Phelpa!!! Comprei!! Alguém me Ajuda?

Autor Mensagem
Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# out/04


Ola galera, comprei uma potencia phelpa mod. Crooner de 50w
Pretendo fazer uma reforma para deixar o bichinho funcionando direitinho... Comprei o produto com defeito e sem as valvulas
Alguem conhece este modelo?
que podem me dizer dele? ele tem 4 entradas para microfone e uma pra pick up... não ha nenhum trimpot de ajuste de bias e a fonte é retificada a diodo. usa 4 12ax7 e 2 el84... Os componentes debaixo do chassi estao em boas condicoes visuais... Os resistores vão ser testados um a um e os capacitores eletroliticos todos trocados a não ser as canecas, pq quanto a essa tenho uma duvida... São todas as canecas da marca TESLA e parecem mais novas que o resto do ampli, não apresentam vazamento nem nada, como seria melhor eu testa-las?
Os trafos estao em boas condicoes visuais e vou tirar a humidade deles ligando-os "ao contrario" em serie com uma lampada de 100w antes de ligar o aparelho...
para quem conhece o ampli uma duvida... Na tampa frontal dele tem um buraco que não tenho certeza mas parece para um jewel ou um porta fusivel, verifiquei que esta ligada nos filamentos das valvulas...
Alguem pode me dar um help para reformar essa belezinha?
Tenho bastante experiencia com eletronica mas estou começando a me aventurar pelos valvulados agora...
mas sei as precauções pra nao me matar nem matar ninguem com as altas tensoes, capacitores carregados, etc...
Obrigado!
Marcos Andersen
ICQ 3403122

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# out/04
· votar


Ah, esqueci de perguntar, ele tem duas saídas para caixas, quantos ohms serão os falantes? no chassi não fala nada...
qual seria a melhor configuração para usar? 2x12? 4x8?
fuiz...

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


cara - onde voce achou essa raridade? - tenho vagas lembranças deste ampli.
- tente manter a fonte com os tesla, apos remontar o restante e observe o resultado do som(nivel de ruido, humm etc). se descobrir como testar cap sem um capacitimetro me ensine. essa coisa de ligar trafo ao contrario pra tirar umidade e coisa da audiolist (aquele edu tem cada ideia maluca), vai acabar queimando o trafo, é so ligar por um tempo (sem nada conectado), o proprio calor o seca.
-o buraco frontal conectado aos filamentos talvez seja pra pequena lampada de 6v usada como olho de boi (indicando que esta ligado) não tenho certeza.
-observe os catodos das valvulas de saida se estão aterrados ou possuem resistores conectando ao terra, se tiver resistores (acima de 100 omhs) é sinal que não há uma tensão negativa para o bias, é o tipo de circuito utilizado, assim ficará mais facil procurar um esquema semelhante pois vai ser dificil conseguir o circuito original.
- o trafo de saida se tiver apenas 2 fios provavelmente seria 8 omhs , para duas EL84 penso que falantes menores seriam mais adequado.
Se tiver paciencia e experiencia seria de grande valia copiar e desenhar todo o circuito e colocar no grupo de valvulados para resgatar amplis nacionais antes que desaparessam.

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# out/04
· votar


macaco veio
Achei essa raridade num leilão no mercadolivre, baratinho, Sem valvulas.
Achei que ia pegar um verdadeiro rabo de foguete que ia estar todo destruido... Que nada, muito melhor do que eu esperava!!
Depois vou olhar direitinho o circuito da bias e falo... A dona do ampli falou que era herança de familia e ela nao sabia se estava funcionando 100% pois tinha ficado muitos anos parado... Me parece que a tampinha da frente eh um olho de boi mesmo pois se reparei bem, esta em serie com os filamentos das valvulas.

