Montagem de Valvulados

Autor Mensagem
Fernando Bello
Veterano
# out/04
· votar

macaco veio
Tens aí algum esquema pra transformar esse Champzinho em push-pull? Digo, ele é bem simples, eu simpatizei com o esquema, mas como eu faço pra encaixar outra 6V6 nesse esquema?
Eu já estou dimensionando o esquema pra retificar por diodo. Porém apareceu uma dúvida. Para 1 6V6, vamos supor que eu vá fazer assim, quantos ampéres tem que ser o trafo, no mínimo? E pra 2 6V6?
Porque todos os esquemas que eu peguei do Champ e do Princetown não tem a corrente do trafo especificada, só a tensão.

Guitarwood
Veterano
# out/04
· votar

alguém sabe qual é o melhor tipo de válvula 12ax7 (ecc83) para usar no pré do jcm2000. A "WA", da Sovtek presta? Qual é a original?

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar

é o seguinte, pra dimensionar o trafo de força interessa e a corrente de filamento (que aquece a valvula) está corrente é que pesa. de cada valvula:
6L6 --- 900 miliamperes
6V6 --- 450 miliAmp
EL34 em torno de 1400 miliamperes
EL84 acho que um pouco mais que a 6V6
de Pre: 12ax7 12at7 12au7 todas 300miliAmp
assim num esquema com duas no pre e duas na potencia por exemplo 6V6 terá 300 + 300 + 450 + 450 = 1,5 Amp + uns 200 miliAmps para o restante do ciruito = 1,7 Amp arredondando 2Amp, mas se quizer ser economico pode usar 1,5 Amp que dá tranquilo.
para o trafo de saida é o seguinte, o numero de espiras de um trafo pra 6V6 (ou EL84) é praticamente o mesmo para 6L6 ou EL34 , o que muda é a espessura do fio, porque basicamente é o dobro da potencia. quando olharem um circuito dividam em duas partes pre e potencia, a potencia puhs pull tem tres valulas duas de saida e a divisora (12at7 geralemente é a melhor), monta-se a potencia primeiro (e testa) depois o pre pode ser qualquer um que convier.
esquema com certeza tenho vou procucar nos meus entulhos

Fernando Bello
Veterano
# out/04
· votar

macaco veio
Então, suponhetemos que eu faça esse esquema com uma 12ax7 no pré e uma 6V6 no power (eu estou insistindo nese esquema porque ganhei uma 12axt e uma 6V6) um trafo de 127 - 220 / 300-0-300 de 800mA mais um de 127 -220 / 12 ou 6-0-6 de 500mA para os filamentos resolve?

Hammer
Veterano
# out/04
· votar

maneiro o projeto..bem especificado..porém sera que esse amplificador é melhor q o hi-octane? achei ruim o fato dele nao ter filtro. oq vcs acham?

Fernando Bello
Veterano
# out/04
· votar

Hammer
Ele é bem diferente. Quer dizer, é parecido, porém o hi-octane tem dois estágios de ganho a mais, pra distorcer mesmo. e o circuito é bem simples, pois se trata de um esquema dos anos 50.

Hammer
Veterano
# out/04
· votar

vlw...

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar

fernando
dois trafos de força? que loucura cara, é uma trafo só de força e um de saida, esses trafos num acha pronto pra comprar não, tem que fazer ou mandar fazer. é só somar o consumo de filamento de cada valvula como eu falei e as voltagens de filamento são 3,15v 0 e 3,15v (um enrolamento de 6,3v dividido no meio), não dá nem 30 espiras de fio grosso na bobina (manha de enrolar) no mesmo trafo enrola um fio bem fino para a alta voltagem (costuma dar mais de 500 espiras) uns 100 miliAmp dá.
Pra quem quizer montar push pull com duas 6v6 procurem o esquema do fender deluxe 5d3 , é ampli moleza de montar e usa o trafo de saida que ta no site do americano prof pardal (o tal john fish) já foi falado em alguma mensagem.
A questão desse ou daquele som (limpo distorcido etc) é só escolher um pre de um ou outro ampli.

Fernando Bello
Veterano
# out/04
· votar

macaco veio
Sim, mas eu tenho uma opção de usar um trafo pronto pros filamentos, pensei em fazer só o da alta. É que estou montando em conjunto com um amigo, e ele vai arrumar metade dos componentes, incluindo aí esse trafo de 6V. Eu pensei que sairia barato, porque meu problema maior é que é minha primeira experiência, e eu não tenho dinheiro nenhum, tá foda mesmo, então eu tenho que baratear de todo lado possível. Quando eu tiver mais prática e solucionar os problemas iniciais, eu vou atrás de componentes melhores, etc. Porque aí já rola uma ou outra encomenda.

