Valvulado Hand-made com problema de timbre

Autor Mensagem
Luciano.Badoe
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Luciano.Badoe


Pessoal, tenho um head da falecida Lifesound (Tritone) e estou enfrentando um problema com ele que está me deixando maluco.
A grande dificuldade é que o problema não é nenhum defeito clássico de funcionamento mas sim na qualidade do timbre. Este projeto é baseado no Soldano SLO100 e o meu é um head de 100 watts com a12ax7 JJ no pré e 6L6 Svetlana no power.
O que ocorre é que o timbre fica "magro" e sem aquela peculiar "cremosidade" que a saturação de power dá. Isso na maioria absoluta das vezes, porém, em raríssimas exceções o timbre se apresenta maravilhoso, com graves justos e muito marcantes, o timbre que sempre sonhei. Quando ligo o ampli e o timbre está bom já percebo de cara, mesmo em baixos volumes. E se está bom vai ficar bom pelo tempo que eu usar ampli, mas o mesmo acontece quando está ruim, ou seja, fica ruim o tempo todo.
O timbre ruim fica ainda pior quando se abre o power dele e entendo que deveria ser ao contrário pois o punch de power tão agradável simplesmente não dá as caras e ao invés disso fica aquele som magro e sem "vida", porém, nas raras vezes que o som está bom, fica muito legal pois gosto de usar com pouco ganho no pré e mais aberto no master e ai surge aquela pegada de graves fantástica com timbre cheio e cremoso, se é que me entendem.

Já levei em 2 técnicos renomados mas analisam o aparelho e dizem que está funcionando perfeitamente. E realmente está, mas o timbre é completamente diferente nas 2 situações que citei.
Essa mudança na qualidade do timbre creio não estar relacionada com nenhum periférico, pois uso a mesma caixa (4x12 com Eminence Governor) e a mesma guitarra (Jackson com EMG´s). Até os cabos são os mesmos.

Uso principalmente o canal drive, mas o problema ocorre em todos os canais.

Desconfio que seja algum problema relacionado ao power (válvulas ou transformador quem sabe?) pois aquele punch de saída some. Não que não tenha graves, têm, mas são espalhados e os médios/agudos ficam muito estridentes, além do normal pois este projeto já apresenta um timbre mais aberto mas com graves poderosos e isso é que me faz gostar tanto deste ampli, mas em alguns anos que estou com ele (foi feito para mim), em poucas vezes consegui aproveitar o "timbre maravilhoso" que ele gera sabe-se lá quando e porquê.

Minha decepção é gigantesca pois gosto muito do ampli quando ele funciona da forma que deveria e em todas as vezes que levei para analise técnica disseram que era muito bem montado mas cheguei a ficar 2 anos sem utilizá-lo por esta inconsistência de qualidade no timbre.

Agradeço fortemente qualquer ajuda e me desculpo pelo longo texto.

Abraços.

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


Como anda a energia na sua casa?

Luciano.Badoe
Membro Novato
# set/16
· votar


Como anda a energia na sua casa?

Ismah, até onde sei é bem estável.
Me preocupo com isso devido ao meu home Theater, então, acompanho sempre como anda a estabilidade da energia.

Além disso, este timbre ruim se apresenta também quando ligo o amplificador no estúdio de ensaios que utilizo.
Já ocorreu do timbre estar bom, tando na minha casa quanto no citado estúdio.

Ramsay
Veterano
# set/16
· votar


Luciano.Badoe
Se o problema ocorre de vez em quando, então, isso tá com cara de solda fria na placa de circuito do amp.
O problema é descobrir em que ponto da placa isso tá ocorrendo.

bicinh
Veterano
# set/16
· votar


Luciano.Badoe
Manda pro Pedrone.

Luciano.Badoe
Membro Novato
# set/16
· votar


bicinh
Estou avaliando isso, mandei e-mail para ele hoje.

Ramsay
Na verdade o problema ocorre sempre. Ele fica bom é de vez em quando, aliás, muito raramente.

Del-Rei
Veterano
# set/16
· votar


Luciano.Badoe
Inicialmente eu iria comentar sobre a rede elétrica também. Já mediu a tensão quando o timbre está bom e quando está ruim, pra comparar?

Já experimentou trocar todas as válvulas?

Um aceno de longe!!!

