Autor |
Mensagem |
rafalince Membro Novato |
# ago/15
Olá,
Tenho um Ampli Medusa daqueles que você pluga baixo guitarra voz e etc... EU liguei pra testar no último volume, ele começou a tremer e se mover do chão. Ai abaixei o volume, desliguei, E quando fui ligar denovo depois a intensidade do volume ficou meio fraca, com muita chiadera, será que queimei o falante ?
|
Ismah Veterano |
# set/15
· votar
Não, mas pode ter causado defeito em algum componente. Se ele tiver algum drive (falante que fica no fundo da corneta), pode ter sido ele que se rompeu.
|
Hitman Veterano |
# set/15
· votar
De qualquer forma. Falantes tem vida util?
Eh comum vender cab de 4x12 da marshall da decada de 70-80 alegando ser algo especial, outros me dizem que ja estao cansados.
Afinal... Qual a verdade verdadeira dessa historia?
|
rafalince Membro Novato |
# set/15 · Editado por: rafalince
· votar
Isma , neste caso o que faço ? COmo falei é um meteoro 100w medusa, o tweeter dele não está soldado, peguei ele assim. Ele tava com xiadeira, mas tava com o som stridente tanto que tremeu, ai como disse agora ficou com som fraco, mesmo no ultimo. e é um 100w.
Não, mas pode ter causado defeito em algum componente. Se ele tiver algum drive (falante que fica no fundo da corneta), pode ter sido ele que se rompeu.
|
SergioTrindade Veterano |
# set/15 · Editado por: SergioTrindade
· votar
O falante pode queimar a bobina (voice coil) ou romper o cone. Em ambos os casos pode ser reparado. Os principais fabricantes de falantes de guitarra vendem os chamados " recone kits" para cada modelo de falantes específico. Existe também a opção de alguns fabricantes de cones ( como Tone Tubby ) que vendem cones de cânhamo (Cannabis Ruderalis, não é a sativa). Esses cones são muito mais resistente e o som é muito interessante, principalmente distorcido. Eles faziam cones para os Celestion Blue, por exemplo. Mesmo podendo ser danificados não há que se falar em vida útil previsível. Eu tenho uns falantes Jensen P12Q do início da década de 50 que simplesmente se recusam a se decompor e provavelmente vão durar mais que eu. Com relação aos falantes antigos, existe diferença sim pois o cone de papel novo é mais duro e vai amaciando com o movimento. No site da weber speakers, eles mostravam um aparelho que produzia uma oscilação de baixa frequência para amaciar o falante, isso demorava mais de um dia.
|
Ismah Veterano |
# set/15
· votar
Hitman Eh comum vender cab de 4x12 da marshall da decada de 70-80 alegando ser algo especial, outros me dizem que ja estao cansados. Afinal... Qual a verdade verdadeira dessa historia?
Que o especial é de fato os cones desgastados/cansados, o material de época empregado no fabrico etc...
rafalince tava com o som stridente tanto que tremeu
Agudos (estridência) não move uma caixa. Isso é ressonância e é bem comum em caixas de graves. Alguns afirma que é erro de projeto. A solução é colocar pirâmides
SergioTrindade Cannabis Ruderalis, não é a sativa
Quase ia comprar desses cones pra enrolar minha grass kkkk Mas são parentes as duas maconhas. Até as fumadas tem variedades. O que difere é principalmente a cor, e nas queimáveis, o nível de THC...
Com relação aos falantes antigos, existe diferença sim pois o cone de papel novo é mais duro e vai amaciando com o movimento.
Alguns afirmam, que como em corpos de guitarra, a ressonância alinha as fibras, etc...
|
Hitman Veterano |
# set/15
· votar
Ismah Que o especial é de fato os cones desgastados/cansados, o material de época empregado no fabrico etc... E isso gera algum timbre especifico ou cada falante fica completamente diferente dependendo do uso, etc. Resumindo, tem algum padrao? Quais as caracteristicas?
Abraco.
|
Ismah Veterano |
# set/15
· votar
Não tem nem padrão na fabricação dos falantes, no desgaste então kkkk O timbre gerado pode variar (porque todo o resto é variável, LoL), alguns falam em ataques mais lentos, graves menos pronunciados, nos Marshall a ardência dos médio agudos é atenuada, alguma compressão dos falantes...
Nada que seja muito nítido a ouvidos humanos, mas você percebe algo diferente. Aquele tchan a mais...
Esqueci de mencionar algo muito importante: a alteração dos magnetos, e os tipos empregados...
|
subgrave Veterano |
# set/15
· votar
Agudos (estridência) não move uma caixa. Isso é ressonância e é bem comum em caixas de graves. Alguns afirma que é erro de projeto. A solução é colocar pirâmides
Hitman, fale mais sobre essas "pirâmides"?
|
Ismah Veterano |
# set/15
· votar
subgrave
Fui eu quem disse isso, mas ok rs
São pesinhos com formado te pirâmide, que diminui a área de contato da caixa com o solo. Não sei dizer bem porque, mas sei que isso faz ela parar quieta kkkk
|