Restauração de um Phelpa 40W Reverb

    Autor Mensagem
    Fernando Bello
    Veterano
    # jun/05


    Amigos em armas, peguei um Phelpa 40W Reverb pra restaurar, ele está impecavelmente inteiro, porém com alguns conhecidos problemas de amps antigos, capacitores a óleo, trafo dimensionado pra 110V, fios rígidos ressecados, etc..
    Eu queria poder não mexer muito no original. Os capacitores de fonte são Tesla, 220uF / 450V, o restante Cherry, e os trafos Wilkasson.
    O de saída está impecável, mas o da fonte vou ter que mexer, obviamente.
    Primeiramente gostaria de saber se alguém faz a gentileza de me ceder esse esquema, ou me dizer qual é a referência. Eu notei que ele é bem parecido com o Super Reverb da Fender. Porém a válvula do reverb é uma EL84!!! é possível isso?

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Fernando Bello

    qdo vc arrumar o squema passa pra mim tb...encontrei um cap. óleo na rua dos timbiras na santa efigenia...meio caro...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Fernando Bello
    Cara, aqui no RJ tem um cara que reformou um amp desses para o vocalista da minha ex-banda. Esse amp não tem o som muito legal, possui muito médio-agudo, assim precisa de uma "retimbragem", principalmente para médios e graves, pois ele não tem controle de médios. No mais ele é legal.
    Abç

    Fernando Bello
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Será que ele não tem o esquema?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Fernando Bello
    Acho que não, mas como o cara é bom (embora meio maluco!!!)
    Abç

    mclasta
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Fernando Bello
    E ele tá muito difícil de desenhar o esquema?
    segue ele e vai desenhando se for o caso........

    Fernando Bello
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    mclasta

    Eu já identifiquei, é o esquema do True Reverber III, mas meio modificado, o problema é que usaram uma EL84 no reverb, vou refazer o circuito do True Reverber original.

    oldmonkey
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Fernando Bello
    cuidado no circuito do reverberador pois podera haver ai um diferenca entre as valvulas 12at7 e el84 em relacao ao trafinho de saida do reverb se for copiar o true reverb na integra, se tiver pouco ganho de sinal entrando no tank o reverb vai ficar muito fraco e tera que compensar modificando alguns valores de resistores em cima da valvula misturadora de sinais. a primeira vista o uso de uma el84 pra reverb da pra se imaginar um reverb mais eficaz.

    b0fh
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Fernando Bello
    el84 no reverb?!?!?!?!??!!?!?!?!?!? isso tá muito estranho!!!! ou o tanque de reverb da phelpa precisa de 5 watts na entrada pra funcionar?!?!?!!

    ve direito ai bicho

    oldmonkey
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    b0fh
    tambem acho meio estranho, mas nao eh menos do que uns 2 watts nao.
    quando eh com 12at7 o trafo tem que ter espira pra kct, ser bem feito, a impedancia do tank bem baixa e a valvula trabalha regassando, tudo no limite maximo senao nao rende reverb nao, agora, se for esses tanks novos da acutronic bem mais sensiveis ai eh diferente.

    Fernando Bello
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    b0fh
    oldmonkey

    Eu também achei estranho pra cacete, achei que algum mané tinha enfiado uma válvula de 9 pinos qualquer. Pore´m eu olhei a alimentação dos filamentos e co restante combinou com uma EL84, porém o código no vidro tá totalmente apagado e eu não tenho certeza se é uma EL84 ou outro pentodo qualquer mais fraco.

    Fernando Bello
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    b0fh
    oldmonkey

    Ah, e o trafo do reverb é um 4097. esse código acho que é padrão da Wilkasson
    tem 4 fios no secundário

    oldmonkey
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    realmente tem algo diferente do True R ai pois o trafo do True tem dois fios no secundario (vao direto no tank e no terra), monte experimentalmente com uma 12at7 e pode ser que o trafo sirva.

    Fernando Bello
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    oldmonkey

    É o que vou fazer. Mas vou usar uma 12aX7. Se ficar muito exagerado eu mudo pra T7. O esquema ficou assim

    http://geocities.yahoo.com.br/bandapaskim/truereverbstrem.jpg

    oldmonkey
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Fernando Bello
    no manual de valvulas a 12ax7 tem uma resistencia de placa muito mais alta q a 12at7 o que levaria a crer q o trafo de saida teria que ter maior resistencia no primario (mais espiras) embora eu ja usei 12ax7 em experimentacao, o ganho da valvula influi bastante neste circuito pois ja testei com 12au7 (resistencia semelhante a 12at7) e da pra notar a diferenca.
    no circuito de entrada do tank nao da pra mudar muita coisa pois so depende da valvula do trafo e do tank em si, mas da pra mexer no circuito de saida do tank (misturador de reverb + som limpo). ex. se precisar de mais ganho de reverb diminua o resistor de 470k (ate uns 220k) que sai do pot de reverb, fazendo isso pode ate diminuir o resistor de 3M3 (em paralelo com um cap de uns 10pf) para dar mais ganho geral no ampli, porem sobrepoe ao efeito do reverb portanto por experimentaco da equilibrar o sinal limpo com + ou - reverb, o cap de 10pf da um brilho a mais e pode retirar ou experimentar outros valores. no meu True eu usei 12au7 , 220k e 2M7 com um tank reformado muito bom, se eu usar 12at7 o reverb fica muito exagerado.

    Fernando Bello
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    oldmonkey

    Ou posso colocar um pot no lugar desse resistor, uma espécie de "MIX" ou "REVERB INTENCITY" pra ser bem fresco, sabe... =D

    Fernando Bello
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    oldmonkey

    veja uma coisa interessante no trafo de alimentação desse Phelpa:

    tem 3 secundário e dois primário.
    nos primários, tudo normal, 2 bobinas de 110.
    no primeiro secundário, 6,3V com tap central (na verdade 7,5V, eu tirei uma espira de cada lado pra compensar...)
    no segundo sec, normal, 56V pro bias
    agora, na alta tensão, 180V, sem tap.... será que é sufuciente?

    oldmonkey
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    nao estaria ligado como no esquema do true 3 em que os 180v (ja retificados) entram na juncao entre os dois primeiros caps em serie e assim ligados como dobrador de tensao? (estou sem esquemas aqui e nao lembro bem de cabeca)

    marfu
    Membro
    # out/15
    · votar


    Srs.
    Reabrindo o tópico:
    É necessário rever estas medidas do trafo, pois ele foi projetado para 110 no primário.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/15
    · votar


    marfu
    O tópico é de 10 anos atrás...

    marfu
    Membro
    # nov/15
    · votar


    O tópico é de 10 anos atrás...

    SIIMMM... Compatível com a idade do amp.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Restauração de um Phelpa 40W Reverb