Duvida com válvulas - pré/power

    Autor Mensagem
    markoantoni-o
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: markoantoni-o


    Um tópico sobre vídeos de amps valvulados nesse fórum me ajudou e muito a entender os amplificadores valvulados... faz 1 semana que adquiri um peavey valveking e notei a diferença gritante que ele tem em relação ao meu peavey bandit 112

    só fiquei com uma duvida, se meu amp não tiver o 'master volume' vai ser muito mais dificil saturar as válvulas power a não ser que eu coloque no talo o volume, aí elas vão realmente demonstrar aquele poder das power tubes, certo?

    porém, agora eis a dúvida, e as válvulas do pré, elas interferem nas power? tipo, se eu usar o cubo no talo, com o ganho no talo, eu teria que deixar o volume do som 'clean' do meu amp como?

    as pré interferem no resultado do ganho/dist que eu posso conseguir?

    eu gosto de um som bem definido, mas bem distorcido, a lá petrucci, mas lendo eu acabei me pegando nestas dúvidas das pré influenciando nas power, tem como isso?

    mais específico para o valveking 112, eu tenho controle de som limpo e de sujo, as valvulas pré funcionam mais no clean do que no sujo, certo? já que no sujo as power que determinam mais o som... Porém as válvulas do pré afetam as do power, e o volume que eu deixo no som clean contribui para isso se for diferente do sujo?

    ps: não postei isto lá no tópico pois é sobre vídeos e isso é uma duvida que não tem um vídeo para eu postar.

    Se puderem ajudar, por favor!

    Abração

    PEMAMETAL
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: PEMAMETAL
    · votar


    markoantoni-o

    Rapaz que confusão que voce ta fazendo!!!! Acho que voce ainda não entendeu muito bem como funciona um amp valvulado não. Vamos ver se consigo te esclarecer.

    O funcionamento é muito simples.
    Num amp com master volume o botão "pre-amp" ou "gain" ou sei la o que chamarem controla o sinal que entra nas valvulas de pré e o botão "volume" ou "master volume" controla o sinal que entra nas valvulas de potencia.
    Ja um amp que não tem master volume, é como se o master estivesse sempre no 10. Então quando voce mexe no gain, ou volume do amp fica absurdamente alto ja no 1 ou 2 sem ter distorção



    só fiquei com uma duvida, se meu amp não tiver o 'master volume' vai ser muito mais dificil saturar as válvulas power a não ser que eu coloque no talo o volume, aí elas vão realmente demonstrar aquele poder das power tubes, certo?

    Não, se seu amp não tiver master volume o que voce não consegue fazer é distorcer as valvulas de pré sem o amp estar estar extremamente alto. tanto um amp com master quanto o sem master voce consegue distorcer as valvulas de power, só que valvula de power só distorce em volume alto (muito alto).

    porém, agora eis a dúvida, e as válvulas do pré, elas interferem nas power? tipo, se eu usar o cubo no talo, com o ganho no talo, eu teria que deixar o volume do som 'clean' do meu amp como?

    Sim interferem, quanto mais sinal voce deixar passar do pre para o power mais alto fica o som do amp. Agora essa outra pergunta não deu pra entender, se voce colocar o ganho no talo e o master volume no talo, voce nunca vai ter som clean

    as pré interferem no resultado do ganho/dist que eu posso conseguir?

    Com certeza! Acho que uns 90% dos guitarristas só usa distorção das valvulas de pré (botao gain), pra usar distorção das valvulas de power tem que estar alto, cranck, é impossivel fazer isso em casa ou em shows pequenos.

    eu tenho controle de som limpo e de sujo, as valvulas pré funcionam mais no clean do que no sujo, certo

    Não!!! Nossa... que confusão. as valvulas de pre e power funcionam em qualquer um dos canais, a diferença é que no canal clean voce tem menos estagio de ganho no PRÉ! Só isso.

    já que no sujo as power que determinam mais o som...

    Não! Voce pode ter distorção de pré de de power. Voce que escolhe, se voce aumentar o gain, voce vai estar aumento a distorção das valvulas de pré. se voce aumentar o master voce vai aumentar o volume do amp tanto, mas tanto, ele vai ficar ensurdecedor, só aí que voce vai começar a distorcer as valvulas de power.
    Pense como um som de carro, distorção de power é voce aumentar tanto, que ele não aguenta e distorce o som, só que em som automotivo isso é ruim, em guitarra isso é paraíso.

