Existe amplificador (bom) para guitarra sem efeitos?

    Autor Mensagem
    maatt
    Veterano
    # out/15


    Pessoal...eu utilizo uma pedaleira GT 10 e toco apenas Pink Floyd...e já tive alguns amplificadores...Marshall, Staner, Fender...dos quais nunca consegui tirar um bom som em conjunto com a pedaleira...percebo que quando ligo em linha meus timbres ficam mais próximos aos do Gilmour...será que há amplificadores que não venham com efeitos de drive, efx, reverb etc...? Ou seja , que venham apenas com canal clean??...Desde já agradeço!

    Lelo Mig
    Membro
    # out/15
    · votar


    maatt

    Cara, se você não usa, nem pretende usar efeitos do ampli, obviamente eles são desnecessários.

    No entanto, mesmo num ampli com efeitos, se você não aciona estes efeitos (efeito sobre efeito; pedaleira + efeitos do ampli), teoricamente não deveria ocorrer problema algum, seria o mesmo que um canal clean.

    Desta feita, se você não consegue os timbres desejados, não esta sabendo regular os amplis ou esta escolhendo um ampli que não atende exatamente suas necessidades.

    Boa sorte!

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Deveria largar dos amps de guitarra. Monitores ativos, podem ser uma boa pedida.

    maatt
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Pois é galera...acredito que os amplis que usei não se adequam bem ao meu propósito....sei que buscar algo parecido com os timbres do Gilmour não dá pra fazer com meia dúzia de pila, mas vou experimentar ligar a pedaleira direto em uma boa caixa monitor de retorno...alguém indica uma para o meu propósito??...Fender strato + Boss GT 10 + (....)...Valeu pessoal!

    maatt
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Achei um review bem legal a respeito...se minha dúvida for de mais alguém...aí vai...
    https://www.youtube.com/watch?v=G41m7uT-VSA

    andrerosa
    Veterano
    # out/15
    · votar


    maatt

    Cara, pelo seus relatos, você está usando bons equipamentos. Se os amplis que você mencionou são valvulados, aconselho a explorar mais suas regulagens.
    Falow.

    Filippo14
    Veterano
    # out/15
    · votar


    maatt

    Sera que voce nao estava usando o pre-amp da pedaleira junto com os amps e o resultado ficava ruim? As vezes mexer nisso ajuda. Quanto aos timbres do Gilmour, um bom fender valvulado na onda dos blackfaces deveria resolver

    Abraco

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/15 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    maatt

    Entendo que você estava errando em ligar a saída da pedaleira na entrada do amplificador. Desta forma, o fluxo de sinal da guitarra seria o seguinte: guitarra -> simulação de amplificadores da pedaleira -> outros efeitos da pedaleira -> pre-amp do amplificador -> power-amp do amplificador.

    O pre-amp do amplificador é aonde geralmente se concentram os controles de equalização, ou seja, é a parte responsável por dar o timbre característico daquele amplificador. Se você ligar a pedaleira na entrada do amplificador, você vai misturar o timbre das simulações da pedaleira com o timbre do amplificador, gerando um timbre final que não necessariamente é parecido com o timbre ao qual a simulação se propõe a simular.

    A ligação mais recomendada para utilizar as simulações de amplificador das pedaleiras é a ligação da sua saída direto no return do loop de efeitos do amplificador. Desta forma, o fluxo de sinal seria o seguinte: guitarra -> simulação de amplificadores da pedaleira -> outros efeitos da pedaleira -> power-amp do amplificador. O melhor dos mundos seria utilizar um amplificador valvulado que soe bem limpo (alto headroom) e tenha loop de efeitos. Se não for o caso, com um bom SS com loop de efeitos já dá pra chegar em resultados melhores.

