblioteca peguei um livro do início dos anos 50 que ninguem pegava desde 1989, fui ao delírio, tinha muito cálculo, mas pensei: preciso de indutância, quanto menor o núcleo maior indutância, e pensei também preciso de fio 29. Cheguei na loja peguei o menor núcleo (como sou lusitano...) e pedí o fio 26 (achei que servisse para outros fins, maior corrente etc), ontei fui enrolando, cada 20 voltas eu apertava o igual "=" da calculadora para somar mais 20 e não perder a conta. Dei 500 voltas, ficou uma bola de fios e o núcleo não entrava (vou aproveitar num subwoofer), então enrolei outro agora com 240 voltas mas acho que não vai servir (precisava de umas 2000 voltas), daqui a pouco vou medir a indutância dele...

baruch_kata
Veterano
# jun/05
· votar


Acabei de medir! (Precário a 60Hz)
Núcleo ar, 500 voltas resist.DC 4 Ohms Indutancia 39mH
Núcleo Fe-Si, 240 voltas resist. DC 2 Ohms Indutância 59mH

É uma pena, eu precisava de uns 2H... vou comprar carretel e nucleo maior e fio menor...

glaucius
Veterano
# jun/05
· votar


renato_mont
Este procedimento traz benefícios também para trafos de força ou apenas para trafos de saída ? Vc poderia falar um pouco mais sobre isso ?

eu não tenho certeza absoluta quando ao beneficio desse tipo de enrolamento com camadas de papel mas eu fui pela lógica e acredito q melhora o desempenho do trafo......a logica é a seguinte: o campo magnético causa vibração (acredito q esteja relacionado com a frequencia 60Hz) então a isolação de papel ajudaria a diminuir a vibração (vibração causa atrito, q causa calor) , e tb ajudaria no resfriamento por distanciar os fios uns dos outros......outra coisa é a durabilidade ja q com o atrito da vibração os fios ficam roçando uns nos outros e isso pode desgastar o verniz e dar curto nos fios queimando o trafo......mas como eu disse é só uma lógica q eu teoricamente deduzi......

baruch_kata

Isso teoricamente aumenta a capacitância. Funciona bem com fontes?

quanto a isso não faço a menor ideia se melhora mas como usam até agora assim nos trafos valvulados q são sensíveis a ruidos acredito q funcione bem para fontes........além dos fatores q citei na resposta ao renato_mont .

renato_mont
Veterano
# jun/05
· votar


baruch_kata
vc tem idéia de preço do kg do núcleo e fio ?

baruch_kata
Veterano
# jun/05 · Editado por: baruch_kata
· votar


renato_mont (CORRIGIDO)
Varejo cerca de R$15 p/ kg de núcleo, R$5 p/ 100g fio soldável, R$0,20 o carretel.

renato_mont
Veterano
# jun/05
· votar


glaucius
baruch_kata
Obrigado por suas informações.

[]s

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Transformadores