Amplificadores valvulados Palmer

Autor Mensagem
ymen
Veterano
# abr/05


Alguem ai usa ou conhece os valvulados da palmer para tocar? qual a opinião sobre eles? Tenho um v180, que usa 6x6l6gc e 3 12ax7 180W "originalmente para vóz eu creio" alguem conhece o modelo?
valeu

theborges
Veterano
# abr/05
· votar


brother ,tu tá com o som nas tuas mãos, os palmer são bem legais, inclusive já tive a oportunidade de tocar nesse modelo e som é bem clean, boa construção ,bons transformadores foram usados no projeto, experimenta colocar um bom booster ou um pedal tipo fuzz face modificado que daí o bicho "pega"...

DJ ROMZYH
Veterano
# abr/05
· votar


Ah não valvula p mim já é coisa antiga

SecoBlues
Veterano
# abr/05 · Editado por: SecoBlues
· votar


desnecessário o ultimo post

Ymen, não interessa se é pra voz ou teclado ou o carai. Qualquer coisa que tú pluga ali fica dukaralho. Só num sei aonde vc vai usar tanta potencia assim heheheh é forte mesmo. Reduza o numero de valvulas de power, sempre aos pares. Um dia eu acho um desse bem interão hehehehe

steka
Veterano
# abr/05
· votar


DJ ROMZYH
Tah brincando né?

ymen
Veterano
# abr/05
· votar


pois é... é muita potencia mesmo 6 6l6gc, mas o bom disso é usar ele para baixo tbém pois demora mais a saturar.
quero deixar ele 100% pois tem umas valvulas gastas e ta distorcendo o som fácil, se alguem tiver os esquemas da palmer manda um sinal de fumaça.

Joao Luiz da Silva
Veterano
# jul/05
· votar


Eu tive um Palmer cubo com auto falante de 15" ha uns 20 anos atras qdo sai do Brasil pra morar no USA; Pra ajudar um amigo que comecou uma banda no extremo sul da Bahia, deixei este Palmer com eles pra ser usado pelo guitarrista. O que o pessoal da banda me disse foi o seguinte: Numa festa na qual depois da apresentacao desta banda, o Armandinho iria se apresentar com banda, o Amplificador do Armandinho deu Pau, na emergencia ele foi obrigado a usar o Palmer, e o que os caras me contaram foi que ele ficou louco com o som que ele fez usando este amplificador, e o Armandinho so toca com coisa de primeira, e fazer um comentario deste, e' porque o som foi de lascar, surpreendente, no Brasil tem muita coisa boa e desconhecida por muitos.
Abracos
Joao Luiz

carlos adolphs
Veterano
# out/05
· votar


Caros amigos, os Palmers valvulados foram projetados pelo mesmo engenheiro que criou os famosos Tremendões da Giannini.Da série 100 Watts até 180 Watts, o esquema é o mesmo, sómente variando o nº de válvulas de saída( 4 6L6 =100 w , 4 EL34=120 w, 6 6L6= 180w), e é lógico, os transformadores de saída e força.Eram fabricados(os trafos) pela Willkasom, os melhores do Brasil.Hoje, podemos encontrar qualidade no trafos Trancham, que fabrica "sob medida"(São Paulo).Os esquemas vcs encontram na Esquemateca Vitória(esquemateca@litec.com.br).Os Palmers de 200 W em diante usam válvulas 6550 e o esquema é um pouco diferente.Abcs.

oldmonkey
Veterano
# out/05
· votar


com seis 6L6 na saida ate eu, meu caro, a proposito, esse engenheiro nao seria o mesmo que projetou os Fenders?

carlos adolphs
Veterano
# out/05
· votar


oldmonkey
Não é não, o cara é produto nacional dos bons.Os Fender foram projetos do Leo Fender e equipe.Inclusive houve uma reportagem a uns 4 meses atrás na revista Áudio, Música & Tecnologia.Abcs.

TRAXTER
Veterano
# abr/09
· votar


Fala pessoal .. queria saber se alguém conhece esse ampli e se vale a pen..

Tem um som legal?


