trafo de saída (construção)

Autor Mensagem
MagoMerlin
Veterano
# out/04
· votar


Fernando Bello

Acho que muda sim, vou ver se encontro o Datasheet dessa, calculo e já te mando !!!

glaucius
Veterano
# out/04 · Editado por: glaucius
· votar


Fernando Bello

Pego o fio do sec. prendo alí e dou 50 voltas.
Como eu faço pra continuar enrolando, já que precisarei começar o prim. e são 2270 voltas, sem quebrar o fio?


no meu eu fiz assim,eu enrolei 50 voltas e cortei o fio,depois botei as 2270 voltas do primario depois eu imendei o fio do sec como se fosse um tap e continuei o sec.......

foi o melhor jeito q eu encontrei de enrolar o sec.

Fernando Bello
Veterano
# out/04
· votar


MagoMerlin
Valeu, quando eu montar esse Champ eu vou fazer questão de montar um passo a passo com fotos.

glaucius
Só mais uma dúvida, os dois cálculos, da EL84 e da 6V6 deram uma valor de núcleo bem parecido. Tem alguma numeração esse núcleo, tipo, algum numero comercial ou tem que fazer na raça também?

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


há algum tempo acompanho este forum, só agora consegui registrar, so quero dizer que não é vantajoso um ampli com apenas uma valvula de saida (é anti economico), partam logo para um push pull que o redimento é muito maior e o gasto com trafos (que é o mais caro) é o mesmo, se usarem 6v6 ou el84 enrolem o trafo tal qual o do site daquele prof pardal (esqueci o nome do cara) que já tá calculado e certo de funcionar

glaucius
Veterano
# out/04
· votar


Fernando Bello

Só mais uma dúvida, os dois cálculos, da EL84 e da 6V6 deram uma valor de núcleo bem parecido.

esse trafo da para usar para essas duas válvula......

Tem alguma numeração esse núcleo, tipo, algum numero comercial ou tem que fazer na raça também?

tem uma medida comercial padrão em cm2 mas não sei te dizer qual é,de preferencia compra um q seja um pouco maior q não faz muita diferença no trafo,e tb se tu encontrar compra nucleo de aço-silicio GO (grão orientado)......

macaco veio

realmente um push-pull sairia mais em conta além de ter mais potencia mas eu resolvi fazer esse mais de teste mesmo.....se der alguma coisa errada ele queima uma valvula só.....hehehe

Fernando Bello
Veterano
# out/04
· votar


glaucius
Eu desmontei um trafo velho, ele tem uma bobina de plástico e aqueles núcleo em forma de "E". Tem como eu usar para enrolar? Como eu meço a bobina.

glaucius
Veterano
# out/04 · Editado por: glaucius
· votar


Fernando Bello

Eu desmontei um trafo velho, ele tem uma bobina de plástico e aqueles núcleo em forma de "E". Tem como eu usar para enrolar?

da para usar sim....

Como eu meço a bobina.

tu ta dizendo o tamanho do nucleo?.....se for o nucleo tu mede assim,pega a medida da perna do meio do E e faz ao quadrado EX: 2,5cm X 2,5cm = 6,25 cm2

Fernando Bello
Veterano
# out/04
· votar


glaucius
Bom, já que chegamos até aqui, vamos encher mais um pouco seu saco. =)
Quanto ao isolamento. Aqueles papeis de propaganda de super-mercado dá pra usar? Uma volta é suficiente ou quanto mais papel melhor, tipo dobrar o papel pra enrolar? Posso usar parafina entre os enrolamentos pra fixar os fios?

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


dando uma força
o papel tem que ser bem fino e encerado (não é passar cera) é o tipo de papel, fino para ocupar pouco espaço e encerado (aqueles meio brilhante) pois são mais dificeis de pegar fogo, também dá pra usar aquelas fitas brancas que se usam pra fazer emenda em canos de PVC (canos de agua), são finas e ótimo isolante (usa se quando precisa de espaço pra bobina ficar menor).

Fernando Bello
Veterano
# out/04
· votar


macaco veio
Esse de propaganda é meio grosso, mas me parece encerado, será que dá pra usar? Teflon eu tenho de monte. É só enrolar que dá certo? Li em algum lugar que era preferível usar papel nos trafos de saída e evitar usar outros componentes.
E aproveitando a deixa, tenho uma bobina que é bem menor que o que eu preciso. Há uma maneira de se compensar isso, aumentando o número de espiras ao algo assim?

