quem fez caixa de 2x12? qual madeira usou?

    Autor Mensagem
    baboni
    Veterano
    # out/08


    ola galera blz? mais uma vez eu na duvida?
    queria saber de quem fez e de quem tem informaçao sobre fazer caixa de 2x12, qual madeira usou?( to pensando em comprar compensado naval virola) e qts milimetros foi a madeira (pensei em comprar de 20mm mas to achando muito) c alguem puder me ajudar ficarei muito agradecido vlw

    HYBRID PRS
    Veterano
    # out/08
    · votar


    eu imprimi o projeto de 2x12 do site da Selenium e mandei pra um marceneiro fazer, ele fez com MDF.

    baboni
    Veterano
    # out/08
    · votar


    HYBRID PRS
    mas vc mandou fazer a cx com madeira de 20mm? no site da selenium fala pra fazer com 20mm!!

    HYBRID PRS
    Veterano
    # out/08
    · votar


    eu não entendo nada de medidas de madeira, só deixei o projeto lá e o cara se virou... como ele é conhecido acredito que fez do jeito que estava no papel...

    falow!!

    Invalid User
    Veterano
    # out/08
    · votar


    HYBRID PRS

    R$?

    HYBRID PRS
    Veterano
    # out/08
    · votar


    como é conhecido, ele fez R$50

    lemingue
    Veterano
    # out/08 · Editado por: lemingue
    · votar


    baboni

    ( to pensando em comprar compensado naval virola) e qts milimetros foi a madeira (pensei em comprar de 20mm mas to achando muito)
    Tá ótimo. Quantos as dimensões, não é o mais importante, faz o suficiente para assentar o seu head, ou então só copia o tamanho de uma de marca que te agrade. O que mais influi no som é se é aberta/semi ou fechada. Qualquer coisa próxima de 70x40x30cm (com pequenas variações) está bom.

    baboni
    Veterano
    # out/08
    · votar


    lemingue
    pensei na medida da cx da mesa boogie!!!67.63 x 43.5 x 30.48

    http://www.mesaboogie.com/Product_Info/Guitar%20Cabinets/ThreeQuarterC ABS/TQ-2x12-LG.htm

    baboni
    Veterano
    # out/08
    · votar


    minha duvida maior agora seria a espessura da madeira!!!!

    lemingue
    Veterano
    # out/08
    · votar


    entre 15 e 20 mm tá bom. Quanto mais espesso mais peso, mas também a caixa vibra menos (depende da construção também).

    baboni
    Veterano
    # out/08
    · votar


    lemingue
    mas qt mais peso melhor ou indiferente????c pq c um compensado de 15 18 ou 20 der o mesmo resultado qt menos peso melhor

    baboni
    Veterano
    # out/08
    · votar


    lemingue
    desculpa , qt mais grossa a madeira eu quiz dizer!!!

    lemingue
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Eu entendi.

    Quanto mais pesado melhor, mas isso é relativo. Se for bem construída pode ser mais fina. Tem que considerar outras coisas também, potência e peso do head, peso dos falantes e etc. O peso vai impedir que em volumes altos a caixa vibre. Só aconselho a fazer uma com traseira fechada.

    baboni
    Veterano
    # out/08 · Editado por: baboni
    · votar


    lemingue
    vc viu a cx da mesaboogie?? vo fazer daquele jeito a traseira!!

    endereço la em cima!!!

    baboni
    Veterano
    # out/08 · Editado por: baboni
    · votar


    q vc acha???

    lemingue
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Faz closed.

    Peter2000
    Veterano
    # out/08
    · votar


    MDF de 15mm tá bom.
    Faz aberta se for pra guitarra. Aberta não é sem chapa alguma, é uma pequena em cima e outra embaixo.
    Fala pro marceneiro caprichar na montagem, na colagem das chapas e nos pregos, se preciso coloca uma madeira de ponta a ponta por dentro pra dar mais firmeza ok.

    inté

    MANFREDINI
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Faz aberta se for pra guitarra
    Faz closed.
    qual é a diferença? eu nunca vi uma caixa da Marshall aberta, queria saber o porque disso, aberta ou fechada...

    baboni
    Veterano
    # out/08
    · votar


    qual é melhor, prego ou parafuso?????

    lemingue
    Veterano
    # out/08
    · votar


    qual é a diferença? eu nunca vi uma caixa da Marshall aberta, queria saber o porque disso, aberta ou fechada...

    Aberta dá mais agudos e menos punch pois o som "vaza" para trás também (serve de retorno)

    qual é melhor, prego ou parafuso?????
    Parafuso né...

    baboni
    Veterano
    # out/08
    · votar


    lemingue
    vlw pelas informaçoes!!!!

    ThiagoTbn
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Compensado 15mm (20mm fica mais pesado). Usei um dos projetos da selenium, tem no site, mas fiz algumas modificações, abraço!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    ThiagoTbn
    O ideal é o de 20mm, por causa da vibração. Na de 15mm, a caixa vai vibrar muito e prejudicar a resposta.
    Abç

    ThiagoTbn
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Bertola, essa vibração vai depender da forma que o cara construiu a caixa, tenho uma 2x12 de 15mm, ligo no meu Evolution de 100w e fica tranquilo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    ThiagoTbn
    Sinceramente, discordo. Não é bom arriscar. O compensado naval de 20mm possui uma resistência estrutural bem maior.
    Abç

    ThiagoTbn
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Quanto a resistencia, n tenho o q falar, o de 20mm eh superior,porem, levo em conta o peso da caixa e como ateh o momento n tive problemas...continuo usando ele. Abraço!!

    MMI
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    A minha é de compensado naval, 20mm. Pedi ao cara na mesma medida do Mesa Boogie, com um detalhe. Tem uma tampa para optar por usar fechada ou aberta, com parafusos. Aí é só comprar falantes de qualidade e compatíveis com seu amplificador.
    Dá bastante diferença ser aberta ou fechada. Mas se for para tocar muito alto, no talo, tem que ser aberta. Para mim, gosto de ter a opção.

    edalko
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Mandei cortar hj minha caixa 2x12.

    Fui numa marcenaria aqui, tipo Leroy Merlyn, e peguei um retalho de MDF de 18mm (2,75 x 0,61) e mandei os caras cortarem.
    R$31,00 a peça e cada corte R$1,50.
    Total 50,00.

    66,60 x 41,00 x 30,00cm

    Já está montada.
    Ficou muito boa, porque o MDF dá um acabamento sem igual.
    Cortadas as peças na marcenaria não tem erro, sai tudo perfeito, com precisão milimétrica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a quem fez caixa de 2x12? qual madeira usou?