    Outra possibilidade, como o pessoal comentou, seria ligar a pedaleira numa caixa full range, ou seja, uma caixa que reproduza todas as frequências de forma mais equilibrada possível. Aquelas caixas ativas de sistema de PA são um exemplo deste tipo de caixa. Eu costumo usar um set muito parecido com esta ideia, plugando uma Roland GR-55 (que tem exatamente os mesmos recursos da Boss GT-10, além das simulações de instrumentos e sons e teclado) numa caixa ativa, mas não cheguei em resultados muito legais comparados aos resultados que eu tenho com os amplificadores valvulados, principalmente quando se fala em overdrives na onda dos Marshall e distorções. Por isso, eu particularmente não recomendo este tipo de aplicação. Agora, se for partir pra outras pedaleiras como as da Line6, que tradicionalmente são fortes na área de simulações, pode ser que a coisa mude de figura.

    Michel_Wylde
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Tenho uma POD HD500X. Antes tive ampli valvulado, pedais boutique.. etc..

    Já testei a pod com diversos amplis e caixas. Cheguei a conclusão que uma caixa ativa é o melhor custo x benefício. Som muito fiel (mesmo som qdo vc ouve com os fones, ex: AKG 414P).

    Espero ter ajudado e um abraço!

    Drinho
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Ou seja , que venham apenas com canal clean??

    tem eles servem pra isso ai....

    usar o som limpo ou ligar pedal, pedaleira e fazer tudo por eles....

    e como os amigos falaram o ideal eh voce ligar a pedaleira num lugar mais hifi possivel.....

    power, PA....

    sei la

    ou em inputs de amplificador bem limpinhos e sem graça
    tipo o primeiro canal dos fender

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Começando com a resposta da pergunta do título: claro que existem, e se você toca com Fender é até estranho que já não tenha esbarrado com algum por aí. Basicamente você procura um amp com bastante headroom e sem efeitos. Isso é bem comum.

    Já falando do caso específico do teu timbre: provavelmente é o que o pessoal falou aí em cima. Você deve estar ligando o simulador de amp da pedaleira na entrada do seu amplificador, o que normalmente não dá bons resultados. Nunca usei a GT10, mas imagino que tenha como dar bypass na simulação de amp.

    E pra finalizar, falando do som do Gilmour: tradicionalmente ele usa Hiwatt. Mas o que nem todo mundo sabe é que, em alguns dos timbres mais cultuados dele, ele usava o Hiwatt com o preamp desligado. No lugar do pré do Hiwatt, ele usava preamps de baixo (o que ele mais usou acho que foi o Alembic F-2B). E tudo dele é modificado pra caramba. Maaaas teve uma época que ele usava Fender Twin. Ele até usou Mesa Boogie por um tempo. E era um monte de amp diferente, com sets de pedais e racks, e caixas normai e leslie, misturando muita coisa ao mesmo tempo pra chegar no som que você ouve.

    Minha sugestão pra aproximar do som do Gilmour de um jeito relativamente barato é ter um amplificador com um bom clean (não interessa se tem efeitos embutidos, é só desligar os efeitos como o Lelo disse), usar um pedal estilo RAT pros drives (todo mundo fala pra usar Big Muff, mas o Muff só dá o som do Gilmour tocando com valvulado em volumes muito altos), um delay bacana e um bom simulador de leslie. Já é o suficiente pra enganar.

    JJJ
    Veterano
    # out/15
    · votar




    Iversonfr
    Veterano
    # out/15
    · votar


    maatt

    Eu acho que pode ser regulagem errada da GT10. Sinceramente acho que você está sobrepondo os prés ou algo do tipo e por isso está ficando ruim. Você disse que teve marcas de amplificadores como Marshall, mas não disse se foi um JTM45 ou um MG15.

    Pelo equipamento que você disse, imagino que tenha um investimento já bacana no assunto. Falaria pra você dar uma olhada NESSE AMPLI

    marcelosz
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Concordo com o que a galera falou, tente mexer um pouco mais com a GT-10. Desligue os simuladores de amp, altere também o seletor "System Output" (aquele que lhe dá opções Combo Amp, Small Amp, Stack, Line, Headphones...), teste o uso do send/return....

    sandroguiraldo
    Veterano
    # out/15
    · votar


    maatt

    Como mencionaram usar monitores ativos (vulgo caixa de retorno) tente testar com elas também. Veja se tem algum amigo que toque em igreja, que tenho um equipamento de som bom e peça se é possível testar um dia. Aí leva suas coisas, testa num monitor ativo antes de sair comprando um.

    maatt
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Bah pessoal...muto obrigado pela ajuda!!...a turma aqui é muito prestativa e gente boa!!...o lance da caixa ativa é uma boa mesmo para quem quer insistir na pedaleira digital que é mais pratica quando se explora vários timbres...Vou fazer uma poupança e daqui há alguns anos vou seguir a dica (pedaleira+valvulado clean)....por enquanto uma boa caixa PA é o melhor custo benefício!...Valeu turma!!

