que mini system eu compro para usar como caixa de som para o violão?

    Autor Mensagem
    gaitistaSP
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: gaitistaSP


    eu pretendo usar para rodar playbacks e fazer videos com a gaita, para ver filmes, ouvir músicas e também gostaria de saber se dá pra ouvir o som do violão plugado pelo mini system..? qual vocês me indicam?

    JJJ
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Não é aconselhável. Mini System não é feito para instrumentos.

    Buja
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    gaitistaSP
    e também gostaria de saber se dá pra ouvir o som do violão plugado pelo mini system

    Da pra fazer tudo isso que disse acima com um mini system, menos plugar um violão com seguranca. O som vai sair, porem ruim, e vai acbaar com a vida util do aparelho, podendo até estragar rapido.

    Se voce quiser fazer isso tudo, ouvir musicas, ver filmes, tocar playbacks, e fazer videos (que eu imagino que queira plugar o violao no computador e gravar), eu recomendo uma placa de audio e um monitor de audio.

    Tipo isso:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699401209-m-audio-m-track-inter face-placa-audio-midi-pronta-entrega-_JM

    Somado a isso:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714820348-caixas-de-som-edifier -r1000-t4-estudio-dvd-tv-home-cinema-_JM



    Estou falando de baixo investimento ok?!

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    gaitistaSP
    Não é recomendável fazer isso.

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    gaitistaSP

    Se você comprar um par de caixas, uma ativa e uma passiva ambas com woofers de 12", você terá um som bem legal e que servirá tanto pra ouvir música quanto pra tocar violão plugado.

    gaitistaSP
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    erico.ascencao

    to com medo de plugar o violão pq já vi gente dizer até que queimou o mini system.. mas eu tenho uma interface.. uma focusrite scarlett 2i4.. isso ajuda? vou precisar desse tal monitor de audio que o Buja mencionou..?

    outra coisa.. me dá uma dica de caixas com woofers de 12" pra eu pesquisar na net.. isso é muito caro..?

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    gaitistaSP

    to com medo de plugar o violão pq já vi gente dizer até que queimou o mini system.. mas eu tenho uma interface.. uma focusrite scarlett 2i4.. isso ajuda? vou precisar desse tal monitor de audio que o Buja mencionou..?

    A sugestão do Buja é legal, porém está mais pra atender o requisito de ouvir música do que pra tocar violão. Estas caixas são muito legais porque têm um som bem flat, porém o woofer pequeno e a potência baixa as tornam pouco úteis pra tocar violão plugado.

    Eu defendo que, pra ser efetivo um sistema pra tocar violão plugado, você tem que ter uma boa potência, se não você acaba tocando num volume muito baixo no qual o volume acústico do violão rivaliza com o som amplificado. Pra este propósito, existem caixas ativas (também conhecidas como caixas amplificadas) que são mais adequadas para esta finalidade e, por serem "full range flat response" (da mesma forma que monitores de estúdio, mas não tão fiéis quanto estes), também são bem legais pra escutar música, só que um sistema estéreo destes fica mais salgado.

    Duas caixas Staner SR-110A já dão conta do recado, mas aí já fica na faixa dos R$2500. Estas caixas são legais pois têm as entradas RCA, que você pode usar para o sistema de som; e entrada de linha, que você pode usar para plugar o violão.

    gaitistaSP
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: gaitistaSP
    · votar


    erico.ascencao

    então.. é realmente salgado.. acho que vou esquecer o violão plugado.. deixo isso pra mais pra frente..

    qual mini system vocês me indicam? para fazer videos com a gaita e playback, para ouvir música e ver filmes?

    não faço questão de muita potência, já que o lance do violão tá excluído.. assim acho que já diminui consideravelmente o preço, certo? ou não..? rsrs.. qual a faixa de mini systems bom custo-benefício..? tem que caber na estante do computador.. vou colocar no lugar dos alto falantes..

    no clube do hardware me deram essa indicação, pq me disseram que é melhor que mini system:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705544947-monitor-ativo-krk-rok it-rp5-g3-110v-o-par-brinde-_JM

    só que o preço é alto tb.. e parecem ser caixas grandes.. nem tenho espaço aqui.. acho que o mini system seria melhor e mais em conta..

    outra coisa.. estou confundindo as coisas.. não queria um mini system, queria um micro system.. pq quero colocar na estante do computador.. e mini system acho que não cabe.. acho que um micro system sairia bem mais em conta e já supriria minha necessidade.. o que vocês acham?

    no caso de fazer videos com o violão plugado na interface, o som logicamente vai aparecer plugado nos videos, certo? ou não?