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


é o seguinte, quando voce começa enrolar a superficie tá lisinha então consegue separar certinho umas espiras das outras etc, apos uma camada de espiras põe papel, ao enrolar por cima o fio tende a encaixar nos espaços da fiação da camada de baixo e as vezes voce quer manter um espaço entre espiras e não consegue, claro se usar um papel mais grosso a superficie fica mais lisa mas ocupa espaço fazendo cada camada ficar alta e no final não cabe dentro das chapas de metal. o teflon é bem fininho e o enrolamento quase que será como se não tivesse nada isolando (fio sobre fio), se o trafo for bem dimensionado e se tem certeza que não vai esquentar tanto dá pra usar.
carretel de bobina menor - vamos supor que voce calculou 1000 espiras num carretel de 2cm por 4cm vai dar X metros, se voce enrolar os mesmos X metros num carretel um pouco menor vai dar 1000 e tantas espiras, vai funcionar (se couber dentro das chapas) mas vai perder eficiencia por menor magnetismo, esquentar mais etc, então o inverso será que vai dar mais eficiencia? perceptivel não.
um trafo tem calcular certinho, usar os tamnhos certinhos pra não dizer perfeito, pra no final ficar mais ou menos,
por isso um Marshal é melhor que uma copia, o resto das peças é tudo igual

Fernando Bello
Veterano
# out/04
· votar


macaco veio
Quer dizer que a cada camada que eu enrolar tem que isolar?
Pelo site do John-não-sei-das-quantas o que dá pra entender é que se enrola tipo 45 voltas do secundário e isola, enrola as 3000 voltas do primário e isola, depois enrola a outra metade do secundário e isola.
É imprecindível que se isole cada vez que cobrir a bobina?
E outra coisa, vamos supor que eu comece a enrolar da esquerda pra direita, chega na extremidade da bobina, isolo com o teflon e parto da direita para a esquerda ou levo o fio até a esquerda pra enrolar até a direita novamente?

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


começa a enrolar num canto carretel e vai ate o outro canto (põe uma volta de papel) desse mesmo canto vem enrolando por cima voltando até onde começou e assim por diante, cada camada tem que ter aproximadamente o mesmo numero de espiras. Se quizer enrolar cada camada por cima sem isolar pode (pois o fio é emaltado) mas não aconselhavel para altas voltangens pois um pequeno curto entre espiras e pode pegar fogo (pois o fio aquece as veses derrete o esmalte), quando se tem problema de espaço (fazer um trafo pequeno) enrola as espiras praticamente colada uma nas outras e isola cada camado com um minimo de teflon (o trafo costuma esquentar mais) o trafo do john daria pra enrolar na mão mas é um saco. A melhor maneira é conseguir as laminas E e I do tamanho e quantidade que dê a medida do nucleo que se precisa, passa-se um papelão forte em volta construindo o carretel (sem laterais) procura-se um enrolador de trafos (não uma grande fabrica) e pede pra enrolar so a bobina que voce montará o trafo. levando já o numero de espiras e sem dar uma de leigo esse trafo do john não fica nem em 30 pratas

glaucius
Veterano
# out/04
· votar


Fernando Bello

Pelo site do John-não-sei-das-quantas o que dá pra entender é que se enrola tipo 45 voltas do secundário e isola, enrola as 3000 voltas do primário e isola, depois enrola a outra metade do secundário e isola.

como o macaco veio falou,tu bota uma camada de papel a cada camada de fio,mas entre enrolamentos tu bota papel encerado,depois papel aluminio e de novo papel encerado,tipo blindagem eletroestática,e depois liga esses papéis aluminio no aterramento........

glaucius
Veterano
# out/04
· votar


macaco veio

tu sabe enrolar trafo de saída?.......tu saberia me dizer se estes calculos q tem na pag anterior desse topico estão certos?........

glaucius
Veterano
# out/04
· votar


Fernando Bello

Posso usar parafina entre os enrolamentos pra fixar os fios?

pode,mas acho q fica mais dificil de segurar o fio.....eu usei cola super bonder e ficou bom.......

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


nada de papel aluminio, é só o papel encerado mesmo, papel aluminio só será usado no trafo de força (do modo que voce falou) para separar a ultima camada do enrolamento de alta tensão do enrolamento de filamentos de valvulas (que vai por cima de tudo). no trafo de saida se conseguir enrolar as camadas sem precisar das laterais do carretel é melhor (os antigos de papelão) pois o calor sai pros lados, usa-se os plasticos com laterais pois já vem pronto padronizado os tamanhos, tambem aquela caneca metalica que envolve a maioria dos trafos não é necessaria (só contribui pro ampli ficar mais pesado).
para ir segurando o fio pode ser qq coisa que ajude (eu uso pedaço de durex mesmo a cada final de camada). a maquina de enrolar (conhecida como maricota) tem freio e embreagem, frea o motor quando se quer e debrea deixando o carretel livre quando se quer (nunca usei essas maquinas mas vi os cara enrolando). Calcular trafo de saida é um saco, já me aventurei em tentar usar essas formulas apenas por curiosidade, certa vez conversando com um velhinho gente boa dono de uma fabriqueta de trafos (ele cansou de enrolar trafos de amplis na decada de 60) ele falou naum calcula nada não, foi copiando os que apareciam e fez uma tabela, me mostrou muito rapidamente e só consegui arrancar dele as medidas e valores de um trafo de força e do trafinho de saida de reverb (que ele enrolou pra mim e ficou beleza).

