Usar amplificador com o volume baixo aumenta a vida útil do mesmo?

Autor Mensagem
dufrayer
Veterano
# mai/10


Desculpe se a pergunta é idiota, mas fui na busca e não encontrei nada a respeito. A pergunta é essa mesmo, se caso eu usar muito o meu amplificador no volume 9 e 10 ele vao durar menos? E se eu usar ele com o volume no máximo 5 ele vai durar mais tempo???

DotCom
Veterano
# mai/10
· votar


dufrayer
Vai e não vai.

É meio complexa essa questão.
Veja bem, a posição do pot de volume não quer dizer absolutamente nada. O que importa é o quanto de volume tá saindo do falante.

Exemplo:
Se você botar todos os controles no 10, mas não tocar nada, o ampli vai esquentar a mesma coisa que se estivesse com tudo no 0.

Mas se você tá precisando tocar com o ampli no volume 9 ou 10, é certo que a potência dele tá insuficiente pra o que você precisa.
O que costuma acontecer nesse caso é que se costuma ultrapassar o limite do ampli, e ele distorce.
Quando você satura a etapa de potência, ela envia mais potência do que foi projetada para enviar, e com isso esquenta mais do que devia. Com o tempo isso vai danificar o amplificador sim.

Angelo Perleps
Veterano
# mai/10
· votar


dufrayer
aprendi no curso de eletronica que fiz que as peças vão se envelhecendo e consumindo sua vida util pelo calor ex:
quanto mais quente é o circuito e menos ventilado mais cedo a vida util do componente se desgasta,

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mai/10
· votar


nao gosto de falar no achismo, mas vou jogar no ar para que os mais entendidos em amps confirmem ou não:
com menos volume o falante será forçado menos, sendo assim, será mais preservado.
é o q eu penso, alguém confirma?

abçs

Angelo Perleps
Veterano
# mai/10
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
teoricamente sim o falante vai ser preservado,

DotCom
Veterano
# mai/10
· votar


é o q eu penso, alguém confirma?
Dos componentes do ampli, acho que esse é o que menos vai sofrer...

wiskeria
Veterano
# mai/10
· votar


DotCom
nem tanto... o falante é um dos ítens que mais sofrem em amplificadores, principalmente se usar no maximo.

dufrayer
Veterano
# mai/10
· votar


Eu tive essa dúvida porque li uma história de que Jimi Hendrix sempre queimava os amplificadores dele, pois colocava no máximo!!!

Kyuss_Age
Veterano
# mai/10
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

nao gosto de falar no achismo, mas vou jogar no ar para que os mais entendidos em amps confirmem ou não:
com menos volume o falante será forçado menos, sendo assim, será mais preservado. é o q eu penso, alguém confirma?


Errado.

Desde que ele esteja trabalhando dentro da potência dele ou com um pouco de sobra, que é o ideal, não importa o volume, o falante durará o tempo que deve.

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Bom... aproveitando a brecha do colega, farei uma colocação!
(haha... boa essa!!)


E as válvulas... ?

Usando com o Master no 4 elas duram mais do que se usasse o Master no 8 ?

Abraços!

DotCom
Veterano
# mai/10
· votar


Usando com o Master no 4 elas duram mais do que se usasse o Master no 8 ?
Depende de quanto isso dá de volume.

Se usar o master no 10 mas mandar um sinal bem "frio", o volume é bem baixo, esquenta pouco, então não vai desgastar tanto.

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


Del-Rei
Usando com o Master no 4 elas duram mais do que se usasse o Master no 8 ?

Sim, mas aí voce não estará usando o seu amplificador do jeito que ele foi feito para ser usado. O drive mais bonito que tem e tão cobiçado é justamente o drive que vem da saturação das válvulas do power. Se voce não quer saturar as válvulas, compra um transistoriado que já te resolve o problema.

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


DotCom
Iversonfr

Opa, valeu pelas respostas!

Mas ae:
Se usar o master no 10 mas mandar um sinal bem "frio", o volume é bem baixo, esquenta pouco, então não vai desgastar tanto.

Vc quer dizer: "Se colocar o Master no 10 e, por exemplo, abaixar o volume no knob da guitarra" ?

