Amplificadores valvulados Palmer

Autor Mensagem
macaco veio
Veterano
# mar/16
· votar


marfu
nao querendo discordar de ninguem, mas ampli seu ai deve ter uns trafos antigos muito bons eu nao trocaria. Trafos sao caros, o trafo de forca mande reformar, e' muito facil, so se for um enrolador porco pra cacete, ele so tem que abrir e modificar o primario que provavelmente nesse palmer como o secundario tem tensao muito alta deve ter sido enrolado junto ao nucleo (geralmente e' assim), entao o primario por cima fica facil modificar. Os filamentos e' por cima de tudo e facilimo de mudar. Assim voce nao perde o trafo. A nao ser que voce vai colocar fonte com dobrador (165 + 165) que acredito que esse trafo nao e', ai a mudanca sera' grande o que nao valeria a pena usar com dobrador, (use fonte sem dobrar). Quanto ao trafo de saida de audio nao tem que recalcular nada, a diferenca de tensao (no caso de haver queda) nao e' tao grande, o ratio do trafo segue o mesmo e isso e' que importa, e mesmo sendo pra el34 da pra usar com 6l6, Deve ser um trafo grande e mesmo usando ele com menor potencia ele vai funcionar com sobra (nao havera queda de rendimento).
Quanto a tensao da rede pede pra por o que voce medir exatamente na sua tomada, esse trafo deve ser 110 220 provavelmente deve ser 127 e 220 que e' a tensao brasileira (no trafo 127 com extensao de 93V).
Ismah
O trafo nao vai criar energia, se a tensao cair a corrente e' a mesma. A tensao entrando no enrolamento de 127V (mesmo se a tensao cair) na ponta de 220 do trafo (se o trafo tiver esse enrolamento) tera os 220 com a metade da corrente, teoricamente porque na realidade tera a corrente que o fio permitir. O fio tem uma densidade de corrente (2,5 nesses trafos), se o aparelho puxar mais o fio aguenta ( a densidade passa ser 3 ou 3,5 ate que vai esquentar alem do recomendavel). Quando a tensao cai num trafo a qualidade do trafo aumenta, so isso.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


macaco veio

Por qualidade devo entender eficiência?

macaco veio
Veterano
# mar/16
· votar


nao. numero de espiras para determinada tensao pela qualidade e quantidade da chapa usada. Explicando grosseiramente. Voce tem um tanto de chapa formando um nucleo e tantas espiras para digamos 110V com este valor satisfazendo uma determinada condicao que nao sature a chapa. Quando voce poe uma tensao mais alta do que a prevista, essa tensao tende a fazer aproximar do ponto de saturacao da chapa. (se saturar fudeo, o trafo entra em curto). Assim se voce por uma tensao mais baixa se distancia do ponto de saturacao, Enquanto mais longe do ponto de saturacao melhor o trafo em qualidade. E' isso que diferencia um trafo mediocre barato (que da hummm) para um trafo de mesma tensao mais caro. Como diferenciar? dificil pois tem varios parametros pra observar mas em tese enquando mais laminas tiver (trafo largo) melhor. Eficiencia e' o rendimento (o tanto de potencia que nao e' perdida no proprio trafo), depende da construcao e tambem da qualidade da chapa (grao orientado ou grao desorientado).

Ismah
Veterano
# mar/16 · Editado por: Ismah
· votar


Seria o "hum" de 120Hz (continuo, que não é poluição da/na rede) culpa do trafo estar perto do limite de saturação?

Qual a aplicação de transformadores de núcleo saturado?

marfu
Membro
# mar/16
· votar


Srs....

Pra que discutir.... e nestes termos?!?!

Vamos lá.
1) Tensão de enrolamento primário, deve ser 127 - 220 ( padrão ANEEL) se fica baixa ou se fica alta é problema de rede, mas nunca podemos projetar um transformador para valores incertos, pois um erro não justifica outro. No caso de uma situação de instabilidade, deve-se usar um estabilizador, e fica na responsa do dono do amp, que tambem vai ter que arcar com os prejuízos, na maior parte dos casos.
Assim, um multimetro na mala não faz mal a ninguém.

2)

marfu
Membro
# mar/16
· votar


Macaco veio, obrigado por explicar aos colegas.

minhas premissas:

1) Necessidade de utilizar um transformador dentro dos parâmetros de rede homologaodos ( 127/220).
2) Necessidade de 6,3 VAC dentro da tolerância de 10%.

3) Preferência por criar um circuito de fonte padrão para os vários cabeçotes que tenho ( univox, tremendao, sank, true reverb e o palmer) , já que existem diferenças entre eles e algumas dessas fontes tem tensão muito alta pras válvulas que temos no mercado.
Também levo em consideração a tensão de dielétrica da maioria dos eletrolíticos à venda na praça.

4) Estou reutilizando o ferro dos trafos antigos por ser de excelente qualidade.

