Timbre em apartamento

    Autor Mensagem
    fvs01
    Membro Novato
    # 17/jan/23 21:51


    Boa tarde pessoal, queria abrir uma discussao sobre algumas possibilidades para timbrar em apartamento. A situaçao é a seguinte, ja tenho alguns equipamentos, porem vou mudar de cidade e morar em apartamento por 3 anos, entao preciso mudar meu set up pra conseguir tocar em volume baixo.

    PS: Ja tenho ampli valvulado, porem vai ficar em uma casa em outra cidade para tocar quando voltar aos finais de semana.

    Atualmente os equipamentos que eu vou levar serao:
    1) Guitarra: telecaster american special + epiphone les paul standart com caps Semiour Duncan

    2) Pedais: cry baby wha wha, lasatronix compressor, joyo (copia ts8), fuhrman power drive, delay carbon copy + phase e chorus

    3) amplis: fender frontman 25r, orange crush 20rt

    Enfim: preciso de um equipamento que case bem com as guitarras, tenha timbre clean ao high gain e que soe bem em volumes baixos para tocar em apartamento, nao tem necessidade de aguentar tocar em volume em banda.
    Tentei usar os amplis transistorizados que falei, mas queria um timbre melhor. Seria mais para estuo e no maximo gravaçoes


    Pensei em algumas opçoes
    1) Vender os 2 amplis e comprar um transistorizado ou valvulado de baixa potencia mas com bom som para tocar com o set de pedais.
    2) comprar uma pedaleira + monitores/PA para ligar em linha
    3) Comprar uma interface de audio + PA/Monitor + Software de computador

    PS: Seria interessante a ideia dos PAs pois tenho uma bateria eletronica

    Nao vou vender os pedais pois pretendo voltar ao set analogico + valvulado mais pra frente.

    Enfim, alguem poderia me dar opnioes e experiencias entre essas opçoes, oque acham melhor PA ou monitor? melhor comprar uma pedaleira + PA ou infterface de audio + software + PA?
    Agradeceria muito se dessem opçoes de modelos dos equipamentos, faz tempo que estou por fora do mercado.

    Pretendo gastar entre 2 mil ate 4 mil reais em todos os equipamentos, usados ou novos.

    muito obrigado!

    guilherminhoGOD
    Membro Novato
    # 17/jan/23 22:50
    · votar


    Olá! tenho o mesmo problema que você, estava pensando em começar minha vida de rig analógico mas não posso estourar os volume pois moro em apê (mesmo sendo permitido som alto durante o dia, é bem desagradável para meus vizinhos...)

    o que fiz para resolver: Comprei uma interface de áudio Focusrite Scarlett Solo, um fone legal e um par de monitores de áudio de entrada (Presonus eris 3.5) e uso o amplitube 5.

    sinceramente, que venham os fãs de pedaleira me criticar, mas o amplitube da pau em qualquer pedaleira que já vi, a secção de gabinetes deles é assustadoramente detalhada, você pode escolher desde o tipo e modelo de microfone até a posição tridimensional dele.
    a desvantagem dese tipo de set é que se você tocar ao vivo vai demorar um pouco mais para montar as coisas, mas não é nada de mais. outro dia toquei c uns amigos, liguei minha interface em uma mesa de áudio (em estéreo) que mandou o sinal para duas caixas ativas, sonzeira top cara.

    Eu não vou falar que é melhor que analógico pq ai entra aquela discussão de audiofilia esquisita... porém uma coisa é fato, é muito mais prático e barato, você tem um puta timbre em volumes baixos.


    O valor total desse meu equipamento foi 650 da interface, 750 dos monitores, uns 350 dos fones e uns 80 reais de cabos bons. O meu amplitube é pirateado, mas se você quiser ser um cara honesto coloque mais 1000 reais na conta para ter o app completão.

    O total do meu set dá uns 2000+- e é muito competente para um quarto de 20 m2

    se você quiser um upgrade, compre os monitores yamaha hs5, mas ai só eles custam uns 3.500 ......

    Espero ter ajudado, qualquer coisa chama ai

    guilherminhoGOD
    Membro Novato
    # 17/jan/23 22:52
    · votar


    sobre as caixas PA, são menos fiéis do que os monitores mas tem um volume muito superior, talvez isso não seja muito agradável para o seu apartamento.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 20/jan/23 11:44 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    guilherminhoGOD
    O meu é quase igual... focusrite solo, fone akg240mkii e presonus ceres 4.5.

    fvs01

    1) Vender os 2 amplis e comprar um transistorizado ou valvulado de baixa potencia mas com bom som para tocar com o set de pedais
    - Eu tenho um set analógico e amps valvulados pra tocar mais ao vivo, mas costumo tb gravar com eles usando atenuador. Se quiser valvulado em casa, atenuador é a solução. Eu uso amps menores, de 15/20w, pra ao vivo e em casa c atenuador. To c um blues jr e um DSL20 modificados e uso um atenuador pedrone. Essa solução pode ser boa.
    Tem aquela solução do Pedrone, os slims. Sem intenção de show ao vivo (mas querendo algo ainda c válvula/meio analógico), eu ligaria a saída de pre de um desses na minha interface adicionando impulse response depois. Assim poderia tb brincar c os pedais nele, teria os controles do amp ali na mão sem ter q me movimentar ou carregar essas porras.