Luciano.Badoe
Membro Novato
# set/16
· votar


Del-rei
Nunca medi a tensão da rede nestes momentos, mas o problema do timbre ruim ocorre na minha casa - que é onde mais uso o ampli - mas também no estúdio de ensaios ou em qualquer outro lugar que ligo o ampli. Por isso acredito que não seja energia pois seria bastante coincidência algum problema de tensão em todos estes lugares.
Mas, por outro lado, talvez o transformador de força do ampli esteja apresentando algum problema e talvez em alguns momentos funcione corretamente... sei lá... acho que vou tentar o aceno de longe :-)

Outro ponto que já percebi mas não sei se é relevante - sou leigo em eletrônica - é que o trafo de força aquece bastante após algum tempo de uso mas o de saída não aquece nada. Não sei se isso é normal.

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


Luciano, algo analógico tem duas opções basicamente: ou funciona ou não.
O meio termo acontece mas é bem mais raro, melhor eliminar o óbvio primeiro.

Eu continuo achando que isso é volume ou posicionamento, configuração, ou energia. E não é coincidência, de fato pode acontecer isso.

Luciano.Badoe
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Luciano.Badoe
· votar


Ismah
Como venho lidando com este problema há bastante tempo já considerei de tudo mas não consigo chegar a uma explicação.

Volume eu acredito que não, pois quando o timbre está legal, mesmo em baixíssimo volume já é possível perceber isso pois o timbre é "gordo" e esta característica contrasta fortemente com a "magreza" de quando não está bom.

Energia também não pois aqui é bastante estável e o problema ocorre também em outros lugares (outras redes).

Configuração também descarto pois conheço bem o EQ do ampli e geralmente fico buscando melhorar ao máximo o timbre mas sem muito resultado pois percebe-se que há algo errado cujo EQ não irá corrigir.

Posicionamento, se entendi seria algo como a posição de audição em relação à caixa, ok? Se for isso também já tentei de tudo só falta deita-la no chão em empurrar para debaixo da cama...rsrs

Uso cordas 0.12 e afinação em D e noutro dia resolvi dropar a 6a. para ver como ficava. Ficou pior ainda, magro magro magro....

Já pensei em desistir deste ampli mas o problema é que quando o timbre fica bom por um milagre fica muito bom. Após uma hora de uso fica tão cremoso que parece escorrer pelos falantes.
Hoje percebo que o problema no timbre sempre esteve presente, desde o dia que recebi o ampli. No início eu achava que eram meus ouvidos mais pensava "esse não é o ampli que liguei ontem".

No último ensaio, percebi também uma leve queda de volume após tocar por alguns minutos e em dado momento, houve um rápido corte no som.
Depois não aconteceu mais, mas o timbre que já estava ruim ficou ainda pior e quando mais ganho de power pior ficava.

boblau
Veterano
# set/16
· votar


Luciano.Badoe
Já experimentou trocar todas as válvulas?


+1

Luciano.Badoe
Membro Novato
# set/16
· votar


boblau
Todas não. Já troquei as de pré mas nada mudou.
Recentemente quando mandei o ampli para ser analisado verificaram as válvulas e disseram que estavam boas.
O ampli foi muito pouco usado, então, pra ser válvula teria que ser as de power e por algum defeito na(s) válvula(s).

marfu
Membro
# set/16
· votar


Boa Tarde Srs.
Não conheço o schematico deste amp, se algum camarada puder disponibilizar agradeço.
analisando...
1) O defeito esta nos canais drive e clean;
2) É intermitente;
3) independe do volume.
4) já foi analisado por pessoal capacitado

Pelos sintomas, arrisco uma alteração no capacitor de catodo, do primeiro estágio, afinal ele desacopla baixas frequências.

Mas claro... sem ver a criança fica só no chutômetro.

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


Luciano.Badoe
pois o timbre é "gordo" e esta característica contrasta fortemente com a "magreza" de quando não está bom

Isso é tão subjetivo que já não sei mais o que pode ser, pois não me diz nada "gordo e magro" rsrs

Estou seguindo o raciocínio lógico de perdas de volume, mas todos na minha mente apontam para o coração do amp, aka o fornecimento de energia, vulgar fonte.

Energia também não pois aqui é bastante estável e o problema ocorre também em outros lugares (outras redes)

- Já mandou revisar o amp, mas com quem fez?
- Foram revisados TODOS os capacitores, principalmente do banco da fonte?
- O amp é projetado para ser ligado em que tensão?

