Microfonar um Blackstar de 15w

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# nov/15 · Editado por: Del-Rei
· votar

Iversonfr
Pois é... Vi agora aqui no e-Bay, e achei que fica caro pro que é, considerando 50 dólares do produto + 40 dólares de frete + IOF... Dá quase uns 370 pelo suporte.

Não pretendo comprar microfones tão cedo, já tenho alguns, inclusive me desfiz de uns há pouco tempo porque tinha muitos, rs. Só queria o suporte mesmo. Mas já sei que esse tipo vai ser difícil de achar por aqui, rs.

Aliás, eu não achei o link do suporte no ML. Tem como tu me mandar o link?

Um aceno de longe!!!

Iversonfr
Veterano
# nov/15
· votar

Del-Rei

Putz num to achando mais rs. Só achei na dodo audrin agora mas ta um
preço surreal lá.

MMI
Veterano
# nov/15 · Editado por: MMI
· votar

Ismah

Eu vou te colocar duas perguntas que vão gerar boa reflexão para TODOS

Eu quase nunca penso em PA, penso mais na captação e mix pois show ao vivo não é bem minha praia. Mas você tem razão e a coisa vai bem mais longe.

Pensando na microfonação com parte integrante do timbre, os vazamentos e frequências vão competir com outras partes. Se você está falando em PA, obviamente o PA também entra na equação de timbre que começa na guitarra, vai para o amplificador, para o microfone, o pré, o power e o PA. Complicou...

Eu cada vez menos acredito na afirmação do colega, "Acredito que ele microfonado lhe satisfará mais do que ligado em linha". Ao contrário, tenho usado mais e mais o som em linha e evitado microfonação em guitarra, reservo isso só para casos de ter condições ideais ou algo que impossibilite usar em linha. Ou seja, se estiver numa gravação com uma excelente sala e amplificadores,, que compense usar um microfone ou se por alguma razão "surreal" o guitarrista fizer questão de usar um amplificador que não dê para usar um sinal em linha. Caso contrário, em 90% dos casos ou mais, o som em linha fica muito melhor que microfonado usando o Kemper ou Torpedo. Simples, fácil, prático, independe de acústica da sala, pré, pedestal, vazamentos... Microfones e toda a técnica de uso servem para quando preciso de microfone, o que geralmente não é o caso com guitarras.

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar

MMI
Pensando na microfonação com parte integrante do timbre, os vazamentos e frequências vão competir com outras partes. Se você está falando em PA, obviamente o PA também entra na equação de timbre que começa na guitarra, vai para o amplificador, para o microfone, o pré, o power e o PA. Complicou...

O PA e a captação teoricamente são responsabilidade do técnico, que espera-se ter capacidade e instrução para fazer isso bem. Isso é a condição mínima para um show.

Acho válida a regra de que é o músico que faz seu timbre como quiser, e o técnico de som, que encaixa ele na mix. Admiro bandas como a que trabalho, como Roupa Nova, etc porque eles mesmos já ficam preocupados com o timbre encaixar na mixagem. É raro de se ver, mesmo na gringolândia.

MAS é a realidade de quantos, ter um técnico (não aquele amigo que dá uma mão com a mesa, to falando de gente estudada), próprio pra banda?

Entende que o problema é bem mais fundo do que apenas captação, e como isso vai soar individualmente? É questão de soar como banda, como um todo!

Em 90% dos casos semanais, nossa realidade é de bares, pub's e boates/casas noturnas. Bem na real, conto numa mão as que tem de fato um PA, o resto são caixinhas suspensas, às vezes um sub e deu pra bola.

Na prática, acho mil vezes mais vantajoso tocar no som do cubo, e deixar o pseudo-PA para vozes, teclado (que geralmente soará como teclado de churrascaria, independente do modelo), violão etc...

O conceito do Grateful Dead, com monitores e PA juntos por trás da banda, deveria ser o empregado hoje ainda. É o mais eficiente que se consegue por com custo.

Mas que banda ainda se dispõe a carregar as calças? Tem nego chorando pra carregar 2x12" porque é pesada, imagina uma caixa de som ou rack de amps... Se ainda decidisse investir em equipamento, mas a maioria que vejo, vai com a guitarra no saco, e olha lá o amp no porta mala...

E eu piro a cabeça com isso. Até paro por aqui pra não ofender ninguém.

MMI
Veterano
# nov/15
· votar

Ismah

Acho que você não entendeu, mas eu quis dizer que na verdade eu não dou muita bola para técnico de som e PA porque foge da minha realidade - não costumo fazer apresentações ao vivo. Em gravação o técnico de som pode ajudar, mas muitas das vezes atrapalha.

E eu piro a cabeça com isso. Até paro por aqui pra não ofender ninguém.

Sem querer ofender ninguém também...

Essa é a realidade do mercado nacional e não se limita ao PA e técnico de som. Para resumir: o cara pega uma guitarra meia boca, com as cordas mais baratas que consegue (já enferrujadas), numa cabo baratinho, os pedais mais em conta que consegue, um amplificador ruinzinho, mete um microfone clone chinês de SM57 (que o original é extremamente barato em comparação aos microfones consagrados), que vai numa mesa ruim e surrada e desta manda o som para um PA pior ainda. Tudo ajeitado por um técnico (quando se tem esse luxo extremo) que de técnico não tem nada. E o cara quer soar bem...

Ismah
Veterano
# nov/15 · Editado por: Ismah
· votar

MMI

Não sei se eu nasci em berço de ouro, mas isso é algo básico PRO MÚSICO SE PREOCUPAR... Mas em terra onde vc escuta que "o povo sempre espera um showzinho a parte do guitarrista", é o mínimo a se esperar...

Me nego abertamente a tocar sem a condição mínima interna - na casa até tem perdão, porque eles que pagam, e o resultado é reflexo do que dispõem, mas antes...

E isso não significa ter um cast de 5 roadies, 3 técnicos, e blá blá blá... Tem banda internacional onde o baterista faz monitor!

não dou muita bola para técnico de som e PA porque foge da minha realidade - não costumo fazer apresentações ao vivo.

Sim havia te entendido, mas bateu uma revolta, porque recebi uma onda massiva de perguntas, de como minerar ouro num monte de estrume...

Musicalmente o cara mal saiu das fraldas, tocando cover em botequim, mas quer pagar de estrelinha como o ídolo, que tá a 30 anos na estrada, e conseguiu fazer sucesso com AUTORAL.

Aí vc escuta um USA guitarboy, que toca cover em boteco, e o vivente treina os solos em regiões diferentes, pra caso estourar uma corda ter uma saída pela direita...

Ark-Michell
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: Ark-Michell
· votar

...

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar

Viajou rapaz! O tópico não é esse, e as fotos não retornam nada.

Ark-Michell
Membro Novato
# nov/15
· votar

Viajou rapaz! O tópico não é esse, e as fotos não retornam nada.

nossa kkkkkk colei no topico errado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Microfonar um Blackstar de 15w