    2) comprar uma pedaleira + monitores/PA para ligar em linha
    - Só compraria a pedaleira se quisesse trocar ou controlar efeitos como wah. Caso contrário, nessa solução eu iria apenas de plugin. Outra opção são controladores midi pra plugins. Eu não compraria PAs, usaria o dinheiro pra um bom par de monitores.

    3) Comprar uma interface de audio + PA/Monitor + Software de computador:

    A maior parte do tempo tocando/estudando eu ligo um joyo american sound q modifiquei de preamp e algum overdrive empurrando direto na interface, só pq eu me reacostumei a ter controle na mão ali pra girar botão. As ambiências, gabinete simulação de power e outros efeitos eu só uso plugin mesmo.
    Ligo meu set só qd vou timbrar ele. Se eu fosse tocar apenas em casa (sem shows ao vivo), acho que nem teria os amps, talvez apenas um head/ solução slim ou somente os amplitubes e plugins da vida. O timbre deles já tá em um nível absurdo.

    Schelb
    Veterano
    # 20/jan/23 19:14
    · votar


    Tem uma coisa importante a considerar que é se vc se habituaria a tocar com simulação. Muita gente gosta muito, eu acho muito estranho .. então é bom saber isso primeiro, pq com certeza é a opção mais simples e viável. Agora, se você quiser considerar um ampli pra trocar o seu, eu diria um katana 50 ou 100. O katana é um excelente ampli, funciona muito bem em volumes baixos e tem uma simulação de cab pra usar no fone de ouvido bem decente. É um ampli que provavelmente você manteria depois pela praticidade e qualidade dele. Eu tenho um katana 50 da primeira geração, mas gostaria de ter um katana 100 mk2, pq tem algumas opções extras no painel traseiro e soa um pouco mais encorpado.

    guilherminhoGOD
    Membro Novato
    # 20/jan/23 20:08
    · votar


    Schelb

    o que te fez estranhar os simuladores?

    Ramsay
    Veterano
    # 20/jan/23 22:00
    · votar


    Eu aqui, moro em apartamento e utilizo pra tocar 2 amps valvulados, sendo um de 100W, mas, que fornece 50W pq tirei fora 2 válvulas de potência e mesmo assim ligado num atenuador de potência que eu mesmo construí.

    E o outro um valvulado de 15W, sendo que uso ambos em volume bem alto com o apartamento todo fechado e toco guitarra utilizando BT-Tracks.

    Mas, isso só é possível pq fiz um acordo com a síndica e os vizinhos próximos de só fazer barulho 3 vezes por mês, ou seja, 1 vez a cada 10 dias.

    Quanto aos VSTs simulados eu utilizo vários (ligados numa interface Focusrite Scarlett 2i2) tipo Amplitube 5, Neural DSP Gojira, Bias Fx2 e Amplex e no que se refere a qualidade da distorção, praticamente não existe latência e ela a meu ver chega a uns 80/85% da qualidade de um amp valvulado real.

    Mas, com exceção do Neural DSP, o que os outros simuladores pecam é na baixa qualidade dos efeitos de modulação e ambiência tipo phasers, chorus, delays e reverbers que não chegam nem perto dos de pedais reais e são difíceis de configurar.

    Quanto ao autor do tópico eu sugiro que mantenha os seus 2 amps Fender e Orange, pq como eles são transistorizados, funcionam bem em baixos volumes, ao contrário dos amps valvulados que só mostram o que tem em altos volumes.

    Schelb
    Veterano
    # 21/jan/23 13:35
    · votar


    guilherminhoGOD
    Rapaz, é difícil explicar. Uma coisa é a latência, que mesmo bem baixa me incomoda. Mas não é só isso, o som saindo dos monitores não me convence, eu acho a experiência de tocar com ampli real bastante distinta, sei la. Já testei vários plugins. No fone eu acho bem esquisito tbm.

    guilherminhoGOD
    Membro Novato
    # 21/jan/23 20:12 · Editado por: guilherminhoGOD
    · votar


    Schelb

    Concordo no fato de que amplificadores conseguem preencher a sala e dar mais sensação de som, principalmente com a vibração do volume alto.
    Porém, outro dia toquei com banda usando caixas ativas, curti bastante a experiência

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Timbre em apartamento