    Espero que tenha ajudado e cara na boa, pesquise mais um pouco sobre o funcionamento de um am valvulado pelo jeito voce ta confundindo tudo

    Led Zé
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    markoantoni-o
    só fiquei com uma duvida, se meu amp não tiver o 'master volume' vai ser muito mais dificil saturar as válvulas power a não ser que eu coloque no talo o volume, aí elas vão realmente demonstrar aquele poder das power tubes, certo?

    Cara, parece que você não entendeu direito os esquema das válvulas de power. Mesmo com um amp com master volume, se você abrir o master e abaixar o pre NÂO irá saturar os power. Power é só com volume . Então , tanto um amp sem master e como um com master, precisam de volume para saturar o power.

    porém, agora eis a dúvida, e as válvulas do pré, elas interferem nas power? tipo, se eu usar o cubo no talo, com o ganho no talo, eu teria que deixar o volume do som 'clean' do meu amp como?

    Se você colocar o o ganho no talo, volume no talo, a ponto de distorcer o power, se você colocar no canal limpo também terá distorção. Em alguns amps mais outros menos . Depende do circuito, do tipo de válvula, etc...MAs em tese, saturando o power, se tem distorção mesmo no canal limpo.

    eu gosto de um som bem definido, mas bem distorcido, a lá petrucci, mas lendo eu acabei me pegando nestas dúvidas das pré influenciando nas power, tem como isso?

    Distorção do Petrucci é distorção hi gain, de PRE AMP. Power amps não distorcem daquela maneira. Cara, não se iluda com esse negócio de distorção de power. Isso é mais para o blues/rock , menos ganho, em que o músico usa a dinâmica do amp, deixando ele distorcido/limpo só palhetada . Distorção de metal é pre amp. Não adianta pegar um blues jr e distorcer o power que não vai sair nada parecido com o som do petrucci ou Metallica. O que é bom num amp valvulado é poder abrir o power é porque todas as "cores" do amp amparecem mais, o som fica mais encorpado, não precisa estar distorcendo o power necessariamente.


    eu tenho controle de som limpo e de sujo, as valvulas pré funcionam mais no clean do que no sujo, certo? já que no sujo as power que determinam mais o som...
    Não. No canal sujo as válvulas de pre acrescentam ganho. Válvulas de power trablham nos dois canais , afinal são elas que amplificam o som, sem elas não sairia som do seu amp. Que determina basicamente o som do canal ( nível de distorção) sujo é o pre amp.

    ALF is back
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    markoantoni-o
    acho q essa galera ja resolveu suas duvidas

    Distorção do Petrucci é distorção hi gain, de PRE AMP. Power amps não distorcem daquela maneira. Cara, não se iluda com esse negócio de distorção de power. Isso é mais para o blues/rock , menos ganho, em que o músico usa a dinâmica do amp, deixando ele distorcido/limpo só palhetada . Distorção de metal é pre amp. Não adianta pegar um blues jr e distorcer o power que não vai sair nada parecido com o som do petrucci ou Metallica. O que é bom num amp valvulado é poder abrir o power é porque todas as "cores" do amp amparecem mais, o som fica mais encorpado, não precisa estar distorcendo o power necessariamente.

    colocação perfeita!
    abraços

    markoantoni-o
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    PEMAMETAL

    é acabei confundindo, na real fiquei confuso porque no canal clean você utiliza mais as valvulas pré, se tu erguer o som ali vai distorcer elas no caso e vai ficar muito alto, correto? já no canal mais sujo, se eu colocar no talo a distorção, vai começar a usar as power tuber correto? ... agora saquei, minha duvida era se o volume no canal limpo iria interferir no canal sujo, porém meu cubo não tem master volume, só volume do canal limpo e volume do canal sujo!

    Led Zé

    com meu amp, peavey valveking 112, eu consigo um som mais sujão... até porque ele tem boost no hi gain, isso suja pra caramba o som! mas obrigado pelo comentário!

    ALF is back

    isto, solucionado minha duvida :) ...

