modernos x vintage - opiniões

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    Randy78
    Veterano
    # mai/05


    para vcs o que é um falante com som vintage ou som moderno??? o que caracteriza o som de cada um dos dois???

    Hammer
    Veterano
    # mai/05
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    bom ja que ninguem quer responder ...
    Acho que os falantes de som vintage puxam mais para os sons médios e agudos ... Os modernos puxam em uma curva mais grave , menos médio e mais agudo... O timbre dos vintage soa melhor com crunch.. os modernos ficam melhores com distorção..Na minha opiniao acho que é isso.

    Randy78
    Veterano
    # mai/05
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    o som dos mesa boogie (amplis) seriam os modernos então.
    eu to achando curioso que uma porrada de bandas de metal usam falantes vintage. No meu equalizador eu curto tirar médios, almentar graves e agudos, o ideal num equalizador seria almentar e reduzir o menos possível as bandas e deixar o som mais caracteristico do falante para evitar distorções?????

    fabio_gravata
    Veterano
    # mai/05
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    o propósito do equalizador é tirar frequencias que por ventura estejam sobrando

    Randy78
    Veterano
    # mai/05
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    fabio_gravata
    só retirar frequencias?

    Rowashburn
    Veterano
    # mai/05
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    Randy78
    retirar ou adicionar frequências que estejam "faltando"...( é questão de gosto também...)

    SIGMAN
    Veterano
    # mai/05
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    VINTAGE E PONTO FINAL...

    silvio_rp
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: silvio_rp
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    Randy78
    Sim.
    Boogie = moderno
    Marshall, fender, vox = vintage

    Até certo ponto nao tem a ver com ganho pois da pra empurrar o vintage pra muito ganho com caracteristicas de vintage.
    Gosto mais dessa combinação de som (Vintage empurrado) do que moderno high-gain.

    ximiapura
    Veterano
    # mai/05
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    Putz, falante vintage com poucos graves? Moderno com bastante grave?
    Só se for na teoria infundada...
    Analise uma curva de resposta de um G12H30, um Greenback ou a de um Blue Bull Dog e depois compare com os "moderninhos"...
    Pura BULLSHIT!
    Por favor testem as coisas antes de falar besteira. Achismo é foda.

    Randy78
    Veterano
    # mai/05
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    ximiapura
    diz um moderno pra comparar.
    na sua opinião qual a caracteristica de um vintage e um moderno?

    Hammer
    Veterano
    # mai/05
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    ximiapura sem querer começar discussoes.. não to aqui para ensinar..e sim para aprender.. Já havia trës dias que ninguém quis responder o cara...resolvi falar aquilo que eu acho... por isso mesmo vc pode observar na msg que deixei bem claro o ACHO e o NA MINHA OPINIÃO dando idéia de incerteza. Mas diga a diferença então em vez de apenas criticar... já disse que estou aqui para aprender...

    ximiapura
    Veterano
    # mai/05
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    http://www.webervst.com/sptalk.html
    http://www.duncanamps.com/technical/speaker_cab.html
    http://www.amptone.com/speakers.htm

    Acho que aí ja tem MUITA informação.
    Divirta-se.

    ximiapura
    Veterano
    # mai/05
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    Deixando de lado um pouco a teoria e observando a prática.
    Eis aqui um post de um cidadão em um Forum por ai à fora...

    I don't think a reissue Greenback will provide what you described in your first post. I've done extensive comparisons between G12H30s, Greenbacks, Vintage 30s, and G1275Ts. I used V30s for many years but the G12H30s have become my favorites over this past year.

    The G12H30 is a true 30 watt speaker - its somewhat like a Greenback with a much heavier magnet for extended low end and a little extra power handling. The V30 is actually a 60w speaker (well, Celestion rates it at 60w and Marshall rates it at 70w). Celestion actually has decent speaker comparison soundfiles on their website. Here's what I've found by comparing all of these speakers side by side in the bedroom as well as onstage. Comparisons were done both within the same 4x12 cab as well as in two seperate identical Marshall 2x12 cabs. For example, I installed 2 V30s and 2 G12H30s in the same Marshall cab and then wired each of those pairs independately so I could switch between them using an a/b switch. I then installed a pair of G12H30s in a Marshall 2x12 and a pair of V30s in an identical Marshall 2x12 cab. I did this for all of the speakers I listed above and tested onstage and at home. Yes, I got very anal about it and it went on for about a year.


    Vintage 30s have plenty of bass and a presence in the very high-mids. They also have plenty of treble. I like V30s and used them for years up until this past year. I still use them for 1x12 cabs and combos.

    G12H30s have plenty of low end. Where the V30 bass sounds a bit boomy, the G12H30 bass is more refined and musical towards guitar. The G12H30 has a great true midrange presence that helps the guitar cut through without being harsh. It has nearly the same amount of treble as a V30 but the G12H30 is more pleasant, a bit sweeter. This is my speaker of choice for 2x12 and 4x12 applications.

    G1275Ts have somewhat of a flabby bass response compared to the others but it has ample bass available. But they sound too mid scooped with a thinner high end. This speaker seems better suited for a more "hi-fi" guitar type sound - for heavily processed guitar. I never had luck cutting through the mix with these speakers.

