Som muito alto e incontrolável, Roland Cube 80x

    Autor Mensagem
    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # jun/16


    Gente, eu tenho esse amplificador aqui, um Roland Cube 80x, e não sei se é normal do amp por ter 80 watts de potência mas, os canais de distorção dele são totalmente impraticáveis por causa do volume. Muito alto mesmo, demais. Não da nem pra subir um pouquinho o volume que o negócio já incomoda facilmente os vizinhos. E o pior é o seguinte, não tem meio termo, não lembro o nome desse tipo de potenciômetro, se é logaritmo ou linear, mas o som ou fica muito baixo e impraticável, ou explode tudo de tão alto.

    não consigo praticar direito e só passo estresse com esse descontrole de volume. não da pra achar um volume bom e ter uma boa regulagem.

    Alguém tem problema parecido, sabe se o problema é o amplificador mesmo, se é o potenciômetro, se é muitos watts para um ampli de quarto, e onde posso arrumar esse tipo de problema? loja de eletrônica? luthier?

    E gente, estou pensando em trocar de ampli. Amplis com muito watts são zuados desse jeito ou é só o meu em específico?

    HortaRates
    Membro
    # jun/16
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Eu já tive uns amps de potência alta, mas eram da meteoro, ambos de 100w. E em casa era assim também, o volume tinha que ficar entre o 0 e o 1 pra dar pra usar. E tinha que mexer no potenciômetro com uma pinça pra achar o ponto.
    Eu tive um amp de 30w da Warm Music também (puts, quanta porcaria eu já tive), e o knob de volume dele era bem sensível também, não dava pra passar do 2 em casa, mas era mais fácil de controlar.
    Seu amp não tem saída de fone não? Dá pra usar a saída de fone pra estudar e a potência dele quando for ensaiar/tocar em algum lugar.

    krixzy
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Acho q é problema do amp, muito estranho isso ai

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Tem haver tambem com tamanho do falante e sensibilidade, as vezes nao se tem muito o que fazer mesmo.

    Lembro que tive um valvestate 265 que era um combo 2x12, mas na epoca ate conseguia tocar baixo em casa, nao conheco o.cube 80 pra ter uma referência, nao vou conseguir ajudar muito nessa.

    Hoje em dia desisti de ligar amp no ap (os atuais sao valvulados), comprei um Roland micro cube e já era o problema.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    HortaRates

    cara, por algum motivo meu akg k414p não funciona nele. outros fones vagabundos funcionam, mas não ficam com som bom.


    JoeCruzGuitar
    krixzy
    HortaRates

    vou vender e comprar outro.

    strinbergshredder
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Pelo que já li, esse Cube 80XL é um bom amp. Dá um pulo com ele numa eletrônica, que talvez eles possam te ajudar!

    É possível que esse problema seja simplesmente defeito no pot mesmo; trocando e/ou mudando o tipo de potenciometro resolva o problema...

    Boa sorte! Abraços!

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Cara, acho que tá normal. Eu tinha o mesmo problema com um Fender Stage 112. Amp de 80 watts não é pra tocar em casa.

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Amplis com muito watts são zuados desse jeito ou é só o meu em específico?
    Não é zoado, é caraterístico. Com onda quase-quadrada da distorção, tu pode chegar a 60% mais de potência, ou seja o 80W passa a 128W...

    Podes fazer modificações para melhorar isso...

    Primeiro a revisão do pot, e dá para diminuir o valor dele para ajuste "fino", e adicionar um trimpot ou pot mesmo, em série para ajuste "grosso".

    Colocar um resistor de fio de XΩ em série, para dividir a potência. Custa cerca de 5~10 reais. Mas isso pode alterar o som, já que o falante recebe menos potência, mas não creio ser extremo, já que o amp é baseado em modelação DSP, e o power só amplifica linearmente.

    Todavia, 80W para tocar em casa, com porta fechada é demais, é para palco isso. Os meus 100B também não se comporta muito bem com volume reduzido. Aí em casos extremos eu uso um falante de 8Ω na saída de 4Ω o que atenua a potência para 50W, que dá -3dB ou -20% de volume, e contra a 2x12, o único falante, tem também -3dB. No fim fico com -6dB ou -40% de atenuação, ou 60% do volume "full"...
    É bem sútil a diferença no timbre, os graves diminuir (mais por ser caixa openback que funciona como um baffle finito, contra a bass reflex da 2x12, e porque a 2x12 está no chão, contra a 1x12 que coloco sobre o head, que está sobre a 2x12), assim os médios-agudos tendem a pronunciar-se.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Wuju Wu Yi

    Brother, não sei se ajuda, mas eu tenho um Roland Cube 40GX que é em tudo idêntico ao seu, tirando a potência (metade), o presence e o line out. Um excelente amplificador por sinal, com um clean que adoro.

    Pra tocar em casa jamais passei da metade da potência dele, em ambos os canais. Porém, em compensação, uma vez fui tocar no estúdio com a banda e faltou um pouco de potência no canal sujo (mas também o outro guitarrista tava com um Hiwatt de uns 100w, rsrs).

    Em casa normalmente toco com os volumes (dos dois canais, clean e lead, mais o master) em 9 horas. Isso me dá um volume alto o suficiente para eu conseguir ouvir as nuances do som, mas não tão alto a ponto de incomodar minha família ou os vizinhos.

    Teoricamente seria perfeitamente possível você abaixar mais os volumes de modo a ficar lá pras 7 ou 8 horas, e ainda assim ouvir perfeitamente sem torturar os outros.

    De qualquer maneira, não percebo grande variação entre o volume do clean e do lead. De modo que posso estar enganado, mas acho que seu ampli tá zuado.

    Leva ele numa assistência técnica, que vale a pena: esse ampli seu é um ótimo amplificador entre os transistorizados. Nesta faixa de preço e potência você não conseguirá encontrar coisa muito melhor não.

    Abç e boa sorte.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    strinbergshredder
    BrotherCrow
    Ismah
    Felipe Stathopoulos

    Galera, então vou levar em alguma assistência, e mostrar essas coisas que o Ismah falou.

    Valeu!!

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Traga notícias.

    eric bluesman
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: eric bluesman
    · votar


    Wuju Wu Yi

    cara eu tenho um problema parecido aqui em casa , uso um Classic T aqui , e tem essa questao volume , geralmente toco depois das 21 , e pra melhorar essa questao eu uso do pedal de compressor , tiro no volume dele pra nao ficar alto e nao tirar a qualidade da timbragem , me ajuda muito , talvez um pedalzinho de equalizador ou outro que vc tenha pode te ajudar nisso , abraço.

    Ismah
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    eric bluesman

    Mas aí não dá pra esperar pelo drive do amp... Estás tirando ganho do input!
    O que não está de acordo com a ideia de tiro no volume dele pra nao tirar a qualidade da timbragem , me ajuda muito, o teu timbre vem do compressor e não do amp.

    um pedalzinho de equalizador ou outro que vc tenha pode te ajudar nisso

    Essa parte procede, pois diminuindo o volume, os graves e agudos irem desaparecendo (culpa das curvas de Fletcher e Munson). Com o EQ dá para atenuar os médios que vão se sobressaindo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Som muito alto e incontrolável, Roland Cube 80x