Ligando o amp sem a caixa

Autor Mensagem
jameslima
Veterano
# mar/05


Alguém sabe como eu faço pra usar um cabeçote sem ligá-lo na caixa? Pergunto isso pois tenho um JCM800 e quero usar a distorção dele no meu set (como se fosse um pré amp), mas não quero liga-lo na caixa 4X12. Porém sei que se fizer isso, o amp pode queimar. Alguém tem idéia de como fazer isso? Posso ligar um plug com resitor criando a mesma impedância de saída do amp?

Blonde Hammet
Veterano
# mar/05
· votar


jameslima
Onde vc vai ligar isso???

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


jameslima
vixe que ideia errada...

mas se for fazer isso, tira as valvulas de potencia, que ai nao tem problema ligar sem a caixa... mas isso pode reduzir a vida util das valvulas do pre.

e so funciona se tiver loop de efeito nesse JCM800

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/05
· votar


Se vc fizer isso vc vai torrar seu amp. (aparece cada um com cada idéia por aki!!!!)

silvio_rp
Veterano
# mar/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
eh verdade... pq nao usar os equipamentos do jeito que eles foram feitos pra usar???

Tazima
Veterano
# mar/05
· votar


jameslima
Nao tem saida de preout ou send talvez resolvesse... Se voce usar um resistor não vai simular um falante perfeitamente, pois o falante tem impedancia e o resistor resistencia que são grandezas difentes... Mas pelo menos haverá uma carga que induza corrente pelo secundario do trafo de saida... Daí voce poderia utilizar um direct box com atenuação de -20 ou -40dB para ligar em outro equipamento... Mas não entendo pq vc quer somente a distorção do JCM? Nos informe como esta seu set para podermos ajuda-lo melhor...

Abraços...

Tazima

Renato gomes
Veterano
# mar/05
· votar


vc pode usar uma resistência pra ligar sim.
a impedância é uma resistência que muda de acordo com a frequência. um falante de 8 ohms não tem 8 ohms em todas as frequencias. se vc usar um resistor de 8 ohms, vc vai ter 8 ohms em todas as frequencias (teoricamente). essa é a diferença.
o problema é q vc vai ter q usar uma resistência que suporte a potência que o cabeçote entrega. resistências de alta potência (50 Watts por exemplo) costumam ser bem caras e difíceis de achar...
já vi gente que usa resistência de chuveiro pra isso... mas aí tem que medir direitinho e cortar a resistência no lugar certo pra poder ter a resistência correta, senão pode danificar o trafo de saída do seu amp.

jameslima
Veterano
# mar/05
· votar


Obrigado pela ajuda! Meu cabeçote JCM800 é um 2210, e tem effect send/return e D.I. output. Gosto muito da distorção dele, mas o som limpo eu não curto tanto, então meu amp principal é um Fender Bassman. Poderia levar os dois para os shows, mas além de trabalho de carregar, microfonar dois amps, etc., nem sempre tem espaço. Por isso a pergunta, queria levar só o cabeçote e usar a distorção dele no meu set, como se fosse um pedal ou um pré mesmo. Sei que existe um mecanismo (load) pra chavear dois cabeçotes numa caixa só, simulando uma carga no cabeçote que estiver desligado, mas além de ser difícil de achar, é caro. Por isso tive essa idéia, que não é nova, muita gente faz (recentemente vi o Frusciante fazendo isso no DVD do Red Hot no Slane Castle. O cabeçote Fender fica no set de pedal do cara!). Se fica bom eu n sei, mas acho que vale a tentativa.

Bom, por enquanto são 2 sugestões: tirar as válvulas de potência ou resistor que suporte a potência. Alguém tem outra sugestão?

Usar o equipamento do jeito que eles foram feitos pra usar? Putz, que pensamento limitado! Se os guitarristas pensassem assim, ninguém nunca teria saturado um amp, e o mundo ia ser um saco! Guitarrista é uma raça escrota mesmo, gosta de mexer em tudo, curte coisas velhas, satura amp, liga cabeçote onde não deve ligar....

silvio_rp
Veterano
# mar/05
· votar


jameslima
o problema eh que na maioria das vezes acaba fudendo alguma coisa. Pode ser valvulas, trafos, componentes.. eh dificil acerter de primeira e dependendo rola um preju legal.

jameslima
Veterano
# mar/05
· votar


silvio_rp
É verdade... Por isso coloquei a pergunta no ar, n estou afim de prejuízo.
Abçs!

