Como testar um head sem caixa ( pra saber se está funcionando certinho)?

Autor Mensagem
GustavoJBC
Veterano
# ago/15


Comprei um head mesa boogie mini rectifier e preciso testa lo pra ver se está tudo ok, porém deu um probleminha na compra da caixa. Preciso testa lo para qualificar a compra no site de vendas e não vai dar tempo de conseguir uma caixa a tempo. Existe alguma maneira de testa lo sem caixa?

*Não tenho cab clone(e também não da tempo de comprar pois o prazo que eu tenho está se esgotando) e li por aí que se ligar o head sem estar conectado nas caixas queima.

Hitman
Veterano
# ago/15
· votar


Puts..
Boa sorte!
Nao tem outro jeito de saber se tudo esta funcionando sem escutar e testar suas funcoes..

guitarrista nerd
Veterano
# ago/15 · Editado por: guitarrista nerd
· votar


GustavoJBC
Ligue a saída do cabeçote em algum amplificador que tenha Line in, acredito que não haverá problemas porem recomendo isso apenas para testes rapidos e basicos do cabeçote para não danificar a caixa receptora.

li por aí que se ligar o head sem estar conectado nas caixas queima.

Acho meio improvável, só não terá onde sair o som e só... quem afirmou isso não deve bater bem da cabeça.

Alex guitar man
Veterano
# ago/15
· votar


GustavoJBC

A MELHOR coisa a fazer:

Teste em um alto falante, Hoje é Sabado! Va em uma loja de som automotivo, peca um falante pra testar, um woofer ou 6x9, e pronto, só olhe a impedancia. Ou teste no falante do seu carro se tiver... é só pra testar mesmo não é? Ou se tiver outro amp ai, ligue no falante dele, mas sem o outroamp estar conectado

Hitman
Veterano
# ago/15
· votar


guitarrista nerd
Tem que ver os ohms na entrada.

Alex guitar man
Sei la, acredito que testar seja muito mais do que ver se ele liga ou nao.
Se nao puder sentar e testar tudo direito, vai apenas saber que o amp faz barulho.

GustavoJBC
Voce pretente comprar um cab para ele, nao? Va a alguma loja com seu head e teste la oras.

GustavoJBC
Veterano
# ago/15
· votar


Moro no interior de MG, aqui é uma roça e não tem nada kkkkkkk
Eu pretendo comprar a caixa, a intenção era só pra testar mesmo.

GustavoJBC
Veterano
# ago/15
· votar


Alex guitar man
Boa ideia, vou testar no falante do carro

GustavoJBC
Veterano
# ago/15
· votar


Alex guitar man
o cabo p10 como é a ligação?

Soultunes
Membro
# ago/15 · Editado por: Soultunes
· votar


GustavoJBC

nao ligue seu cabecote valvulado sem ter uma caixa, com a correta impedancia conectada a ele

Voce nao vai ter como testar, mas quem te vendeu nao tem culpa disto, certo?

Ou qualifica o cara na confianca e combina de entrar em contato novamente assim que voce puder testar, ou faz a devolucao do equipamento e soh compre outro quando puder testar.

Faca o que fizer, soh nao ligue o aparelho sem conectar uma caixa.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


GustavoJBC
Não se liga amp valvulado sem caixa. Ele queima.
Abç

Soultunes
Membro
# ago/15
· votar


Me desculpem os colegas acima, mas testar em falante de carro eh outra ideia ruim.

Eles geralmente possuem impedancia de 2ohms.

Nao faca nada disto, ou qualifica quem te vendeu na confianca ou combina de devolver, nao estrague o aparelho antes disto.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


Soultunes
Exatamente.
Abç

GustavoJBC
Veterano
# ago/15
· votar


A impedância dos auto falantes do carro são de 4 ohms

Soultunes
Membro
# ago/15
· votar


Nao tem nenhum estudio na regiao que voce mora ?

GustavoJBC
Veterano
# ago/15
· votar


Nada, aqui é uma roça vlh kkkkkkk

Então, consegui os auto falantes do carro, eles não estão ligados em série ou paralelo e são de 4 ohms. O mini rectifier possui saída 4 ohms, faço a ligação ou não? Valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


GustavoJBC
Se é pra testar, pode ligar, agora, tocar com falante sem caixa, estraga o falante...
Abç

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


GustavoJBC

Eu não arriscaria o Mini Recto só para qualificar. Ou liga direito ou não liga. Pode dar uma ligadinha num falante de carro de 4 Ohms, mas isso não vai ser nada que teste o amplificador e pode estragar o falante de brinde.

Vale ressaltar que ligar um amplificador sem os falantes conectados pode queimar.

Em resumo: faça bom uso do amplificador, não vai fazer besteira com ele. Use como deve ser usado.

fernando tecladista
Veterano
# ago/15
· votar


Ligue a saída do cabeçote em algum amplificador que tenha Line in

Vai torrar tudo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


fernando tecladista
Vai torrar tudo
Exatamente. Mais uma idéia equivocada....
Abç

Lelo Mig
Membro
# ago/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Todos IMPORTANTE!!

