Tópico oficial sobre tipos de válvulas - pré e power.

Autor Mensagem
Rowashburn
Veterano
# mai/05


E aí galera!!!

Então, criei esse tópico pra falar um pouco sobre os mais diferentes tipos de válvulas, e as características de cada uma!!!!

Válvulas de pré:

As válvulas usadas nos pré-amps dos aparelhos para guitarra são as mesmas em todas as marcas do mercado. Isso se deve às características de alto ganho e baixa distorção destas válvulas. São ótimas para uso em som limpo e distorcido e excelentes para compressores de áudio e som em geral.
Entre as válvulas de pré-amplificação, a mais conhecida é a 12AX7, conhecida na Europa como ECC83.Ela possui alto ganho e é formada por duas válvulas de triodo em um mesmo invólucro, sendo assim chamada de duplo triodo.
Quando queremos menor ganho ou som mais limpo, podemos usar a 12AT7 ou ECC81.Com ganho menor que a 12AT7, a 12AU7 e ECC82 também são muito utilizadas. Mas raras são as válvulas 12AV7 e 12AY7, que oferecem um ganho entre a 12AU7 e a 12AT7.

Philips 12AX7-Possuem ótimos graves, médios potentes e agudos claros.Distorcem quando saturadas e ficam um pouco agudas após um certo ponto, mas você pode controlar a agressividade com o botão de tonalidade da guitarra.
RCA 12AX7-Tem um som equivalente ao da RCA5751, mas distorce com mais facilidade. É um som de alta fidelidade.
RCA5751- Equivalente à 12AX7, foi criada para obter maior precisão nos componentes internos e ser mais resistente a quedas, variações de pressão e outras eventualidades ( foi criada para uso militar). Seu som de é alta qualidade e fidelidade. Quando saturada, pode-se distinguir as notas dos acordes.
Tesla ECC83-Possui uma saturação forte nos agudos, além de médios com pouca distorção e poucos graves.
Sovtek 7025-Ganho muito alto, distorcendo com facilidade. Indicadas para envenenar pré-amps.
Siemens ECC83-Saturam muito.Possuem som com muita distorção, mas não são agressivas, embolando as notas do acorde.Tem muito médio e pouco agudo. Boas para solos.

Válvulas de potência ( power ):

6L6GC-São válvulas de som agudo e médio-agudo. A empresa russa Svetlana continua fabricando estas válvulas. Foram muito usadas pela Fender.O par fornece cerca de 50 watts em classe AB.
EL34-A Marshall começou a usar essas válvulas porque as 6L6 americanas que a Fender empregava eram muito caras na Inglaterra. A EL34 é uma válvula de som agudo e a principal responsável pelo som de Jimi Hendrix. A Svetlana EL34 equipa os Marshall e outros bons amplificadores, pois aguentam alta tensão. A pontência é semelhante à das 6L6. As EL34 caracterizam o som Marshall.
5881-A Sovtek fabrica as 5881, válvulas de som tipicamente médio que comprime com muita facilidade.Equipa alguns modelos da Fender, Mesa Boogie e outros amplificadores modernos. A 5881 da Tung-Sol oferece ótima sonoridade. Um amplificador equipado com essa válvula fica com um som à la Stevie Ray Vaughan. Ela possui muita compressão e som bastante claro.
6550-Esse modelo de válvula é um dos mais potentes do mercado.É uma evolução da 6L6, tem mais volume e suporta mais voltagem. Seu som é brilhante, cheio, pouco distorcido e com muita dinâmica. Comprime pouco. É uma ótima opção para quem quer um som claro e definido.É usada no Meteoro MHA900.
KT66-Outra evolução da 6L6, a KT66 é uma válvula de pouca distorção e bastante linearidade. Possui um som bem limpo, menos brilhante e mais arredondado do que a 6L6. É rara e cara.É a versão inglesa da 6L6 americana.
KT88-Esta evolução da 6550 apresenta som gordo e brilhante. A Sovtek KT88 é muito semelhante à RCA 6550.
KT77-Baseada na EL34, oferece melhor resposta de frequência e distorce menos do que a sua inspiradora.
6V6-Possui som médio com bastante compressão. O Fender Princeton e o Champ eram produzidos com esta válvula de baixa potência - o par oferece, no máximo, 30 watts em classe AB.
EL84-Válvula de baixa potência utilizada nos Vox AC30. Fornece cerca de 8 watts cada uma em classe A e se assemelham ao timbre da EL34. Usuários conhecidos dos Vox AC30 são os Beatles e Brian May.

É isso aí gente. Espero ter ajudado. Se alguém quiser complementar com alguma coisa...

Ah, e já tá na hora de criar um tópico sobre os tópicos essenciais de amplificador...moderadores, vamos lá!!!

Abraços Jovens!!!

Espiridião
Veterano
# mai/05 · Editado por: Espiridião
· votar


Valeu Rowashburn!
Belo tópico.

Há ainda as válvulas 5U4 (faz a retificação no Fender '57 Twin Amp) e a 5AR4 (retificação nos Fenders: '64 Vibroverb Custom, '59 Bassman, '65 Super Reverb e '65 Deluxe Reverb)
Quais seriam as características delas?
E essa numeração 12 e 7, 5 e 4, que significaria?