Os capacitores são todos a oleo, tem que trocar? esses a oleo e que ficam ruins com o tempo?
Os resistores tem alguns de fio (verdes) e uns da marca Mial que sao uns tubinhos com dois aneis, seriam esses os de carbono que costumam fazer o povo passar raiva?
Devo trocar algum desseS?
Os tesla eu ja resolvi usar eles mesmo a não ser que de algum hummm forte...
Mas partido para a pratica... Apos conferir os resistores, trocar os eletroliticos, conferir os transformadores, ver se nao tem algum curto pelo sistema (fios desencapados, etxc), colocar a olho de boi, colocar uma carga de 8ohms nas saidas posso colocar as valvulas e meter o bichinho na tomada? ou preciso ver mais alguma coisa?
Valeu!
Quanto a por o esquema dele online terei o maior prazer de fazer isso assim que tiver tempo, pois estou vivendo uma fase muito embaçada da minha vida (fazendo um curso todo fim de semana em São Paulo, sendo que moro em Viçosa-MG, 11 h de viagem)
Abraços!

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# out/04
· votar


macaco veio
quanto a testar os capacitores sem capacimetro, da pra testar esses eletroliticos grandes com um multimetro e uma carga, não me lembro em que site falava isso, pelo menos da pra ter uma ideia de como anda a vida util dele, se perdeu muita capacitancia...
ah, foi naquele site que a audiolist indica pra reformar capacitores de caneca...
abraço

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# out/04
· votar


macaco veio
quanto a testar os capacitores sem capacimetro, da pra testar esses eletroliticos grandes com um multimetro e uma carga, não me lembro em que site falava isso, pelo menos da pra ter uma ideia de como anda a vida util dele, se perdeu muita capacitancia...
ah, foi naquele site que a audiolist indica pra reformar capacitores de caneca...
abraço

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# out/04
· votar


Pequena correção! ele usa 2 6L6 na saída e não duas el84
Abraços

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


caps de oleo troca todos (não prestam não) põe de polister, ou mica (se achar) e na pior das hipoteses de disco de ceramica (todos acima de 250v).
resistores de fio raramente estragam e são caros (mantem eles) os resistores de carvão não são ruins, o problema é que os resistores antigos tinham uma margem de erro muito grande (20%) os novos vem marcado 5% (faixa dourada) mas geralmente o valor bate em cima quando medimos (o erro não chega aos 5%), como são baratos talvez vale a pena trocar.
checke bem pois existia uns tubinhos verdes vazados no meio que eram caps de ceramica.
ao remontar o ideal é ir ligando etapas por etapas, primeiro so a fonte (checkar as voltagens), depois a fonte com etapa de saida (ligue a guitarra ou um gravador direto na ultima valvula pequena em serie com um caps) é uma entrada de linha pois não tem o pre ainda, se tiver o som legal ai por ultimo põe o restante das valvulas e liga o pre.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


Marcos Andersen Saraiva
Cara, raridade braba hein! O vocalista da minha banda (o Expresso da Noite) tem um que foi reformado por um cara lá da Ilha do Governador, RJ.
Abç

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# out/04
· votar


Gente, muito obrigado pela ajuda até agora !!! Agora é hora de bombardear com mais perguntas!!!
Os tais tubinhos vazados no meio da marca Mial parecem ser mesmo caps de cerâmica pois a maioria marca 100k e não há valores de dissipação, o que me leva a concluir que são caps de 10pf, certo (pode ser que eu esteja me enrolando com minhas notações?) ?
Devo trocar esses também? ou eles seguram mais a barra?
A idéia de ir ligando etapas é ótima, vou usá-la :-)
Estou em Sampa, amanhã retorno a minha casa e ao meu Shack
aí começa o trabalho de restauro do ampli
conforme for andando vou reportando e fazendo mais perguntas!!!
abraço
Marcos

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


provavelmente sejam 10pF mas o ideal mesmo era voce copiar uma pequena parte do esquema (parte em volta das valvulas de potencia é melhor) e desenha-lo e a partir do desenho tentar descobrir de qual ampli importado ele foi copiado. caps ceramicos são resistentes penso que se quizer pode mante-los.boa sorte

