O que é, e como ocorre a S.A.G

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


nichendrix

Por curiosidade conte-me qual seria o conceito de PA.

existia amp de alto ganho antes dos MkI, quem inventou isso foi a Marshall

Realmente já foge da minha alçada.

não é a primeira vez que conversando com você, chega-se ao ponto onde as coisas que fazem sentido pra você, não fazem sentido aqui, em geral não porque elas sejam sem sentido, mas porque você não consegue explicar isso de forma adequada. Não fui o primeiro e nem vou ser o ultimo a ter esse problema.

Não que eu venha a ser mais que ninguém aqui, e tenha me tornado impassível de erros, JAMAIS é essa a intenção.

Ser técnico e não músico, me coloca numa posição descrente em coisas que vão sendo apresentadas como verdades, ou que não fazem sentido dentro do meu conhecimento.
Geralmente quando trago algo para o fórum, é porque tem semanas de pesquisa em cima, e alguma base técnica, e não algo aleatório.
Discussões como essa vem sendo frutíferas, aprendi muito e convido a seguir com.

E sim, tenho dificuldade em expressão, obrigado por compreender. Acabei virando técnico por falta de confiança como músico (me condene). rs
Como diz meu vocalista, precisamos tanto de técnicos quanto de músicos, cada um no seu lugar.

nichendrix
Veterano
# dez/15 · Editado por: nichendrix
· votar


Ismah
Por curiosidade conte-me qual seria o conceito de PA.

Cara, eu vou tirar essa da wikipedia só por preguiça de ficar fuçando livro até achar conceitos um pouco mais no que você gosta, mais aprofundados, mas esse é o suficiente para a discussão que estamos tendo:

"Sistema de PA é um sistema eletrônico de amplificação e distribuição de som com pelo menos um microfone, amplificador e caixas-acústicas, usado para permitir uma pessoa a endereçar um grande público, por exemplo, para anúncios de movimentos nos barulhetos terminais aereos ou ferroviários de grande porte ou em um estádio/ginásio esportivo. O termo também pode ser sado para sistemas que, adicionalmente, tem um console de mixagem e amplificadores e caixas-acústicas apropriadas para música além da fala, usadas para reforçar uma fonte de som, como uma música gravada, uma pessoa falando ou distribuindo o som por um via pública ou edifício."

Realmente já foge da minha alçada.

Isso eu posso dar certeza, os primeiros alto ganho foram Marshalls, inclusive a Marshall fazia modificações já na fábrica a pedido de clientes que queriam mais ganho, como ligar os prés dos dois canais em cascata permanentemente pra dar mais ganho. O Randall Smith levou essas idéias a um outro nível modificando um Princenton que ele tinha e posteriormente fazendo essas modificações para os outros. Só depois, com o MkII que a Mesa começou realmente a construir algo a partir do "zero", mesmo que baseado no MkI, o MkII não só modavam algo que existe.

Não que eu venha a ser mais que ninguém aqui, e tenha me tornado impassível de erros, JAMAIS é essa a intenção.

Cara, acho que ninguém está aqui pra se achar o bonitão das tapiocas guitarristicas, e com certeza não tem ninguém que não comete erros e eu sou um que com frequência cometo erros aqui. Pra mim é errando e sendo corrigido que realmente se aprende.

Ser técnico e não músico, me coloca numa posição descrente em coisas que vão sendo apresentadas como verdades, ou que não fazem sentido dentro do meu conhecimento.

Cara, isso é louvável, a gente tem que duvidar mesmo do que se diz, pq guitarrista é que nem crente, repete um monte de coisa, porque fulano, sincrano ou beltrano que são famosos disseram e o "guru" falou, é porque é uma verdade absoluta e divina.

Essa atitude, só fica um pouco problemática quando você teima com coisas que são bem simples de se verificar. Como é essa questão dos Fender dos anos 60 serem basicamente o mesmo que o dos anos 50, só que com outro tone stack e vibrato e/ou reverb. É fácil ver que são baseados sim nos dos anos 50, mas não que são nem de longe a mesma coisa e quanto mais perto do fim dos anos 60 vc chega, mais longe eles estão.

No fim o problema é tentar igualar ser baseado em com ser igual à, nem é com a maior parte do que vc falou.

Geralmente quando trago algo para o fórum, é porque tem semanas de pesquisa em cima, e alguma base técnica, e não algo aleatório.

