Boa opção de caixas para tocar guitarra no quarto usando PC + Plugin

    Autor Mensagem
    Rodam
    Membro Novato
    # 08/jan/23 06:20


    Bom dia, pessoal. Gostaria de uma indicação. Eu comprei recentemente o Amplitube 5 e um plugin da Neural DSP. Estou realmente impressionado com a qualidade que esses plugins estão oferecendo. Estou conectando minha guitarra na interface de áudio que está saindo para um par de caixas Edfier com falantes de quatro polegadas (R1280DB). A qualidade está excelente, mas as Edfier não estão aguentando o tranco, se eu subir o volume um pouquinho elas começam a rachar, se continuar assim, vou acabar estragando as caixas. Esse rachado acontece mais em timbres com muito drive ou muito grave. Estou na dúvida se compro um outro par de monitores de áudio ou uma caixa ativa. Tenho dúvidas se um outro par de monitores não aconteceria o mesmo problema. Estou pensando em investir até uns 2500 reais. Tem alguma dica para me dar? Pensando só em tocar no quarto, qual seria melhor, um par de monitores ou uma caixa ativa. Agradeço as dicas.

    HortaRates
    Membro
    # 08/jan/23 10:09
    · votar


    Rodam
    Eu acho que tem alguma coisa errada aí, talvez suas caixas estejam com defeito. Eu tenho exatamente o mesmo modelo de caixa e já fiz ensaio dentro de casa com ela, ligando guitarra, baixo e bateria eletrônica, e ela segurou tranquilo. Não estava nem perto do volume máximo. Até o bumbo da batera ela dava um volume excelente sem rachar. Pode ser que tenha algo errado na cadeia de sinal também... Não tá chegando sinal muito alto nela não?

    Filippo14
    Veterano
    # 08/jan/23 11:19
    · votar


    Não é o timbre que que ta clipando digitalmente e aparece mais quando você sobe o volume?

    Rodam
    Membro Novato
    # 08/jan/23 18:54 · Editado por: Rodam
    · votar


    Rodam
    Eu acho que tem alguma coisa errada aí, talvez suas caixas estejam com defeito. Eu tenho exatamente o mesmo modelo de caixa e já fiz ensaio dentro de casa com ela, ligando guitarra, baixo e bateria eletrônica, e ela segurou tranquilo. Não estava nem perto do volume máximo. Até o bumbo da batera ela dava um volume excelente sem rachar. Pode ser que tenha algo errado na cadeia de sinal também... Não tá chegando sinal muito alto nela não?


    Olá colega. As caixas não estão com defeito. Eu ouço bastante música nelas e estão perfeitas. Assim, estou tocando nelas normalmente, som excelente, só que não posso abusar do volume, se for um timbre limpo até que vai, mas um com fuzz por exemplo, elas reclamam. Eu sempre tomo o cuidado de verificar a barrinha do output da intensidade do sinal no plugin, e não deixo passar da metade.

    Rodam
    Membro Novato
    # 08/jan/23 18:57
    · votar


    Não é o timbre que que ta clipando digitalmente e aparece mais quando você sobe o volume?


    Olá colega. Então, conforme expliquei no post acima, eu sempre tomo o cuidado de não deixar o sinal do output passar da metade, não sei se deveria reduzir mais ainda.

    HortaRates
    Membro
    # 08/jan/23 20:44
    · votar


    Rodam
    Se você ouve música e a caixa não clipa mas quando toca guitarra a caixa clipa o problema com certeza é na sua cadeia de sinal. Coloque o volume de saída do plugin mínimo possível e aumenta o volume da caixa. Depois aumente a saída do plugin aos poucos.

    Filippo14
    Veterano
    # 08/jan/23 22:49
    · votar


    Cara, elas não estão fazendo alguma coisa na mesa vibrar?

    Como você esta apoiando elas? Elas podem estar vibrando demais com drive ou com muito grave e fazendo algum som ai na sala.

