Trazendo do exterior alto falante USADO

    Autor Mensagem
    henriquelhrf2
    Veterano
    # dez/15


    Boa tarde a todos.

    Comprei pelo Ebay um alto falante usado que será entregue ao meu irmão que está em viagem ao exterior e não sei qual o procedimento mais adequado pra evitar dores de cabeça.

    Dúvidas:

    1) Vale a pena arriscar esconder na mala pra escapar do imposto?
    2) Teoricamente não é permitido trazer de fora equipamento usado. Corro o risco de perder o falante?
    3) Como é usado e foi comprado de pessoa física, não tem NF. Vai colar se ele disser que era de um amigo e ganhou de presente?

    SergioTrindade
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: SergioTrindade
    · votar


    O que é teoricamente proibido é importar "mercadoria" usada. Seu próprio equipamento você pode levar para a onde quiser.
    Um bem é pessoal e usado não é passível de tributação, se não estiver numa lista de exceçãoes .
    Sua roupa e seu barbeador elétrico, guitarra, por exemplo são itens pessoais usados.
    Um fardo de barbeadores e camisas novas e iguais na embalagem é mercadoria.
    Se for sorteado na aduana e o fiscal tiver vontade de te extorquir, pode implicar com um monte de coisa.
    Por exemplo. Muitos amigos e conhecidos já compraram bicicletas no exterior. Para trazer deixaram suja de lama (eu já fiz o mesmo com a minha que levei). E não houve problema.
    Um outro comprou uma bike nova em uma liquidação nos E.U. com nota e declarou o valor real.
    O fiscal disse que ele estava sonegando e que a nota era fria pois o valor estava muito baixo. Ele mostrou o recibo de cartão de crédito, o fiscal disse que ele poderia ter pago em duas ou mais transações.
    Após mostrar vários documentos e mandar o fiscal à merda, foi extorquido e teve que pagar um DARF de US$1.700,00.
    Tratando com fiscais brasileiros, tudo é possível, mas eu não me preocuparia pois eles não estão mirando esse tipo de coisa e sim drones, i-iPhones, Channel #5, bolsas de madame e demais muambas corriqueiras.
    Eu já enfiei coisa muito mais bizarra na mala (como suspensão de bicicleta, conjunto de peças móveis, etc) sem preocupação. Mesmo quando você compra pelo e-bay acontece de passar pela fiscalização (todo item com mais de 1kg passa) e eles não aplicarem tributação (quando declarado valor baixo, evidentemente). Com tanta gente trazendo mais US$50 mil em bolsas Louis Vuitton, não há motivo para implicar com um alto-falante velho que, no entender do fiscal custa R$20 na esquina. Eu já recebi em casa sem nenhum imposto uma caixa imensa com 2 Falantes Celestion de 12".

    henriquelhrf2
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    SergioTrindade

    Eu já enfiei coisa muito mais bizarra na mala (como suspensão de bicicleta, conjunto de peças móveis, etc) sem preocupação.
    Eu já recebi em casa sem nenhum imposto uma caixa imensa com 2 Falantes Celestion de 12".

    Espero ter essa mesma sorte.

    Se meu irmao puser na mala, nao vai dar problema qdo passar no detector de metais? Levar como bagagem de mao é uma alternativa?

    henriquelhrf2
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    "Infelizmente" o falante tá novinho, nao vi marcas de uso nas fotos. Deve ter bem pco tempo q o cara comprou zero km..

    SergioTrindade
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Já o problema dos artigos usados é visto por outra ótica na fiscalização.
    Em primeiro lugar, a liberação desse tipo de importação incentivaria o pessoal a declarar tudo como usado, justificando assim um preço mais barato, pagando menos imposto. Por isso, na prática, todo item vendido pelo correio é declarado como novo e se o valor for atribuído pela fiscalização será aquele pesquisado para o produto novo. Nunca ouvi falar de fiscal cheirando uma guitarra para saber se ela foi usada.
    Outro problema é que em alguns países, como por exemplo a Alemanha, é caríssima a destinação de alguns dejetos devido ao dano ambiental, como pneus de automóveis. Assim fica muito mais barato "exportar" para o Brasil como mercadoria usada e deixar o "importador" jogar os pneus na várzea do Tietê.
    Por isso, não recomendo a ninguém comprar um container com 40 toneladas de alto-falantes usados.

    SergioTrindade
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: SergioTrindade
    · votar


    Na bagagem de mão não sei se é possível (embarcar) porque tem muito metal e é magnético, contudo, se não deixarem basta voltar e despachar no guichê.
    Para desembarcar tanto faz pois você tem que passar com toda a bagagem na receita (se sorteado) e no RX de saída (se houver no aeroporto com há em Guarulhos).
    Eu já viajei com um amplificador valvulado na mão, mas era um vôo doméstico.

    henriquelhrf2
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Meu irmao vem p Guarulhos.

