Phelpa!!! Comprei!! Alguém me Ajuda?

Autor Mensagem
b0fh
Veterano
# out/04
· votar


Marcos Andersen Saraiva
tá falando da solda do chassis? se for, a da giannini eh a mesma merda.. so da pra derreter no maçarico.

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


com um ferrão de 200 Wats + outro ferro pequeno ajudando, afaste os fios proximos pois esquenta metade do chassi.

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# out/04
· votar


Hahahaha
não só a solda do chassis mas também as outras soldas dos componentes!!! sinistro....
to quase arrumando as EL34 pra gente ver o bichinho falar alto!!!!!
abraços!

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


é porque usavam uma solda que era chumbo puro, ao esquentar um ponto onde está um componente costuma dar certo colocar um pouco de solda fina sobre a solda velha, as duas se misturam e a que tem muito chumbo fica um pouco mais macia, (mas tem que ter um ferro forte)

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# out/04
· votar


macaco veio
Eh, meu "bichim" de 20w apanhou pra conseguir derreter essa porcaria...
espero q semana q vem eu consiga as valvulas :-)
aí eu conto pra vc's :-)
abraços!

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# nov/04
· votar


Consegui as EL-34....
vou dar mais uma testada no circuito do bicho antes de colocar elas e aí o pau vai comer!!!!
já mando informações!!!!
abraços!

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# nov/04
· votar


Segue a seguinte comunicação via e-mail com nosso amigo "Macaco Veio"

Minha pergunta:

Fala Macaco_Veio

Aqui é o Marcos, dono do Phelpa Crooner valvuladão :-)
consegui as EL 34
eu e o b0fh tavamos examinando o circuito dele....
pelo que me parece tem um tap pro bias no trafo, desse tap vai pra um resistor de (!!!10k) que tá baleadão... depois pro diodo, depois em série com um resistor de 220k pra o pino 5 de cada válvula... ah, depois do diodo e antes dos resistores q vão pros pinos 3 tem um cap eletrolitico de 100uFx50v com o positivo aterrado...
medi a tensão entre o terra e o pino 5 que seria a tensão de bias e tá dando 24v...
como tem 550v de tensão de placa não tá absurdamente baixa essa tensão de bias?
não é provável que vá detonar minhas queridas el34 da primeira vez q eu ligar?
vc conhece esse tipo de circuito?
tá td certo?
ou eu tenho que investigar?
achei o valor de 10k meio alto pro resistor em série com o diodo....
abraços!


A resposta:

e ai

é o seguinte, 24 volts negativos tá pouco, eu ponho bias mais ou menos 10% da voltagem total (seria - 55v ai no caso), o problema ai é que não colocaram trimpot ou pot pra regular, apenas um resistor pra ficar economico.
poderá fazer o seguinte, troque o R de 10k por um pot de 10k (usado como resistor ajustavel, conecta só dois terminais) regule a voltagem de bias , de olho e de ouvido (é assim que eu faço)
se tornar o bias negativo demais, o volume cai, as valvulas trabalham mais folgadas e geralmente o nivel de ruido tambem cai, se botar pouco negativo aumenta a potencia mas as valvulas vão envermelhar placa, tem que achar o meio termo.
depois é só retirar o pot, medir no pot o valor que ele ficou de resistencia e achar um resistor com o valor aproximado ao valor encontrado no pot.
se quizer fazer mais sofisticado (com pot) baixe o esquema do tremendão ou true reverb gianinni e encherte o circuito no lugar.
é isso ai

kaskudo
Veterano
# nov/04
· votar


Marcos Andersen Saraiva
o pot deve ser de fio, se vc usar pot de carvão ele vai 'fritar' literalmente...

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


como vai fritar? a corrente de bias aqui é baixissima, todos os gianninis usavam pot comum e alguns usavam trimpot que é menor ainda, o ideal seria usar um R de uns 1k (por exemplo) e colocar o pot depois do diodo como no esquema dos gianninis. aqui no caso a polarização é feita injetando tensão negativa vinda de enrolamento do trafo, quando a polarização e feita diferente com resistor no catodo ai se colocar um pot no lugar do resistor ele frita.

kaskudo
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio
não sei, mas no meu true reverber III o pot é de fio... a corrente pode ser baixa, mas a tensão é respeitávél (-45 a -50V), o que acaba gerando uma potencia (em W) que não é desprezível.

veja: 45V X 0,035A = 1,57W

sendo que pots comuns são feitos p/ 1/4 de W...

