Como testar um head sem caixa ( pra saber se está funcionando certinho)?

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# ago/15
· votar


guitarrista nerd

Circuito de proteção muda o timbre.

/ironic mod off.

Lelo Mig
Membro
# ago/15
· votar


guitarrista nerd

"Até entendo o conservadorismo de manter a originalidade dos valvulados, mas um circuito de proteção não faria mal, rsrsr..."

Muitos têm, conforme eu citei na primeira explicação.

Mas, veja bem, só o fato de alguns novos virem com o texto dizendo que pode ligar, já é prova de que isso não é uma lenda e sim fato.

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


Lelo Mig

Muitos têm, conforme eu citei na primeira explicação.

talvez por não dar muita importância a isso, minha impressão é contrária a sua afirmação, acho que poucos tem. Só vejo sentido nisso nos que tem saída line out, que permite ouvir ou gravar através de uma mesa ou interface de áudio. Mas boa parte que tem esse tipo de saída é de baixa qualidade, o áudio que sai dali de nível linha. Ligar um amplificador só para ver a luzinha acender, sem ter como amplificar o áudio, para mim é sem sentido, ele não é lâmpada para fazer isso. Só serve se tiver como ouvir, por isso precisa de falantes ligados. rs

Não é a solução para o autor do tópico... Como é um tópico e serve de referências futuras, já foi bem esclarecido que não se deve ligar sem os alto falantes, mas precisa ter uma resposta para quando falarmos "use a busca". Aliás, todas as respostas aqui podiam ser encontradas na busca, mas vá lá... Aqui precisa ter a resposta também. Então vai:

Como testar um head sem caixa?

O amplificador precisa ter algo ligado na saída, com a impedância correta, para não queimar. Existem aparelhos específicos para isso. São várias ideias.

Tem os pequenos, que chamam de "dummy load", "dummy load resistor", "dummy speaker load" ou algo parecido. Não é tão complicado, tem esquemas até para se fazer em casa um. Um exemplo é o Red Box da Hughes & Kettner.

A melhor alternativa são os atenuadores de potência que permitem este tipo de ligação, como o THD Hotplate, Rivera RockCrusher, Weber Mass, Radial Headload, ToneKing Ironman... Os melhores resultados que obtive foram com o Rivera RockCrusher Recording e o ToneKing, para mim são os melhores que conheci, como atenuadores e como saída em linha. O problema dessa saída em linha, que já tem uma qualidade de áudio melhor, é que (na minha opinião) precisam de um speaker simulator. Sem isso não fica legal, mas pode ser resolvido com um VST como o Guitar Rig. Uma solução seria usar um Torpedo C.A.B. que pega este sinal e simula diferentes caixas, falantes, microfones, equaliza e até simula power amps para quem quiser fazer uma gig se amplificador, só ligar sua pedaleira.

Por fim, falando em Torpedo, tem o Torpedo Live - Professional loadbox with digital miking. Ele já faz tudo, tem simulador de caixas e microfones.

Eu uso um ToneKing com um Torpedo CAB desses e consigo resolver muita coisa. Para se gravar em casa é uma excelente opção. É difícil um engenheiro de som tirar som melhor que isso em estúdio com 1 microfone só, por isso que para homestudio é uma grande solução, dá para gravar muito bem, a nível profissional. Por isso que em homestudio eu não microfono amplificadores há um bom tempo. rs

Basicamente é assim que eu penso essa coisa de ligar amplificador sem caixa.

Abç

edalko
Veterano
# ago/15
· votar


Cada uma...

f14gomes
Membro
# ago/15
· votar


Procure uma caixa da impedância correta em estúdios, ou com amigos dos amigos, em lojas, em escolas de música, igrejas... só não faz gambiarra. rs.

subgrave
Veterano
# ago/15
· votar


^o divertido da vida é fazer gambiarra, desde que se saiba o que está fazendo...

SergioTrindade
Veterano
# ago/15 · Editado por: SergioTrindade
· votar


Existe proteção sim.
Os amplificadores fender, por exemplo possuem um jack fechado na saída de alto-falante ( no caso de haver duas a saída main Spkr é fechada e a Ext. Spkr. é aberta).
Em termos práticos, a saída se manterá o positivo aterrado (em curto) quando não houver um plug ligado no jack de saída.
Isso é bem melhor que deixar a saída aberta.
Se você o amp com a saída em curto e tocar por um bom tempo em alto volume a corrente consumida no enrolamento primário do transformador de saída será alta, podendo danificar as válvulas de potência.
Para isso acontecer é necessário muita burrice pois o amp estará mudo, não há porque continuar usando.
No caso contrário, o circuito aberto na saída pode haver pulsos magnéticos que produzem altíssimas tensões reversas no circuito do enrolamento primário.
Isso a princípio não causaria danos pois a polaridade é invertida e a válvula não conduz corrente no sentido contrário.
Contudo, a diferença de potencial de alguns milhares de volts pode produzir um arco voltaico determinados pontos do circuito, como por exemplo nos soquetes das válvulas ou transformador de saída.
Isso sim pode causar estrago.
Muitos amplificadores (a exemplo dos modelos Fender Hot Rod Deluxe/Deville) Possuem um par de diodos R3000 ligando os anodos das válvulas de saída com a massa do circuito.
Eles têm a função de sangrar esta tensão reversa (fly-back), caso seja necessário. Nesse caso o máximo que poderia ocorrer seria uma dano a esses diodos, porém improvável pois a corrente a ser dissipada não seria muito alta.
A proteção ideal seria manter a saída fechada ligando os terminais tip e ring do jack de saída com um resistor de 8ohm, que suportasse a mesma potência, ou seja uma lapa de resistor que tornaria a montagem inconveniente.
Se o guitarrista ligar um cabo na saída do amp e não ligar a outra ponta no gabinete de alto-falantes, de nada servirá esse dispositivo.
Ocorre que o risco de queimar o amp não é tão grande como dizem por aí (seja com saída aberta ou em curto).
Pode ocorrer mas é comum alguém esquecer, ligar o amp sem carga e logo perceber a cagada sem que nada tenha sido danificado.
Fazendo as constas, verá que o amp não é um dispositivo tão frágil.
Um gabinete de 8ohm dissipando uma potência de 50W em um sinal de1kh terá, segundo a lei e ohm, uma corrente no secundário de: Raiz(50V÷8 Ω)=2,5A
Mas o falante não é um resistor, é uma bobina que apresenta uma impedância de 8ohm para um sinal de 1khz. o sinal gerado pela corda mi solta, por exemplo, tem frequência próxima de 82hz. A impedância dessa mesma bobina a essa mesma frequência será muito baixa, uns 2ohm (incluindo a resistência natural do fio), isso é praticamente um curto-circuito. Nessa condição, a corrente dissipada dobraria (Raiz(50v÷2Ω)=5A) e o amp não queimaria por que é feito para suportar tal condição de trabalho.
É muito mais provável que seu amplificador estrague por causa de um pico de tensão na rede ou caia no chão ao enfiar no porta malas do carro.

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


guitarrista nerd

Não é conservadorismo, é realidade... Se tinha um princípio KISS ainda muitíssimo mais forte na época... Vide os doidos voando em aviões de couro e madeira!

Schenker
Veterano
# out/15
· votar


guitarrista nerd
Acho meio improvável, só não terá onde sair o som e só... quem afirmou isso não deve bater bem da cabeça.

é . . ., um dos maiores projetistas de amplificadores valvulados do mundo não deve bater bem da cabeça mesmo . . .

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Schenker
?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como testar um head sem caixa ( pra saber se está funcionando certinho)?