    Considerando q n quero dar dor de cabeça p ele, tenho a impressao d q é melhor trazer na caixa original... Se ele puser na mala e a receita pegar, vai sujar p ele.

    SergioTrindade
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Eu costumo fazer o contrário, tirar tudo da embalagem original para não parecer mercadoria.

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Eu costumo fazer o contrário, tirar tudo da embalagem original para não parecer mercadoria.

    henriquelhrf2

    Siga essa dica do SergioTrindade. Se é para uso pessoal, tire tudo da embalagem. Trazer coisas nas caixas originais ou roupas com etiquetas caracteriza comércio/revenda, e aí ficará pior pro seu irmão.

    henriquelhrf2
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Ok, entendi q o melhor é trazer na mala.

    A dúvida agora é: declarar ou tentar passar direto?

    Se o fiscal descobrir o falante dentro da mala, nao vai achar q a gte ta tentando passar a perna nele?

    Obrigado pela ajuda até aqui, SergioTrindade e Iversonfr.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/15
    · votar


    henriquelhrf2

    "se o fiscal descobrir o falante dentro da mala, nao vai achar q a gte ta tentando passar a perna nele?"

    Amigo o melhor caminho para usados é um só:

    Embale como embalaria algo usado. Se tiver coisas de metal, não banque o esperto, avise: "Sr. eu tô com um par de falantes usados que retirei de uma caixa acústica que eu tinha lá nos EUA"

    O resto é sorte... se o fiscal quiser arrumar "motivo" ele arruma.....

    Drinho
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: Drinho
    · votar



    1) Vale a pena arriscar esconder na mala pra escapar do imposto?
    2) Teoricamente não é permitido trazer de fora equipamento usado. Corro o risco de perder o falante?
    3) Como é usado e foi comprado de pessoa física, não tem NF. Vai colar se ele disser que era de um amigo e ganhou de presente?


    Esse cubo marshall que é um cavalo de grande que eu tenho foi trazido do exterior há 10 anos..... então minha experiencia foi tranquila..... paguei 700 dolares na epoca, cheguei com ele aqui no carrinho pra todo mundo ver, disse que paguei 100 no papel, na hora de passar pelo fiscal dei uma de joao sem braço dizendo que nao sabia pra onde ir ele falou "passa por aqui" pegou meu papel, nem leu e eu fui embora....

    depende do humor dos caras, a principio o que vale é a legislação, mas eles só seguem quando convem e muitas vezes injustamente....

    o tio de um amigo é comandante internacional e falou que ultimamente os caras tão bem em cima, porém ele aconselha a nao vir de Miami nem de NY e aconselha a chegar aqui quando ainda é madrugada pois é fim de expendiente dos caras e eles nao querem trabalhar direito nessa hora....
    Ele acredita que suas chances de não ser roubado pelo governo melhoram desta forma....
    Tendo em vista que ele faz isso toda a semana, acho que vale ouvir, sei la....
    1 - acho que vale, eles pegam viajantes por amostragem e por humor, não há regra.....
    2 - Corre, mas é minimo, pra chegar até aí o fiscal tem que gostar mesmo do seu irmão.....
    3 - É uma idéia, mas eles não ficam em cima de nota fiscal.... você declara isso quando estiver chegando no pais, podem pedir... mas é dificil....

    tudo isso de ruim pode acontecer... mas eu considero improvavel.... acho que o certo é seu irmao declarar o que tá trazendo no papel e tentar passar.... se for barrado ai paga o que deve e dane-se....

    henriquelhrf2
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Lelo Mig
    Embale como embalaria algo usado.

    Pensei em pôr na mala no meio das roupas, sem caixa.

    Mas tem um detalhe: nao sei ainda se na bagagem de mao ou na mala, mas vai rolar uns caps novinhos, lacrados, rs... se for abrir a mala, vai dar problema.



    Drinho
    o tio de um amigo é comandante internacional e falou que ultimamente os caras tão bem em cima, porém ele aconselha a nao vir de Miami nem de NY e aconselha a chegar aqui quando ainda é madrugada pois é fim de expendiente dos caras e eles nao querem trabalhar direito nessa hora....
    Ele acredita que suas chances de não ser roubado pelo governo melhoram desta forma....
    Tendo em vista que ele faz isso toda a semana, acho que vale ouvir, sei la....


    Com ctz vale a pena ouvir esses conselhos!

    Infelizmente meu irmao virá de Miami...

    acho que o certo é seu irmao declarar o que tá trazendo no papel e tentar passar.... se for barrado ai paga o que deve e dane-se....

    Nem sabia q é assim q funciona... Entao ele ja vai ta com um formulario na mao onde constam os itens q ele ta trazendo?