navalvula
Veterano
# mar/05
· votar


jameslima
acho que seria melhor você comprar um pedal valvulado, pois ai voce teria o som limpo do bassman um um puta distorção valvulada. e seria bem mais facil de carregar tambêm.
agora se seu jcm tem lop e o bassman tambem e so você ligar o pre do jcm no power do bassman.

jameslima
Veterano
# mar/05
· votar


navalvula
Eu tenho o pedal valvulado (um v-twin que acabou de pifar, e um dr drive que acabei de comprar), e gosto muito do som. Eu queria ter mais uma opção com o JCM.
Se eu ligar o send do JCM no Bassman, ainda assim teria que ligar uma carga no JCM? Ou não? Pq se não, o problema estaria resolvido. Alguém sabe responder?
Abçs!

pagode nem morto
Veterano
# mar/05
· votar


Meu primeiro post de Amplificadores...

navalvula
Veterano
# mar/05
· votar


jameslima
eu acho que se o loop do jcm for em serie não precisa dessa carga não, por que se o som não chegar no power não tem como ele chegar até o trafo de saida e dessa for ele não vai voltar pra valvula e fuder com ela.
eu tenho vontade de fazer algumas experiencias assim mas mais pra gravações tipo pegar um pre de um ampli que tem 6l6 no power e ligar esse pre no power de um ampli com el34 e vice e verça pra ter uns trinbres diferente.
pra tocar acho meio complicado por que carregar um cabeçote só pra usar o pré dele e meio embaçado. e ainda mais um jcm 800 que tem uma distorção linda.(e grande parte desce timbre que ele tem vem das el34.

jameslima
Veterano
# mar/05
· votar


navalvula
eu acho que se o loop do jcm for em serie não precisa dessa carga não, por que se o som não chegar no power não tem como ele chegar até o trafo de saida e dessa for ele não vai voltar pra valvula e fuder com ela
Hum, então se for isso mesmo, acho que tá resolvido o problema. Vou testar depois.
e grande parte desce timbre que ele tem vem das el34.
É, já tinha considerado isso... Mas não custa nada fazer o teste, depois digo se prestou. Valeu!

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


jameslima
navalvula
não é bem assim não... se você ligar a potência sem a carga, vai zuar o trafo de saida... ainda mais do marshall que já é meio fraquinho por natureza.

Outra coisa, ligar o 'send' do amp em um fender não vai te dar o mesmo timbre do marshall não. boa parte do timbre dele vem da própria potência.

Talvez no teu caso mesmo fosse legal fazer um chaveador doido que bota um ou outro amp ligado na caixa, e o que tá 'off' fica ligado numa carga resistiva de 8 ohms, por exemplo (sim, não tem problema nenhum usar uma carga resistiva). O problema é que esse resistor tem que ser enorme.

macaco veio
Veterano
# mar/05
· votar


eu ficaria com a ideia de retirar as valvulas de potencia (ai nao fode o trafo) e porque reduziria a vida util das valvulas do pre? esse negocio de carga resistiva nao ponho fe, vamo que o resitor nao aguenta e abre ai ja era o trafo, alem de q se esquentar o valor da resistencia muda.

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


macaco veio
acho que reduz a vida das válvulas do pre porque quando vc retira as monstras das EL34, que puxam 1,5 amperes cada uma no filamento, a tensão de filamento acaba subindo e prejudicando as valvulinhas do pré. só isso :)

jameslima
Veterano
# mar/05
· votar


Achei um artigo com uma sugestão:
http://www.duncanamps.com/technical/dummyload.html

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Vc pode comprar 20 resistores de 150 ohms x 5 watts e fazer um paralelo de todos eles e terá uma resistência de 7,5 ohms (ótima para um amp com saída de 8 ohms) que aguenta até 100 watts máximos (melhor ficar dentro dos 50, pois eles vão esquentar bastante).

Vai gastar uns R$ 50,00 talvez...

macaco veio
Veterano
# mar/05
· votar


b0fh
sera q essa tensao sobe mesmo? teoricamente apenas ficaria folga de corrente no trafo e a tensao permaneceria a mesma.
jameslima
virge, pra montar esse treco cheio de indutor eh preferivel arrancar o cone de um alto falante e ligar so a bobina na saida de falantes.