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


bom, eu tenho um true reverb 2 e o pot é comum e já consertei varios amplis (no passado) e que eu me lembre era era tudo comum, voce deve considerar que o pot não está sozinho, com ele está outro resistor em serie alem do diodo (a retificação é de meia onda), se botar o resistor com valor mais alto e o pot com um valor menor atuando apenas numa pequena variação de voltagem (suficiente para alterar o bias) ai que ele não vai esquentar mesmo.

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# nov/04
· votar


Galera...
News....
achei qual era o pau no circuito de BIAS
o cap eletrolítico tava com uma fuga do carai....
troquei ele e... pimba! de -24 foi pra -44v de BIAS!!!
beeeem melhor né?
será que já dá pra arriscar uma ligadinha nele com as válvulas?
por falar nisso mandei a chave de fase pro espaço...
aquela porra me deu um chocão huahuahuahuahua
abraços!

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


huahuahuhauhuaha aquelas chavinhas são foda.

eh -44 de bias ja tá aceitavel... não deve matar a válvula mais.

quanto ao pot 'de fio', eh absolutamente desnecessário... por exemplo, num tremendão da vida se não me falha a memoria esse pot eh de 10kohms... 70 volts em 10kohms dá menos de meio watt... e ainda tem um R fixo em série pra evitar que neguinho faça m*** e zere o bias... no fim das contas deve der 1/4 de watt soh.

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# nov/04
· votar


Pode crer...
farei isso....
em breve vou ligar o bichão com uma caixa decente e válvulas e tudo mais e ver se ele fala bonito :-)
Aliás, alguém sabe me informar qual é a inversora q era usada nos phelpa? to pensando em por uma 12au7 mesmo...

abraços!

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


com EL34 geralmente usam 12ax7 mesmo. mas não dá muita diferença não.

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# nov/04
· votar


Massa, tá tudo certo
já escolhi até as duas el34 q vão entrar na brincadeira...
são duas miniwatt q tão com a emitância acima de 90%
Só me falta uma caixa decente...
aí eu vou ligar o bichão...
já joguei a chave de fase e o capacitor no lixo, troquei o cabo por um de 3 vias aterrado
choque nunca mais :-)
Essa semana se papai do céu quiser eu ligo ele pra ver :-)
Abraços

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# dez/04
· votar


Boooom
demorou mas liguei!!!!!!
hehehehehe
é q tava difícil achar a caixa decente...
então resolvi ir pelo método indecente mesmo...
liguei num falante de 12 novik só pra testar!!!
CARAAAAMBA como o grave desse bicho é forte!!!!!!!!
era eu falar com a voz mais grave no mic q o falante saia andando!!!!!
Todos os canais tão funcionando direitinho (São 4 ppra mic com um canal pra pick up) e os controles tão legais!!!!
Consegui um olho de boi daqueles q desligados são azuis e ligados ficam roxos e coloquei no lugar do antigo...
tá lindão o bichinho!!!!
Qdo eu conseguir uma caixa legal (pretendo reformar uma Giannini de 4 falantes de 10 que tenho aqui só que tão com dois falantes queimados)
aí vou testar ele DE VERDADE, ajustar o bias direitinho
e posto aqui os resultados....
Abraços a todos que me ajudaram nessa empreitada!!!
Marcos Andersen Saraiva
E Feliz Ntal!

guismarquesrj
Veterano
# dez/04
· votar


Opa, cabei de ler tudo... entendi tudo mas não sei falar nada hauhaua esse é o problema de qm entende "mais ou menos" de eletrônica :)

Estou curioso para ver umas fotos boas desse circuito e do projeto final com chassi, caixa e falante tudo bunitão ;)

Um abraço,

Gui

midas2
Veterano
# fev/09
· votar


Retire os eletrolitico de canecas ,abra-os e coloque os novos dentro da caneca para nãi tirar a originalidade dele!

MauricioBahia
Moderador
# fev/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Retire os eletrolitico de canecas ,abra-os e coloque os novos dentro da caneca para nãi tirar a originalidade dele!

midas2
O papo não é chopp/samba. E a pergunta já tem mais de 4 anos... auhuauh

Flw

wiskeria
Veterano
# fev/09 · Editado por: wiskeria
· votar


provavelmente o amp usa EL34 ou 6l6, pois duas el84 dão uns 15W, usar 6v6 terá perda de potência sim.
No mercado livre tem deste mesmo amp anunciado com duas 6l6.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Phelpa!!! Comprei!! Alguém me Ajuda?