Sobre Transformadores

    Autor Mensagem
    Baldoke
    Veterano
    # jul/05


    Estou tentando fazer um amplificador, e estou com bastante dificuldade em relação ao transformador.

    Onde eu moro está difícil de encontrar o transformador que eu quero, por isso queria comprar as peças para montar um, gostaria de saber se vai sair mais barato montar do que pedir por encomenda em outro estado (moro em PE). O transformador é um de 24V ou 36V entre 3 a 5 amperes, com input de 110/220v. Estou em dúvida, também, se for o caso de monta-lo, como proceder para saber o tamanho do ferro (base do núcleo), quantas chapas usar, qual o fio esmaltado usar para cada voltagem, quantos aspirais (voltas) preciso dar no núcleo para cada voltagem. Seria bom saber como fazer esses cálculos de tamanhos do ferro, fio, espirais...etc... Se alguém tiver um link de um site que mostre todos esse procedimentos, ficaria muito grato, ou então me passar pelo tópico mesmo :)

    Estou também em dúvida em relação à retificação em onda completa disposta em ponte (configuração dos diodos), eu tenho o esquema aqui mais não estou compreendendo como são feitas as ligações dos diodos com o transformador. Gostaria de ter o esquema já em um layout de uma placa para ficar mais simples para mim (segue a figura do esquema no link abaixo).

    Tenho o esquema do amplificador aqui comigo também, posso disponibilizar para a galera que não saca muito de eletrônica, pois está bastante mastigado :) . O amplificador é um de 50W.

    link do esquema do tranformador:
    Transformador

    Agradeço antecipadamente,

    Baldoke

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    com relacao ao transformador sugiro a voce entrar no grupo
    http://br.groups.yahoo.com/group/valvuladosbrasil/?yguid=178417235
    na secao de trafos tem como fazer o calculo de trafo de forca (metodo do pe vermelho) que um colega colocou la (nao e' complicado) e tambem existe software automatico de calculo (baseado no mesmo metodo). em relacao a retificacao a melhor seria com um trafo de enrolamento duplo (center tap) e dois diodos apenas (se for + e terra), eh mais garantido nao ter ruido na fonte, num trafo de 3 Amp cada enrolamento teria 1,5 Amp. sugiro tambem uma voltagem de 29 a 30 volts, depois de retificar tera cerca de uns 37 volts DC e podera usar caps de 2200uf por 40 volts, se a voltagem for maior tera que usar caps de 63v bem mais caros e maiores. boa sorte.

    Baldoke
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: Baldoke
    · votar


    oldmonkey
    Obrigado pela ajuda cara, entrei no grupo e estou esperando a confirmação, tenho plena certeza que todas as dúvidas serão esclarecidas no grupo, obrigado mesmo.

    se alguém ainda estiver interessado no manual do amplificador eu posto aqui blz?

    abraço

    Baldoke

    Baldoke
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Até agora n aprovaram minha associação no grupo, que saco isso.

    oldmonkey
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Baldoke
    nao tenho participado muito la no grupo mas tenho notado que tem andado devagar e sem muita participacao no geral, penso que se deve ao fato de o grupo estar muito restrito em apenas amplificacao a valvula.

    ghm
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    oldmonkey
    O enrolamento do trafo de potencia é feito da mesma que o de saída???
    Nesse caso deve ter um espaçamento entre as espiras??

    oldmonkey
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    nao, se for de baixa voltagem (trafo redutor, amplis a transistor) o enrolamento secundario e' bifilar (enrola dois fios juntos de uma vez so e liga as pontas de maneira invertida) meio dificil de explicar aqui. se for de alta voltagem (amplis a valvula) enrola um enrolamento de cada vez com espacamento entre espiras, trafo eh meio complicado so depois de desmontar uma porcao de trafos velhos consegue se ter uma ideia melhor de como enrolar cada tipo de trafo, uma explicacao detalhada so daria com muitos desenhos e um tutorial.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre Transformadores