    Ramsay
    Veterano
    # out/15
    · votar


    maatt
    Só os Mesa Boogie, Engl, Bogner, de ponta, e um degrau abaixo os Egnater e os (não lembro o nome).

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    maatt
    por enquanto uma boa caixa PA é o melhor custo benefício!...Valeu turma!!

    Nem tanto... Vc vai desenbolsar uns 1500 pila, sem muito esforço. Claro, vai ter equipamento com potência mais que suficiente, para qualquer situação.

    De valvulados, os amps na Onda do Bassman 100 fazem isso. Tenho um desses, o Giannini Duovox 100B.

    maatt
    Veterano
    # out/15 · Editado por: maatt
    · votar


    Pessoal...ainda sobre o assunto acima...o que acham do investimento em um set de pedais analógicos com Bigmuff, Compressor, Distorssion, Delay, Chorus, Reverb e Phaser + um Marshall JTM 30...(e a fender strato que já tenho)...ao invés de insistir na GT 10??...será que vale o investimento em no Marshall (usado em bom estado) por 2000,00...ou um Laney Laney VC30 112 (usado em bom estado) por 2500,00...e os pedais??...pergunto por que se há investimento menor ou mais eficiente para ""chegar"" aos tibres do Gilmour...gostaria de saber de vocês...VALEU!

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    maatt

    Só pedaleiras vão te deixar perto suficiente.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/15
    · votar


    maatt

    Já experimentei pedaleiras (Zoom G9.2tt, POD X3 Live e hoje tenho Roland GR-55, prima da Boss GT-10), pedaleira com drives analógicos (POD X3 Live + latinhas da Fuhrmann), só latinhas (drives e efeitos diversos da Fuhrmann e 56inc) e hoje tenho um mistão (algumas latinhas de drive, amplificadores com canais limpo/drive e Zoom G3x para efeitos). Posso dizer que, para drives, gostei mais dos drives de amplificador, depois dos das latinhas e por último dos das pedaleiras (sendo que a POD X3 Live soava mais legal que as demais).

    Portanto, eu defendo um set mais pra onda "purista" da coisa. Entretanto, perceba que existe um abismo de diferença entre o custo desta solução de valvulado e pedais e a solução de pedaleira e amplificador SS ou caixa ativa. Você tem que ter muita noção do que pretende com estes equipamentos e de como mexer com eles antes de tomar uma decisão de comprá-los.

    maatt
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Muito obrigado pelas dicas pessoal....pus esse texto em outros tópicos na procura por respostas...e vou colar aqui também...qualquer ajuda é bem vinda....Aí BrotherCrow...comprei um Laney VC 212 zerado...mas nem sei ligar um amplificador valvulado kkkkkk o lance do botão "standby" que ainda não entendi direito como deve ser usado...onde ligar meu set de pedais (se direto no input ou no send return)....Mas agora a dúvida é: Fender Strato MIM+Set de pedais(sd1, BigMuff, Compression, Chorus, Phaser, Delay, afinador e volume)...tudo boss...com exceção do BigMuff que é o modelo americano....mas antes que me mandem a merda eu lhes digo:...sou um fudido...o lançe é que eu vendi o equipo meia boca que tinha e vendi meu carro para investir em um material que me possibilite chegar "perto" dos timbres do David Gilmour....a dúvida é como plugar tudo isso de forma que otimize esse material pra chegar onde quero "Gilmour"...Sei que o principal não é o material e sim a "mão", mas tenho gastado os dedos para isso e acho, humildemente, que dá pra enganar os menos exigentes...mas é isso galera...me ajudem nessa nova etapa por favor!....como usar meu VC 30 com esse set de forma correta e otimizando o material....Valeuuuuuu

    Ismah
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    maatt

    Válvulas só começam a irradiar elétrons depois de quentes, mais precisamente, o filamento quente. O standby, corta a tensão de placa (de onde irradiam os elétrons), evitando que a válvula seja alimentada e possa modular. Geralmente amps menores que não tem essa chave.