    Aqui em casa isso rola muito com o amp. Vira e mexe alguma coisa vibra pq ele ta alto.

    Rodam
    Membro Novato
    # 09/jan/23 10:58
    · votar


    Rodam
    Se você ouve música e a caixa não clipa mas quando toca guitarra a caixa clipa o problema com certeza é na sua cadeia de sinal. Coloque o volume de saída do plugin mínimo possível e aumenta o volume da caixa. Depois aumente a saída do plugin aos poucos.


    Eu tenho uma Strato e uma LP. Obviamente a LP tem saída muito mais alta por ser humbucker. Eu tentei chegar em um volume que funcionasse para as duas sem ter que ficar ajustando toda hora, mas não tem jeito, acho que a solução é fazer isso mesmo que você disse, deixando a saída com um nível mais baixo. Testei aqui e até agora não tive problema. Obrigado pela dica. Você já chegou a fazer teste com outros monitores, tipo um krk classic 5? Será que teria um ganho grande sobre as Edifier?

    Rodam
    Membro Novato
    # 09/jan/23 11:02
    · votar


    Cara, elas não estão fazendo alguma coisa na mesa vibrar?

    Como você esta apoiando elas? Elas podem estar vibrando demais com drive ou com muito grave e fazendo algum som ai na sala.

    Aqui em casa isso rola muito com o amp. Vira e mexe alguma coisa vibra pq ele ta alto.


    Elas estão sobre a mesa do computador. A impressão que tenho é que a vibração é do falante mesmo. Tem umas coisas que realmente vibram no quarto quando o volume está mais alto, mas eu acho que consigo identificar o que é.

    HortaRates
    Membro
    # 09/jan/23 17:00
    · votar


    Rodam
    Será que teria um ganho grande sobre as Edifier?
    Ganho em relação a que? Volume? Qualidade?

    Usando pedais/pedaleiras você também precisaria mudar a regulagem ao trocar de guitarra, principalmente se a saída dos instrumentos for muito diferente como no seu caso. É natural que você ter que mudar os parâmetros do plugin quando trocar a guitarra.

    Rodam
    Membro Novato
    # 09/jan/23 17:22
    · votar


    Ganho em relação a que? Volume? Qualidade?

    Isso, volume e qualidade.
    Tem também a yamaha hs5.
    Estou satisfeito com as Edifier, mas se der para melhorar........

    Rodam
    Membro Novato
    # 10/jan/23 20:57
    · votar


    HortaRates
    Você já tocou com esses plugins em alguma caixa ativa? Se assim, comparando com os monitores de áudio, qual acha que teve o melhor resultado em termos de qualidade, de timbres mais "reais"?

    sereanes
    Membro Novato
    # 10/jan/23 21:30
    · votar


    Rodam,

    Você colocou que:

    "saindo para um par de caixas Edfier com falantes de quatro polegadas (R1280DB). A qualidade está excelente, mas as Edfier não estão aguentando o tranco, se eu subir o volume um pouquinho elas começam a rachar, se continuar assim, vou acabar estragando as caixas. Esse rachado acontece mais em timbres com muito drive ou muito grave"

    O problema é o diâmetro do falante de graves: falantes de 4" não vão aguentar os graves que você está querendo.

    O ideal seria 6,5" ou mais. Um de 5" quebraria o galho, mas, o ideal é 6,5" ou 8" ou 10".

    Você colocou que:

    "Pensando só em tocar no quarto, qual seria melhor, um par de monitores ou uma caixa ativa".

    Para sua utilização, monitores de referência são mais indicados e a "qualidade" será muito melhor.

    O que o HortaRates falou, a saber: "Eu tenho exatamente o mesmo modelo de caixa e já fiz ensaio dentro de casa com ela, ligando guitarra, baixo e bateria eletrônica, e ela segurou tranquilo", está perfeito. O problema é que você quer um outro nível de graves, já partindo para Sub-Woofers.