Rowashburn
Veterano
# mai/05
· votar


Espiridião
Massa cara, essas eu não conhecia.

essa numeração 12 e 7, 5 e 4, que significaria?
Boa pergunta...hehehehehehehe

b0fh
Veterano
# mai/05 · Editado por: b0fh
· votar


ahem... talvez antes de querer criar um 'tópico oficial' fosse legal citar a fonte dessas informações... no caso o site do willie walter... ou seria o do manolo? :)

navalvula
Veterano
# mai/05
· votar


Rowashburn
Espiridião

Algum de vocêis ja ouviram falar da 12dw7 me parece que ela é metade 12ax7 e metade 12at7 ou é 12au7 não tenho muita certeza. só sei que ela foi muito usada em amplificadores da ampeg. acho que ela seria uma otima opção pra quem que fazer um ampli bem versatil pois pode usar um estagio para cada canal.

baruch_kata
Veterano
# mai/05
· votar


Faz tempo que não escrevo nada, por causa do L.E.R....
Vcs vão me obrigar escrever com esse tópico...
navalvula
Esse tipo de válvula é bem interessante, mas deve ser dificílimo encontrar.
Acho desnecessária, pois com a 12AX7 pode-se ter qualquer ganho entre aprox. 0,2 até 90, dependendo da configuração e dos resistores/cargas.
No caso de se precisar de mais potência, tem a 12AV7.
Leiam meus posts nas primeiras 4 páginas de: Reunião de Informações sobre procução de Amplis..(quero criar um site) Ajudem...

nuf4n
Veterano
# mai/05
· votar


Rowashburn
legal o topico e mais legal ainda a sua ideia de criar um topico sobre as caracteristicas de amplificadores valvulados, principalmente os mais famosos pra poder detalhar bem as caracteristicas.

bulldog
Veterano
# mai/05
· votar


o site do willie walter
O site do Willie acho que nem existe mais... Era bem interessante!

Isso aí saiu numa guitar player que falava sobre amps se não me engano.

Bem, eu recomendo também esse tópico que postei sobre equivalência de válvulas:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/79875/ultima.html

Apesar do Bofh não ter concordado com uma válvula lá...
Bem, discussões a parte:
Eu peguei de fonte segura e tenho o arquivo em excel com muuuuito mais válvulas se alguém quiser.

bulldog
Veterano
# mai/05
· votar


Aliás, aqui mesmo fala da "polêmica" válvula que o Bofh não concordou:
KT-66 - É a versão inglesa da 6L6 americana.

Freeman
Veterano
# mai/05
· votar


Rowashburn

As EL84 tem mesmo o som das El34 mas com menos Potencia??

bem o primeiro marshall o 18Watt era feito com El84 Certo (Me corrijam se eu estiver errado)!!!!!

Rowashburn
Veterano
# mai/05
· votar


b0fh
nenhum, a fonte foi a revista guitar player de junho de 2004!!!! hehehehehe
ô mano, você tem MSN??? Me adiciona aí!!! rowashburn@hotmail.com

Amok
Veterano
# mai/05 · Editado por: Amok
· votar


Eu tenho uma dúvida (me desculpem se já foi dito em outro tópico, mas é que eu simplesmente não achei...):
Porque os amplis valvulados "falam" bem mais que os SS de mesma potência? A potência em Watts RMS não deveria expressar o volume máximo do amp ?

Em tempo: parabéns pelo tópico ! Este é um tipo de tópico que deveria ficar em stick nessa seção !

[ ]´s

Rowashburn
Veterano
# mai/05
· votar


Amok
Boa pergunta cara, eu não sei!! :) hehehehehe

Valeu cara, eu sei que eu só copiei da revista, mas tem bastante gente com dúvida nisso, e tem muita gente que sabe...falta é coragem pra criar um tópico e coragem de digitar...hehehehehehe

Freeman
Veterano
# mai/05
· votar


Amok

Na minha opinião Watts RMS, não tem haver com volume que seriam medidos em db (decibéis), os valvulados amplificam em frequencias que enchem o ambiente, então parecem ser muito mais altos!!

Ou seja o som que os valvulados amplificam são melhor aproveitados!!! rendem mais, ( Eles fazem melhor o trabalho de amplificação e propagação do som no ambiente )

baruch_kata
Veterano
# mai/05
· votar


Rowashburn
Amok

Acho o seguinte:
- Quando o transistorizado distorce, v. abaixa o volume, pois o som fica bem feio.
- Quando o valvulado distorce, v. aumenta o volume, pois aí é que começa a ficar legal...

SIGMAN
Veterano
# mai/05
· votar


VEJO QUE O NOSSO AMIGO "ROWASHBURN" SABE MUITO BEM USAR OS COMANDOS CRTL+C E CTRL+V... ISSO FOI TIRADO DO SITE http://www.geocities.com/bourbonstreet/delta/7485/ NOS LINKS "Timbres de Vários Pentodos de Saída" E "Timbres de Vários Tríodos de Pré-Amplificação"... POR ISSO É QUE ELE NÃO SOUBE RESPONDER A PERGUNTA DO OUTRO NOSSO AMIGO "ESPIRIDIÃO"...