Luciano.Badoe
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Luciano.Badoe
· votar


Boa tarde a todos.

Ismah
Isso é tão subjetivo que já não sei mais o que pode ser, pois não me diz nada "gordo e magro" rsrs

Desculpe pela confusão, mas oque quero dizer é que quando o timbre está bom, toda a gama de frequencias está presente, principalmente as de baixa e o timbre se apresenta encorpado e graves justos e um ataque excelente.

Porém, quando está ruim, fica clara a auxencias das frequencias de baixa tornando o timbre quase o de um radinho de pilha, mas com volume, espero que me entendam.

- Já mandou revisar o amp, mas com quem fez?- Foram revisados TODOS os capacitores, principalmente do banco da fonte?- O amp é projetado para ser ligado em que tensão?

Mandei ele pro Pedrone há alguns anos e no Paulo da Audio Care em Campinas, porém, eu sinceramente não sabia dizer na época extamente oquê estava ruim e foi feita uma analise básica, certamente não incluiu checagem de capacitores pois como disse o aparelho funciona normalmente.
Exceto pela sensação de queda no volume e um leve corte no som que ocorreu no último ensaio, nunca tinha ocorrido qualquer anomalia de funcionamento além do problema de timbre.

Ele é bivolt com chave para seleção.

Tenho fotos (inclusive em alta resolução) do circuito do ampli, se ajudar em alguma analise vejo uma forma de disponibiliza-las.

Agradeço muito o interesse e apoio dos amigos.

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


Bi-volt significa apenas que ele pode operar em duas tensões diferentes. Possivelmente, mesmo que estável, esteja sub-alimentando ele, e os momentos bons, é quando há momentos de sobretensão (aqui em casa está batendo 230 na madrugada), como a noite, finais de semana etc...

Luciano.Badoe
Membro Novato
# set/16
· votar


Aqui bate entre 127 e 130, ficando na maior parte do tempo em 127.
Mas acredito que o trafo de força dele seja dimensionado para trabalhar perfeitamente em 127.

Luciano.Badoe
Membro Novato
# set/16
· votar


marfu

Pelos sintomas, arrisco uma alteração no capacitor de catodo, do primeiro estágio, afinal ele desacopla baixas frequências.

Considerando este capacitor como suspeito é possível uma anomalia de funcionamento em que em algumas situações ele funcione como deveria e em outras não?

Luciano.Badoe
Membro Novato
# set/16
· votar


Seguem fotos dos circuitos do amplificador:

Foto 1

Foto 2

Luciano.Badoe
Membro Novato
# set/16
· votar


Liguei hoje e o som está bom.
Não fiz nada diferente, mesmo equipamento e energia em 127.9 que é geralmente no que fica.
Ao menos em volume relativamente baixo o som está normal hoje. Vou aproveitar um pouco.

Abraços.

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


Luciano.Badoe

Ou 110?

Luciano.Badoe
Membro Novato
# set/16
· votar


Ismah

O amplificador como sempre uso setado em 110 mas a tensão da minha rede estava em 127.9 que é o que geralmente apresenta.
Ou seja, não tinha nada de diferente e o som estava bom, ao menos no volume em que eu estava tocando.

Del-Rei
Veterano
# set/16 · Editado por: Del-Rei
· votar


Cara, se você puder gravar algo nas duas situações (quando está bom e quando está ruim), talvez ajude os colegas a matar a charada.

Um aceno de longe!!!

Leo Synth
Veterano
# set/16
· votar


Vi na foto 1 que você postou, que a tua fonte usa duas barras de conectores com parafusos que costumam ser bem problemáticas em alguns valvulados. O Meteoro MGV 30 usa as mesmas barras com parafusos e tem histórico de problemas nelas, inclusive apresentando sintoma bem semelhante. Nesse caso, basta apertar os parafusos que o sintoma desaparece e o defeito fica resolvido. Então, não custa nada você mesmo tentar resolver o problema, desde que saiba o que está fazendo. Com uma chave de fenda e o amp desligado, verifique se não tem nenhum desses parafusos soltos. Aperte todos se possível, depois faça uma teste (bom fazer isso quando ele apresentar defeito).

