Barulho de 'areia' nos potenciometros do

Autor Mensagem
Bug
Veterano
# abr/04


Amigos, tenho um Marshall Valvestate 8040.

De uns tempos pra ca, alguns controles (especificamente o de treble e gain do canal limpo) começaram a fazer um barulho quando mexo nos knobs, tipo como se tivesse areia lá dentro.


Comprei alcool isopropilico, uma seringa e agulha pra tentar dar uma limpada mas não adiantou muito. Talvez seja pq eu não consiga realmente limpar a área que deve ser limpada. O maximo que faço é tirar o knob, jogar um pouco de alcool no potenciometro e ficar mexendo ele de um lado pro outro na tentativa de limpa-lo.

Alguem ja passou com problema semelhante? Sera que seu eu abrir o amp dá pra limbar o potenciometro por dentro? Estou fazendo a coisa certa?

Mais uma fez, valeu!! :-)

[]s!

Aweras
Veterano
# abr/04
· votar


cara, leva numa eletronica de sua confianca, eles nao vao cobrar muito, e o resultado eh otimo e sem stress.

Bug
Veterano
# abr/04
· votar


Aweras
É mesmo? não queria gastar uma grana não...
Que que eles fazem? Trocam os potenciometros?

Obrigado pela resposta.
[]s

Aweras
Veterano
# abr/04
· votar


eles vao testar e se tiver de trocar nao tem outra solucao, ai sai um pouco caro, mas pra vc ter ideia, eu mandei o meu arrumar, dei sorte que o cara limpou e nao cobrou nada, ja meu amigo mandou em outra eletronica e cobraram R$ 20,00 dele.

Bug
Veterano
# abr/04
· votar


Bom, legal.
Acho que vale a pena ne! Ao menos fazer um orçamento...

valeu cara!

[]s

cacildo poncio
Veterano
# abr/04
· votar


"Comprei alcool isopropilico, uma seringa e agulha pra tentar dar uma limpada mas não adiantou muito. Talvez seja pq eu não consiga realmente limpar a área que deve ser limpada."

realmente,vc nem fez cócegas na sujeira, na verdade o alcool naum chegou onde tinha q chegar, pra poder dá um tapinha na sujeira, faz um seguinte:

1. abra o ampli
2. vc vai ver os potenciometros, nele vc vai perceber q tem um buraquinho, onde vc vai jogar o alcool, vc tem jogar dentro e ficar girando por um tempo.

só faça isto com o chassis em um angulo, d modo q os knobs fique pra baixo entendeu? é só este jeito q o alcool chegara onde tem d chegar, e lembre-se d fazer somente com o ampli desligado1!!!

boa sorte

Leandro

Bug
Veterano
# abr/04
· votar


cacildo poncio
Opa, vou tentar hoje a noite.
Fazendo deste jeito nao tem perigo de destruir o amp nao ne?

Valeu!

[]s

Bug
Veterano
# abr/04
· votar


AH! e outra: com o amp desligado nao tem perigo de tomar choque nao ne? :)

[]s

cacildo poncio
Veterano
# abr/04
· votar


xiii, to vendo q naum tem experiencia, faça todos os procedimentos, e no final, deixe a alcool secar por completo(uns 15 min.) antes d abrir, desligue o cabo d força e ligue achave do ampli, pra descarregar os caps.
c num adiantar, e caso more em sao paulo, leva lá em casa, c levar o alcool tb, t faço na faixa.

Leandro

Bug
Veterano
# abr/04
· votar


cacildo poncio
Legal cara. Valeu mesmo pelas dicas. Acho que consigo fazer sozinho sim. Só tava com medo do choque pq vi uns posts falando q em amps valvulados a tensão pode chegar a 500V!!!

Mas se é só tirar o cabo de força e descarregar os caps já tá valendo. :-))

Mais uma vez obrigado!
[]s

Max
Veterano
# abr/04
· votar


Se o amp tiver na garantia melhor nem abrir!!...pode ser que perca a garantia!!

Bug
Veterano
# abr/04
· votar


Max
Não cara. Esta seria Valvestate 80XX não é fabricada pela Marshall ha muito tempo :)

[]s

Bug
Veterano
# abr/04
· votar


seria não.. quis dizer série.
:)

cacildo poncio
Veterano
# abr/04
· votar


Bug

as tensões d um valvestate são baixa pois só usam valvulas para pré, mas fique esperto!! :o|

Leandro

Bug
Veterano
# abr/04
· votar


cacildo poncio
Ok. Cara valeu mesmo. Funcionou!! :-))
Só ficou faltando um potenciometro (que ja melhorou bastante mas ainda tá ruim) que deveria estar muiiito encardido.

Hoje a noite vou dar + uma limpa especificamente neste potenciometro pra ver se fica bom de vez.