O volume seria baixo mesmo... Mas de qualquer forma, a válvula vai estar esquentando independente de estar saindo volume alto ou baixo... Não gastaria da mesma forma?

Acho que assim, eu estaria economizando apenas os falantes, e não as válvulas... certo ou errado?

Help!

Abraços!

DotCom
Veterano
# mai/10
· votar


O volume seria baixo mesmo... Mas de qualquer forma, a válvula vai estar esquentando independente de estar saindo volume alto ou baixo... Não gastaria da mesma forma?
Ela esquenta mais quando sai mais volume do falante. E isso desgasta mais.

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


DotCom

Humm... blz!! Valeu pela ajuda!!!


Iversonfr

Rapaz... eu tenho um SS já, mas perguntei porque provavelmente algumas vezes vou querer tocar em volumes baixos. Nesses casos, SE não gastassem as válvulas, não haveria problema em usar o amp valvulado.
Mas como gasta, em momentos de sons baixos posso usar o SS mesmo.

Valeu ae!

Abraços!

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


Del-Rei

Gastar gasta, mas válvulas não são tão descartáveis assim como voce está pensando a ponto de precisar economizá-las desse jeito.

Demora anos pra precisar trocar uma válvula de power, muitos anos mesmo, válvula de pré nem se fala, quase nunca troca. E daqui não sei quantos anos quando TALVEZ voce precisar trocar as válvulas do power, tamo falando de coisa de 70 reais uma das boas mesmo. Se seu ampli for de 50w ou menos, serão só duas. Pode usar teu ampli valvulado sem medo de ser feliz!

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Iversonfr

Hummmmm.... cara... válvulas estão neste preço?

Captei a parada... pensei que fossem por volta dos 300 ou mais cada uma. Ignorância é uma merda. hehehe....

Valeu então!!!

Realmente fiquei mais tranquilo.

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


Del-Rei

Exemplos:

Par de JJ 6L6, essas válvulas tão faladas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142543360-valvulas-jj-tesla-6l6 -gc-nova-duas-por-r150-frete-gratis-_JM

Válvulas de pré tambem da JJ
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-140233204-valvula-jj-tesla-12ax 7-nova-na-caixa-_JM

Preço de uma Sovtek
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-133539729-sovtek-valvula-el84-n ova-lacrada-na-caixa-sem-uso-knob-_JM

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Iversonfr

cara... valeu mesmo.
Me deu uma boa aliviada esse teu esclarecimento.

Eu sou mesmo bem ignorante nesses assuntos ainda.

Grande abraço!

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Cara, mais uma dúvidazinha:

Num amp de 30W, haveria problema em colocar 2 válvulas EL34?
Pelo que andei lendo este par de válvulas fornecem mais potência, e 30W seriam pouca coisa pra elas.

Será que neste caso eu não vou conseguir saturar as válvulas como elas deveriam, ou pelo contrário, vou apenas economizá-las e vou conseguir o mesmo timbre de um amp com 50W ?


Abraços

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


Del-Rei

30w pra saturar em um quarto por exemplo é muita coisa mesmo... vê-se pelo tópico do Bahia dizendo que 15w ja é difícil... mas num ampli de 30w voce vai conseguir saturar mais doq num de 50w.

50w ja é pra show mesmo, é muito alto! qual teu ampli? que valvulas ele tem?

Del-Rei
Veterano
# mai/10 · Editado por: Del-Rei
· votar


Iversonfr

Fala, cara... as válvulas eu postei lá no post anterior.

As do power são 2 válvulas EL34.
A questão é que ele tem 30W.

vê-se pelo tópico do Bahia dizendo que 15w ja é difícil... mas num ampli de 30w voce vai conseguir saturar mais doq num de 50w.

50w ja é pra show mesmo, é muito alto! qual teu ampli? que valvulas ele tem?


Minha dúvida nem é essa.

Quero saber se a potência que esse par de válvulas oferece é "demais" pra um amp de 30W.
E com isso, será que eu vou 'perder' o timbre que as válvulas poderiam oferecer?
Será que elas não vão saturar no máximo que elas poderiam?

