Problema Amplificador valvulado

    Autor Mensagem
    Maebara
    Veterano
    # jan/19


    Meu amplificador bugera g5 infinium do nada começou a dar problema no som.
    O volume caiu consideravelmente e tem reproduzido os sons de maneira estranha (principalmente em frequências mais baixas).

    O curioso é que na saída emulada ele continua funcionando normalmente sem problemas. O problema só acontece quando é ligado direto no gabinete.

    Qual poderia ser o problema? Parece que ele está estourando o som, mas é esse o som que sai. E bem baixo.

    Comprei o amplificador novo há menos de 2 meses.

    Segue vídeo com o áudio:


    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Tô com um problema parecido com o meu Mesa Boogie DC-3, só que no meu só aparece quando ligo o equalizador gráfico. No começo achei até que era falante, mas liguei numa 4X12 e continuou com o mesmo problema.

    Ainda não encontrei resposta e todos os técnicos estão em férias. Dia 7 vou levar pra um cara da minha cidade que dizem que é bom. Vamos ver, se descobrir volto aqui e te falo.

    Mas no teu caso acho que ainda tá na garantia né?

    Valvulado é essa treta aí...

    Ordinaire
    Membro Novato
    # jan/19 · Editado por: Ordinaire
    · votar


    Maebara
    Se estiver na garantia o ideal seria você levar em uma autorizada bugera.

    Felipe Stathopoulos
    Deve ter transistor fodido no EQ, conheço bem esse circuito, se for estilo o do Mark, tem 1 PNP Darlington, 2 PNP comuns e um NPN, coisa simples, não deve dar muito trabalho.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Ordinaire

    Até onde sei é bem a onda do Mark mesmo e eu bem desconfiava que a treta fosse nesse gênero mesmo. Valeu!

    Ramsay
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Maebara
    Como o seu amp é muito novo, eu sugiro que tire as válvulas fora (tem mais de uma?) e borrife tanto nos pinos das válvulas, quanto no(s) buracos do(s) soquete(s) um spray de limpeza de contatos elétricos, tipo o do link abaixo:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1080402438-limpa-contato-orbi- quimica-eletrico-spray-eletronico-300ml-_JM?quantity=1

    Se não der certo, então, mande pra garantia.

    arcade
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Maebara
    Boa noite. Essa saida emulated seria a saida de linha? se sim, o problema vem do power amp. Tente mudar a chave do power attenuador e veja como se comporta.

    Del-Rei
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Maebara
    Cara, não entendo nada de amps.
    Mas a primeira coisa que eu faria, seria retirar as válvulas e colocar novamente. Às vezes, por algum motivo, elas perdem a firmeza e o contato com os soquetes.

    Um aceno de longe!!!

    Ismah
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Válvulas "penduradas" costumam dar problemas... Com a vibração elas vão saindo, soltando...

    É caso de revisão. Sem por na bancada, tudo é muito teórico. Em casa, o que dá pra fazer é o que o Del-Rei sugeriu...

    Felipe Stathopoulos

    Possível que algum capacitor nos deixou, só abrindo e revisando.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Galera, obrigado pelas dicas. Só passando um feedback do que estava rolando com meu amp, principalmente quando usava o eq gráfico.

    Consegui consertar, claro, levando num técnico bom aqui da cidade.

    No final era nada mais que uma válvula de pré meia bomba, alguns capacitores cansados, e um transdutor com mal contato/ligado errado no eq gráfico. Algum técnico bunda tinha feito uma solda bicheira e o transdutor estava mal ligado e torto dentro da parte do gabinete do eq gráfico.

    O cara que consertou fez um excelente serviço, por um preço justo. No processo consegui descobrir que meu combo DC-3 foi fabricado em 1986, ou seja, um amplificador de 33 anos ainda falando horrores.

    Estou absolutamente chocado e maravilhado com a diferença. É um amplificador realmente poderoso, e com um som único mesmo para os padrões Mesa Boogie. Sensacional!

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Felipe Stathopoulos
    História com final feliz! Parabéns pelo amp cara!

    Del-Rei
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Felipe Stathopoulos
    Legal, cara!
    Que bom que resolveu.
    Eu nunca ouvi falar de transdutor, rsrs.

    Um aceno de longe!!!

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Valeu galera!

    Del-Rei

    Também nunca tinha ouvido falar... Pelo que entendi pesquisando é um negócio que converte um tipo de energia em outro. Sei lá...

    Ordinaire
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Felipe Stathopoulos
    Kkkkkkkk ou o técnico te enrolou ou você quis dizer transistor ao invés de "transdutor", já consertei alguns mesa boogies e posso lhe afirmar que nenhum deles possui transdutores, na verdade, nunca vi isso em nenhum amp de guitarra ou baixo hehehe.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Ordinaire

    Ich, aí tu me pegou, num sei. Sei o q o cara falou, e tenho certeza que foi transdutor...

    O importante é que tá funcionando...

    Ismah
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Transdutor é um termo técnico para alto-falante, motores, motores de passo, e semelhantes, que convertem energia. No caso do AF, ele converte energia elétrica em magnética, que move o cone, e por sua vez converte energia mecânica em acústica...
    O que não bate com a situação, mas o termo existe, e não é tão absurdo...

    Seria legal perguntar pro cara lá, o que de fato era...

    Ramsay
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Felipe Stathopoulos
    Se está ligado no equalizador gráfico é um indutor (bobina com núcleo de ferro) e não um transdutor.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Ramsay

    Pode ser, talvez eu tenha me enganado.

    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema Amplificador valvulado