    E aí p evitar dor de cabeça, digo p ele pôr o falante na lista e torço p ele passar reto... Se nao, paciencia, pago o da Dilma.

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    henriquelhrf2
    Pensei em pôr na mala no meio das roupas, sem caixa.

    Seu irmão ta trazendo muita coisa? Ele pode trazer até U$500 de cota sem problemas. Traz os falantes na mala com roupas protegendo. Coloca os captadores dentro de um tênis e enche de meia pra proteger. Leve a sério quando foi dito para tirar TUDO da embalagem, não tem a menor necessidade de trazer o captador na caixinha.

    henriquelhrf2
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Iversonfr

    Ele vai ultrapassar a cota.

    Peguei os caps p revender. Se eu tirar da caixa, ninguem vai acreditar q é novo.

    Mto arriscado deixar na embalagem?

    SergioTrindade
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: SergioTrindade
    · votar


    Nesse caso, único jeito de não haver risco é pegar a nota e declarar o valor e pagar 50% do que exceder a cota de isenção.
    O que não é declarado e é detectado na inspeção (pessoas sorteadas na amostragem) está sujeito a um tributo de 100%, se não me falha a memória.
    A rigor, nem mesmo é permitido trazer como bagagem qualquer objeto destinado a revenda ou a uso industrial, mesmo que seja uma caneta bic de um real.
    Na prática, é uma grande esculhambação, normalmente não acontece nada mas é possível acontecer qualquer coisa.
    na dúvida veja o site da receita federal

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/15
    · votar


    Conforme a conversa vai rolando o cara vai soltando o verbo.... "Ele vai ultrapassar a cota."...."peguei os caps p revender...".....hehehe

    Daqui a pouco têm um saquinho com um "pó branco" mocozado na parada...kkkkkk

    Ismah
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    henriquelhrf2
    Pensei em pôr na mala no meio das roupas, sem caixa.


    Cuidado, isso pode danificar o falante!

    Lelo Mig

    Ele vem dos EUA, não da Bolívia!

    SergioTrindade

    Olha teu inbox, mandei uma mensagem sobre ciclismo!

    henriquelhrf2
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Lelo Mig

    Nem rola, arrume outro fornecedor.

    henriquelhrf2
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    SergioTrindade

    Valeu, vou dar um olhada no link.

    Ismah

    Tomara q a caixa caiba na mala entao...

    Drinho
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: Drinho
    · votar


    Nem sabia q é assim q funciona... Entao ele ja vai ta com um formulario na mao onde constam os itens q ele ta trazendo?

    isso, no avião o pessoal entrega para os passageiros um formulario da receita federal onde deve ser especificado tudo que está sendo trazido que não é de uso pessoal com cada valor individual não podendo exceder a somatoria de 500 dolares....

    esse formulario é entregue na alfandega e o fiscal podera questionar o que bem entender....

    quando voce chega no aeroporto existem duas filas.. do nada a declarar (menos de 500 dolares no formulario) e declarar (mais de 500 dolares) e em teoria o pasageiro deveria seguir a legislação, mas ninguém quer seguir porque em sua maioria os produtos nacionais são de baixa qualidade e caros, o dinheiro do imposto é roubado e mal revertido e o imposto é extremamente alto....

    mas tenha fé! que seus falantes vao entrar no país sem participação de lucro dos preguiçosos...

    Drinho
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: Drinho
    · votar


    Infelizmente meu irmao virá de Miami...

    é então Miami é muito manjado, meu Marshall veio de Miami também....
    parece que pro brasileiro só existe miami kkkkkk

    a receita federal sabe disso....

    Pedal NIG - Nacional - 80% de um salário minimo brasileiro
    Pedal BOSS - Gringo - 5% de um salario minimo americano ou um salario minimo brasileiro kkkkkkk

    Ninguem gosta de jogar dinheiro pros ares né cara....

    Se nao, paciencia, pago o da Dilma.

    tomara que pelo menos saquem ela fora antes dela receber kkkkkkkkkkkkkkkk

    SergioTrindade
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Tem uma cartilha de receita que esclarece bem essas pendengas:
    http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/Aduana/Folder/Bagagem.doc
    Drinho
    Tem outras coisas a serem levadas em consideração numa viagem ao exterior que é custo da viagem ÷ números de horas de tempo livre. Se você não se aprecia esse tipo de compra como diversão, é muitas vezes mais vantajoso comprar aqui pela Internet, sobretudo em artigos especializados como instrumentos musicais e equipamentos. Aqui você pode procurar com calma com ferramentas que comparam os preços e especificações de centenas de lojas.
    Ismah
    Eu não encontrei nenhuma mensagem, talvez por burrice mesmo ou tem algum problema no site.

    henriquelhrf2
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Valeu, moçada. Deu tudo certo. Nada de dindim pra Dilma.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trazendo do exterior alto falante USADO