Ligando caixa extra em Blues Jr.

    Autor Mensagem
    German
    Veterano
    # abr/10


    Olá, amigos.
    Andei lendo alguns tópicos na internet que falam ser possível ligar um amplificador valvulado de 15w em caixas (2x12, 4x12...).

    Tenho um Blues Jr. e às vezes sinto falta de potência (principalmente tocando com outro guitarrista). Sem contar que as vezes queria clean com mais potência.

    Já pensei em trocar por um Hot Rod Deluxe. O ruim é o velho problema - o peso.
    Mas, após ler aqueles tópicos tive a idéia de fazer outra caixa com um alto-falante eminece 12" igual ao Blues Jr. e fazer uma ligação extra de forma que pudesse alternar em usar o amp sozinho pra ensaiar e quando fosse tocar em festas, ligaria os 2 fones (o do próprio amp e o da caixa extra). Dessa forma teria 2 opções de uso, e não carregaria muita coisa pra ensaiar.

    Como o alto falante do Bl Jr. tem 2 pólos sobrando, ligaria alí um cabo extra que só seria usado quando usasse a outra caixa, e tudo ligado ao cabeçote. Ficaria livre de microfonação.

    A questão é: o cabeçote do Blues Jr suporta? Eu teria quais ganhos: potência, mais clean???

    Ou eu estou só viajando?

    Valeu.

    tatus
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Vc não vai ganhar potência mas vai ganhar pressão sonora. Para ganhar um pouco mais de potência vc pode pegar um falante que tem maior sensibilidade do que o seu se as características te agradar.
    Para ligar mais falantes terá que se ater à impedância de saída do amplificador, pode verificar isso se no alo falante estiver especificada a impedância. Se tiver escrito 8 omhs vc poderá ligar somente uma combinação de caixas que proporcione 8 omhs ou mais ,nunca menos, caso contrário queimará a saída do ampli. A impedância vai depender de como vc vai ligar os falantes e qual a impedância deles, para saber mais detalhes use a busca porque são muitas as possibilidades. Se já tiver algo em mente pergunte.
    Boa sorte!

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Cara, acho que é possível sim.
    O Noel Gallagher está usando o Blues Jr agora, e ele liga ele junto com 3 Hiwatt maiores.

    abçs! (e ainda vou ter um blues jr tb hhhahaha)

    German
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: German
    · votar


    Tatus e Motoboy,

    não saco de termos técnicos, mas pelo que entendi de vocês, se eu ligar outro alto falante (ficando o do proprio amp + outro anexo), vou continuar com os mesmos 15w, não é isso? Assim, não vou forçar o cabeçote do amp, pois ele vai só distribuir a potência? Ficaria tipo 7,5w para cada.

    "O que vai mudar é a pressão sonora"
    - e isso significa o quê? Vai dar a impressão de que tá falando mais alto?
    O amp vai saturar menos, por estar dividindo a potência?

    Não tenho como ver agora, mas lembro que o amp é de 8ohms. Não tenho certeza, por não dominar o assunto, mas imaginei que teria que ligá-los em série...

    Eu tinha pensado em ligar outro alto falante exatamente igual ao original, com a idéia de manter o timbre do Blues Jr (que é lindo demais), com o objetivo de que ele falasse mais alto, e não tivesse cruch cedo demais. Entendem?

    O que eu toleraria em mudar o timbre, seria de conseguir um clean mais alto. Se não der certo esta idéia, acho que a solução seria comprar um amp mais potente mesmo, como o Hot Rod Deluxe, mas queria fugir de seus 21 kg, por isso tive essa idéia que me traria versatilidade.