    Você colocou o seguinte:

    "Você já chegou a fazer teste com outros monitores, tipo um krk classic 5? Será que teria um ganho grande sobre as Edifier".

    Sem dúvida nenhuma, um monitor de referência é muuuuito melhor do que uma caixa de som. O monitor Edifier (qualquer um deles) é uma caixa de som muito boa. Só pra você saber, tenho Edifier (02 modelos, inclusive o R1280DB), Yamaha HS (02 modelos) e KRK. Por óbvio, já "testei" as diferenças.

    Pra você, seria melhor um Yamaha HS8.

    Abraços.

    sereanes
    Membro Novato
    # 10/jan/23 22:50
    · votar


    Rodam,

    Estava com um pouco de pressa, no meu primeiro post. Vou complementar rapidamente.

    Como disse, o problema é o diâmetro, e vou exemplificar com os Yamaha HSs.

    Como falei, pra você seria melhor um Yamaha HS8. E porque?

    O HS5 tem 5" no falante grave e faixa de frequência de 54Hz a 30kHz;

    O HS7 possui diâmetro de 6,5" e faixa de frequência de 43Hz a 30kHz e

    o HS8 possui diâmetro de 8" e faixa de frequência de 38Hz a 30kHz.

    Como podemos observar, a diferença está nas baixas frequências e, como o que você deseja são frequências baixas, os monitores de pequeno diâmetro serão incapazes de reproduzir o sinal com a fidelidade (e com o nível de sinal) que você deseja.

    Abraços.

    HortaRates
    Membro
    # 11/jan/23 06:58 · Editado por: HortaRates
    · votar


    sereanes
    Pra você, seria melhor um Yamaha HS8.

    Não tenho dúvidas que esse monitor ofereceria uma qualidade melhor. Mas pra gastar quase 6 mil reais em um par de monitores, acho que tem que ter um motivo melhor do que "vai fazer meu plugin soar melhor". Ou não né, cada um com o que pode!

    Rodam
    Você já tocou com esses plugins em alguma caixa ativa? Se assim, comparando com os monitores de áudio, qual acha que teve o melhor resultado em termos de qualidade, de timbres mais "reais"?

    Não, nunca toquei. Eu tenho a Edifier mas uso muito raramente com guitarra/banda, é mais pra ouvir música e complementar o áudio da TV. Guitarra, em casa, 99,9% das vezes eu toco de fone.

    Rodam
    Membro Novato
    # 11/jan/23 09:41
    · votar


    sereanes

    Obrigado pelas respostas. Realmente imaginei que os monitores seriam melhores que uma caixa ativa. Quanto à Yamaha HS8, seria maravilhoso, mas infelizmente está além do meu orçamento. De qualquer forma, fazendo o que o colega HortaRates sugeriu, de fazer um controle mais efetivo da saída do plugin, está funcionando. A caixa não apresentou até agora o "rachado". Estou reduzindo o output para menos da metade e aumentando o volume pelo botão físico da caixa. Estou mais atento a essa questão e está funcionando bem. Se puder fazer um comentário sobre a diferença que percebe entre as Edifier e as KRK ou as Yamaha te agradeço.

    sereanes
    Membro Novato
    # 11/jan/23 10:18
    · votar


    Rodam,

    "sobre a diferença que percebe entre as Edifier e as KRK ou as Yamaha".

    As caixas de som normalmente não são "flat", ao contrário dos monitores de referência. Então, você notará que as caixas de som privilegiam um pouco as frequências graves e os monitores terão fidelidade ao sinal.

    Mas, a regra dos diâmetros ou faixa de frequência (Range Frequency") vale para ambos.


    HortaRates

    cada um com o que pode

    É verdade. Como não sabemos a realidade dos membros que acessam o FCC, procuro dar respostas técnicas aos questionamentos. Agora, é claro que a solução para os problemas de cada um terão que ser customizadas.

    Se você pretende fazer um "ralie" pela transamazônica, o indicado é um utilitário 4 x 4; agora, se o seu fluxo de caixa só permite um corsinha, paciência.