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    gaitistaSP

    qual mini system vocês me indicam? para fazer videos com a gaita e playback, para ouvir música e ver filmes?

    Pra mim, o termo "mini system" se refere àqueles aparelhos de som que se vende nas Casas Bahia. O que o Buja e você mesmo citaram como exemplos são monitores de estúdio, que eu acho a solução mais simples e de melhor qualidade sonora para se ouvir música em casa.

    Monitores de estúdio são caixas amplificadas com woofer e tweeter, com o propósito de reproduzir todas as frequências da maneira mais equilibrada possível (daí o fato de eles serem full range flat response). Por este motivo, este tipo de caixa é usada para fazer mixagem em estúdios - daí também serem chamados de monitores de referência. Eu tenho um par de monitores Alesis M1 520 A, que têm mais ou menos a altura da tela de um notebook de 15". Sugiro que você procure nos manuais dos fabricantes as dimensões para você ter uma noção mais precisa de tamanho.

    no caso de fazer videos com o violão plugado na interface, o som logicamente vai aparecer plugado nos videos, certo? ou não?

    Você pode fazer as gravações de duas formas: ao vivo ou primeiro o áudio depois o vídeo.

    Gravando ao vivo, com o áudio do violão e o playback saindo pelos monitores, você teria o problema que eu mencionei: como os monitores têm pouca potência pra competir com o som acústico do violão e também têm um woofer muito pequeno, o som dele plugado emitido pelos monitores ficaria ruim. Além disso, como ficaria a gravação da gaita? Se o áudio da gaita for captado pela câmera de vídeo, aí então sugiro você desistir de gravar o violão plugado e captar todo o áudio (violão, gaita e playback) pela câmera mesmo, da forma como eu fazia nos meus primeiros vídeos (neste exemplo, o playback vem dos meus monitores Alesis M1 520 A e o áudio e o vídeo foram captados com uma câmera de celular):



    Se você for gravar o áudio e o vídeo separadamente para depois juntá-los num programa de edição, aí você precisaria de uma interface de áudio como a que o Buja sugeriu. Só que, na minha opinião, só valeria a pena investir num aparato destes para gravação se for pra comprar também um microfone condensador para gravar violão, pois as gravações de violão plugado em linha dependem muito da qualidade do captador do violão (que geralmente são aqueles piezos com som de pato). E lembre-se que, num esquema destes, precisaria também de um microfone (dinâmico ou condensador, não sei que ficaria melhor) para gravar gaita.

    f14gomes
    Membro
    # nov/15
    · votar


    e também gostaria de saber se dá pra ouvir o som do violão plugado pelo mini system..?

    Pra que fazer isso?! Para tocar no churrasco com mais volume?


    Pra este propósito, existem caixas ativas (também conhecidas como caixas amplificadas) que são mais adequadas para esta finalidade


    para ver filmes, ouvir músicas


    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714820348-caixas-de-som-edifier -r1000-t4-estudio-dvd-tv-home-cinema-_JM

    Estou falando de baixo investimento ok?!


    fazer videos com a gaita,
    eu tenho uma interface.. uma focusrite scarlett 2i4.. isso ajuda?

    Sim. É disso que você precisa e de um microfone para captar o som da gaita e de monitores de audio.
    Vai precisar também de uma DAW (software onde você vai fazer e editar a gravação).
    vou precisar desse tal monitor de audio que o Buja mencionou..?

    para ouvir o que está gravando (ou fones de ouvido).

    f14gomes
    Membro
    # nov/15
    · votar


    editando:
    para ver filmes, ouvir músicas
    qualquer caixinha dessas de pc com sub pode ser legal. Edifier parece uma boa marca para você procurar.

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    erico.ascencao
    um par de caixas, uma ativa e uma passiva

    Melhor duas ativas, para consegui o estéreo (filmes se olha atualmente em 5.1, 7.1/7.2, 9, 10 canais!)...

    gaitistaSP

    Minha cara, infelizmente equipamento de qualidade , e baixo preço não andam juntos. Abertamente, pegue um fone como o AKG K404 ou K414, usados amplamente para monitoração em palco.

    Para ver filmes... Aí é mais complicado, já que o sistema stéreo já não atende a imersão.

