O que timbra mais?

Autor Mensagem
king_arthur
Veterano
# nov/04
· votar


Fly Never Die
depende o que tu tah dizendo... se tu deixar o drive do tubescremear no caso no minimo e o level e o tone um poco mais alto, ele soh vai dar uma cor no som...

Fly Never Die
Veterano
# nov/04
· votar


se tu deixar o drive do tubescremear no caso no minimo e o level e o tone um poco mais alto, ele soh vai dar uma cor no som...

Acredito, e vc tá concordando com a entrada de um sinal já trabalhado pelos transistores, dito "lixo" pelos puristas conservadores. A cor que vc menciona é o sinal processado pelo circuito transistorizado, que agora alimenta seu valvulado.

Contraditório não? Elevar a valvula ao máximo e usar um circuito transistorizado para injetar um sinal, gerando assim o efeito inicial. O valvulado agora amplifica um som transistorizadamente colorido em sua origem.

aratohendrix
Veterano
# nov/04
· votar


valew mesmo a tdos, foi mto esclarecedor esse topico.

GreatKingRat
Veterano
# nov/04
· votar


Eu acho q um efeito transistorizado (q lida com baixas quantidades de energia) ñ deixam o som ruim como os powers transistorizados q lidam com correntes mais altas, isso é o q eu acho, pode ser q ñ seje uma afirmação das melhores. E acho também q um booster de paenas 1 transistor (alá Brian May)na entrada do ampli ñ altera quase nada no timbre....

GreatKingRat
Veterano
# nov/04
· votar


Macaco Veio percebi q vc manja de eletrônica e manja legal de valvulados, portanto vo perguntar uma coisa q acho q seria "um dos segredos dos valvulados", o inversor de fase, q geralmente usa meia ou inteira 12ax7, será q a válvula, por amplificar todos os harmônicos e etc. ñ funciona melhor q transistores e diodos nesta área????

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


a função correta é divisor de fase, separa as metades da onda do sinal, as metades positivas vão pra um lado e as negativas pro outro, cada lado passa pela sua valvula de potencia correspondente juntando novamente no trafo de saida (push pull), com transistor é igual (com as suas deficiencias). o segredo está em todo o conjunto não só nessa etapa. penso que a diferença da eficiencia entre um e outro está na maneira que é transmitida a energia de eletrons, a valvula é via area (eletrons no espaço cosmico no interior do tubo) e o transistor é no solido (via terrestre), a diferença é grande.

GreatKingRat
Veterano
# nov/04
· votar


sim, e o q vc acha da minha "teoria" d que efeitos transistorizados com poucas etapas de amplificação e devido ao seu funcionamento com a baixa quantidade de energia empregada ñ alteram quase nada no som comparado com os powers solid states q usam transistores manipulando quantidades maiores de energia, acha q tem alguma lógica???? sou novato em eletrônica, por isso tenho idéias das mais loucas e tantas perguntas...

bach
Veterano
# nov/04
· votar


Fly Never Die

uma coisa eh vc ligar um pedal transistorizado numa merda toda transistorizada, outra eh vc ligar num ampli com power a valvula... e vai dizer q nao tem diferença?

o q dá o som caracteristico da valvula( som aveludado e comprimido) são as valvulas do power, as mais caras e mais dificeis de trabalhar infelizmente.

bach
Veterano
# nov/04
· votar


Fly Never Die


eu tenho uma susgestao pra ti!!! liga um tubescreamer num wattsom (ou qq outro transistorizado) e grava o som, depois compara com o timbre do stevie ray vaughan, e veja se eh a msm coisa.

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


bach

eu tenho uma susgestao pra ti!!! liga um tubescreamer num wattsom (ou qq outro transistorizado) e grava o som, depois compara com o timbre do stevie ray vaughan, e veja se eh a msm coisa.

hauhauhauhuahauhahua

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


se voce conecta a guita num circuito com um ou dois integrados (ou mesmo transistor) usados apenas como bufer ou outra função que não amplifique o sinal naõ alterará nem colorira o sinal, tal circuito pode ate alterar a impedancia mas se for projetado de acordo não altera. por exemplo os pedais boss com a chave eletronica, o sinal sem efeito está passando por transistor.