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# out/04
· votar


Bom, mais novidades...
Criei coragem e liguei o "bicho" na tomada...
Medi a corrente que passava entre o terra e o meu corpo e deu algo na ordem de milésimos de volts, então acho que não tem problemas com isolamento (ele não está dando choque!!!)
Medi a voltagem nos eletrolíticos, Bem perto de 230 volts no que fica mais perto da fonte e por volta de 500v nas canecas mais afastadas... A tensão dos filamentos está um pouco acima de 6,3v mas vou colocar um regulador ou algo do tipo para limitá-la...
Faço uma pergunta, posso colocar duas 6v6 no lugar das 6l6?
vou ter uma perda de potência?
vou destruir o trafo de saída?
Ah, quando deixei ele ligado, de tempos em tempos ele dava uns estalos perto da fonte, mas não vi faíscas nem cheiro de queimado em lugar nenhum... Uma das canecas de mais alta voltagem esquentou um pouco mas foi pouca coisa....
Ah, tem duas saídas para caixa de som nesse ampli... Sei que não se liga valvulados sem carga senão as valvulas de saída vão pro saco... Eu tenho que ligar duas caixas necessáriamente? ou só uma???
Como não tem indicação e eu vi que transformador tem 4 fios no secundário, será que uma dessas saídas é de 4ohms e a outra de 8?
medi um secundario do trafo de saída com multimetro e deu 8 ohms cravados... (acho q devia ter medido os dois... bom, depois eu meço... (tá certo? sei que impedância e resistência são duas grandezas ligeiramente diferentes)


Sanem minhas dúvidas para eu poder passar pra próxima fase!!!

Valeu :-)

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


o problema da voltagem estar mais alta nos filamentos e ai não é só nos filamentos não, 500v está alta tambem, no brasil nos anos 60 e 70 a voltagem era 110v (e não 127 como hoje) por o trafo deste ampli sai mais alto claro (ele é para 110).
-ligue SEM valvulas e meça a voltagem no pino 3 do soquete das 6L6 (pino da placa) e o terra , a voltagem ideal é 440 a 460V , mas valvula boas aguentam 500v .
-para os filamentos é mais critico pois alto demais diminui a vida últil da valvula. o ideal era abrir o trafo e enrolar mais espiras no primario (eu já fiz isto) mas é uma solução drastica.
-colocar 6v6 no lugar da 6L6, nada acontece com o trafo (o contrario aconteceria) perderá (muita) potencia, só que 6v6 não aguenta essa voltagem não (6v6 é em torno de 410v).
pode ligar uma caixa só e a outra parte do enrolamento do trafo de saida sem nada (já tem uma caixa como carga)

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# out/04
· votar


Medi as saídas com o multimetro e uma deu perto de 8 ohms e a outra 4 cravado...
acho que é uma pra cada impedância mesmo...
Coloquei as valvulas de pré, as 6v6 e liguei o bicho
todos os filamentos acenderam a contento
mas não deu 20 segundos e deu um clarão azul na ultima 6v6
e o fusível morreu....
o que será que houve?
será voltagem demais na válvula? será que só um par de 6l6 resolverá meu problema?
Macaco Veio: vc tem ICQ? pra gente trocar umas idéias?
o meu é 3403122
MSN andersen@buynet.com.br
abraço

b0fh
Veterano
# out/04
· votar


Marcos Andersen Saraiva
deixa eu meter minha colher nesse angu tb!!

1) que 6v6 você colocou no amp? tava nova? de que marca? eu já meti um par de 6V6 num tremendão (+B = 460 volts) e elas aguentaram na boa, tantos as RCA brazucas antigas quanto as electro-harmonix de fabricação recente que eu experimentei. Mas uma vez meti umas 6V6 RCA baleadonas e uma delas ficava dando arco interno e queimando fusível, pode ser este o teu problema.