glaucius
Veterano
# out/04
· votar


macaco veio
nada de papel aluminio, é só o papel encerado mesmo, papel aluminio só será usado no trafo de força (do modo que voce falou) para separar a ultima camada do enrolamento de alta tensão do enrolamento de filamentos de valvulas (que vai por cima de tudo).

eu não sabia disso.......fiz o trafo do hi octane com essa camada de aluminio entre enrolamentos......será q pode dar problema essa camada de aluminio?

cacildo poncio
Veterano
# out/04
· votar


sem querer interromper essa discussão interessantíssima...

todos

galera, criei um grupo "valvulados brasil"

onde será focado discussões dicas e tudo mais à respeito dos amps valvulados. e o melhor;

Tem espaço para fotos/ arquivos

para se associar:
http://br.groups.yahoo.com/group/valvuladosbrasil/messages

não estou querendo roubar associados de ninguém, apenas criei um grupo centralizando idéias sobre valvulados e espaço para arquivos.

espero contar com o apoio dos amigos.

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


glaucius
cara não sei dizer, só ligando pra ver, na vida eu já desenrolei mais trafo do que enrolei, é raro ver papel aluminio, já vi alguns de força com alumnio separando primario do secundario mas me baseando nos que eu fiz (de força) dessa maneira achando que ia ficar mais bem aterrado acabaram é esquentando mais. em trafo de saida nunca vi, os trafos de força de valvulados geralmente tem esse aluminio separando o enrolamento de 6,3v (filamentos). nunca enrolei um de saida (mando enrolar no velhinho que falei).

glaucius
Veterano
# out/04
· votar


macaco veio

eu vi isso do papel aluminio em um site de trafos mas não lembro qual,quando eu achar eu posto aqui o link.......

glaucius
Veterano
# out/04
· votar


macaco veio

achei o site.....é dos transformadores lundahl.....ali fala de blindagem eletroestatica.......


http://www.lundahl.se/pdfs/papers/design_philosophies.pdf

macaco veio
Veterano
# out/04
· votar


voce viu que neste site lundhal ele começa falando que a maioria enrola bla bla etc mas a técnica dele de 40 anos de experiencia é de isolar entre camadas (não entendi bem mas parece que ele isola com folha de metal so as secções e não cada camada), esta é tecnica dele contra todas as outras que ele mesmo fala que não isolam dessa maneira. como eu disse dos trafos que ja vi e raro ver folha de aluminio, alias não é bem aluminio, os que eu ja vi eram uma folha fininha de cobre.

Fernando Bello
Veterano
# out/04
· votar


Bom, voltando um pouco a esse assunto, alguém tem um esqueminha bacana de contagem de voltas?

glaucius
Veterano
# out/04
· votar


macaco veio

eu botei papel aluminio só entre enrolamentos,em cada camada botei só papel mesmo.....


Fernando Bello

tem ess aqui não sei se tu ja viu.....

http://europa.spaceports.com/%7Efishbake/counter/count.htm

esse aí é com calculadora,eu fiz o meu com marcador de quilometragem de carro pq como tem q ser uma espira do lado da outra sem cruzar ás vezes tem q voltar a manivela para corrigir e com calculadora eu teria problemas.......

Fernando Bello
Veterano
# out/04
· votar


glaucius
O aluminio entre enrolamenos todos aterrados?

O da calculadora eu já vi.Esse com velocímetro como funciona?

glaucius
Veterano
# out/04 · Editado por: glaucius
· votar


Fernando Bello
O aluminio entre enrolamenos todos aterrados?

isso.....foi assim q eu fiz......

O da calculadora eu já vi.Esse com velocímetro como funciona?

é só fazer uma relação com polia 1:1 certinho senão da diferença no numero de voltas,e botar no eixo do velocimetro (na verdade é odometro) e no eixo da manivela......eu vou botar la no grupo dos valvuldos umas fotos da minha bobinadeira.....(essa é a vantagem do grupo de poder por imagens)......

glaucius
Veterano
# out/04
· votar


Fernando Bello

botei la no grupo umas fotos da minha bobinadeira,depois da uma olhada lá.....

eu botei na pasta fotos,engenhocas.....

até aparece o trafo q enrolei meio de longe mas aparece.....

Fernando Bello
Veterano
# out/04
· votar


glaucius
Olhei as fotos, legal. Vc montou ela ou usou algum aparelho sucateado? Eu estou procurando algum tipo de eixo mas está complicado.
Vc é de Sampa? Eu estou procurando também lojas onde vende os fios, núcleo, bobinas, etc, mas tá difícil.

glaucius
Veterano
# out/04
· votar


Fernando Bello
Vc montou ela ou usou algum aparelho sucateado?

montei ela toda.....de sucata só o contador mesmo.....é q eu tenho ferramentas aqui em casa então fica facil montar....


i]Vc é de Sampa? Eu estou procurando também lojas onde vende os fios, núcleo, bobinas, etc, mas tá difícil.[/i]

eu sou do RS......dai de sampa eu sei q a transformadores lider vende o q tu ta procurando......inclusive nucleo grão orientado.......

http://www.transformadoreslider.com.br/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a trafo de saída (construção)