Cara, isso também é louvável, mas aqui tem gente que está pesquisando isso há muito mais tempo que você ou eu e que sabe do que fala. Eu não sei se a idade de 20 anos que você coloca no perfil é sua idade mesmo, mas se for, só tocando guitarra eu já estou com 22-23 anos, e tem cara aqui como o MMI ou o próprio Carlos Adolphs que fazem minha experiência nisso ser coisa de criança.

Olha que em casa eu devo ter pelo menos uma prateleira de maias de 2m de comprimento só de livros sobre guitarra, não é livro de música (teoria e/ou reperório), é livro falando do instrumento, sobre amplificador, efeitos, desde o como fazer e até como usar e tocar. E se você pensar no que tem na cabeça de caras como esses, o que eu sei e nada é a mesma coisa, tem cara aqui que consegue escrever 10 paginas de texto sobre a diferença de som duma 6L6 pruma EL34 no mesmo amp, ou sobre EL34 de diversas marcas, ou sobre capacitores de tonalidade pra tone stack de amp, eu nem chego perto disso ainda.

Discussões como essa vem sendo frutíferas, aprendi muito e convido a seguir com.

E sim, tenho dificuldade em expressão, obrigado por compreender. Acabei virando técnico por falta de confiança como músico (me condene). rs
Como diz meu vocalista, precisamos tanto de técnicos quanto de músicos, cada um no seu lugar.


As vezes essa dificuldade é frustrante, mas nada que impeça a comunicação, é algo normal.

Só que acho que é mais porque vc tem pressa de responder e sai do jeito que veio na cabeça. Em geral quando eu faço isso, fica bem confuso. Por isso eu termino escrevendo aos poucos, ao longo de um tempo maior, pra pensar mesmo na melhor resposta.

Eu acho legal trocar essas ideias porque na boa, boa parte do que sei, nunca tive que externalizar pra ninguém e quando tive em geral era pra gente que sabia mais que eu ou que tava comigo e podia mostrar na prática, então é um exercício e tanto de aprendizado ter que botar isso pra fora de maneira organizada e saem muitas coisas que depois eu tenho que correr atrás pra entender.

Um exemplo simples e desse tópico é todas as brincadeiras com Lissajous que o Luiz Ribeiro tem feito, algumas eu nem tinha me tocado que dava pra fazer com isso, Lissajous é algo que aprendi quando cursava o bacharelado em matemática computacional e depois nunca nem olhei 2x na vida de novo. Quando ele começou a falar eu achava que algumas coisas que ele falava era possível, depois que fui ler um pouco e ver que não era algo sem pé nem cabeça.

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


Eu acho legal trocar essas ideias porque na boa, boa parte do que sei, nunca tive que externalizar pra ninguém

Está quente para pensar, eu estou (tentando) gravar, e nem muito a fim de pegar na teoria agora. Mas essa parte me lembrou uma visita a um senhorzinho de 80 e muitos anos, o SrMüller, da Eletrônica Müller na capital... O vivente tem mais diplomas no exterior que muito gringo, e tudo a respeito de válvulas. Estudos dos anos 60~70... Aí ele me explica que marca A de válvula não presta, porque o filamento não é tão puro, e é muito grosso, e que por isso B é melhor.

não sei se a idade de 20 anos que você coloca no perfil é sua idade mesmo

É sim, não tenho porque mentir. E essa cena de eu no meio dos senhores, alguns com idade para serem meus bisavôs, discutindo válvulas não é novidade rsrs

Se for falar de experiência, bem... Comecei com 11 para 12 na noite... Já se vão quase uma década, mês passado foram 19 shows na minha agenda, nem sempre é assim, mas difícil baixar de 10 - e já são mais de 4 anos nessa rotina.

Meu desejo era viver de música, mas não era bem assim que tinha imaginado rs

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Sag no osciloscópio

https://www.youtube.com/watch?v=BA_q_JxLP6k


makumbator
Moderador
# mar/17
· votar


Ismah

Oi, te mandei um recado (sem relação com esse tópico). Não sei se o sistema de avisos de recados está funcionando (eu há muito tempo não recebo notificação quando alguém me manda recados). Por isso tomei a liberdade de te avisar diretamente nesse tópico.

Valeu!

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Respondido. ;)

makumbator
Moderador
# mar/17
· votar


Valeu! Ajudou bastante. Também tinha achado online, mas como você mesmo comentou, pagar frete pra um negócio de 20 centavos é foda. Vou pegar o de 3A mesmo (e na verdade esse novo vai ficar de reserva, estou usando o fusível extra que veio na caixa).

Obrigado!

acabaramosnicks
Membro Novato
# mar/17
· votar


Valeu pelo up, aprendi coisas novas do nada c:

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é, e como ocorre a S.A.G