Ramsay
Veterano
# set/16
· votar


Luciano.Badoe
Se o que o colega acima sugeriu não resolver, a única opção restante seria a de fazer uma resoldagem completa nos soquetes das válvulas de potência, pq é ali que costuma aparecer mal contato residual devido ao calor que essas válvulas geram.

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


Luciano.Badoe
não tinha nada de diferente e o som estava bom

Só 18V a mais... rsrsrs

O colega Leo Synth trouxe uma experiência interessante consigo, tentaria fazer isso antes de mais nada.

Se aqui no meio, puder testar com um VARIAC, marcando de fato 110V seria interessante. Não precisa comprá-lo, mas tentaria encontrar um para teste.

O que o colega Ramsay sugere, também é plausível, consideraria.

Luciano.Badoe
Membro Novato
# set/16
· votar


Leo Synth

Obrigado pela informação. Vou fazer como sugere, quando o som estiver ruim vou fazer o aperto nos parafusos e ver no que dá.

Ramsay

OK, valeu pela dica.

Ismah

Tenho considerado comprar um VARIAC já há algum tempo pois sei bem das loucuras que existem em nossa rede elétrica.
Você conhece esse tipo de equipamento, sabe dizer se ele pode trazer alguma coloração indesejada para o som?

Del-Rei

Sim, estou pensando uma forma de gravar até para eu ter um parâmetro registrado.

Abraços a todos e boa semana.

Del-Rei
Veterano
# set/16 · Editado por: Del-Rei
· votar


Luciano.Badoe
Eu tenho um Variac, comprei quando tive meu primeiro amp importado de 120V.

Em termos de coloração indesejada, não afeta em nada se você utilizar a voltagem para qual o amp foi projetado. Muito se falava, um tempo atrás, que o Van Halen utilizava um Variac pra diminuir a voltagem dos seus amps pra conseguir o tal Brown Sound que, aliás, recentemente, li até uma matéria falando que isso era mentira...

Num dos tópicos aqui do FCC onde discutíamos isso, cheguei a postar o resultado de um teste que fiz com diferentes tensões.

Pelo que notei (baseado nos meus ouvidos apenas), quanto maior a tensão mais volume (potência?). E percebi que na maior tensão havia mais peso/graves (meio óbvio, quanto mais volume, mais graves). Não chega a ser exatamente uma coloração de sonoridade.

Mas... Embora seu amp seja nacional, ele foi feito pra 120V...??

Um aceno de longe!!!

Luciano.Badoe
Membro Novato
# set/16
· votar


Del-Rei

Pelo que me lembro na época da negociação, este foi um ponto que me preocupei e o construtor me garantiu que o fonte era adequada para os padrões elétricos nacionais, ou seja, poderia trabalhar com tensões de 127 que é o que encontramos.
Minha intensão de ter um VARIAC é para ficar mais tranquilo em relação a tensões elevadas em locais que não se está acostumado a ligar o equipamento, porém, caso venha a setá-lo em 110v por exemplo, se houver queda de nível de volume seria um problema para mim pois exijo bastante dele dado o tipo de som que toco mas não quero forçar demais e correr o risco de gerar defeito por fadiga de componentes.

Abraço.

Del-Rei
Veterano
# set/16
· votar


Luciano.Badoe
e o construtor me garantiu que o fonte era adequada para os padrões elétricos nacionais, ou seja, poderia trabalhar com tensões de 127 que é o que encontramos.

Entendi.
Acredito que poder, até possa trabalhar em 127V. Creio que o problema seja pelas variações da nossa rede, que é bem instável.

Já cansei de medir mais de 127V, mais de 130V inclusive, e acredito que nesses momentos é que o problema possa aparecer. O transformador de 120V tem tolerância e talvez aguente 127V. Mas 130V acho que pode começar a dar problema se ficar muito tempo...

Quando tive o primeiro amp 120V, na maioria das vezes eu ligava com Variac. Mas achava um porre ficar carregando aquele trambolho.

No segundo e no terceiro, simplesmente ignorava e ligava direto na tomada.... Nunca deu problema, mas fiquei com eles relativamente pouco tempo (cerca de 1 ano o mais longo).

O meu atual eu uso o Variac em casa só. Em shows vai na tomada mesmo... Pra ensaios uso outro amp, de 127V.

Um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulado Hand-made com problema de timbre