Dicas para barzinho sem mesa de som (guitarra, violão e ampli) Qual seria a melhor forma?

    Autor Mensagem
    Fili
    Membro Novato
    # mar/20


    Galera to fazendo barzinho mas não to podendo comprar mesa agr. Uso uma caixa ativa de 200w, da conta do recado tranquilo em volume e microfone fica bacana, mas o violão não fica muito bom.

    Já arrumei o captador (piezo) que estava danificado e uso aquele redutor de microfonia também mas ainda durante algumas músicas sinto o excesso de médio grave (mesmo abaixando o médio grave na caixa e no pre do violão). Já a guitarra o som sai bem mais forte e bem mais limpo, fora que consigo equalizar na pedaleira então não tenho problemas com microfonia, só que é barzinho né, era pra ser acústico eu no violão e minha parceira na cajon. Guitarra e cajon não combina tão bem quanto violão e cajon, na minha opinião.

    Pensei em duas alternativas (pelo menos enquanto não tiver a mesa):

    - Tocar com guitarra e usar efeito de violão acústico (mas eu acho meio forçado fica muito artificial).

    - Tocar com o violão mesmo com pouquinho de microfonia ou a guitarra "crua" que não combina com cajon.

    Vocês tem alguma dica pra me dar nesse contexto? Captador magnético no violão poderia ajudar nessa caso da microfonia?

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/20
    · votar


    Fili

    Com este esquema "caixa amplificada"... não dá prá fazer muito milagre.

    Não dá prá você regular uma caixa amplificada prá ficar boa com violão, voz e tudo mais, esquece.

    Dependendo da qualidade do Microfone, do violão, do captador piezzo, da caixa amplificada... aí que fudeu de vez! Se esse equipamento é o que têm prá hoje e ponto final, eu faria o seguinte:

    - Microfone/Vocal - Regule a caixa para ficar com o melhor som de vocal possível, faça todas as regulagens no sentido da voz ficar agradável, bem timbrada e com volume ideal para o ambiente.

    - Ligue um pedal equalizador nesse violão e faça a melhor regulagem que conseguir no equalizador sem mexer nas regulagens da caixa.

    Buja
    Veterano
    # mar/20 · Editado por: Buja
    · votar


    Faria exatamente o mesmo que o Lelo disse.

    Se nao puder usar um pedal de eq, faça no violao mesmo.
    Pensando no publico, o mais importante mesmo, é que a voz seja agradável de ouvir.
    O violão, nao sendo irritante, está bom.
    Mas voz ruim, ahhhhhhh....ai nao da mesmo.

    Faça o melhor que puder pra que a voz fique boa.
    O resto, toque bem o violao, e a medida que der, vai melhorando o equipo.

    Fili
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    Lelo Mig
    Lelo Mig
    Entendi galera, valeu aí pelas dicas. Usando a pedaleira eu consegui jogar o violão num cubo de 20w da meteoro que tenho aqui de guitarra. Apesar de ter só 20w ele é muito forte e pela pedaleira consigo aumentar a quantidade de sinal que vai pra ele então vou conseguir usar a caixa só pra voz como falaram e um cubo pro violão. Obrigado pelas dicas!

    Ismah
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Acabaste de descobrir a distorção... rsrs
    Se tá soando bem, é o importante!

    Só uma ressalva... A caixa ativa de antigamente, não tem nada que ver com a ativa de hoje. Tem caixas e caixas, isso sem dúvida.
    Com a capacidade de DSP, muitas estão vindo já com equalizadores dinâmicos, atuando como feedback destroyer...

    A JBL EON tem se multiplicado por aí, e a sonoridade é um ponto fora da curva. Muito além disso, ela tem o peso de um cubo de guitarra pequeno. O preço é na faixa de ~4 mil.
    Outra que tenho visto muito eu tô tentando lembrar o nome. Lembro que a primeira vez que a vi, dei um passo pra trás... Tem uns 1 500~2 000 W naquele troço.

    Caro? Depende! Se fazer barzinho é tua profissão, ou se tens vários projetos que existe essa demanda, vale o investimento. Ela se paga, e soma muito para o show. Voltamos ao tempo de que as bandas/artistas viajam com sistema de PA. rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para barzinho sem mesa de som (guitarra, violão e ampli) Qual seria a melhor forma?