"li por aí que se ligar o head sem estar conectado nas caixas queima.

Acho meio improvável, só não terá onde sair o som e só... quem afirmou isso não deve bater bem da cabeça."


Cuidado!!!

Como disse nosso amigo Mauricio Luiz Bertola:

"Não se liga amp valvulado sem caixa. Ele queima."

Vou explicar de forma simples:

Transistorizados não queimam... Porque?
Os transistores de saída queimam por excesso de corrente (sobreaquecimento, trabalham com baixa voltagem), portanto, se a saída estiver em aberto só tem tensão, mas não tem corrente. Se a corrente é zero não há dissipação de calor (potência) sobre os transistores de saída. Sem dissipação, não há aquecimento, sem aquecimento é como se os transistores estivessem desligados. Isso, com a saída aberta, se fechar "curto circuitar a saída" vai queimar.

Valvulados podem queimar, na maioria das vezes... Porque?

Porque amplificadores valvulados trabalham com voltagem alta (alto fluxo de energia) possuem transformadores de saída e sem as caixas ou algum outro elemento que forneça resistência, a impedância fica baixa demais (perto de zero) e o amplificador não consegue suportar e pode acabar fritando. (o fluxo de energia de saída é muito grande e gera muito calor no circuíto e transformadores).

Alguns possuem proteção contra isso e quando acontece possuem uma indicação no manual ou no chassi, parecido com isso:

"Another technical feature of your new AMP TABAJARA Signature is amplifier stability. The TABAJARA Signature may be operated with no load (without speaker) without damage to the amplifier, output transformer or tubes."

Espero ter ajudado a esclarecer!

Alex guitar man
Veterano
# ago/15
· votar


Falantes de carro geralmente são de 4 ohms devido a caracterisca dos modulos, liga, volume baixo, Se é pra testar, É só pra testar! Não pra tocar com ele. Agora se ficar curioso e querer explorar o timbre do amp (que vai ta ruim pcausa do falante) não tenho "nada a ve co pexe"

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Lelo Mig
Porque amplificadores valvulados trabalham com voltagem alta (alto fluxo de energia) possuem transformadores de saída e sem as caixas ou algum outro elemento que forneça resistência

Podemos dizer que isso se deve a existir um trafo de saída, isto é, o primário está "em curto" (circuito fechado). E como nos SS não existe trafo de saída, só existe circuito fechado se existir um falante na saída, correto?

Lelo Mig
Membro
# ago/15
· votar


Ismah

Sim... mas juntamente com o fluxo de energia no circuíto.

A melhor forma de traçar um comparativo é imaginar duas panelas com água no fogo.

Transitores são excitados com baixa corrente, seriam uma panela aberta...num fogo baixo... mesmo que esqueça no fogo, vai dissipar facilmente, a água vai ferver e secar, sem maiores consequências. Só se tampar a panela (muita resistência na saída) a energia não iria conseguir sair e explodir a panela.

Válvulas são excitadas com alta corrente, seriam uma panela de pressão... num fogo alto...se esquecer no fogo a energia acumulada internamente vai querer sair na marra. Muita resistência na saída (tampar a panela) ela explode, pouca resistência (destampar totalmente), seria como aumentar demais o fogo e derreter o fundo da panela antes da água ferver.

Alex guitar man
Veterano
# ago/15
· votar


Lelo Mig
Ismah

Eu pensei que quemava por centelhamento no primário, assim seguindo a logica, amps SS com Tr na saida também queimam...

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Alex guitar man

Porque amps com trafo na saída operam com mosfets

Lelo Mig
Membro
# ago/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Alex guitar man

Vixe cara, tem essa questão de centelhamento sim...as aí você começa a complicar a bagaça.

Eu quis explicar de uma forma bem simples, símbolica, apenas para ficar claro que queima sim.

guitarrista nerd
Veterano
# ago/15
· votar


Galera não tenho muita experiencia com valvulados, sinceramente nunca ouvi falar sobre queimar sem falante. Agora achei que seria improvável hoje no século 21 com a alta tecnologia que temos os cabeçotes não terem um circuito de segurança para não danificar o mesmo.

Foi bom saber. Abraços !

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


guitarrista nerd

Cara, é tecnologia dos anos 00~10... Vc esperava o que?

Hitman
Veterano
# ago/15
· votar


guitarrista nerd
Ismah
PS
*1900-1910*

Milenio na area complica as coisas.. haha

guitarrista nerd
Veterano
# ago/15
· votar


Ismah
Hitman
Até entendo o conservadorismo de manter a originalidade dos valvulados, mas um circuito de proteção não faria mal, rsrsr...

Vivendo e aprendendo, valew galera !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como testar um head sem caixa ( pra saber se está funcionando certinho)?