    PEMAMETAL
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: PEMAMETAL
    · votar


    markoantoni-o
    é acabei confundindo, na real fiquei confuso porque no canal clean você utiliza mais as valvulas pré, se tu erguer o som ali vai distorcer elas no caso e vai ficar muito alto, correto? já no canal mais sujo, se eu colocar no talo a distorção, vai começar a usar as power tuber correto? ... agora saquei, minha duvida era se o volume no canal limpo iria interferir no canal sujo, porém meu cubo não tem master volume, só volume do canal limpo e volume do canal sujo!

    Não cara, voce não sacou nada ainda. Não tem sentido nenhum isso que voce escreveu. Não existe usar mais ou menos as valvulas
    Nos 2 canais do amp o sinal passa primeiro pelas valvulas de pré e depois pelas valvulas de power obrigatoriamente,
    A diferença é que no canal sujo as valvulas de PRÉ distorcem e no limpo não.
    Em qualquer um dos canais, tanto o limpo quanto o sujo voce vai ter distorção de valvula de power só quando voce aumentar muito o MASTER VOLUME, tipo pra cima do 5 ou 6. Ou seja o volume do som do amp vai estar tão alto que ele começa a distorcer. Repetindo, se voce não estiver tocando absurdamente alto, voce não tem nada de distorção de potencia. Entendeu?

    Voce quer ouvir o que é distorção de valvula de power? Pega teu amp põe no canal clean, toque um pouco, o som vai estar limpinho, agora coloca o volume dele no maximo, pronto esse é o som da distorção de power! É esse crunch leve. Aposto 10 contra 1 que voce não vai gostar pra tocar John Petrucci

    elciosouza
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    o PEMAMETAL está corretíssimo... no canal clean o seu amp, pelo que vi em fotos só tem o volume...como em qualquer outro amp...se vc colocar o volume no talo, vc vai ter o famoso crunch...mas não high gain. se vc quer o som do Petrucci...trabalha no segundo canal e vai testando até achar o som parecido com o dele. dá uma olhada nessa página que fala sobre os equipos dele e setup.
    http://rockbeat.wordpress.com/2011/01/07/john-petrucci-gear-setup/

    markoantoni-o
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    PEMAMETAL: huuuum... muito bom! saquei!
    é só que no meu cubo, no caso, não tem master volume não...
    pois é, mas e no meu canal sujo, se eu colocar no talo, não vai ficar bom? esses dias fiz um show com ele e coloquei quase no talo, ficou no 8 em 10, ficou bom pra caramba, gostei bastante! não que eu queira o som igual ao do petrucci, acho boa demais a distorção dele, só não curto quando ele exagera no delay hehe

    elciosouza: beleza, vou dar uma checada, obrigado amigo!

    pois então, agora acho que entendi... independente do canal que eu usar no meu amp, o som vai passar por todas as válvulas, a diferença é que no canal limpo as pré não vão distorcer o som enquanto no canal sujo vão, para usar o máximo das power tubes eu tenho que colocar no talo, tanto tocando com o som limpo ou tocando no som sujo, é isto? já que meu amp não possui master volume!

    minha real dúvida era se, no meu amplificador eu deixar o volume do canal limpo baixo sem usar ele iria afetar algo nas válvulas se eu usasse o canal sujo mais alto, esta era minha dúvida... porém foi solucionada!

    um grande abraço!

    PEMAMETAL
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    markoantoni-o
    pois então, agora acho que entendi... independente do canal que eu usar no meu amp, o som vai passar por todas as válvulas, a diferença é que no canal limpo as pré não vão distorcer o som enquanto no canal sujo vão, para usar o máximo das power tubes eu tenho que colocar no talo, tanto tocando com o som limpo ou tocando no som sujo, é isto? já que meu amp não possui master volume!

    minha real dúvida era se, no meu amplificador eu deixar o volume do canal limpo baixo sem usar ele iria afetar algo nas válvulas se eu usasse o canal sujo mais alto, esta era minha dúvida... porém foi solucionada!

    um grande abraço!