    O ideal é um home theater, mas como o orçamento é baixo talvez alguma caixinha de som te atenda bem. Venho tendo ótimos resultados com um sistema Genius

    http://www.waz.com.br/caixa-de-som-20-genius-3-way-hi-fi-wood-speakers -preta-sp-hf800a-box.html

    gaitistaSP
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    erico.ascencao

    vc falou muita coisa.. vamos lá.. a princípio não pretendo gravar gaita e violão juntos.. estava pensando videos independentes.. às vezes gravaria gaita com playback e às vezes violão e voz.. eu tenho um microfone dinâmico, shuresSM58.. inclusive foram vocês que me ajudaram, hein..? rsrs.. e uma interface focusrite scarlett 2i4.. o violão nylon seria um ncx700 ou um ntx yamaha.. o aço ainda não sei..

    eu estava pensando em filmar com a webcam.. o som do violão seria plugado na interface.. (eu precisaria de um monitor de audio para ouvi-lo? nem tinha pensado nisso.. ninguém havia me falado nada..) e a gaita eu havia pensado em gravar com o playback do micro system e com um microfone de dedo ou o próprio shureSM58.. (mas aí acho que o som da gaita ia aparecer e o do micro system não, certo..? teria jeito do DAWS gravar o som do playback e da gaita interiormente..? esse DAWS é o programa de edição de audio que veio com a interface)

    to falando coisa errada..?

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    gaitistaSP

    Bom, vou te contar como eu venho fazendo minhas últimas gravações, como esta aqui:



    Primeiramente, eu gravo o áudio - no caso, gravei a guitarra e mixei com uma backing track. A guitarra eu gravei microfonando o amplificador e ouvindo a backing track e a microfonação do amplificador por um fone de ouvido (daqueles externos, que isolam o melhor possível para evitar vazamentos). A minha interface de áudio, uma M-Audio M-Track Plus, tem um controle de balanço USB/direct para a monitoração - ou seja, se eu deixar em 50%, terei 50% do volume do que está tocando no computador (no caso, a backing track) e 50% do que eu estou captando através das entradas (no caso, o som do amplificador microfonado). Tendo gravado a guitarra com base na backing track, depois eu mixei as duas faixas num software de áudio (Reaper) e deixei pronta a trilha de áudio para o vídeo.

    A segunda etapa é a gravação do vídeo. Nesta etapa, a preocupação é só com a imagem do vídeo, então eu procuro tocar da mesma forma que eu gravei o áudio, para que não haja muitas discrepâncias entre a imagem e o áudio gravado previamente. Para ter uma referência, eu coloco a backing track tocando nos meus monitores de estúdio (duas caixas Alesis M1 520 A) num volume compatível com o do amplificador de guitarra, de forma que eu possa distinguir ambos no áudio captado pela câmera.

    Por fim, faço a edição do vídeo, misturando a imagem captada pela câmera e o áudio gravado na primeira etapa. Uso o áudio captado pela câmera como referência para sincronizar o áudio gravado previamente com a imagem.

    Portanto, pra você faze suas gravações neste esquema, você precisaria do seguinte:
    - 1 interface de áudio;
    - 1 microfone condensador para gravar violão e voz (sugestão: MXL 440 ou 990);
    - 1 microfone dinâmico para gravar gaita (sugestão: Shure SM57);
    - 1 fone de ouvido com isolamento razoável;
    - 1 software de gravação e edição de áudio - vulgo digital audio workstation (DAW) (sugestão: Reaper ou Audacity, que são gratuitos).

    f14gomes
    Membro
    # nov/15
    · votar


    gaitistaSP

    Cara, nem precisa comprar nada. Se você já tem a DAW, a interface, o microfone. Já pode ir botando a mão na massa.

    Procure vídeos ensinando a utilizar essa daw que você já tem.

    Enquanto não tem os monitores você pode plugar um fone de ouvido nela.

    Você vai importar o playback em uma track (trilha) na DAW e em outra track vai habilitar para gravação (vindo do microfone ou da entrada de instrumento da interface) e vai ouvir os dois juntos.

    Depois vai "juntar" com o vídeo (em um programa editor de vídeos) e está pronto !!

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    gaitistaSP
    o som do violão seria plugado na interface.. (eu precisaria de um monitor de audio para ouvi-lo?

    Se colocar um volume no playback sim, vai precisar de monitores. Mas a princípio ele é acústico, então vai ouvir o som natural dele.

    A forma de gravação é como já te disseram. Se carrega backingtrack num canal / via / track / trilha (essa foi nova pra mim), e grava em outro canal, ficando os dois paralelos e sincronizados.

    estava pensando em filmar com a webcam..