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar

vou te dar uma ideia que para pensar a respeito.
se voce esta montando um ampli com uma 6v6 e duas 12ax7 vai dar uma consumo um pouquinho mais de 1 Amp (filamentos) (se for duas 6v6, 1,4 Amp). se tiver um trafo de 6v pra 1 Amp que não é um trafo tão pequeno (e nem pode ser), abra o trafo desenrole todo o enrolamento de 6v contando quantas espiras tem, com uma regra de tres simples calcule quantas espiras deu um volt. este enrolamento de 6v fica por cima e tem poucas espiras. pegue um fio mais fino que o do enrolamento do primario e enrole um secundario de alta tensão com a tensão AC que voce precise para o ampli. deverá observar se seu trafo tem enrolamento para 220v (a maioria comprada em loja tem), se for este o caso 220v voce já tem (da uns 280 DC) está no primario mas dependo do ampli daria ate pra testar, mas seria melhor retirar esta parte do enrolamento correspondente a linha de 220 e deixar só a de 120v pra poder caber o novo enrolamento, depois enrola os 6v de novo. o trafo ficaria pouca coisa desbalanceado dependo da finura do fio do novo enrolamento (mais fino melhor) porque para a alimentação do ampli propriamente dito o consumo é bem pequeno (uns 100 miliAmp). se voce for mandar alguem enrolar um novo so de alta tensão peça para adaptar a alta tensão no que voce já tem.

Fernando Bello
Veterano
# out/04
· votar

macaco veio
Quer dizer que, por exemplo, esse single 6V6 com uma 12ax7 no pré consumiria apenas uns 100mA, digo a parte de 320V no caso?

Relsew
Veterano
# out/04
· votar

E aí galera, ainda bem que achei um tópico assim, cheio de loucos por valvulados como eu. Gente tenho uma dúvida: alguém tem algum ou sabe onde posso encontrar um esquema de ampli com reverb onde não seja necessário uma quarta valvula no pré? Explicando: eu tenho um Giannini TS e quero colocar um reverb de mola nele, eu quero saber se é possível fazer isso sem ter que acrescentar mais uma válvula no pré. Para evitar os contratempos de furação de chassi e outras coisas mais. Se isso for possível e alguém tiver algum esquema com essas caracteristicas, por favor me mande.
Valeu.

Hammer
Veterano
# out/04
· votar

Ae, tava aqui pensando..
1-compensa fazer um amp Hi-octane?
2-por acaso alguém ai ja montou um desses? o som ficou ou é bom?
3- da muito zumbido de fundo??
4-Outra questão, quanto vcs acham que custa um trafo de saida desse amp ´p/ mandar fazer?
5-Quais as especificações que tenho que levar para o cara que monta saber fazer um p/ mim?
6-Há alguma possibilidade de achar esses trafos em tvs antigas ? alguem conhece a marca de uma tv que utilize exatamente esse trafo?

POR FAVOR ME AJUDEM!

Fernando Bello
Veterano
# out/04
· votar

macaco veio
Dê uma olhada nesse esquema que eu desenhei a partir do toque que vc me deu. Seria isso? Dê uma opinião sobre ele por favor.
http://geocities.yahoo.com.br/bandapaskim/Amp26v6.pdf

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar

tá bem desenhado mas tá faltando a tensão negativa de bias que por incrivel que pareça tambem não consta do desenho de 5d3 (dá pra fazer sem essa tensão colocando resistores nos anodos da valvula mas é pouco comum), pegue o esquema do fender princeton ab763 ou 6g2 (este último ta melhor de ver) e observe uma linha de -35 volts que sai do trafo e ve onde ela entra nas valvulas (em R de 220K), sem essa tensão as valvulas estorricam. no site do esquematichaven tem.

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar

pequena correção, (eu olhei depressa demais) no circuito de 5d3 usaram um R de 250 omhs com capacitor fazendo a função que eu disse acima dispensando a tensão negativa, está não é a melhor maneira (a melhor é ter um tensão negativa vinda do trafo).

Fernando Bello
Veterano
# out/04
· votar

macaco veio
Como eu puxo essa tensão do trafo?

Fernando Bello
Veterano
# out/04
· votar

macaco veio
Só, já achei. Mas só essa associação de capacitor baixa de 300 pra 35 ???