O serviço é realizado em empresa especializada, que já fez inúmeros trafos pra mim.

marfu
Membro
# mar/16
· votar


Já li e pesquisei, mas ainda não vi os prós e contras de fontes com dobrador ou sem.
O que percebo é que nas fontes com dobrador, o divisor de tensão existente, descarrega os caps com mais rapidez. Confere ?

macaco veio
Veterano
# mar/16
· votar


marfu
e' isso ai 127 e 220
6,3v e' dificil obter o valor exato porque sao poucas espiras e as vezes da tipo 7 espiras e 1/4 ai tem que arrendondar pra mais ou pra menos (eu prefiro pra menos mas vejo arredondarem pra mais),
ja que sao varios cabecotes eu colocaria 450v com capacitores 2 em serie, tipo 100uF /350v , tera 50uF com 700v (capacitores baratos tem deixar eles com folga de tensao).
Isto seria 340v CT 340v com derivacao pra bias num dos enrolamentos de 340 (ao inves de enrolamento so pra bias) este secundario junto ao nucleo, primario no meio e 3,15 CT 3,15 no enrolamento externo, (garantido nao da humm) mas e' o mais chato de enrolar. (as laminas tem que ser grandes). Com tap central ou nao, nao faz muita diferenca, com tap central leva um pouquinho mais de vantagem,
O dobrador e' mais pelo fato de diminuir um pouco o tamanho do trafo, tem menos espiras. Se descarrega mais rapido nunca prestei atencao.
Ismah
e' isso mesmo, grande parte do humm e' por esse motivo (e nao adianta encher a fonte de capacitores), mas e' so um dos motivos (chama-se magnetostricao). Trafos de nucleo saturado, nao sei o que e' nao (eu so entendo de trafos pra amplis) o que eu sei e' que trafos de audio pra SE e chokes de filtro passam tensao CC junto e tende a saturar o nucleo, tem que reservar um tanto de gauss na chapa pra isso.

marfu
Membro
# mar/16
· votar


Isso aeh Macaco Veio.

Já fiz as placas da fonte, com possibilidade de usar ou nao o dobrador.
estou usando caps 100uF x 450, em série.

Já mandei enrolar alguns trafos, mas os próximos serão 0-340.

Valeu Matec.
Vou levar em consideração suas observações do outro fórum.

abraço

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


marfu
estabilizador

A minha prática diz que nenhum autochaveado presta, se não for algo que retifica a tensão AC, e usando um LFO modula ela novamente, como alguns Furman, Pentacustica etc o fazem... Alguns chegam a dar "plocs" na saída do amp. Melhor é um trafo e conviver com a flutuação de rede.

Pra que discutir.... e nestes termos?!?!

Não é a ideia do fórum? Creio que entendi o que gerou o desentendimento. Estava pensando em outra coisa, e possivelmente me fiz entender errado.

macaco veio
Trafos de nucleo saturado, nao sei o que e' nao (eu so entendo de trafos pra amplis)

Mas é trafo de amp, mas pra RF rsrs
A senoidal passa a ser quase uma onda triangular depois dele (e dá-lhe harmônicos nessa onda), e é usado em transmissores AM localizados em fim de linha de energia, onde já há muitos problemas. Se aplica a pequena parte deles, já que a antena não precisa estar no alto para AM.

macaco veio
Veterano
# mar/16
· votar


Ismah
radio frequencia a frequencia e' alta nao tem que preocupar com chapa nao,,pode usar ferrite ou outro material vagabundo. nao sabia que tinha esse nome nucleo saturado nao. e' outro departamento, estudei radio uns 40 anos atras nao lembro nada mais nao. kkkk

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


macaco veio

Falei zoando, e descobri que não tem nada a ver (ou quase nada). Conversei com o Carlos Adolphs, e ele me explicou o que é - diga-se que é algo genial!

Nas palavras dele:

. Trafo de núcleo saturado é onde se tem uma bobina que recebe um sinal DC, que controla a saturação do núcleo, controlando assim a indução.
Toda vez que vc satura um núcleo, ele fecha para as linhas de força. Assim controlando essa saturação, vc controla a indução entre primário e secundário. Quanto mais saturado, menos indução.
. A saturação é uma voltagem dc aplicada em um enrolamento de controle. Quanto maior ela for, mais satura o núcleo. Era usado como regulador de rede para TVs valvuladas. O [maior] problema é o fator peso X potência.
. O princípio [de funcionamento] é simples, o enrolamento de controle recebe voltagem de um retificador que está ligado na rede. Se a rede aumentar, a tensão aumenta no dc, a suturação aumenta e diminui a indução e a voltagem do secundário cai, mantendo constante.

Basicamente, é um regulador de tensão AC de "grande" porte. Simples e genial.

macaco veio
Veterano
# mar/16
· votar


Faz sentido sim, mas muito dificil de ajustar, teria que fazer o trafo trabalhar com sobra de gauss ( muito ferro) pra poder ter margem de ajuste ate um ponto perto da saturacao maxima. Simples e genial mas praticamente inviavel. Penso que seria mais correto dizer controlar o fluxo pois saturar ja significa o ponto maximo onde saturou, nao da pra por mais fluxo. Seria controlar a inducao pelo fluxo de linhas magneticas.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


macaco veio

Isso são pormenores, ambos imagino que compreenderam que não é até a saturação máxima. Por mais difícil que seja de projetar e ajustar, é bem usual, principalmente em main powers (eu só nunca sabia), que estabilizam a energia. Suspeito que os estabilizadores Furman operem assim - mas com trafos torroidais, e não com retificação e modulação, como eu pensava até então.

Vem me chamando a atenção os torroidais por serem de núcleo completo, sem desperdícios nas bordas, como os convencionais. Vi uma fonte para pedais 220-18, alimentando um torroidal com diversos secundários criando saídas independentes. É absolutamente óbvio, mas o tipo de coisa que nunca eu tinha pensado. Quero ver se crio algo assim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amplificadores valvulados Palmer