    Dependendo da web cam a imagem pode não ser das melhores, hoje qualquer um tem um celular com uma câmera bem mais "forte", que qualquer web cam.

    gaitistaSP
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    erico.ascencao

    nossa.. que complicado..

    não sei se eu ia curtir muito fazer da última forma que vc falou.. gravando o audio primeiro e o video depois.. queria ao vivo.. pra fazer ao vivo, e sair um som legal no violão e voz ou então gaita e playback, o que é preciso..? se eu comprasse caixas maiores.. daria certo..?

    preciso necessariamente comprar um condensador prá voz..? o meu shureSM58 não daria certo..? sei o lance do P e do B.. mas poxa.. me falaram que não precisaria..

    gaitistaSP
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Ismah

    a minha é uma logitech c920, se não me engano.. filma em full hd.. a filmagem é muito boa..

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Não tá mais aqui quem falou rsrs

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    gaitistaSP

    não sei se eu ia curtir muito fazer da última forma que vc falou.. gravando o audio primeiro e o video depois.. queria ao vivo.. pra fazer ao vivo, e sair um som legal no violão e voz ou então gaita e playback, o que é preciso..? se eu comprasse caixas maiores.. daria certo..?

    Cara, vou te mostrar então os passos iniciais na minha jornada de gravações caseiras.

    Primeiro comecei da forma mais tosca possível: câmera apoiada no notebook, entre os dois monitores de estúdio tocando o playback e com o amplificador de guitarra ao fundo. Neste vídeo abaixo, tem uma parte gravada com violão desplugado e outra com a guitarra, ambas gravadas com este método. Gravei vários vídeos neste método e que você pode conferir no meu canal no Youtube.



    Numa fase de transição, gravei dois vídeos ainda ao vivo (ou seja, áudio e vídeo gravados simultaneamente num take único), mas com o áudio gravado via interface de áudio e depois mixado com o playback da música original e com a imagem do vídeo.



    Por fim, cheguei à nova fase das gravações com o vídeo de "Dream On". Nele, gravei o áudio em diversos takes e, depois de consolidado, gravei o vídeo somente me preocupando com a perfomance visual. A grande vantagem desta estratégia é que você pode se dedicar às diversas partes de uma música com mais atenção, o que torna o processo mais tranquilo. Gravando ao vivo, você sempre passa por aquela tensão de "matar" um take por causa de um detalhe pentelho, tornando o processo cansativo.

    preciso necessariamente comprar um condensador prá voz..? o meu shureSM58 não daria certo..?

    Pra voz, OK. Pra violão, eu nunca consegui captá-lo com um nível de sinal razoável usando um microfone dinâmico. O som da captação piezo é muito chato, soa muito médio é não é muito usado em gravações. Aconselho um microfone condensador por ele ser o mais adequado pra gravar violões (ele consegue captá-lo com um nível de sinal razoável) e, de quebra, você pode usá-lo para gravar vocais - e até gaita, por que não?

    sei o lance do P e do B.. mas poxa.. me falaram que não precisaria..

    Nem sei que porra é essa! :P

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Gravando ao vivo, você sempre passa por aquela tensão de "matar" um take por causa de um detalhe pentelho.

    Pseudo jogo de câmeras entra nessa hora, se o áudio for em multipista é barbada de fazer.

    O lance do P e B são as explosões labiais, que o pop filter reduz, e que existe nos dinâmicos também, mas costuma matar demais agudos.

    gaitistaSP

    O condensador não é prioritário, pois é um mic mais complexo de lidar, exige tratamento geralmente etc... Achei ter sido claro quanto a isso em outros tópicos. Mas sim, é mais viável de gravar violão com ele.

    Acho que o erico.ascencao não está te dando o caminho errado, é apenas o ideal, que pelo que ando acompanhando seu caso, pode fugir do orçamento.

    gaitistaSP
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: gaitistaSP
    · votar


    Primeiramente, eu gravo o áudio - no caso, gravei a guitarra e mixei com uma backing track. A guitarra eu gravei microfonando o amplificador e ouvindo a backing track e a microfonação do amplificador por um fone de ouvido (daqueles externos, que isolam o melhor possível para evitar vazamentos). A minha interface de áudio, uma M-Audio M-Track Plus, tem um controle de balanço USB/direct para a monitoração - ou seja, se eu deixar em 50%, terei 50% do volume do que está tocando no computador (no caso, a backing track) e 50% do que eu estou captando através das entradas (no caso, o som do amplificador microfonado). Tendo gravado a guitarra com base na backing track, depois eu mixei as duas faixas num software de áudio (Reaper) e deixei pronta a trilha de áudio para o vídeo.


