Adição de falantes extras para diminuição da potência do amplificador.

    Autor Mensagem
    Higo.
    Membro Novato
    # jan/16


    Eu tenho um Meteoro Nitrous Drive de 30 watts e gostaria muito de reduzir a potência dele pela metade para eu poder estudar durante a noite sem muito barulho, eu gosto de tocar um pouco baixo e o pot de volume dele é muito sensível.
    Olhando aqui no fórum, eu li um pouco sobre isso e tive uma idéia, o amplificador tem 30 watts com um falante de 8 ohms, então pelo que eu estudei, dobrando a resistência eu vou ter a metade da potência, então é só adicionar um falante de 16 ohms que a potência diminui, mas como é estudando que se cria dúvidas, aí vão as perguntas.
    Minha idéia é colocar falantes pequenos ao lado do grande original e fazer a troca do grande pra os pequenos com uma pequena chave de 3 pinos, não ligo muito pra o timbre resultante, e eu só tenho quatro falantes de 4 ohms por 5 watts.

    Seguindo a lógica dos resistores, eu posso ligar os quatro em série pra conseguir ter 16 ohms de resistência?
    Todos eles são de 5 watts, isso importa?
    Se não, o que eu devo fazer pra conseguir isso?
    Devo comprar algo?
    Corro riscos de danificar o amplificador fazendo essa experiência?
    Minha idéia é válida ou é loucura?

    Espero ansioso por respostas, as dúvidas realmente mexem com a cabeça da gente, a sensação de aprender algo novo é incrível, espero ter isso com essas perguntas,
    Cheers!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Higo.
    Idéia pouco factível.
    Ademais, se vc ligar um outro falante em série e "aumentar" a impedância para 16 ohms, o aumento do SPL meio que compensa a perda final de potência (que na verdade é em torno de 1/3.
    Ademais, sua "gambiarra" aí vai ficar muito pouco prática.
    É melhor vc investir nisso aqui:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-720041333-amplug2-bass-mini-amp lificador-de-contra-baixo-p-fone-vox-_JM
    (eu tenho um e é excelente!).
    Abç

    MMI
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Higo.

    Entenda uma coisa que parece estranha... O que você precisa é diminuir o volume, não a potência.

    edalko
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Rapaz, sendo um amp transistorizado, se vc colocar no volume 1 ou no 10 o drive não muda.
    O que geralmente se verifica aqui no FCC é o cara que tem um amp valvulado e curte a distorção do power, sendo necessário para tanto, abrir o volume. Mas como o cara mora num amp, ele precisa de algo em que ele possa usar o amp com volume no talo, soe bem, mas não perturbe os vizinhos...
    Daí que se usa um atenuador, isobox etc.

    Se o volume 1 ainda é alto, compre um mini amp de 1W.
    Se ainda for alto, compre um amp com saída para fone de ouvidos ou esse produto aí indicado pelo Bertola.

    Vc pode, na sua aventura aí, comprar um falante lazarento de ruim, com uma sensibilidade baixa, e com isso reduzir um pouco o volume, e daí o teu amp no volume 1 soa baixo.

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Higo.
    dobrando a resistência eu vou ter a metade da potência, então é só adicionar um falante de 16 ohms que a potência diminui

    Vai ter cerca de 60% da potência se dobrar a carga. Não necessariamente precisará ser 16, mas sim a lógica é essa.

    Seguindo a lógica dos resistores, eu posso ligar os quatro em série pra conseguir ter 16 ohms de resistência?

    Só se atente que vc não vai ter resistência (se aplica a DC, e é constante) e sim impedância (se aplica a AC, e se altera em função da frequência), fique esperto, essa confusão as vezes pode dar problema.

    Todos eles são de 5 watts, isso importa?

    Importa, porque se usar em 16r, vais ter 18W divididos por 4 falantes, coisa de 4,5W pra cada um - que é muito próximo da potência máxima.

    Corro riscos de danificar o amplificador fazendo essa experiência?
    Minha idéia é válida ou é loucura?

    Não creio que danifique o amplificador, e acho válida a ideia, e uma experiência legal pra vc fazer.

