Autor |
Mensagem |
Ale Heus Membro Novato |
# set/17
Boa tarde pessoal!
Estou construindo um mixer amplificado, onde o circuito já está todo pronto, testado e funcionando no Proteus. Nenhum problema até então, tenho apenas uma dúvida, o LM386 é bom? Ele vai amplificar o som sem dar nenhum ruído?
Grato
|
Alex guitar man Veterano |
# set/17
· votar
Ale Heus
Tem uma materia na net sobre ele : http://blog.novaeletronica.com.br/lm386-o-pequeno-grande-amplificador/
Nao sei se ajuda. Nunca testei algo com ele
|
macaco veio Veterano |
# set/17
· votar
Ale Heus Sai fora, chip muito antigo, alto consumo e pouca potencia. A Marshall usa porque deve ter comprado em liquidação a 10 por um centavo. experimente o TEA2025, consumo muito menor, mais potencia e esquenta pouco e funciona ate com 3V. Ja usei o 386 a não sei quantos anos atras, porcaria comparado com este TEA que usei e fiquei impressionado e não é caro.
|
Ismah Veterano |
# set/17
· votar
É tipo usar valvulado e 8x12": mais uma hype que uma necessidade.
|
Ale Heus Membro Novato |
# set/17
· votar
Bom dia pessoal
Andei olhando sobre o TEA2025, achei bem interessante o fato dele já possuir dois canais dentro do CI, mas infelizmente não tenho como simular ele no Proteus, ele não consta nas bibliotecas do mesmo. Andei olhando aqui algumas opções e achei o TDA2030. Ele é bom? A descrição dele é interessante, diz que é recomendado para sistema de alta fidelidade, que é o que procuro fazer.
|
macaco veio Veterano |
# set/17
· votar
TDA é uma linha antiga, começa com TDA2002 e vai subindo a numeração conforme sobe a potência, é pau pra toda obra. Tente o LM1875 também é antigo mas melhor pra alta fidelidade.
|
Ale Heus Membro Novato |
# out/17
· votar
Olá!
Testei finalmente o circuito fisicamente em uma protoboard. Os resultados foram ótimos. O som possui a qualidade desejada, mas tem um porém, aproximando o ouvido ao speaker, é possível notar que há um ruído bem baixinho, o que é um problema para a aplicação desejada (mixer), acredito que esse ruído venha por causa do protoboard, correto?
|
macaco veio Veterano |
# out/17
· votar
acredito que esse ruído venha por causa do protoboard, correto? Porque? que culpa tem o protoboard?
|
Ale Heus Membro Novato |
# out/17 · Editado por: Ale Heus
· votar
Ele parece estar conduzindo interferência. Um exemplo disso é que quando coloco minha mão na parte metálica dele, o ruído fica mais forte, o mesmo acontece ao encostar na superfície metálica da mesa onde o mesmo se encontra. Acho que pode ter culpa também os jumpers que utilizei, usei alguns fios de internet para jumpear a protoboard
|
Paludo756 Membro Novato |
# out/17
· votar
o LM386 é bom? Este AO é construído internamente apenas de transístores, de forma bem simples, sem buffers, é bom mais pela praticidade, por já vir com o sistema push pull pronto, mas tem muita coisa melhor.
Andei olhando aqui algumas opções e achei o TDA2030. Ele é bom? Sim, depende da potência que você precisa usar ele ou não. Quais falantes você irá ligar na saída do amplificador? Qual a carga? o TDA2030 tem potência de 14 watts, se precisar de mais recomendo o TDA 2005 de 20 watts. Se for ligar em falantes de som automotivo vai no TDA 1515, ele é projetado para 2x12 watts.
é possível notar que há um ruído bem baixinho, o que é um problema para a aplicação desejada (mixer) Então, você vai montar uma placa para este circuito? faça um teste com um OP 07, se o ruído vier da fonte ele deve atenuar os ruídos, vale tentar também um AD 620 ou AD 625, podem ser com ganho 1, antes do seu amplificador de Potência. Outra dica interessante é utilizar um estágio com mpf 102 para aumentar a impedância de entrada.
|
Ale Heus Membro Novato |
# out/17 · Editado por: Ale Heus
· votar
Paludo756 Para ver se eu entendi direito, colocar o OP07 ou um dos ADs na entrada do VCC e o MPF na entrada do sinal?
|
Paludo756 Membro Novato |
# out/17
· votar
Ambos na entrada de sinal. Faça um teste com sua fonte DC também. Para evitar ruídos da rede na entrada, coloque um capacitor de 2200 uF entre o VCC e o GND na entrada do circuito, me diga se resolveu ;)
|