[]s

cacildo poncio
Veterano
# abr/04
· votar


c naum resolver tem q aposentar ele, troque-o ou verifique c está bem soldado, é comum encontrar com mau contato nas soldas.

abraço

Eletro
Veterano
# abr/04
· votar


Vocês usam alcool !! pelo que sei os técnicos de eletrônica em geral quando tem esse problema usam o lubrificante WD40 um jato e pronto, problema resolvido por varios meses, sim pois depois que um potenciômetro começa a apresentar esse ruido não tem mais jeito, é WD40 ou troca do potenciômetro.

cacildo poncio
Veterano
# abr/04
· votar


Eletro
diga! meu eu tb usava wd da vida, ele resolve um pouco, mas o potenciometro fica comprometido, o wd c aculmula na pista, ao contrário do alcool isopropílico, q limpa toda sujeira, e evapora, naum deixando nenhum resíduo...
eu já ouvi falar em até jogar grafite!!!!!! até hoje este é pior modo q já ouvi falar, pois o valor ohmico do pot c altera......

abraço

Marcus_guitarra
Veterano
# mai/11
· votar


Comprei alcool isopropilico, uma seringa e agulha pra tentar dar uma limpada mas não adiantou muito.

WD-40 NOS PONTECIOMENTROS QUE IRA FICAR NOVINHO, NOVINHO!!!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-179069242-wd-40-300ml-melhor-pr eco-aqui-vc-no-encontra-_JM

carlos adolphs
Veterano
# mai/11
· votar


Marcus_guitarra
O post é de 2004.Mas tem uma coisa, não use WD-40 em qualquer componente eletrônico.Ele sofre dissociação eletrolítica e torna-se corrosivo.Vai acabar com os componentes.Ele é feito só para desingripar parafusos e proteger áreas metálicas contra corrosão.Não pode ser usado em contato com circuitos elétricos.Abcs.

Marcus_guitarra
Veterano
# mai/11
· votar


Não pode ser usado em contato com circuitos elétricos.Abcs.


valeu... pela dica, mas ja usei e estao legais ate hoje!!! mais muito obrigado!!! grato

Guizaum......
Veterano
# mai/11
· votar


Bug

Se não me engano foi o Ogner, ele me ensinou a limpar os potenciometros com alcool isopropilico.
ainda não fiz porque não encontrei o alcool.
mais recomendo.

carlos adolphs
Veterano
# mai/11
· votar


Marcus_guitarra
Daqui mais uns tempos vc me diz novamente...Estão bons...pra jogar no lixo.VC sabe o que significa a sigla W D?Pesquise no Google...

Filipe Reis
Veterano
# mai/11
· votar


Essa eu sei !

WD

Water Displacement ou Dispersante de Água número 40 Ou seja o cara só foi acertar na sua fórmula na quadragésima tentativa.

carlos adolphs
Veterano
# mai/11
· votar


Filipe Reis
Correto!É bom para passar no parabrisa de carro...

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Marcus_guitarra: WD-40 NOS PONTECIOMENTROS QUE IRA FICAR NOVINHO, NOVINHO!!!

WD acaba criando uma gororoba oleosa dentro do pot...

Abs

daniel.damin
Veterano
# mai/13
· votar


Ressuscitando o tópico:

Preciso da ajuda da galera mais experiente, tipo o Bahia, Bertola, entre outros...

Fiz uns rolos e acabei ficando com uma belezinha de amp, um Laney cub8, som coisa linda pra estudar. Enfim, nem vou entrar em detalhes pq a maioria deve conhecer o bichinho. O fato é que, por ser usado, veio com o tal "barulho de areia" no potenciometro de volume.

Pelo que sei eu devo usar um limpa contato, mas eis a questão: Como aplicá-lo corretamente, sem precisar abrir o amp?

Vejam a visão que tenho: LANEY CUB 8 POTENCIOMETROS

Tirando o Knob, existe a possibilidade de efetuar essa "limpeza"?

Abraços,

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mai/13
· votar


daniel.damin
Vai ter que abrir o equipamento, não tem outra forma. Pode usar limpa contato tmb.

Eu particularmente não vejo problema nenhum no WD-40, inclusive mandei um email para eles, perguntando sobre todos estes problemas que a galera fala que acontece com o uso, e me responderam que era boato. O produto não corroí potenciômetros, nem conectores... eu uso ele para limpar potenciômetros e nunca tive problema. Só não pode usar ele com equipamento ligado pois ele conduz eletricidade, isso eu vi por experiencia própria.

Ramsay
Veterano
# mai/13
· votar


daniel.damin

Só tirando o knob não adianta nada.
Faz o seguinte: Desaparafusa a grade traseira preta do Cub 8 e vê se vc tem acesso aos 2 pots. Se tiver é só usar aquele tubinho que vem com o Spray de limpeza de contatos, borrifar dentro dos pots e girar várias vezes os pots nos 2 sentidos.

daniel.damin
Veterano
# mai/13
· votar


Luiz_RibeiroSP
Vai ter que abrir o equipamento, não tem outra forma. Pode usar limpa contato tmb

Aff...Não queria abrir ele, mas "pelo jeito é o jeito"

Ramsay

Só tirando o knob não adianta nada.
Faz o seguinte: Desaparafusa a grade traseira preta do Cub 8 e vê se vc tem acesso aos 2 pots. Se tiver é só usar aquele tubinho que vem com o Spray de limpeza de contatos, borrifar dentro dos pots e girar várias vezes os pots nos 2 sentidos.


Valeu meu brother, vou tentar tirar a grade pra ver sim... Eu não queria chegar nesse ponto, mas fazer o que neh?

Vou aproveitar e tirar outra duvida com você: O Led do amp as vezes apaga e volta a acender, sem nenhuma interferência no som! O que pode ser?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Barulho de 'areia' nos potenciometros do