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


stevie ray vaughan transistorizado?!?!$&*@+¨*

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio
não esquenta com o fly never die não... esse mala acha q o v-amp eh melhor q um amp de verdade, ve se pode... cada louco com a sua...

sds

Fly Never Die
Veterano
# nov/04
· votar


GreatKingRat
Eu acho q um efeito transistorizado (q lida com baixas quantidades de energia) ñ deixam o som ruim como os powers transistorizados q lidam com correntes mais alta

Ler é uma coisa, interpretar é outra.......

Cara, não mnencione distorção na potência transistorizada, é este o motivo de tantas discussões. Distorção na potência SS é ruído sacou???

Nos anos 60 os guitarristas pegavam um SS e botavam o volume no talo para obter distorção (via saturação), é claro que não encontravam pois não é essa a carcterística do SS. Achavam um ruído tosco e zumbido, logo abandonaram a primeira geração dos SS.

O transistor continuou a ser evoluído nas gerações subsequentes. Assim como a primeira geração digital foi uma merda tb, ambos evoluíram. Entretanto o transistor tinha o poder se saturação do sinal de baixa potência e foi usado na criação de Fuzz, distortions, etc...., ou seja, as latinhas tão usadas até hoje.

E acho também q um booster de paenas 1 transistor (alá Brian May)na entrada do ampli ñ altera quase nada no timbre....

1 transistor faz muita diferença sim, e depende de como estiver polarizado. Se não fizesse não seria necessário. Putz, senso crítico 0. E outra, ele afeta os harmônicos sim.

Fly Never Die
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio
a valvula é via area (eletrons no espaço cosmico no interior do tubo) e o transistor é no solido (via terrestre)

Desculpe ser sincero, mas está escrito muito grosseiramente e induz a interpretações absurdas, principalmente para quem está começando a aprender.

GreatKingRat
sim, e o q vc acha da minha "teoria" d que efeitos transistorizados com poucas etapas de amplificação e devido ao seu funcionamento com a baixa quantidade de energia empregada ñ alteram quase nada no som comparado com os powers solid states q usam transistores manipulando quantidades maiores de energia, acha q tem alguma lógica???? sou novato em eletrônica, por isso tenho idéias das mais loucas e tantas perguntas...

Se o seu raciocínio tivesse lógica, o captador não teria muita função no timbre ou qualidade sonora pois trabalha com quantidades muito pequenas de energia, se comparado com o power SS então....

Fly Never Die
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio
se voce conecta a guita num circuito com um ou dois integrados (ou mesmo transistor) usados apenas como bufer ou outra função que não amplifique o sinal naõ alterará nem colorira o sinal, tal circuito pode ate alterar a impedancia mas se for projetado de acordo não altera. por exemplo os pedais boss com a chave eletronica, o sinal sem efeito está passando por transistor.


No caso da Boss, a função do transistor na chave é a de "Pass Transistor", funciona como chave on/off e não possui função de tratamento do sinal.

Um circuito transistorizado afeta o sinal até desligado na forma passiva. Se esta afirmativa não fosse verídica, não seria necessário o true-bypass.

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


Fly Never Die
hmmm QUALQUER circuito afeta o sinal que passa por ele né... seja válvula, transistor, opamp, ou mesmo um reles resistor, ou rede RC... não tou entendendo qual é o ponto desta discusão toda. Esse lance de vantagem da válvula sobre o transistor eh meramente na região de overdrive... operando na região linear eh tudo a msm merda (contanto que se apliquem os feedbacks apropriados nos circuitos SS, pq senão fica um lixo... transistores são escrotamente não lineares comparados com válvulas)

sds

Fly Never Die
Veterano
# nov/04
· votar


b0fh
não esquenta com o fly never die não... esse mala acha q o v-amp eh melhor q um amp de verdade, ve se pode... cada louco com a sua...

Veja bem, eu acho um V-amp foda, mais muito foda mesmo. Pode não ser 100% igual a um amplificador original, mas fica muito fera.

O que eu acho na verdade é que vc não reconhece um som gravado em um V-amp e um gravado em um valvulado. Tenho certeza absoluta que vc erra num teste cego.

Ontem a noite eu vi um video de um cara tocando em um Marshall JCM800 (usava uma Charvel com 2 Humb), video pego na Web. Achei a regulagem muito foda e o som tb. Pensei na hora, será que consigo reproduzir este som? Achei que seria até difícil demais reproduzi-lo.