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


macaco veio
sera q essa tensao sobe mesmo? teoricamente apenas ficaria folga de corrente no trafo e a tensao permaneceria a mesma

Sempre sobe um pouquinho, parece que eles já contam a corrente das válvulas com as perdas dos enrolamentos. Dependendo pode ficar perigoso ou não..hehe

eh preferivel arrancar o cone de um alto falante e ligar so a bobina na saida de falantes.

Boa idéia !!!

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


macaco veio
virge, pra montar esse treco cheio de indutor eh preferivel arrancar o cone de um alto falante e ligar so a bobina na saida de falantes.


haha isso q vc falou é o famigerado WEBER MASS (um atenuador gringo). So que apenas arrancar o cone não adianta, tem que colocar um 'peso' equivalente ao cone pra bobina arrastar.

Fabrica uns ai pra nóis... Macaco Veio MASS :)

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


A bobina de um falante sem massa e sem campo magnético teria uma impedância igual à sua resistência, que no caso de falantes de 8 ohms ficaria (a resistência) em torno de 5 ou 6 ohms.

De repente, para obtermos uma carga de 8 ohms "resistiva" com as bobinas, poderíamos colocar em série uma bobina de 8 e uma de 4 ohms, chegando bem perto do valor ideal com um preço menor - acho eu...

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


AugustoPedrone

ah mas o MASS tem o imã... não é so a bobina não... é tipo um falante sem a 'cesta' e sem o cone, somente imã, bobina e 'aranha'. tem também uma 'mola' (ou a aranha é 'mexida') pra simular a inéricia do cone. treco bem bolado aquele.

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


b0fh
ah mas o MASS tem o imã... não é so a bobina não... é tipo um falante sem a 'cesta' e sem o cone, somente imã, bobina e 'aranha'. tem também uma 'mola' (ou a aranha é 'mexida') pra simular a inéricia do cone. treco bem bolado aquele.

Ihhh rapaz, isso deve simular com perfeição um alto falante sem som !!!

drmanjuba
Veterano
# mar/05
· votar


Homi, compe um jmp1 e use no power do seu fender.....

drmanjuba
Veterano
# mar/05
· votar


E lembre que se voce colocar uma resistencia menor ou maior que o dobro vc tbm vai danificar as valvula de saida do mesmo jeito....

jameslima
Veterano
# mar/05
· votar


Estive pesquisando mais a respeito e achei muita coisa sobre o assunto na internet. O que eu precisaria pra fazer o que quero chama-se dummy load, achei diversos, e são basicamente de dois tipos: resistivos e reativos. Artigo legal: http://www.soundsmith.com/fake.htm

Mas aí tem a história de eu estar usando somente o pré, e o som do power ser essencial. Então achei o que parece ser usado para o que quero. É um atenuador, que além de poder ser usado como carga, também funciona como volume master depois do amp, podendo o sinal ser mandado novamente pras caixas (funciona pra usar o amp no "talo" e mandar o volume que quiser pras caixas), ou para outros amps ou mixer através de uma saída line out. Artigo legal: http://emusician.com/mag/emusic_low_volume_fat/
Set do Van Halen usando atenuador: http://mr5150.vhvault.com/evh-brown-sound.html

Dentre os atenuadores o que parece ser mais bem cotado é o THD hot plate. http://www.thdelectronics.com/products/hotplate.htm . Preço? U$ 280. Tem o powerbreak da marshall tb, mas ele n tem line out.

Bom, por esse preço por enquanto acho que vou me contentar com meu v-twin no meu fender mesmo. Não tenho o que reclamar...

Valeu pela ajuda galera!

macaco veio
Veterano
# mar/05
· votar


b0fh
AugustoPedrone
no falante a bobina é presa no cone e o cone na aranha, mas para arrancar o cone sem fude a bobina tem q deixar uma beiradinha de cone entre a aranha e a bobina (é quase as tres coisas coladas numa junção so), a aranha segura o movimento do cone muito mais que o proprio cone, um alto falante com o cone todo rasgado continua funcionando e esse referido peso do cone iria varia muito de falante pra falante, penso q sem o cone a bobina apenas vibraria na aranha dando um som que nem tweeter de baixa qualidade mas o suficiente pra da carga no trafo. com resistor tem a potencia da carga transformada em calor , com o falante transformada em movimento e para o movimento a acão contraria (a aranha atua como mola) será q funciona?
esses redutores ai não teriam um pouco de market em cima pra vender mais um tromboio?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ligando o amp sem a caixa