Valvulado Hand-made com problema de timbre

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# set/16
· votar


Luciano.Badoe
Você conhece esse tipo de equipamento, sabe dizer se ele pode trazer alguma coloração indesejada para o som?

Desapega meu caro... Coloração? Sério mesmo que tu crê escutar isso? rsrs
Variac basicamente é um trafo com center tap (derivação central) variável de tantos em tantos volts (1 em 1 geralmente)...


Del-Rei

Sua análise é um tanto complicada... Se estende para muitos campos de pesquisa e estudo...

quanto maior a tensão mais volume (potência?)

Sim teoricamente... Vale marcar alguns pontos:

- Se retificar o banco de capacitores vai nivelar a parada, num valor médio bem estável (nunca estudei os efeitos de uma bobina de choque), ou o regulador de tensão, e com maior eficiência

- Quanto mais alta a tensão, em relação a um valor de projeção, menor o ripple.

- A tensão máxima é limitada pela tensão máxima admitida nos componentes

- As válvulas e transistores, basicamente são divisores de tensão variáveis (para mais http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/328290/), assim, modulam um sinal DC

na maior tensão havia mais peso/graves

Procede até o ponto onde se ignora as variáveis de cada caso.

Basicamente cada vez que a frequência dobra, a potência necessária cai para metade.

Graves (região por volta de 180Hz, numa guitarra) demandam muita energia dissipada que os médio-agudos, por terem comprimento de onda maior etc.

Sua intensidade maior implica em uma fonte muito parruda (vide o tópico supracitado), sendo que o ponto de saturação é determinado pela potência máxima dissipada pela fonte.

Note-se que o ganho é constante, assim, o valor de entrada que é variável para uma saída mais alta ou mais baixa... Quando o input fica muito alto, e o ganho implicaria num output mais alto que a fonte supre, ocorre o que se chama de distorção.

Mais tensão, implica em um maior ganho possível (as consequências são ignoradas), com uma maior potência possível.

Até aqui é ideal... Mas e o trafo de saída não vai saturar com a baixa frequência? Vai conseguir conduzir essa potência toda? rsrs

meio óbvio, quanto mais volume, mais graves

É válido até um determinado ponto... Lembre das curvas de Fletcher&Munson novamente.

marfu
Membro
# set/16
· votar


Bom dia Colegas.
Vendo as fotos do amp fico na dúvida.
Que componentes pretos, são estes encapsulados?
PArecem componentes agregados e encapsulados em um termo retratil...
Percebe-se isto no segundo da esquerda pra direita, na foto 2.

Luciano.Badoe
Membro Novato
# set/16
· votar


Pessoal, pelo pouco que sei de amplificadores valvulados, entendo que os transformadores de força e de saída são peças chave dentro do circuito. Então me surgiu a seguinte dúvida:

- É viável fazer um up grade destes transformadores num amplificador para modelos renovamos e importados como os Mercury ou Hammond?

Sabendo que são peças caras mas buscando investir para ter o melhor possível do aparelho, dá pra considerar isso viável ou mesmo significativo em matéria de timbre geral após up grade?

P.S. sei que tem bastante coisa sobre trafos aqui no fórum e vou lendo na medida do possível.

Abraços.

Luciano.Badoe
Membro Novato
# set/16
· votar


Ismah

Desapega meu caro... Coloração? Sério mesmo que tu crê escutar isso? rsrs
Variac basicamente é um trafo com center tap (derivação central) variável de tantos em tantos volts (1 em 1 geralmente)...


Na verdade nunca utilizei um VARIAC ou qualquer outro transformador, mas que bom que essa coisa de coloração seja lenda.

Luciano.Badoe
Membro Novato
# out/16
· votar


Pessoal, depois de passar muita raiva com o problema apresentando por meu amplificador e confesso até perder o sono em diversas oportunidades, ontem finalmente acredito ter descoberto o motivo ou causa do problema.