2) Acredito que os PHELPA antigos usavam válvulas EL34 na saída, por isso que a tensão eh 500V... verifique se o pino do supressor grid no soquete (pino 1) está aterrado. Se estiver, é porque esse amp foi projetado para usar EL34, e não 6L6... mas mesmo assim pode usar 6L6 numa boa :) Se fores comprar as 6L6 ou EL34, recomendo que sejam da JJ/TESLA, essas aguentam legal o tranco.

3) quanto aos filamentos, é bom que tejam em 6.3 volts mesmo... creio que de 6.1 a 6.5 volts eh aceitável, fora dessa faixa acho que vai detonar as válvulas...


ah qqr coisa meu icq eh 48900661

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


não intendo muito de icq não mas se servir o email (papaig2@ig.com.br)
os filamentos se tiver beirando os 7v vai detonando elas com o tempo sim.
dê tambem uma olhada no soquete das valvulas de potencia, costumavam soldar um resistor (aproveitando espaço) entre dois pinos do soquete que não são usados por 6L6, se tiver um resistor ai com certeza era 6L6, se não tiver pode ser uma ou outra.
essa voltagem (500v) é muito pau pra 6v6.
voce pode colocar uma valvula só pra testes, o som fica fraco e distorce mas ai da pra testar uma por uma e soquete por soquete (e lado do trafo)

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# out/04
· votar


b0fh
Legal, vou verificar se o pino 1 tá aterrado!
Te adicionei no ICQ, vamos trocar umas idéias...
A gente se esbarra, valeu!
macaco veio
Tranquilo cara, não medi os filamentos direitinho ainda não mas a voltagem tá bem alta... vou dar um jeito de abaixar isso, não me decidi ainda se vou tentar um regulador ou resistores... qual vc recomenda?
Tem dois resistores nos pinos das valvulas de potencia (um resistor em cada soquete, não lembro em que pinos, vou olhar isso também)

Achei capacitores a oleo pra vender, compensa para manter a originalidade ou é melhor trocar tudo por poliester mesmo?
abraços
vou mantendo contato
Marcos

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


a 6L6 não tem pinos 1 e 6 , então costumavam aproveitar essa conexão vazia do soquete, geralmente com um resistor (em torno de 1K5) que é conectado no pino 5 mas com a outra ponta no pino vazio 1 (para segura-lo) pode ser que não fizeram assim, mas se tiver assim é certo que é 6L6 (não daria pra por EL34). se o pino 1 tiver no terra ai penso que dá pra usar tanto 6L6 como EL34.
Os filamentos dá abaixar a tensão com um resistor de cada lado do fio (tem que calcular) mas esquenta pra kct.
esquece os caps de oleo.

b0fh
Veterano
# out/04
· votar


macaco veio
pow tava pensando em acertar direitinho a tensão de filamento do meu tremendão que anda meio altinha... mas não queria abaixar o +B não... esquenta horrores mesmo botar um resistor em série?

sds

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# out/04
· votar


macaco veio
Beleza...
eu e o b0fh descobrimos que o estágio de potência dele é quase igual ao do Fender Bass Man 5f6a e usa EL 34, não 6l6...
Vou ver se consigo as válvulas, troco todos os caps a oleo e ligo o bicho aí eu digo como tão indo as coisas...

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# out/04
· votar


macaco veio
Quanto aos filamentos...
e se a gente colocasse uma lampadinha em série com os filamentos?
teóricamente esquentaria menos pq o efeito joule seria em parte substituido por energia luminosa (em termos práticos)...