    Portanto, pra você faze suas gravações neste esquema, você precisaria do seguinte:
    - 1 interface de áudio;
    - 1 microfone condensador para gravar violão e voz (sugestão: MXL 440 ou 990);
    - 1 microfone dinâmico para gravar gaita (sugestão: Shure SM57);
    - 1 fone de ouvido com isolamento razoável;
    - 1 software de gravação e edição de áudio - vulgo digital audio workstation (DAW) (sugestão: Reaper ou Audacity, que são gratuitos).


    erico.ascencao

    vc não mencionou nenhuma caixa.. vc falou desses 50% no computador e 50% na entrada.. a focusrite tb é assim..? ainda não usei..

    Monitores de estúdio são caixas amplificadas com woofer e tweeter, com o propósito de reproduzir todas as frequências da maneira mais equilibrada possível (daí o fato de eles serem full range flat response). Por este motivo, este tipo de caixa é usada para fazer mixagem em estúdios - daí também serem chamados de monitores de referência. Eu tenho um par de monitores Alesis M1 520 A, que têm mais ou menos a altura da tela de um notebook de 15". Sugiro que você procure nos manuais dos fabricantes as dimensões para você ter uma noção mais precisa de tamanho.

    esses alesis que vc tem.. eu usaria pra tocar o playback, então..? é isso? no caso, por exemplo, de fazer ao vivo, gaita e playback, eu usaria esses monitores..? eles são bons..? vale à pena..?

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    gaitistaSP

    É um mixer que alterna entre o volume do PC e do sinal injetado na placa. Não lembro se a Focusrite faz isso, mas sim esse sinal vai para a caixa de som (aka monitores).

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    gaitistaSP

    vc não mencionou nenhuma caixa.. vc falou desses 50% no computador e 50% na entrada.. a focusrite tb é assim..? ainda não usei..

    A M-Audio M-Track Plus tem duas saídas de áudio (direita e esquerda) que servem para você conectar em um par de monitores e uma saída para fone de ouvido, sendo que cada um destes conjuntos de saída tem seu controle de volume independente. Desta forma, você poderia apenas usar fones de ouvido e não usar as saídas de áudio para monitores. Aconselho que você leia o manual da interface de áudio que você tem ou pretende comprar para tirar estas dúvidas.

    esses alesis que vc tem.. eu usaria pra tocar o playback, então..? é isso? no caso, por exemplo, de fazer ao vivo, gaita e playback, eu usaria esses monitores..? eles são bons..? vale à pena..?

    Isso, você poderia usar estes monitores para rodar o playback e tocar qualquer coisa junto, gravando ao vivo como no vídeo de "Wanted Dead or Alive" que eu mostrei acima. Estes monitores são bem legais e têm um preço bem razoável. O KRK eu lembro que era concorrente deste Alesis na época em que eu o comprei (2008).

    f14gomes
    Membro
    # nov/15
    · votar


    Ismah

    A forma de gravação é como já te disseram. Se carrega backingtrack num canal / via / track / trilha (essa foi nova pra mim)

    kkk...
    A tradução mais apropriada seria pista.
    Falha minha, kkkk...

    ainda bem que só você está lendo o que eu coloco aqui.

    Abs.

    Buja
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    f14gomes
    ainda bem que só você está lendo o que eu coloco aqui.


    sei...rsrs



    ps: brincadeira

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    f14gomes

    Não está errado, como bem disse, é uma tradução possível. Acho curioso um idioma rico* como os latinos, ficar importando termos de um pobre* como o inglês. Só resta agradecer que a Alemanha perdeu a guerra, porque aí a porra ficaria séria.

    * Falando em quantidade de vocábulos, o inglês tem muitas palavras que tem significados polivalentes e dependem do contexto.

    f14gomes
    Membro
    # nov/15
    · votar


    ficar importando termos

    Eu não gosto muito desse negócio de ficar importando termos quando existem análogos em nosso idioma, mas nesse mundo atual globalizado, principalmente na área da tecnologia, algumas vezes é mais fácil compreender dessa forma (sabendo ou não traduzir).

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    f14gomes

    Importamos termos, porque importamos a tecnologia também, e com ela as patentes nominais, que impedem a troca.

    Por exemplo, no WindosPhone 7 até não sei que versão a loja de aplicativos, se chamava MarketPlace, hoje já se traduziu para "Loja", e apenas o nome não foi patenteado por motivos lógicos...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a que mini system eu compro para usar como caixa de som para o violão?