Amplificador de guitarra não amplifica e apresenta ronco

    Autor Mensagem
    Djslash
    Membro Novato
    # set/19


    Bom dia galera.

    Eu comprei uma guitarra e o vendedor me deu junto um cubo cube 90 da wattsom que de acordo com ele foi ligado a 220V com a chave seletora de tensão em 127, e apos isso o amplificador começou a apresentar um ronco e não amplificar.
    Logo fiz uma inspeção visual, nada aparentemente queimado ou trilha rompida, verifiquei os diodos da ponte retificadora, substitui os transistores de potência tip 29 e 30 por um tip 41 e 42 e troquei o ci 4558 responsável pela pré amplificação do sinal pelo oque eu entendi observando o esquema, entretanto nada adiantou e continuou com o problema.
    Notei que foi feita uma modificação na placa, foi adicionado uma chave para "pular" um resistor no controle de MID na etapa de pré amplficação, mas independente da posição da chave o amplificador apresenta o mesmo problema.
    O que poderia estar ocasionando este problema?



    Ramsay
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Djslash
    Esse ruído é típico de que existem mais transistores de potência queimados, além dos tip 29 e 30 de saída.

    Djslash
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Mas os tip 29 e 30 não são os únicos de potência? Fora eles só tem transistores bc 337 e 557

    Esse é o diagrama esquematico dele

    https://www.hardware.com.br/comunidade/attachments/ciclotron_cube-90_s ch-pdf.107329/

    Ramsay
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Djslash
    Pois é, os BC327 e BC337 são transistores de baixa potência e, por isso, são baratos. Sugiro que os troque e veja se resolve o problema.
    Se não resolver então é sinal que o par diferencial (2xBC557) foi pro saco.

    macaco veio
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Antes de sair trocando peças voce tem que medir as tensão da fonte, verificar o trafo se possivel ligado sem os fios alimentarem o circuito. Os tips são 29 e 30 mesmo. +15 e -15 na fonte, se queimar um diodo zener ali para tudo e fica dando esse ruido. Retire o capacitor de 10uF que esta no emissor do BC547 do pre que esta em serie com o resistor de 270R indo pro jack de line out, enfia a guitarra no jack de line out e voce terá so a potencia atuando (sem o pre). Assim voce sabe se o problema vai estar so na potência.

    Djslash
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    macaco veio
    Retirei a fonte e medi, está dando +20 e -20. Retirei o capacitor e pluguei a guitarra, entretanto nada mudou.

    Ismah
    Veterano
    # out/19
    · votar


    20 AC ou DC? Os 20 retificados devem bater uns 14 VDC, que bate com o que o macaco veio falou...

    macaco veio
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Esta muito facil consertar esse ampli porque tem o esquema detalhado com as tensões (apesar de não ter numeração das peças).
    Se voce mediu +20 e -20V deveria ser obrigatoriamente +15 e -15V porque dois diodos zenner ali que força ser 15V. Mas independente disso é melhor isolar a fonte do pre da seguinte maneira: Dessolde uma perna de cada resistor da fonte (e puxe pra cima pra desligar do circuito) 270R x 1/2W e 390R x 1/2W, ache eles ai na ´placa (são um pouco maiores que os outros. Pronto, desligou o pre amplificador.
    La no jack Line out, desligue uma perna do resistor de 680R (por ter um valor muito baixo ele esta matando o som da guitarra que agora esta conectada no jack). Agora so se tem a potência funcionando, se não sair som tem consertar ela.
    Primeiro cheque os tres fios do trafo AC GND e AC (deve ser vermelho azul vermelho, algo assim e conectados com encaixe) retire e meça se tem os 21,1V AC entre cada fio vermelho e azul (ou preto). Se estiver correto terá que ter o +B e -B (no ampli) de 27,3VDC de cada lado.
    Se tiver os 21,1AC mas os DC tiver diferente de 27,3V então tem problemas nos transistores. Ai tem que tirar o Tips fora e medir que tensão DC está chegando nos pontos base coletor emissor na placa. Entre coletor e emissor tensão +B e -B no outro transistor, entre coletor e base +B -0,6V, o mesmo no outro transistor.
    Ao desconectar o trafo (retirando as pontas dos fios AC GND AC) deixe ele ligado um pouco sozinho sem alimentar o circuito e veja se tá normal, se não aquece muito, encoste o ouvido no chassi (do lado contrario de onde esta o trafo, perto do jack in) e escute o ruido se é hummm ou ronco mesmo. Pelo volume do hummm se sabe se o trafo é bom ou ruim e se está com problema.

    Djslash
    Membro Novato
    # out/19 · Editado por: Djslash
    · votar


    Eu esqueci de falar que eu não consigo controlar o volume, nenhum dos potenciômetros de ajustes fazem diferença. 20 VAC medindo as saídas do trafo, retificadas estão dando cerca de 15Vdc.

    macaco veio
    Veterano
    # out/19 · Editado por: macaco veio
    · votar


    20 VAC medindo as saídas do trafo, retificadas estão dando cerca de 15Vdc. no esquema consta 21,1AC + 21,1AC mas pode ser que a rede da sua cidade seja mais baixa e ta saindo so 20AC (é 20 + 20), não vai mudar muito. Na fonte são 4 tensões, +15dc e -15dc e +27,3dc e -27,3dc.
    Retirei o capacitor e pluguei a guitarra, entretanto nada mudou.
    Ou seja continua o ruido e sem som, então terá que consertar puramente eletronica. Não interessa o som, delisgue da placa o fio do alto falante, desplugue a guitarra, deixa o capacitor que foi retirado fora, retire a placa inteira pra fora do chassi (levanta ela e põe tipo um papelão por debaixo isolando do chassi e deixa presa so pelos fios do trafo. Desolde os dois transistores de saida (os tips 30 e 31 ou 41 que voce trocou (senão eles vao queimar no teste, se ja não queimou).
    Retire os dois resistores 270R x 1/2W e 390R x 1/2W (se não souber quais são vai ficar dificil) e retire o resistor de 680R que esta entre a ponta do line out e o terra. Se não fizer isso não tem jeito de arrumar não. Voce ira ligar ele assim e ai eu te falo onde vai as pontas do multimetro e medir.
    Pelo o esquema o fio do alto falante vai no jack de phone out então é mais facil desoldar um lado do resistor de 10R x 1W que tem um fio de bobina enolado por cima (desconecta a bobina com resistor e tudo). Não vi a placa então estou imaginando pelo esquema, se tiver uma foto da placa por cima ficaria mais facil. Agora vi no video que voce botou uma madeira por baixo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplificador de guitarra não amplifica e apresenta ronco