    Abraços.

    guilherminhoGOD
    Membro Novato
    # 14/jan/23 11:05
    · votar


    Bom dia! Se no amplitube ou outro software o áudio não aparece clipado, pode ser sua caixa mesmo. Estou usando um par de monitores presonus eris 3.5 para tocar com o amplitube. Excelentes! Recomendo pela qualidade e preço, custa na faixa de 850 reais novo. Se puder desembolsar mais grana, pega o 4.5 ou o 5.1 xt. Esses último são mais caros e melhores, mas não se engane, o 3.5 fala bonito e bem alto também

    sereanes
    Membro Novato
    # 14/jan/23 22:18
    · votar


    Prezados,

    Deixarei que vocês cheguem às suas próprias conclusões.

    Edifier R1280dB:

    Diâmetro 4", 42W, 55Hz - 20kHz;


    Yamaha HS5:

    Diâmetro 5", 140W, 54Hz - 30kHz;


    Pressonus Eris:

    Diâmetro 3,5", 50W, 80Hz - 20kHz.


    Abraços.

    guilherminhoGOD
    Membro Novato
    # 16/jan/23 12:39
    · votar


    sereanes

    Boa! eu acho que a questão é até que simples, se tiver a grana, pega uma yamaha, eh superior às duas outras. A Edifier pode ser uma boa caixa para ouvir música, mas colore muito o som, não recomendo se estiver buscando um monitor. O pressonus eris pode ser considerado um monitor de entrada, tem mais fidelidade e propósito para tal, mas ainda continua sendo um produto de entrada e, por isso, tem seus defeitos.

    Rodam
    Membro Novato
    # 17/jan/23 12:14
    · votar



    Bom dia! Se no amplitube ou outro software o áudio não aparece clipado, pode ser sua caixa mesmo. Estou usando um par de monitores presonus eris 3.5 para tocar com o amplitube. Excelentes! Recomendo pela qualidade e preço, custa na faixa de 850 reais novo. Se puder desembolsar mais grana, pega o 4.5 ou o 5.1 xt. Esses último são mais caros e melhores, mas não se engane, o 3.5 fala bonito e bem alto também


    Opa, não conhecia essa marca de monitor, valeu pela dica. Estou controlando com mais critério o output e até agora não tive mais problemas. Também utilizo o Amplitube. Ele tem uma saída muito alta, pessoal comenta isso pelos fóruns. Eu deixei o "Default" com a saída em -15 db. Assim, o Amplitube já inicia em - 15db. Uma das simulações que tinha mais problemas era a do Fender Champion 600 com o volume a partir do 7 ou 8, onde o crunch já fica bem forte. Agora não acontece mais.

    guilherminhoGOD
    Membro Novato
    # 17/jan/23 23:02
    · votar


    Rodam

    nossa mas isso é muito... -15db corta muito o timbre, quando você coloca uma música para tocar em volume alto a caixa racha tb?

    Rodam
    Membro Novato
    # 19/jan/23 16:06
    · votar


    nossa mas isso é muito... -15db corta muito o timbre, quando você coloca uma música para tocar em volume alto a caixa racha tb?

    Com música ela não racha não, nem em volume bem alto.
    Eu estou fazendo testes. Tinha colocado em -15db o output, como não rachou, já passei para -10db e estou testando. Até agora, tudo normal. Se não aparecer os rachados vou colocar em -5db e acho que assim deve ficar bom.
    Nos testes que eu fiz, o que mais influencia no som no caso do Amplitube é o volume do input. O do output também influencia, você tem razão, mas acho que é menos que o input. No input estou deixando em 0db para a les paul e +10db para a strato. Está excelente. Antes eu estava usando as duas guitarras em 0db e a strato ficava "morta" quando colocava um amp da fender. Foi subir 10dbs e o som virou outra coisa. Muito melhor.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Boa opção de caixas para tocar guitarra no quarto usando PC + Plugin