    Mas alguns motivos simples que vc não considerou:

    Resposta de frequência em função do diâmetro falante (timbre)
    Resistência MECÂNICA dos falantes
    Talvez a troca do pot por um de valor diferente pode resolver.

    edalko
    como o cara mora num amp

    Esse é guitarreiro mesmo kkkk

    Higo.
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Eu acho incrível como Ismah está em 100% das perguntas que eu faço aqui no FCC, eu agradeço por isso, é um cara mt inteligente.

    Mauricio Luiz Bertola, A minha idéia de fazer isso era ter a redução sem gastar muito, e o preço desse mini amplificador é muito caro, dá pra comprar um amp normal de 1 watt com esse dinheiro

    edalko, O amp é transistorizado sim, e eu não uso o drive dele, porque é horrível, eu quis fazer isso pra mim poder mexer no knob de volume de uma maneira mais livre sem acordar todos da casa, é praticamente impossível colocar ele no volume 1, se encostar nele já aumenta o volume considerávelmete.

    Ismah, Gostei da idéia de trocar o pot de volume, o pot de ganho tá com defeito e já seria uma boa oportunidade pra trocar ele também, só que agora eu tenho mais dúvidas
    Eu aumento ou diminuo o valor do pot?
    Fazendo isso eu vou perder na potência final quando eu colocar ele no máximo?
    Como que eu troco eles? Não sei como fazer isso
    Se eu apenas colocar um resistor de 8 ohms no fio do falante, eu vou ter a redução?

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Higo.

    A princípio eu dedico boa porciúncula da minha vida para uma tela de 12", seja editando imagem. ou criando menus, sites. páginas etc... Isso me dá tempo livre para ler o fórum.

    Não me considero mais inteligente que ninguém aqui, pois só tenho (um pouco de) conhecimento a mais em certas áreas, principalmente áudio, por estar no meio da ponte músicos e técnicos.

    Porém, mantenho uma filosofia de vida: podem te tirar até a vida, mas o conhecimento, esse jamais podem te tirar. Então eu estudo muito, e com fervor coisas que possam contribuir para minha área de atuação. Já virei muitas noites fazendo contas, e mais contas para entender alguns conteúdos.

    edalko
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Ismah
    kkkkkkkkkkkkkkkkk

    é a pressa.... "Como o cara mora num apto..."

    HortaRates
    Membro
    # jan/16
    · votar


    Higo.
    Se o problema é volume, por que você não usa um fone? Pelo que vi no site da fabricante, esse modelo de amp tem saída para fone de ouvido. Vai ser a forma mais barata e com mais qualidade de resolver seu problema.

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    HortaRates

    Porque é uma mer... Vc perde todo o ambiente...

    Drinho
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: Drinho
    · votar


    Higo.

    "The goal is to keep sounding powerfull without being loud"

    alguma coisa assim....


    Randall Smith
    Mesa Boogie CEO

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Eu tinha um Fender Stage 112 que deixei na casa do meu irmão pelo mesmo problema: no volume 1 ele já era alto demais pra tocar em casa.

    Solução mais simples e óbvia: baixa o volume no knob da guitarra. Provavelmente você vai perder um pouco dos agudos, mas se é só pra praticar acho que resolve.

    Se a perda de agudos te incomodar demais (isso varia de uma guitarra pra outra), baixe o volume com um pedal. Pode fazer isso com um equalizador, ou com um pedal de volume.

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    BrotherCrow

    Ou pode usar um tone blender...

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Ismah
    O que é isso?

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Tonde BenDER, é um pedal de fuzz, o que eu quis dizer é um TREBLE BLEED, nada a ver com o termo usado kkk

    Nada mais que um capacitor que devia os agudos do pode de volume, ficando mais linear o sinal. Pode parecer estranho mas funciona.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/215157/

    http://maquinasdemusica.com/informacoes/03/treble-bleed-o-que-e-e-como -fazer/

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Ah tá. Eu tenho treble bleed numa das minhas strato, mas não curto muito. Na verdade acho que cortar uns agudos até ajuda a equilibrar o som.

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    BrotherCrow
    Tem tone para isso rsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Adição de falantes extras para diminuição da potência do amplificador.