Bom liguei o V-amp e pluguei minha CS-780 com cap na ponte, escolhi o programa "Strato", fui na mosca, só foi preciso regular a Equalização e desligar o Cab Model (segredinho adquirido pela experiência). Ficou idêntica, acho que seria difícil reproduzir o som até mesmo em outro Marshall JCM800, visto que os amplis destes caras são bem fuçados pelos seus técnicos de som.

Moral da história, fiquei bem feliz com a versatilidade obtida. Além de poder tirar o som que ouvi, acredito ser possível reproduzir outras centenas de configurações usadas por outros músicos e/ou criar as minhas próprias sonoridades combinando as opções. Coisa que vc não pode fazer com o seu valvulado velho que vive fudido, necessita de atenção o tempo todo e chia prá caralho, mas que é a sua única arma para vc se passar como guitarrisrta competente para a molecada aqui.

Fly Never Die
Veterano
# nov/04
· votar


b0fh
não tou entendendo qual é o ponto desta discusão toda.

O problema é que um pedal transistorizado na entrada de um amplificador valvulado descaracteriza o funcionamento do amplificador, inserindo e descrevendo saídas não originais ao que se diz das valvulas.

Esse lance de vantagem da válvula sobre o transistor eh meramente na região de overdrive...

Muito bem, pelo menos vc aceita esta afirmativa. Se o sinal de entrada já entra com overdrive feito a transistor, como reverter na valvula e refazer o overdrive original? É neste ponto que a porca torce o rabo e a garotada se ilude.


transistores são escrotamente não lineares comparados com válvulas

Ambos.

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


Fly Never Die
oisa que vc não pode fazer com o seu valvulado velho que vive fudido, necessita de atenção o tempo todo e chia prá caralho, mas que é a sua única arma para vc se passar como guitarrisrta competente para a molecada aqui.

Hahahauhua errou 2x hein... uma q o valvulado vive fudido e chia pra caralho... os danados são tão quietos quanto amps SS... E eu me passar por guitarrista competente nem com um mesa boogie road king + uma les paul das boas.

Agora na boa, se vc curte um v-amp, bom pra vc cara... eh baratinho e te satisfaz... já pra mim não rola, odeio pedaleira, acho complicado de usar, sem falar q eu curto eu mesmo montar o equipo, coisa que não rola com digitais, com SS eh complicado, e com válvula eh mó bico né...

cheers

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


Fly Never Die
O problema é que um pedal transistorizado na entrada de um amplificador valvulado descaracteriza o funcionamento do amplificador, inserindo e descrevendo saídas não originais ao que se diz das valvulas.

verdade.

Muito bem, pelo menos vc aceita esta afirmativa. Se o sinal de entrada já entra com overdrive feito a transistor, como reverter na valvula e refazer o overdrive original? É neste ponto que a porca torce o rabo e a garotada se ilude.

não reverte, ué. se o sinal já está distorcido, a única coisa que a válvula vai fazer eh acrescentar mais distorção. Distorção 'da boa', desta vez, segundo os blueseiros :). Já os punks e grunges vão achar distorção de power valvulado uma merda, pq não eh o que eles tão acostumados...

transistores são escrotamente não lineares comparados com válvulas
Ambos.

opa aí não... vc pode até fazer um amplificador valvulado sem nenhum tipo de NFB que ainda soe bem... Com transistor isso eh impossível. Isso diz muito sobre a qualidade/linearidade dos dispositivos.

sds

Fly Never Die
Veterano
# nov/04
· votar


b0fh
não reverte, ué. se o sinal já está distorcido, a única coisa que a válvula vai fazer eh acrescentar mais distorção.

Distorcer um sinal já clipado e que produz um topo achatado? Isto é diferente daquela dita da "boa" com transições bem suaves, conhecida como smooth overdrive.

Bluseiro adora valvulado, os caras tocam limpo ou com pouca saturação e sem efeito na entrada, é só guitarra e ampli mesmo. Para estes casos sim, existe diferença.