Valeu

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-92655853-amplificador-valvuldo- palmer-200-w-_JM

wiskeria
Veterano
# abr/09
· votar


o amp é bom, mas pelo preço não vale a pena...

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


Amplificador Palmer restaurado, novinho.
Essa foi boa!

edalko
Veterano
# abr/09
· votar


TRAXTER

Não quer fazer a mesma pergunta em mais uns 10 tópicos não???

Brincadeira...

marfu
Membro
# nov/15
· votar


Estou reformando o meu. Só tenho dúvida sobre o modelo correto, comprei como sendo um GF 180.
Veio com 06 EL34 e 03 12AX7, pretendo colocar as 6L6 e demais correções no projeto.
Gabinete já refeito e "novinho" em folha.

Matec
Membro
# nov/15 · Editado por: Matec
· votar


marfu

Não sei se é uma boa trocar EL34 por 6L6GC nesse amplificador. Se não me engano, a tensão de placa é de quase 600V, e não é qualquer 6L6GC atual que suporta esse tranco.
Abs

marfu
Membro
# fev/16 · Editado por: marfu
· votar


MATEC
Não sei se é uma boa trocar EL34 por 6L6GC nesse amplificador. Se não me engano, a tensão de placa é de quase 600V, e não é qualquer 6L6GC atual que suporta esse tranco.
Abs

Prezado Matec.
A reforma que estou fazendo visa tentar levar o equipamento ao projeto original.
Não confiei muito no que vi, com as EL34, além disso alguns resistores de polarização estão aquecendo.
Algumas premissas:
1) Enrolarei trafo de força novo, para tensão de 127VAC e secundário com 165-0-165;
2) PCB nova para componentes da fonte e bias;
3) +B de 450VDC;

Matec
Membro
# fev/16
· votar


marfu

Mudou a tensão da fonte. Então, para fazer o negócio direito teria que recalcular o transformador de saída. Mas tu que sabe, vai ficar com 100w quando poderia ter 150W...

Abs

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Marcando...

marfu
Membro
# fev/16
· votar


Matec
Mudou a tensão da fonte. Então, para fazer o negócio direito teria que recalcular o transformador de saída. Mas tu que sabe, vai ficar com 100w quando poderia ter 150W...
Abs


Qual sua ideia?
Naõ consegui identificar o trafo da fonte e preciso resolver as tensões de filamentos.
Não acho seguro colocar uma tensão de +B acima de 500VDC.

abraço

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Se a energia for estabilizada, não há o que temer.

SergioTrindade
Veterano
# fev/16
· votar


marfu
A tensão B+ não é o ponto a temer, o mais importante é a potência dissipada na válvula.
Se a tensão B+ estiver em 200V e a C- for próxima a zero, as válvulas (e possivelmente o transformador) vão se queimar em poucos minutos.
O importante é fazer a regulagem de bias para que cada 6L6 dissipe uma potência próxima de 21W, em repouso, ou seja 70% da potência máxima recomendada.
No datasheet, é recomendada uma tensão máxima de 500V para a 6L6GC, mas essa não é a tensão B+ e sim a diferença de potencial entre a placa e o cátodo. Há de se considerar a queda de tensão dissipada pelo transformador de saída.

Matec
Membro
# fev/16
· votar


Qual sua ideia?
Naõ consegui identificar o trafo da fonte e preciso resolver as tensões de filamentos.
Não acho seguro colocar uma tensão de +B acima de 500VDC.


Se vc vai modificar o transformador da fonte, tanto faz qual era transformador antigo. É preciso que o novo seja calculado para a tensão atual de sua cidade (127-220 ou 120-240 ou...) e assim todos os enrolamentos secundários ficarão com a tensão correta

Ao contrário do que se pensa, não existe uma impedância fixa do OT para cada válvula que se utiliza. O transformador de saída é calculado de acordo com a tensão da fonte e com a potência desejada na saída.

Se a ideia é ter um amplificador bem parrudo é preciso tirar o máximo (seguro) das válvulas.

Abs

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Matec

Eu não faria isso. Faria por volta de 110~210.... Se for tocar num lugar com tensão digamos de 240, com o trafo em 220, são 20V a mais no primário, o que significam 37,5 a mais no secundário. Pode ser a diferença entre funcionar e queimar.

