qual Madeira para construçao de caixa?

    Autor Mensagem
    Hammer
    Veterano
    # dez/04


    Gostaria de saber qual madeira seria mais indicada para a construçao de caixas e o pq . Grato.

    MRWALKER
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Hammer
    Compensado 20mm, me disseram o pq mas eu n me lembro =\

    Tuco_Hendrix
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Compensado naval

    silvio_rp
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Compensado 20mm
    Compensado naval



    me disseram o pq mas eu n me lembro
    Pq eh mais resistente.


    Voce pode tentar madeiras de lei como Jacarandá ou cerejeira tb mas são mais caras e nao vai mudar praticamente nada no som.

    framerate
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    15mm ja dá e fica bom se for naval

    Hammer
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    vlw... ta pensando em pinho..

    Hammer
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    tava

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    framerate
    Se for para contrabaixo não.

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    alguem tem um projeto de caixa 4x10? fora o da selenium?

    e falando em selenium, alguem ja monto aquele projeto deles de caixa 4x10? quam ja monto me fale c presto, vlws

    ENJOLRAS
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    compensado naval e mdf.

    que tal um jacarandá ??? hehehe

    ENJOLRAS
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    compensado naval e mdf.

    que tal um jacarandá ??? hehehe

    cacildo poncio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    ENJOLRAS
    compensado naval e mdf.

    mdf pra caixa de guita? não duraria muito né?

    principalmente em junções onde se coloca parafusos, espana com a vibração ou transporte, fora se pegar umidade incha.

    eu estava com um jtm30 aqui pra fazer manutenção e o gab. é feito em mdf, o reverb fazia um barulho desgraçado, os parfusos que prendiam o tank de reverb tinham espanados.

    fora o peso e preço....

    agora o compensado naval é maravilha, fixa parafuso que é beleza, pode trabalhar tranquilo sem lascar, resiste umidade, absorve golpes, pancadas de transporte.....etc.....

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    cacildo poncio

    pra montar a caixa, é melhor usar parafuso do q prego?

    S4M4
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    EU não entendo nada disso, mas ahco q eh bem melhor o parafuso! Se der problema troca, e tenta consertar o furo, usa broca, sei lah...

    agora o prego vai deixar um monte de furo!

    cacildo poncio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Clinton_Jacks
    pra montar a caixa, é melhor usar parafuso do q prego?


    eu uso prego e cola, bastante cola e parafuso somente nas junções com falante e baffle, baffle e caixa e tampa traseira.

    nos cantos da caixa, eu colo o chamado "quadradinho", a caixa não bambeia nem ferrando!!!

    maggie
    Veterana
    # jan/05
    · votar


    Compensado naval

    Pinta e tá pronto.


    ENJOLRAS
    compensado naval e mdf.

    Acho que nem com cantoneiras mdf dura muito.

    cacildo poncio
    eu uso prego e cola, bastante cola e parafuso somente nas junções com falante e baffle, baffle e caixa e tampa traseira.

    Tu faz o encosto todo fechado ou deixa uma parte aberta pra sair os graves?

    ramaione
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    ae, eu fui olhar hj o preço das madeiras aqui na minha cidade. O MDF 18mm ta R$ 116,00 a folha, achei muito caro, depois fui olhar o Compensado naval... R$ 350,00 a folha.
    Tá um absurdo ou o preço é esse mesmo?

    macaco veio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    cara, que compensado eh esse?
    tem o compensado maritmo ou naval q tem varias lâminas finas coladas (mais de 9) se for de 2 cm, mas tem uma mais sem vergonha que tem umas 6 laminas so (mais grossas), apresenta algumas falhas (espaço vazio onde foi retirado o nó da madeira) meio tosco mesmo mas pra caixa de som serve numa boa, se for pintar ou enapar corrija com massa plastica as imperfeições, tem outro mais sem vergonha ainda que são duas laminas finas uma de um lado e outra do outro com varias tiras de pedaços de pau no meio (este eu não aconselho), tem outro que é um aglomerado de lascas, esse é bom pra forrar studio de gravação e tem o vermelho usado em construção (a folha é menor) com poucas laminas que tambem serve, mas o primeiro sem ser o maritmo é o mais em conta, não chega a 50 reais uma folha enorme.

    ramaione
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    macaco veio
    se eu usar esse de 6 laminas, nao tem perigo de estragar com o tempo, ou da madeira vibrar demais?

    macaco veio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    sempre usei esse quando fiz combo pra guitarra, caixas de som tipo bass reflex e caixas grandes estilo JBL (fiz algumas), algumas enapadas outras pintura, apenas se possivel dê tipo uma pintura interna com querozene, posso ate estar meio por fora de preço pois tem muito tempo que não faço mais caixas mas este compenssado não é tãooo ruim assim tambem não.

    ENJOLRAS
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    mdf molhou ja era.
    é mais cara pelo fato de ser lisa, pronta para uso. Sem precisar acabamento. Dinheiro jogado fora.
    Tem gente que usa mdf para caixa. Não recomendo.
    Ela é usada em divisórias e outros afins.

    compensado é mais indicado.
    Compessado naval mais indicado para caixas de PA, onde caixas tralhalham com alto nível de pressão sonora em baixa frequencia.
    Caixa bem colada não tem nescessidade de pregos ou parafusos. (alguns combos de baixo são pregados como os peavey,etc.)
    É so colar bem os sarrafos nos pontos de sustentação que ja era.
    Pode usar cola branca mesmo deixe secar por 2 dias.
    Depois so cristo descola a caixa.

    cacildo poncio JTM30 laterais são de compensado e a parte superior é um rígido papelão moldado e prensado da pior espécie.
    Esse amp tem problema de fabricação.


    ramaione

    R$ 350,00 a folha???
    enfiaram a faca !!!! ou passaram valor errado!!
    Não chega esse preço essa madeira.
    Em que cidade vc mora?
    Deve estar em extinção madeira na sua cidade.

    abraço.......................................

    cacildo poncio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    maggie
    Tu faz o encosto todo fechado ou deixa uma parte aberta pra sair os graves?

    caixa pra guitarra não faz diferença aí. geralmente em caixa 4x 12" eu faço fechada, uma 2x 12" fechada, agora em combo já não fecho....

    ENJOLRAS
    estamos falando do jtm310 certo? foi neste que fiz manuteção, pelo menos a parte inferior era em mdf, mas tenho quase certeza que era todo em mdf

    Casssio
    Membro Novato
    # 10/dez/23 11:40 · Editado por: Casssio
    · votar


    Já fiz 2 gabinetes para falante de 8 polegadas em mdf e ficaram ótimos e fortes. Pode usar até na chuva que não tem problema.
    É o seguinte, uma dica para deixar o mdf aprova d'gua e passar antes da pintura uma tinta chamada Batida de Pedra ou emborrachamento umas 3 vezes e após pintar, com isso torna o mdf impermeável. Fica muito bom .
    Qto ao compensado naval corre-se o risco de empenhar , eu acho.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a qual Madeira para construçao de caixa?