Mesmo com o Master no TALO, acho que as válvulas não estariam dando tudo que podem, pois elas estão preparadas pra dar mais potência do que é exigido.

Essa é minha dúvida... Captou, ou enrolei mais ainda? hehe


Falou!

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


Del-Rei

Então... não vai pensando que é só tirar uma e por a outra no lugar nao... voce precisa levar num técnico pra fazer a troca pra ele ajustar o BIAS, que pelo que sei leigamente, é uma regulagem relacionada à corrente que passa, temperatura das valvulas, etc... tem um video legal que fala sobre isso ( http://www.youtube.com/watch?v=LzFuUBERc_4 ).

Ou seja... da pra trocar de válvula sim, e elas não vão ficar sub-utilizadas, só precisa levar pra alguem ajustar certinho e socar o master no talo! são modificações que voce vai fazer no ampli, nada de mais.

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Iversonfr

hehehe... cara, acho que ainda não esclareci tudo.

Veja bem.

O amp JÁ É de 30W.
Eu não quero alterar a potência do amp não!!!

Só que ele tem 2 válvulas EL34. E pelo que andei lendo, o par de EL34 é capaz de fornecer MAIS do que 30W de potência.

Só queria saber se eu vou ter o timbre ideal que essas válvulas oferecem mesmo não trabalhando na potência máxima que elas poderiam trabalhar.

Sacou?

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


Del-Rei

Entendi. Essa parte mais técnica do negócio tem que ver alguem que manja de eletronica. Pensando agora aqui, ampli de baixa wattagem costuma ser EL84 ou alguma que distorce mais facil... EL34 é valvula de alta potencia... acho que talvez faça diferença sim.... sei la vc me confundiu agora... ahahhaha...

Ps: a modificação que eu falei é trocar as válvulas por outras, 6L6, EL34, 6550, não aumentar a potencia do ampli...

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Iversonfr

Entendi. Cara, já que vc falou que válvulas são baratas, posso até pensar em comprar pares diferentes e testar os timbres.

Valeu mesmo!!

Abração, cara!

kosmiktubes
Veterano
# mai/10
· votar


Del-Rei, no volume zero do amp, suas válvulas estão dissipando cerca de 70% de sua potência. Se você passar a vida tocando no volume um, quem sabe após 10 anos terá economizado R$ 1.

O que mais estraga em amp são os controles, chaves, plugs, etc....não se preocupe só com as válvulas, como tudo na vida o amp terá manutenção conforme for usado. Use ele no máximo quando quiser, é igual carro, terá que trocar oleo e botar agua de uma forma ou de outra.

É muito chata uma pessoa que fica andando pela cidade a 40 km/h pra economizar o carro. Merece perder a carteira.

Só que ele tem 2 válvulas EL34. E pelo que andei lendo, o par de EL34 é capaz de fornecer MAIS do que 30W de potência.

Que amplificador é esse?

Sobre sua pergunta, o timbre das EL34 fica mais agudo e mais definido trabalhando mais perto do limite, fica mais grave e "marrom" nessa região mais embaixo(30 Watts).

Del-Rei
Veterano
# mai/10 · Editado por: Del-Rei
· votar


zefonseca


Fala, cara!
Blz?

Que amplificador é esse?

É um handmade, do Pedrone.


fica mais grave e "marrom" nessa região mais embaixo(30 Watts).

Esse "marrom" quer dizer "sem definição" ???
Pelo amp ser de 30W, então não terei a "definição" máxima que a válvula pode oferecer..? É isso?


Abraços!

emaniox
Veterano
# mai/10
· votar


Del-Rei
Num amp de 30W, haveria problema em colocar 2 válvulas EL34?

Distorce dependendo do projeto, isto é, das voltagens utilizadas, da impedancia do transformador de saida, do ponto de bias escolhido, etc.

FLw.

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


emaniox

Blz, cara?


Distorce dependendo do projeto

Mas a qualidade da distorção é a mesma que em um amp de 50W?
As características da válvula saturada são as mesmas se o "projeto" for preparado pra um de 30W ?

Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Usar amplificador com o volume baixo aumenta a vida útil do mesmo?