Por incrível que possa parecer o vilão é o jack de entrada do head. Ontem durante um ensaio o timbre estava péssimo, indefinido, sem graves, e com algumas leves oscilações de volume. Já tinha trocado cabos e nada de resolver, até que o batera conversando se apoio o head e tocou o cabo próximo do jack de entrada. Imediatamente começou a soar os típicos tuidos de mau contato. Mexi no cabo e o timbre instantaneamente ficou bom. Definição, graves, etc. Tudo de volta de num passse mágica.

O pior de tudo é que esse mau contato não gerava ruidos perceptiveis mas era o que degradava o timbre. O jack é de boa qualidade (amphenol) e nunca desconfiei dele pois o cabo sempre ficou firmemente plugado e exatamente para protege lo sempre puguei com cuidado e em 99% das vezes o ampli estava com o standby acionado, então, nunca percebi qalquer mau contato ao plugar.

Vou trocar o jack e espero resolver o problema de vez.

Agradeço fortemente aos que se empenharam em tentar me ajudar com o problema. Acabei aprendendo várias coisas nesse processo com a ajuda de vocês.

Abraços.

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/16
· votar


Tive um pedal com problema no jack, desmontei o bixo, passei uma lixa de unha no contato positivo do jack e voltou a funcionar normalmente.
O foda é se for no negativo, daí vc pode pegar uma lixa de parede (papel) e usar um lápis.

Ou deixa as gambiarra de lado e use spray limpa-contatos, se não resolver troque o jack hahahahahaha

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Luciano.Badoe
Pode ser o peso do cabo pendente. Tentaria a troca imediada, nem que por um jack xing-ling pra matar a charada.

sandroguiraldo
Veterano
# out/16
· votar


Um simples jack com mal contato e gente querendo trocar os trafos do ampli...

Às vezes complicamos demais.

sandroguiraldo
Veterano
# out/16
· votar


Pode ser o peso do cabo pendente.
Sempre passo o cabo pela alça do ampli e deixo ele de "cima pra baixo".

Uso os mesmos cabos há quase 10 anos. Nunca tive problemas de ruídos ou quebras. Exceto quando algum vacilão pisa em cima dos cabos.

marfu
Membro
# out/16
· votar


kkkkk !!! O velho Osmar sempre aparece pra incomodar.

Parece piada, mas por um potenciometro, com o velho osmar ( os mar contato) fiquei mais de ano tentando achar um defeito...
Num belo dia esbarrei no painel e o defeito apareceu.

Se para um músico é dificil, imagine pro técnico !!!

E o grande problema disso tudo recai na qualidade dos componentes.

Potenciômetros, jaques, soquetes...

Ai "não dá pra fazer um amp de qualidade com menos de R$ 2000,00" !!!

sandroguiraldo
Veterano
# out/16
· votar


marfu
kkkkk !!! O velho Osmar sempre aparece pra incomodar.

Nos meus 16 anos de guitarra, sem exceção, todo problema de timbre zuado, falhas etc sempre foi mal contato.

Nunca tive problema com queima de componente ou coisas do tipo.

Quando o som começar a sumir (na verdade faço isso periodicamente, mesmo que não esteja apresentando defeito) eu tiro todos os knbos e jogo limpa contato elétrico nos pots e até mesmo dentro dos jacks (Ismah pira!)
e giro eles pra dar aquela espalhada.

Toquei muitos anos com o mesmo equipamento e nunca tive problemas, além de que sou bem cuidadoso com cabos e acessórios (nem tanto com as guitarras).

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


sandroguiraldo

Piro se for no meu equipo. No dos outros, se der defeito, é sinônimo de mais trabalho pra mim. B) kkk

Mas o problema é usar WD40 que é oleoso. Limpa contato e álcool isopropílico é de boa porque são voláteis e líquidos. A questão é lixar a trilha e diminuir o valor do pot, mas é isso ou deixar com ruído como os do meu :(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulado Hand-made com problema de timbre