Barulho nos PAs e potencia.

    Autor Mensagem
    José Orpinelli
    Veterano
    # mar/12


    E ae galera blz? Eu to com um problema faz tempo já e não sei o que faço pra resolver, sempre que eu ligo a mesa de som e a potencia dos 2 falentes, as vezes já ao ligar ou se não quando passa um tempinho começa a fazer um baralho bem alto dos falantes, tipo um ``TRARARARARARA`` e isso já me custou um PA queimado que eu mandei concertar semana passada.
    Bom o PA voltou, eu até cheguei a pensar que o barulho fosse do próprio PA mas não pois o barulho continua, eu levei a potencia na assistencia que eu levei o PA, o cara abriu trocou um fuzil que tava queimado mas aparentemente estava tudo normal, ai toquei ontem e foi de boas, não fez nenhum barulho, mas quando eu fui tocar hj a tarde o barulho estava lá de novo, eu já tentei trocar os cabos de posição, conectar e desconectar de novo, já troquei de uma tomada pra outra e mesmo assim o barulho ainda continua, alguem tem uma idéia do que pode ser? lembrando que eu uso um filtro de linha também pra ligar todos meus equipamentos, mas ligo dois T em duas das 5 tomadas deles pra ligar Amplificador e teclado e outras coisas da mesa, será que pode algum problema de energia da casa ou é nos equipamentos mesmo ?

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Ja pensou na possibilidade de ser a mesa ou objetos antes dela? A mesa indica sinal em quanto faz o barulho

    Vc falou que demora um tempo né? Pode ser aquecimento, a impedancia dos falantes estao corretas?

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    José Orpinelli
    Boas.Tá tudo muito confuso.O que é PA para vc e o que é potência?O que está ligado em que?Qual a sequencia e modelo dos equipamentos ligados?Faça como o exemplo:
    "Tenho um sistema de PA composto de uma mesa Behringer Xenix XX, ligada com dois cabos XLR à uma potência Crown 2500, que por sua vez está conectada a duas caixas com 1X 15"+TI, passivas de 500W cada.Uso a mesa para conectar 5 microfones SM58 da Shure e um teclado Korg KX, com cabos XLR para os microfones e Cabo P10 no teclado".
    O problema é que vc fala de PA e de potências como se fossem componentes.PA é um sistema composto de vários componentes, como no exemplo acima.Começe tudo outra vez.Abcs.

    José Orpinelli
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: José Orpinelli
    · votar


    pra mim PA era = a caixa de som que vai os falantes/corneta, me corrija se eu estiver errado.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    José Orpinelli
    Vc está errado, infelizmente.O nome PA significa "PUBLIC ADRESS", ou aviso ao publico, denominação dada desde 1936 a qualquer sistema que se destine a transmitir informações de áudio para um grande número de pessoas.Um Sistema de PA é composto, básicamente de uma mesa, um ou mais módulos de potência(usualmente chamado de potência) e suas caixas associadas.O que vc mandou consertar foi uma caixa de som do seu sistema de PA, e o que queimou o fusível (e não fuzil, que é a arma usada em guerras), foi o módulo de potencia.Isso posto, vamos reformular sua conversa.Vc tem um barulho tipo Trararara, por vezes, que já causou queima de alto-falantes das caixas de som, e fundiu o fusível do módulo de potência.
    Pela característica da pane, vc aparentemente tem problema nos cabos de interconexão do sistema.Qualquer dos cabos de sinal que esteja com o terra(malha) mal soldada no plug, pode causar isso, cabos de rede ou cabos de caixa de som.
    Ligue todos os cabos do seu sistema como normalmente faria.Depois, ligue a chave só da potencia e escute se o barulho aparece.Se nada anormal aconteceu, ligue agora a chave da mesa, e escute o barulho, se nada anormal aconteceu, vai ligando as chaves de corte de canal uma por uma, verificando em cada uma delas se o barulho aparece.Corte imediatamente o canal cujo barulho aparece e verifique os cabos.
    Vc não deve, em sistemas de PA, usar "T"s nas conexões de força, isso nunca deu certo e já foram causas de inumeros acidentes, com mortes até.Verifique se seu "filtro de linha" é de qualidade e se a soma dos consumos do seu sistema, não está além da capacidade dele.O seu sistema de força deve ter o terceiro pino, de terra, ou vc poderá ter o barulho em função de inversão de fases do sistema, com relação ao terra dos chassis.A sequencia correta para ligar os elementos dos sistema é sempre essa:Primeiro as potencias, espere 5 segundos, depois a mesa, espere 5 segundos, depois os amplis que estejam em linha, um por um, depois teclados e microfones.Para desligar faça o caminho inverso.Não esqueça de citar a sua sequencia de ligação dos componentes do sistema, para verificarmos se há algo errado.Abcs.

    José Orpinelli
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    bom, fiz o que vc falou, liguei um de cada vez e fui testando, percebi que quando ligava o Reverb, compressor e equalizador é que começava a fazer o barulho, bom, foi simples de resolver, nao era problema de cabo nem nada, realmente era energia, comprei mais um filtro de linha e deixei dividido, usando metade dos espaços de cada filtro e ligando um em cada tomada diferente sem T nem nada, o barulho parou completamente. Vlw ae

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Caramba, nao entendi......

    José Orpinelli
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    tipo fiz o que o Carlos falou, liguei um de cada vez e fui testando, no meu sistema de PA tem a potencia, mesa, Reverb, Compressor e equalizador, ai quando ligava os três últimos que são os equip de efeitos, sobrecarregava o filtro que eu tava usando, pq tinha muita coisa ligada nele, puxando de uma tomada só, ai comprei mais um filtro de linha e não usei todas as tomadas dos dois filtros, dividi o consumo de energia pra cada um, ligando a mesa, potencia e o amplificador em um e o Reverb, Compressor e equalizador da voz em outro, ligando os filtros em tomadas diferentes sem utilizar T nem nada. Ainda da um ''trararara'' mas tipo, bem pouquinho e fica tipo 1seg agora e para e depois de um tempo as vezes acontece, mas ta bem melhor que antes, que quando começava não parava mais e ficava o trararararara um tempão, e as vezes até quando ligava os equipamentos.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Alex guitar man
    Mais uma pra vc estudar.Quando vc não tem um sistema elétrico de 3 fios(dois fase e um terra ou um fase, um neutro e um terra), e usa apenas os dois fios normais, aparecem coisas diferentes.A maioria dos aparelhos tem capacitores na entrada de energia, ligados ao chassis.Isso provoca duas coisas:Se vc não tem um terra para descarregar a corrente de defasamento(interferencias), elas vão para o chassis.Depois o mesmo capacitor faz com que essa corrente fique defasada 90º elétricos da voltagem.Quando vc liga dois ou mais aparelhos e os plugs de tomada foram invertidos um em relação ao outro, a defasagem de um se soma a do outro, chegando aos 180º elétricos.Quando isso acontece, todos os sinais que entram em um e em outro ficam defasados e inicia-se uma oscilação parasita , chamada de motor-boating(barulho de motor de popa de lancha).Algo muito parecido com os famosos "Loops de terra".O outro perigo é o aparecimento de voltagem perigosa no chassis.O uso do terra real remove esse tipo de problema.Abc.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Barulho nos PAs e potencia.