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


é o seguinte, nos filamentos tem que colocar dois resistores um em cada ponta dos fios, se usar um só resistor fica desbalanceado e com certeza dará hummmm no som, se fosse usar uma pequena lampada (teria que usar duas). com lampada não dá pra calcular a resistencia do filamento dela (ate dá) mas pode ser que reduza muito ou pouco.
eu não tenho paciencia pra ficar fazendo muito calculo não, no caso o que eu faria é pegar dois resistores (5 watts pra cima) de uns 2 omhs soldaria e veria o quanto reduziu (e quanto esquentou) e por experimentação descobriria o melhor valor (no meu caso eu tenho muitas peças de sucata).
Mas a melhor maneira (a que fazia quando reformava ampli) é mexer no trafo, apesar de parecer dificil é mais facil e não gasta nada, ainda mais como o bofh quer fazer, alterar so a tensão de filamentos (é mais facil ainda só da um pouco de trabalho). seria meio complicado explicar aqui agora mas claro que a principio e diminuir o numero de espiras no enrolamento. (posso explicar num email sem problemas).
Essa coisa que o pessoal fala a respeito de retificar a tensão dos filamentos, estabilizar etc acho totalmente anti economico alem de esquentar do mesmo jeito (nunca vi um ampli assim).
quanto ao aquecimento dos resistores, quanto mais volts tiver que ser cortado abviamente maior será valor do resistor (e da wattagem tambem), esquenta bastante.

lula_molusco
Veterano
# out/04
· votar


aham...entendi tudo!
ehaeuheauehaueahueaheau

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# out/04
· votar


macaco veio
Bom, concordo com você sobre os resistores...
retificar a corrente eu não acho um procedimento bom mesmo...
Agora... e que tal Zeners ou reguladores integrados?
teria o mesmo problema de dissipação?
no caso dos zeners seria em paralelo né?
flw

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


zenerz e reguladores integrados vai ter que retificar antes de todo jeito, quantos volts ta saindo? se for pouca coisa acima o mais facil é resistor mesmo.

b0fh
Veterano
# out/04
· votar


macaco veio
q dureza, acho que vou eh trocar as 6l6 por duas EL34 mesmo... como elas puxam quase o dobro de corrente de filamento, deve baixar a tensão pra bem perto dos 6.3v... qqr hora experimento isso, vou ter q mexer nos soquetes pq tem aquela merda de resistor amarrado no pino 1, tenho q mudar.

sds

Passoka
Veterano
# out/04
· votar


é o seguinte, nos filamentos tem que colocar dois resistores um em cada ponta dos fios, se usar um só resistor fica desbalanceado e com certeza dará hummmm no som,



Isso foi chute ou é sério????

Sei lá, o resistou ou lâmpada tem impedância fixa. Em teoria não faria diferença se você coloca uma antes ou uma de cada lado da malha. não?

b0fh

q dureza, acho que vou eh trocar as 6l6 por duas EL34 mesmo...
Tá demorando hein. :P

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


não é chute não, pode ser que não dê o ruido humm ou ele fique baixo ou imperceptivel porque, se a queda de tensão for pequena (ex cair de 6,7v para 6,3) o valor do resistor será muito pequeno (talvez 1 omhs ou menor), este valor é somado com a resistencia interna do enrolamento, mas o enrolamento na verdade são dois (ou um enrolamento dividido ao meio) com o centro (meio) no terra, por isso o ideal são dois resistores para que cada enrolamento fique com resistencia igual. mas tudo depende de quanto se quer diminuir a tensão.
> a EL34 puxa quase o dobro mas isso não faz cair a tensão do filamento, o pior é que por elas puxarem mais os watts do resistor que seria colocado, em teoria teria que ser maior (pois esquentariam mais).
> ainda tem outro problema quando se usa el34 no lugar de 6l6, exige mais do trafo de força (se o ampli foi originariamente projetado pra 6l6) e ele esquenta mais (so esquenta mais mas todo mundo usa assim mesmo)

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# out/04
· votar


Galera... Novidades!
Comprei os caps de poliester pra substituir os a oleo...
vou dar uma bela limpada nos pots com benzina e trocar todas as chaves h-h por novas pq as velhas tão um lixo...
agora preciso de achar as "varvuletas" el34 pq tá difícil :-)
abraços

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# out/04
· votar


Bom, pot's limpos, caps substituídos
chaves substituídas...
agora... só faltam as "marditas" el34
PS: esse povo da Phelpa usava uma solda beeem punk de derreter hein? hehehe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Phelpa!!! Comprei!! Alguém me Ajuda?