    Greenback reissues have the least amount of low end. They are also a bit harsh - especially compared to original Greenbacks. They don't have a sweet top-end roll off like the originals. They also don't have the nice midrange presence of the G12H30s. They sound best when 4 of them are installed in a 4x12 cab but still aren't in the league of the G12H30s. I sold all 4 of mine. I have a couple of old Marshall 4x12 cabs with original Greenbacks and these reissues are nowhere close to that sound. That's a shame. Celestion slightly changed the design of the Greenback reissues in order to cut down on factory rejects on the assembly line. No amount of break-in time will make Greenback reissues sound like an original. BUT, you can have Greenback reissues reconed with the correct cone kits. This will allow them break-in and sweeten up over time. Of course, that gets kinda costly.

    IMHO, the G12H30 is the best sounding guitar speaker of the bunch. But they are true 30w speakers so you have to be aware how much power you pump into them. The V30s are very good and may be the ticket if you want more of a modern "whump" sound.


    Hammer
    Veterano
    # mai/05
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    mas concluindo... vc acha que é oq? o cara não especifica muito as diferenças..."Vintage 30s have plenty of bass and a presence in the very high-mids" de tudo um pouco?? não entendi muito bem..

    Randy78
    Veterano
    # mai/05
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    o G12H30 parece ser o melhor, mas preciso de um falante com mais de 60W :( Vou pegar um eminence talvez, o the governor, que pelo que entendo é vintage, mas o som que curto é metal, mas isso quem vai dar conta é meu zoom tri-metal.

    ta dífícil uma especificação clara que diga, viontage é assim... e modernos são assim...

    heitorvrb
    Veterano
    # out/05
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    http://www.mesaboogie.com/Product_Info/F-Series/F-30/F-30CloseUp/F-30- Lg.html

    isso aki nao seria um Mesa/Boogie Vintage? por que sim? por que nao?

    affcl
    Veterano
    # out/05
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    ximiapura
    concordo contigo, o blackmore gravou todos os discos clássicos do purple e do rainbow com o vox ac30 e nem por isso vc tem bases com enfase nos agudo.
    heitorvrb
    concordo tambem, afinal se considerarmos mesa boogie moderno teremos q considerar os kra décadas a frente do seu tempo quando lançaram amps consagrados como o dual recifter.

    dark evil
    Veterano
    # mai/09
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    REABRINDO O TÓPICO:


    nada foi dito....

    quais são as verdadeiras diferenças entre amps vintage e hi gain??

    mlorenzo
    Veterano
    # mai/09
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    Entre os amps eu não sei. Sei que na pratica os timbre vintages são realmente mais 'quentes' , mais puxados pros agudos.

    Mas não necessariamente isso eh devido ao amp, pode ser a regulagem da galera na época.

    gucrispim
    Veterano
    # mai/09
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    dark evil
    vintage e hi-gain nao tem nada a ver um com outro.
    hi-gain é alto ganho, ou seja, muita distorção, mas muita mesmo, nada de jcm800, é daí e um pedal de booster pra cima.

    já vintage é sonoridade mais vintage (vint-age, "antiga")

    roxy
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: roxy
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    Besteira essa coisa de Vintage, há vintage horríveis e atuais ótimos, até pq os fabricantes vão aprendendo com os erros, e não falo por falar tenho UM JCM25/50 de 88', um vs65r de Acho qué é 99', um hand made de 2002 e um Palmer horrível.

    Ps: Vintage me refiro ao ano e fabricação, até pq como já disse há amps horríveis vintage, mas os melhores normalmente são Vintage, o que quero dizer é que não é regra que todo vintage seja melhor que os atuais.

    MMI
    Veterano
    # mai/09
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    Cara, esse tópico discutia falantes vintage e modernos. Beleza, sua pergunta é sobre amps vintage e hi-gain. A resposta do gucrispim foi precisa. Só que vintage vai um pouco mais além. No site do Marcus Rampazzo, que é um especialista nisso, fala a respeito. Então um equipamento vintage tem que ter mais de 20 anos, ter excelência e ser colecionável. Então, nessa definição, dificilmente vai ter vintage horrível, mas até pode ser. Nessa linha, não existe uma Tonante vintage.
    Se você tomar como vintage o simples fato de ter mais de 20 anos, até eu sou vintage! Para sair dessa confusão, seria melhor se a sua dúvida fosse mais clara, tipo, valvulados sem master, amlificadores do Hendrix, sei lá. Esse termo vintage dá margem a dúvidas.
    No caso de falantes, normalmente se fala em vintage quando se trata dos de Alnico, baixa potência. Os modernos seriam os de mais alta potência e de construção mais moderna, como os de neodimium.

    edalko
    Veterano
    # mai/09
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    É tão fácil...

    É só ir no site da Celestion ou da Eminence procurar pelos SAMPLES de sons dos respectivos produtos.

    Fica evidente a diferença sonora entre os falantes, ajudando na busca do falante que seja compatível com o som que se deseja.

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