Matec
Membro
# fev/16
· votar


Ismah


Matec

Eu não faria isso. Faria por volta de 110~210.... Se for tocar num lugar com tensão digamos de 240, com o trafo em 220, são 20V a mais no primário, o que significam 37,5 a mais no secundário. Pode ser a diferença entre funcionar e queimar.



Ismah

O que vc tem lido para nos ensinar tantas pérolas de sabedoria?

A tensão por aqui onde eu moro ultimamente é de 115-127v na média uns 122v . 110v é uma possibilidade rara.

A tensão dos filamentos das válvulas é bem específica 6,3v. Não é 5,5v ou 7,2v. Se vc tem uma tensão abaixo ou acima do especificado, o amplificador funciona, mas o Retube chega rápido.

É claro que existem casos onde as tensões da rede são péssimas, mas aí entra um regulador de tensão. Você deveria saber disso.

Não vou fazer um amplificador com entrada de 100v só para o "caso" de um dia eu ir tocar no Japão. Tem que ser para o local onde tocarei 99% das vezes. Na minha cidade 122v +- 5%.

É Isso.

Abs

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Matec

Não tenho lido nada, tenho passado por experiências de ligações horríveis na noite.
Acredito que tu percebeu que dei exemplos teóricos, e que devam se adequar ao lugar. Para mim aqui é 225V a média, mas tem momentos que faz 238V, que faz 212V. Nada anormal, é o esperado de um bairro industrial.
Estou pensando em prevenção, é melhor subutilizar um pouco que perder o equipamento. Hoje, uma válvula já significa um gasto muito alto.

aí entra um regulador de tensão. Você deveria saber disso.

O dono da casa também. E até acho que sabe. Agora tu acha que ele se importa?

Matec
Membro
# fev/16
· votar


Ismah

Só que vc está pensando em colocar a tensão do trafo no extremo baixo da tensão da rede.

Se o trafo for pra 110v e a tensão da rede 127v a tensão no equipamento estará quase 15% acima da tensão para que foi projetado. Aí já está numa zona de perigo.

Já no seu caso: uma tensão de 225v com mínima de 212v e máxima de 238v.
A variação é de 225v +- 6% o que ainda é admissível. Mesmo para o valvulado mais sensível.

O dono da casa também. E até acho que sabe. Agora tu acha que ele se importa?

Sabendo ou não, o que vale é que quando se dá uma dica, mesmo simples, num fórum, o mínimo que se pode fazer é tentar fazer com o maior critério possível. Não me importa se o interessado não vai fazer da maneira certa, o que me importa é que a indicação esteja correta, para esse ou outro interessado.

Abs

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Não entendi por que entraria numa zona de perigo, pela regra a tensão subindo, a corrente viria a cair, não? Se dimensionar o trafo para 127, e a tensão cair para 110, a corrente subiria. Todavia imagino ser superdimensionado o trafo para sobreviver a isso, e te parafraseando, deves saber disso.

Não me importa se o interessado não vai fazer da maneira certa, o que me importa é que a indicação esteja correta, para esse ou outro interessado.

Bem, eu me importo, e minha dica mor é que é melhor prevenir, porque seu contratante, está se lixando - a maioria chora pra cachê...

Matec
Membro
# fev/16
· votar


Não entendi por que entraria numa zona de perigo, pela regra a tensão subindo, a corrente viria a cair, não?

Nãããooo!!!!


Se dimensionar o trafo para 127, e a tensão cair para 110, a corrente subiria.


Nãããooo!!!!

Pelo visto vc fugiu da escola na aula de física.


Bem, eu me importo, e minha dica mor é que é melhor prevenir, porque seu contratante, está se lixando - a maioria chora pra cachê...

Vc está fazendo uma confusão dos diabos, então eu encerro por aqui.

Abs

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Muito interessante, quando eu afirmo tu diz que estou errado, quando eu te pergunto tu foge. Nts nts nts...

Repense, ninguém é dono da razão nessa vida, eu estou realmente interessado na tua linha de raciocínio.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amplificadores valvulados Palmer