    tatus
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: tatus
    · votar


    German, vc pode ligar dois falantes em série, mas dai vai perder potência ao invés de ganhar, isso se vc utilizar o seu falante e mais outro. Quando vc ligar em série vai somar as impedâncias, vamos supor que seja outro de 8 ohms, então vai ficar 16 ohms.
    Se vc somar dois de 4 em série vai acontecer exatamente o que vc falou, vai dividir a potência entre eles mas não vai perder potência pois estarão casados a saída do ampli e os falantes.
    Se vc testar o mesmo sistema amplificador com uma caixa de 10 e depois com uma de 12 vai ter idéia do que estou falando na questão da pressão sonora.
    A saturação que vc não quer tão cedo é do amplificador e não dos falantes, para conseguir menos saturação teria que regular a saída do seu ampli para isso, só que no final vai perder um pouco de potência.
    Não sei qual falante seu ampli usa, se não quiser trocar o ampli pode pegar um falante com mais sensibilidade, mas acho legal vc trocar o ampli mesmo porque os resultados podem não ser satisfatrios o suficiente se só trocar o falante.
    Tem a questãode timbre também...
    Boa sorte.

    B.Neri
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    tenho um blues Jr com falantes jensen e antes de comprá-lo passei pela mesma dúvida. Descobri que vc pode sim ligar um outro falante ou caixa nele, basta desconectar o plug do falante original e conectar o dos novos falantes/caixa. Infelizmente nunca testei, mas creio que apesar de perder potência, ele possa soar mais alto, com mais volume. Entretanto a melhor alternativa é você microfoná-lo. Cara, o som sai lindo! falo isso pq toco com ele ao vivo e quando preciso de mais potência coloco um mic na frente e passo para a mesa de som e pronto! acabaram-se os problemas!!
    outra dica: não sei se a sua versão ocorre da mesma forma, mas no meu a distorção é criada a medida que eu aumento o botão volume. Se vc deixar o volume até no 4 ou 5 ele não gerará o crunch. Quando for tocar ao vico tente sempre deixar o master mais alto que o volume para o ampli soar mais cristalino.
    E por último, se quiser realmente um ampli leve e com som cristalino, compre um peavey classic 30. ele pesa uns 5 quilos a mais que o blues junior e possui características timbristicas bem semelhantes.
    abraço

    maxbqi
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Não sei se estou viajando, caso esteja me corrijam pois sou iniciante com valvulados.

    Será que aumentando o headroom colocando umas 6L6 no lugar das sovtek ele não consegue um pouco mais de clean para uma potência mais alta? So não sei se ainda sim isto será suficiente, pois não tenho ideia do quanto de potencia ele quer aumentar. Alguem que tenha testado poderia opinar melhor.

    Abraço

    German
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: German
    · votar


    Pois é gente, retomando o papo, voltei a tocar e finalmente descobri do que meu amp é capaz (saí da ignorância, das cavernas).

    Após uma boa pesquisa aqui, finalmente descobri como saturar o Blues Jr. Tinha pego dicas com um grande guitarrista que conheço, mas agora pretendo usá-lo sem pedais.

    Como vocês sabem, muitos pedais roubam sinais. Eu já tinha notado que ligando a guitarra direto no amp o som ficava muito melhor (lindo), por não perder sinal.

    Agora, após entender o lance da saturação do pré e do power é que eu fui ver do que o pequeno notável é capaz.

    O meu tem falante da Eminence. Como o B. Neri falou, se você não aumentar muito o botão de volume, não satura tanto assim.

    No teste que fiz, coloquei o MASTER no talo e fui subindo o VOLUME. O timbre ficou simplesmente perfeito.

    Com minha FENDER/MEX + captadores Texas Special o som ficou muito SRV.

    Já na minha LPS II Condor + captadores Gibson 57 e 57 plus, deixando o Master alto e o VOLUME baixo, satura legal, sem tanto chunch quanto teria se colocasse o volume alto - se for aumentando o volume embola muito. Os testes que tinha feito antes com a LP crunchava muito.

    O certo é que finalmente encontrei configurações fantásticas, para ambas as guitarras, e meu plano agora é usá-lo sem pedais, à moda antiga, controlando a saturação só no potenciometro das guitarras, como grandes mestres faziam - detalhes, toco só Blues e Rock´n Roll clássico; falta testar com a banda, pra ver o que dá mesmo.

    Vou fazer um esquema com A/B box, para quando precisar incluir o Cry Baby e afinador. Mas, a saturação das válvulas é mais incrível q qualquer pedal.

    Valeu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligando caixa extra em Blues Jr.