    Cara, vamos lá mais uma vez.
    Seu amp é esse não é?
    valveking
    Seu amp possui 2 canais.
    No canal clean ele só tem volume, bass, mid , treble. Nesse canal ele nao tem master volume. Se voce quiser distorçao de power nele voce tem que colocar o botao volume la pro 6 ou 7 pra começar a distorcer.
    No canal lead voce tem gain, volume, bass, mid , treble. Entao neste canal voce tem sim master volume. O botao "gain" controla suas valvulas de pre e o seu botao "volume" controla suas valvulas de power. O botao volume é o seu master volume do canal sujo. Entendeu?
    O que acontece é que valvulas de pre distorcem muito facil, entao quando voce coloca o gain no 2 ou 3 voce ja tem distorçao de pre, agora as valvulas de power, mesmo as el34 que distorcem mais cedo que as outras, só vao comecar a distorcer quando voce colocar o seu botao de volume la no 6 ou 7.
    No canal sujo se voce colocar o gain no 7 e o volume no 8 por exemplo, voce vai ter distorcão de pre e power misturadas. Só que provavelmente vai ter muito mais distorçao de pre do que de power

    markoantoni-o
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    PEMAMETAL: boa! baita explicação cara! valeu mesmo, vou fazer um teste no ensaio da banda, vou colocar o 'gain' no talo e vou colocar o volume no talo, quero ver como vai ficar! vou colocar uns abafadores de ouvido hehe!

    obrigado pela atenção, dessa vez ajudou muito!
    grande abraço!

    maatt
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Pessoal,...quem for usar um amplificador valvulado só no clean, com pedais analógicos precisa que seja todo valvulado ou pode ser um pré valvulado??As outras válvulas tembém influenciam no timbre final? VAleu

    Ismah
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Absolutamente tudo influencia no timbre.
    A maioria dos amps pré-valvulados usa a válvula só para o canal drive.

    Boa parte dos sons famosos, principalmente de Fender, é com o power bem excitado (muita energia entrando, para que ele comprima nos picos), e pré um pouco baixo/fechado, formando o que se chama de estrutura de ganho no ProAudio.

    Sinceramente, tenho amp de um canal só, e todo valvulado (1x12AX7 no pré, 4x6L6C no power), então uso pedais sim, e isso faz diferença. Mas todavia, creio ser possível tirar o mesmo som de um SS puro.

    Qual a ideia que te trouxe aqui?

    Hitman
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Ismah
    Absolutamente tudo influencia no timbre.
    Cuidado...

    Ja vi cara falando que tamanho de cabelo epeso do guitarrista muda o timbre!

    boblau
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Hitman
    Absolutamente tudo influencia no timbre.Cuidado...Ja vi cara falando que tamanho de cabelo epeso do guitarrista muda o timbre!

    Seu apelão!!!!

    Ismah
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Hitman

    Muda a pegada, porque só baixa espírito de antepassado, em guitarboy de longas madeixas.

    maatt
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Ismah...o que me trouxe aqui é a necessidade de um ampli que case com strato mim, pedais analógicos incluindo bigmuff com booster od para "arpoximar" os timbres do David Gilmour. Não sei qual amplificador comprar...disponho de no máximo 3 mil.

    Ismah
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    maatt

    Eu sou a pessoa errada para te dar nomes, porque o que serviu pra mim, pode não servir pra ti. Minha dica é testar. Melhor juíz é teu ouvido.

    nichendrix
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    maatt

    Uma dica que vai te servir pra vida inteira, na dúvida, leve um Fender, Na boa, quase todos os amps dos anos 60 pra cá são de alguma forma baseados neles e com um pedal de equalização dá pra fazer milagres com eles de um jeito que você não consegue fazer com os outros amps.

    Existem marcas legais, mas nenhuma vai realmente ser tão versátil.

    Sobre amps pra tocar Gilmour, te mandei lá no tópico do marshall um link que vai te ajudar.

    smartperez97
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Pessoal vou pegar uma âncora com o tópico pra tirar uma dúvida, meu valvestate vs65r deu um problema, não sei onde é, mas o problema é que sai um som "cruch" feio, no falante e headphone, mas no line sai limpo, então está depois do line, alguém imagina o que seja?

    E outro problema que estou é um monitor mackie, ele é 120v e acabei ligando 220v além de queimar o fusível (óbvio) deu algum outro problema, agora quando ligo faz um barulho tipo "pizzzzzzz" (som de choque) e não pega mais o ganho/volume deu algum outro problema que nao sei.

    Se alguém puder me ajudar, fico grato, abraços pessoal

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    O que tu descreve é o óbvio, e com base nisso não dá nem para supor algum problema com precisão. O único que pode te ajudar é um técnico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida com válvulas - pré/power