Agora, vi um video ao vivo do Alice Cooper onde os guitarristas solavam com SG Gibson em Marshalls. Ridículo, duvido que qq um garoto hoje em dia queira aquele som pobre. Eles podem até querer o Marshall pois é tradição, mais com certeza vão pendurar uns pedaiszinhos bem expertos para enriquecer o som.

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


Fly Never Die
Distorcer um sinal já clipado e que produz um topo achatado?

não não... o sinal 'quadrado' continua lá!!! não tem jeito. Só que por cima dele entram também os overtones produzidos pela saturação do power. Mas claro que não é a mesma coisa que somente a saturação do power no som limpo da guitarra.

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


fly
no caso da boss o transistor é chave mas tem integrado usado como buffer na entrada e saida, e foi o que eu disse, não há amplificação, se houver modificação na forma de onda é irrisoria.

bach
Veterano
# nov/04
· votar


Um ampli Wattson e um tubescreamer na mão do SRV (até com uma tonante) vai soar mil vezes melhor do que o Fender Bassman mais foda do mundo na sua mão, na minha, ou na de 99,9% dos guitarristas aqui do fórum. O timbre SRV é dele mesmo e independe de tocar em transistorizado ou valvulado.


cara, isso q tu citou nao eh o timbre!!! eh a pegada do cara!!!

bota uma tonante na mao dele pra ver a merda q vai sair...
se fosse assim ninguem precisaria comprar seymour duncans nem marshalls, q sairia um otimo timbre como tu falou!!!(absurdo)
infelizmente o equipamento q o musico utiliza conta mais de 50% do q ouvimos.

Cebolas Alhos
Veterano
# nov/04
· votar


pra continuar o assunto,eu gostaria de saber como é que os Mesa/Boogie conseguem aquela distorção toda só com valvulas?!?!?!?Aquele som não é distorção de valvulas!!!!!É muito estranho,e tem gente aqui no fórum que disse que existe uma espécie de "circuito de pedal" imbutido no amp!!!!!Vcs sabem algo a respeito?!?!!?!?

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


pode ser que tenha diodos (como em alguns marshal) configurados como distorcedor, mas com um pre de valvulas em cascata (uma atraz da outra) pre amplificando consegue essa saturação distorcida.

Fly Never Die
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio
o transistor é chave mas tem integrado usado como buffer na entrada e saida

Amplifica corrente e funciona como Pass, só. O que quis dizer é que um pedal altera o sinal (quando ativo e ligado, ou sem bypass).

bach
cara, isso q tu citou nao eh o timbre!!! eh a pegada do cara!!!

A pegada da mão esquerda e a paletada da mão direita, definem grande parte do timbre. Um mesmo setup soa diferente em diferentes mãos. Aprende pelo menos isso cara.

bota uma tonante na mao dele pra ver a merda q vai sair...

Ele vai tocar prá cacete, pode apresentar um som um pouco inferior ao de uma fender, mas ainda será marcante e melhor do que podemos fazer com a melhor guita do mundo.

se fosse assim ninguem precisaria comprar seymour duncans nem marshalls, q sairia um otimo timbre como tu falou!!!(absurdo)

Compra-se para melhorar o som. Os fabricantes gostam de passar a idéia errônea de quem tem o mesmo equipo do SRV (ou outro Guitar Heroe) vai tocar igual ao seu ídolo. O SRV nasceu com o dom e por merecimento conquistou equipo bom, e não o contrário, ou seja, comprou um equipo bom e passou a tocar bem. Aberração.

Cara, peço-lhe encarecidamente, não comente minhas respostas ou perguntas, vc é muito idiota e me faz perder tempo. Não vai aprender nunca, ou vc faz de sacanagem ou é muito burro mesmo. Vou ignorar suas mensagens pois considero verdadeira aberração o que vc diz, sem nexo ou continuidade.

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


calma senhores, todo mundo pode espressar opinião por mais sem nexo que possa parecer.

aratohendrix
Veterano
# nov/04
· votar


Fly Never Die

Dae cara, blza?
pelo q eu entendi das tuas opiniões, eh q as vezes um som bom vem de um transistorizado, ou quase isso, pq a questão eh a seguinte, steve vai(eh ele se naum me engano) usa um soldano fudidão, soh q coloca um DS-1 pra booster, entaum esse "som" q a galera adora vem de um transistor, de um CI.

seria isso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que timbra mais?