Hammer
Veterano
# out/04
· votar

Ae, tava aqui pensando..
1-compensa fazer um amp Hi-octane?
2-por acaso alguém ai ja montou um desses? o som ficou ou é bom?
3- da muito zumbido de fundo??
4-Outra questão, quanto vcs acham que custa um trafo de saida desse amp ´p/ mandar fazer?
5-Quais as especificações que tenho que levar para o cara que monta saber fazer um p/ mim?
6-Há alguma possibilidade de achar esses trafos em tvs antigas ? alguem conhece a marca de uma tv que utilize exatamente esse trafo?

POR FAVOR ME AJUDEM!

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar

fernando
a maioria puxa essa tensão negativa de um dos lados da alta-tensão do trafo, repare nos circuitos que em um dos lado sai um diodo (ligado ao contrario pra passar so tensão negativa), um diodo sozinho vai retificar meia onda ja caindo bastante a tensão e depois resistor abaixando o resto, ao se fazer um trafo costuma-se enrolar uma secão so para isso (trafos brasileiros comprados pronto) ou mesmo fazer uma derivação no enrolamento (como os da giannini), por exemplo os Marshal puxa direto de um dos lados, eu não gosto pois penso que há aquecimento maior nos resistores.tudo depende do projeto, o que jeito usar.
associação de capacitor não abaixa nada não, olha direito.
hammer
hi-octane eu teria que olhar, não sei qual é. onde eu moro tem uma fabriqueta de trafos pra voce ter uma ideia o cara cobra uns 80 pratas pra fazer um de saida (pra ampli grande com 4 valvulas potentes), me cobrou 15 pra fazer um pequeno pra valula 12at7 que liga reverberador. trafo de TV vai ser dificil.

Fernando Bello
Veterano
# out/04
· votar

macaco veio
Uma pergunta, onde vc mora? =)

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar

moro em BH , numa mensagem anterior eu cometi um engano aonde esta escrito "anodo" leia -se "catodo". no seu esquema o catodo das duas valvulas estão juntos e aterrados com um resistor (250R) e um capacitor, por isso não tem tensão negativa de bias vindo do trafo (o bias já está com valor fixo ali) este modo é menos usado.

Fernando Bello
Veterano
# out/04
· votar

macaco veio
Mas funciona? Porque eu vi que é a forma usada pro single. A diferença desse é que são duas 6V6.
Eu li que a valvula funciona com tensão negativa no catodo. Mas nos dois esquemas, do Champ e do Deluxe estão com tensão positiva.

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar

a tensão no catodo tem que parecer negativa em relação a placa e a tensão da grade tem que ser a menor ou parecer mais negativa de todas. dando um exemlo , placa 340v , catodo 34v, grade 10v, aqui não existe tensão -v , o terra é zero volts (não conta aqui) e a grade é menor de todas (parecendo a mais negativa do que catodo e placa), para este tipo de configuração precisa um resistor entre catodo e terra e este resistor regula o bias. (circuito do champ e delux).
outro modo, placa 340v , catodo zero v , grade -34 v , aqui voce põe o catodo direto no terra e injeta tensão negativa (bias ) nas grades. este é o modo mais pratico.

Fernando Bello
Veterano
# out/04
· votar

macaco veio
E dá certo eu colocar um potenciômetro ou um trimmer pra regular a tensão da grade?

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar

a tensão negativa (vinda do trafo apos um diodo) em ampli economico eles calculam e põe resistor mas a maioria de bons amplis tem um potenciometro (com o eixo pra fora do chassi perto das valvulas de saida), observe varios esquemas, e chassis (se poossivel).

GreatKingRat
Veterano
# out/04
· votar

Ao invés de fazer push-pull no champ faz uma 2 saídas em classe a paralelas....

GreatKingRat
Veterano
# out/04
· votar

claro que redimensionando trafos....e etc..

Hammer
Veterano
# out/04
· votar

Ajuda ae... tava afim de montar o hi-octane mas mudei pro www.ax84.com "california dreamer" pelos fatores do som. A parada é a seguinte, andei olhando os trafos do projeto Hammond(power) 272dx (http://www.hammondmanufacturing.com/263.htm) e hammond(saida) 1608 (http://www.hammondmanufacturing.com/1608.htm) e perguntei p/ lynxaudio(www.audiolink.com.br que me disseram poder usar o kit deluxe q eles oferecem, reparei não ser as mesmas especificões , será que funciona assim mesmo ? ou vai dar diferença no som? oq acham?? outra o fato de os trafos hammond serem fabricados nos padroes dos EUA (+-120 volts) de energia eletrica será que faz diferença com o padrão brasileiro (127volts)? outra oq acham do projeto? Grato.

Hammer
Veterano
# out/04
· votar

usando o kit deluxe será q vai ser necessário mudar outros componentes?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Montagem de Valvulados