    Alguns pregam que modular a tensão DC da placa, com filamento ainda frio, pode desgastar as válvulas mais rápido.
    Outros afirma que é para economia de energia enquanto fora de uso. O que diminui a temperatura do conjunto todo.

    Se fala também que aplicando a tensão de placa, o pico de energia sugada, seria muito alto. Potência é constante, assim como antes de quente as válvulas não conseguem drenar a corrente quiescente (polarizadora, ou para íntimos, BIAS), o que gera tensões na ordem de 1200, 1500 Volts conforme o amp), gerados pela "puxada abrupta" (pico), fazendo com que os capacitores possam sofrer sobrecarga, e as válvulas centelhar (um pequeno raio) internamente, destruindo-as.


    Ela também serve como um "mute" para plugar ou desplugar um instrumento, ou trocar um cabeçote de caixa.

    Em amplificadores com válvula retificadora, o stand by evita desperdício de energia, porque precisa de alta corrente para carregar o primeiro capacitor, até que o filamento da retificadora não esteja quente (retificando a tensão AC em eficiência máxima). Assim aumenta/melhora a durabilidade da retificadora.

    Como ligar? Concluí que o melhor mesmo é fechar o master volume, ligar o stand by, aí ligar a chave power. Depois de 5min desligar o standby e sair tocando.

    Para desligar, fechar o master, acionar o stand by, e então o desligar o power. Isso evita aquele estouro característico dos capacitores descarregando, que evita de forçar os falantes.

    nichendrix
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    maatt
    Pra ligar é simples. Deixa o botão de stand by/run em stand by e liga o power (preferencialmente com o volume zerado), depois de uns 5min, é só mudar de stand by pra run.

    Sobre a ordem dos pedais

    Liga no input o SD1, o BigMuff, o Compression, e afinador. Pra mim a melhor ordem seria afinador -> compressor -> SD1 -> Muff

    No loop de efeitos (send/return) liga o Chorus, o Phaser e o Delay, pode até ser nessa ordem mesmo.

    Já o pedal de volume pode estar em 3 lugares dependendo da função que vc quer que ele desempenhe.

    Ele poderia ir antes do SD1 (seja antes ou depois do compressor), assim poderia ser usado para controlar a intensidade do sinal de entrada das distorções (mais sinal = mais distorção). Depois do Muff, assim ele poderia ser usado para controlar o volume geral do sinal distorcido pelos pedais e a intensidade do sinal de entrada no preamp do amplificador, assim não mexeria na distorção dos pedais, mas poderia usar para controlar a distorção do amplificador. Por fim no loop de efeitos antes do Chorus, nesse caso ele não influenciaria em nas distorções dos pedais e nem do pré e só controlaria o nível de volume do sinal que vai pras modulações.

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    nichendrix

    Complicado esse pessoal que sai dando ctrl+c ctrl+v jogando a mesma coisa em vários tópicos, totalmente desnecessário. Olha a resposta que eu mandei ontem em outro tópico. Praticamente idêntica a sua.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/197912/p1#9155988

    Ismah
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Iversonfr

    Eu quando vejo isso não ajudo mais a pessoa. Parece que são diversos fóruns ou ambientes frequentados por pessoas diferentes. Eu conheci fórum do tempo que se baixava ele da internet, e enviava as respostas num "pulso" (ok, é anos 90, eu sou de 95, mas lembre-se que sou "dos interior", tecnologia demora pra chegar aqui).

    Casper
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Na minha concepção, um amplificador para
    esse uso deve ser neutro, como

    ESSE

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Existe amplificador (bom) para guitarra sem efeitos?