Vintage vs Reissue

Autor Mensagem
macaco veio
Veterano
# set/15
· votar

A minha opiniao e' diferente. pra mim o que caracteriza o som de um ampli e' primeiro o seu desenho de circuito (o esquema), segundo as valvulas de saida empregadas (em SS os transistores nao fazem diferenca) e depois o alto falante empregado. Trafo de saida e' so uma questao de rendimento e acentuacao de graves ou agudos.
As outras coisas podem modificar o som dependendo de onde forem usados. capacitores ceramicos tendem a soar mais duros (essa e' a impressao que se tem) porque permitem a passagem de mais harmonicos superiores do som do que outros tipos. Com a tecnologia (a nao ser se forem de fabricas antigas ou fundo de quintal) o erro de tolerancia deles agora e' minimo. A maioria dos componente novos tem erro menor de valor comparados com componentes antigos. Quanto a durabilidade depende, acho que os resistores pioraram mas os capacitores melhoraram, valvulas pioraram muito, fios pioraram, falantes melhoraram, knobs pioraram, montagem e acabamento pioraram, e toda a robustez foi diminuida pra ficar leve pra exportar. Assim um reissue pode nao ter o mesmo peso de um vintage.

Ismah
Veterano
# set/15
· votar

Pessoas, vou deixar o relato aqui...

Tocamos sábado, com a participação do Rafa Schuler, um guitarrista local, mas que estudou afundo nos EUA.

Ele tocou com uma Fender American Deluxe, carregada NUMA BAG, com um cabo tecniforte, e um Meteoro GS100. E... seu isqueiro bic pra slide.

Sinceramente, mesmo contra as POD HD500 + Peavey Special 112, ele deu uma surra nas guitarras da banda.

aloren
Se for utilizado outro de valor muito maior que o existente, quando em paralelo, haverá significativa alteração e pode causar alguma surpresa: O som será muito alterado.

E qual a fórmula pra calcular isso? A mesma dos resistores?

macaco veio

Robustez! Verdade, percebo que meu Duovox é de MADEIRA, enquanto o DualRecto ou o JCM2000 são de MDF.

MMI
Veterano
# set/15
· votar

macaco veio

Essa é minha impressão. +1

SergioTrindade
Veterano
# set/15
· votar

macaco veio
Experimente o mesmo amp alternando modelos diferentes de transformadores de saída, e verá que cada trafo é um amp diferente, o timbre é diferente mesmo não se trata simplesmente de nuance de equalização, da mesma forma que um violão com cordas de nylon toca as mesmas notas que uma guitarra stratocaster e são instrumentos completamente diferentes.
Evidentemente, o falante também é, no mínimo, vital no resultado.
Gosto de construir meus próprios amps, que não são poucos, e já comparei quase todos os tipos de componentes em diversas circunstâncias.
Assim percebi que há muita bobagem sendo dita e vendida por aí.

Mauricio Luiz Bertola
Agradeço a dica sobre os trafos Smithers.
Estou com uma coleção de transformadores feitos no Brasil que não passaram no meu "teste de qualidade" (simplesmente não servem para nada porque a grande maioria dos caras aqui não sabem fazer trafos de áudio ou não sabem fazer trafos de guitarra), já enrolei alguns com resultados muito bons mas, sem equipamento profissional, dá um trabalho do cão.

Hitman
Veterano
# abr/16
· votar

Achei esse video recentemente e achei legal acrescentar! Tem bastante papo furado mas la pros 6m de video eles comecam a tocar:

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Vintage vs Reissue