MAS MESMO ASSIM VALEU "ROWASHBURN"... AGORA POPULAR "CRTL+C E CTRL+V"... BRINCADEIRINHA!!!

HE HE HE HE... ¤

Rowashburn
Veterano
# mai/05
· votar


SIGMAN
Não cara, na verdade não...
...tipo, como eu disse, a fonte dessas informações foi uma reportagem da Guitar Player, de junho de 2004!!!!
Tipo, eu entendo pouco do assunto, mas não tinha visto nenhum tópico sobre a descrição de timbres e características das válvulas, então eu resolvi criar um....
E se você leu o meu tópico, e leu o que está escrito no site que você indicou, verá que não é a mesma coisa...

Mas de qualquer maneira, valeu por ter postado esse link, achei muito legal o site!!!

Amok
Veterano
# mai/05
· votar


Freeman

Então quer dizer que os valvulados geram mais decibéis que os SS de mesma potência?? Peraí, como é que se mede a potência em watts RMS, mesmo ? Não é pelo volume, não ? Tou sem entender nada...

[ ]´s

b0fh
Veterano
# mai/05
· votar


bulldog
ih la vem vc com essa KT66 falsa da sovtek de novo... vade retro!

:)

Rowashburn
Veterano
# mai/05
· votar


b0fh
cara, você tem MSN?!?!?!

Freeman
Veterano
# mai/05
· votar


Amok

Olha não sei, nao posso dizer precisamente, mas acho que o valvulado é mais alto para os nossos ouvidos devido a frequencia que ele amplifica que é mais bem aproveitada, então ele parece mais alto!!!

rende mais então vc tem um resultado melhor com valvulados de baixa potencia do que com trasistores, mas os Watts RMS são os mesmos, ou seja eles rendem mais, se vc amplifica um transistor tem muitas frequencias que nao soam tão musicais como as frequencias dos valvulados, então por mais que seja alto !!! o som perde devido essas freq

então os valvulados amplificam melhor, são mais audiveis devido amplificar so os harmônicos pares!!! pelo menos isso foi o que eu ouvi ate hoje!! mais eu ainda sou muito leigo pra afirmar as coisas, mas ouvindo eles é isso que parece!!!! o som tem mais presença!!! então parace mais alto e rendem bem mais, é mais audivel mesmo em volumes baixo, o volume sobresai!!

Amok
Veterano
# mai/05
· votar


Freeman
Blz.

baruch_kata
Quando o transistorizado distorce, v. abaixa o volume, pois o som fica bem feio.
- Quando o valvulado distorce, v. aumenta o volume, pois aí é que começa a ficar legal...


Pode ser isso ae tb.

Vlwz
[ ]´s

[ ]´s

b0fh
Veterano
# mai/05
· votar


Rowashburn
tenho. bofh@ig.com.br

cheva
Veterano
# mai/05
· votar


bom topico! olha, tenho um Marshall Jcm 900 hi gai dual reverb, gosto do amp, mas tava a pensar tornalo um pocuo mais versatil na medida em que preciso de um bem mais limpo e brilhante para o estilo que toco, mas tmb com uma distorção bem pesada com bastante punch! que tipo de valvulas seriam ideais para ele? tava a pensar nas 6550 ou nas 6L6 o que dizes? tipo ao aplicar estas valvulas no amp teria de fazer alguma modificação no circuito do amp? e qual seria mais ou menos o preço delas em euros? obirgado!

baruch_kata
Veterano
# mai/05
· votar


cheva
tava a pensar nas 6550 ou nas 6L6 o que dizes?
São excelentes válvulas estas que está a pensar. Muitos no fórum preferem a 6550, apesar de ser um pouco mais onerosa.
e qual seria mais ou menos o preço delas em euros?
O preço varia bastante e nós somos quase todos brasileiros, mas é fixe quando alguém de fora vem conversar, compre as da marca JJ que tem o som espectacular.

cheva
Veterano
# mai/05
· votar


baruch_kata

Sim quando a marca ja me decidi vão ser umas JJ Tesla mm... agora n sei s compro umas EL34 como me aconselhou o b0fh as 6550, pois dizem que tem um bom som limpo que era o que eu queria, ou as 6L6... mas tenho de pesquisar mais sobre elas

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/05
· votar


Rowashburn

muito bom o tópico...boa info em local de fácil acesso!! hehe

Rowashburn
Veterano
# dez/05
· votar


_BLACKMORE_

Orra, meu tópico renascendo!! hahahah

Valeu cara.

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/05
· votar


Rowashburn

poxa véi...to montando um pqno valvulado e com esse teu topico (visto somente agora) vou conseguir escolher qual valvula usar no proximo ampli!! pois data sheets não tem essas infos!! hehe
abrax

Rowashburn
Veterano
# dez/05
· votar


_BLACKMORE_

Orra, que massa cara!!!!! Boa sorte na montagem do amp!!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico oficial sobre tipos de válvulas - pré e power.