Autor |
Mensagem |
fraalex Veterano |
# jul/15 · Editado por: fraalex
Olá pessoal,
estou trocando os caps eletrolicos do meu bassman 1974, 100w, silver face, alguns ainda de papelão. Mas não existem alguns valores. Sendo assim fiz as seguintes mudanças.
20uf 500v - 22Uf 500v (o de 20 UF n existe em lugar nenhum nem no ebay) 100UF - 350v - ok, este eu encontrei 80Uf 75v - 100UF 100v (não existe este de 80Uf mais)
ainda falta trocar os do pré, mas a pergunta é:
tem problema mudar esse valores assim?????
obrigado
|
Alex guitar man Veterano |
# jul/15
· votar
undefinedfraalex
Se fosse capacitores de acoplamento muda TIQUINHA coisa o timbre, esse quantia ai, insignificante, qualquer mexida no EQ ja combre isso...
Capacitores da fonte, nao sei em valvulados, mas em SS quanto maior o valor, Melhor
|
Ismah Veterano |
# jul/15
· votar
fraalex
Vai dar merda... Se não for por questão de NECESSIDADE não troque. O timbre pode mudar, e vc não gostar dessa mudança.
Já vi essa novela pessoalmente, não é nada legal.
|
goonies Veterano |
# jul/15
· votar
não vai perceber a mudança, pode colocar sussegado.
Eu coloco 330uF no lugar de 250uF e quase não percebo diferença.
Quanto maior o valor do capacitor, maior o boost de graves, quanto menor o valor mais passa agudo.
esse de 80 é o do bias?
|
goonies Veterano |
# jul/15
· votar
só observe a orientação + e -, mantenha da mesma forma.
|
fraalex Veterano |
# jul/15
· votar
sim, 80 do bias, passou a ser 100
|
Ismah Veterano |
# jul/15
· votar
goonies Quanto maior o valor do capacitor, maior o boost de graves, quanto menor o valor mais passa agudo.
Cara... Cara... De onde vc tirou isso?
Primeiro que não é dado boost, pra isso acontecer precisa ser amplificado o sinal, o que é não é o caso. Temos um equalizador passivo, ou seja ele corta, o excedente.
O eq se forma por filtros RC, mas não tem relação isso. Pode ser uma HPF (passa-alta), ou um LPF (passa-baixa), sintonizados na mesma frequência, com os mesmos componentes.
Existe ainda o fator sonoro, a resistência interna de um PIO, é diferente de um de filme por exemplo. o que PODE alterar o som de maneira bem significativa. Principalmente em fatores como ganho.
Mas e se não for eq? Esse 20uF não tem nem sentido ser de EQ...
Foge ao meu conhecimento, o que poderia acontecer caso fosse algum que forma o esquema de acoplamento, como bem o Alex sugeriu.
Principalmente num valvulado, onde vc meche com alta tensão, é bom ter um pouco de cautela pra sair alterando o projeto.
|
fraalex Veterano |
# jul/15 · Editado por: fraalex
· votar
Eu acho q estamos falando assuntos diferentes, talvez porque tenha falado que falta trocar os caps do pré. Mas são os eletrólicos de filtragem, não os do equalizador. Eu estou falando só dos eletrólicos de filtragem da rede elétrica, não são capacitores que entram no caminho do audio. Os capacitores de Eq, q no bassman n são eletrolicos, duram mais de 50 anos e estão ali firmes e fortes. Eu n vou mexer neles até porque já fiz isso num Gianinni e depois precisei voltar com os originais porque a mudança de timbre foi grande e eu não gostei.
Os caps que substitui são os de filtragem, que não tem muito efeito no som, a não ser na questão dos ruídos. O meu já dava uns ruído depois que esquentava e eu comecei o reparo pelos caps de filtragem. Acho que parou, Alguns eram de papelão, de 40 anos atras, mesmo que n estivessem melados nem inflados, Tem que trocar mesmo.
Eu gostaria só de entender o que mudaria com a alteração desse valores no circuito
abç
|
fraalex Veterano |
# jul/15 · Editado por: fraalex
· votar
Eu acho que só tem sentido comentar o assunto se a pessoa conhece o projeto e sabe quais capacitores estou substituindo. Eu fui vago na explicação porque essa é uma questão bem conhecida por quem faz manutenção em Bassman. Estes 10 capacitores são vendidos até em kits no e-bay, alguns para alteração do circuito, outros apenas para substituição do set original completo, que envelhece, como todo mundo sabe.
Então, como disse o Bassman tem 10 eletrólicos, alguns dos quais com valores não existentes. Então os kits e os técnicos do mundo todo fazem essas alterações que eu fiz. Todo mundo que entende de bassman sabe do que estou falando. Quem não sabe é porque não conhece o bassman e aí a opinião não ajuda muito.
Gostaria, se possível, de saber de alguém que conhece o assunto qual o efeito eletrônico dessa mudança. Porque no som não há efeito perceptível.
De qq forma obrigado a todos
|
goonies Veterano |
# jul/15
· votar
Ismah Cara... Cara... De onde vc tirou isso?
prática. :)
acesse esse link abaixo e altere alguns capacitores e veja a resposta no gráfico. Clique em Launch me que é um software para dar gráfico de frequência.
Cathode Bypass Capacitor Coupling Capacitor
http://www.ampbooks.com/mobile/amplifier-calculators/cathode-capacitor /
Agora eu te pergunto:
Um capacitor de 330Uf ou .68UF no catodo do primeiro estágio de pré em uma 12AX7, qual vai deixar o som mais grave?
A) 330uF B) .68uF
|
goonies Veterano |
# jul/15
· votar
aqui tem uma matéria legal RC Time Constant http://www.electronics-tutorials.ws/rc/rc_1.html
|
goonies Veterano |
# jul/15
· votar
fraalex
eu achei de 20uF e 80uF com voltagem maior da sprague.
https://www.tubesandmore.com/products/capacitors?filters=Type%3DElectr olytic%2CBrand%3DSprague%20Atom
|
Ismah Veterano |
# jul/15
· votar
fraalex
Então, como disse o Bassman tem 10 eletrólicos, alguns dos quais com valores não existentes. Então os kits e os técnicos do mundo todo fazem essas alterações que eu fiz. Todo mundo que entende de bassman sabe do que estou falando. Quem não sabe é porque não conhece o bassman e aí a opinião não ajuda muito.
Desculpe se não fomos primeiramente adivinhos (bola de cristal tá quebrada, to esperando peça), nem os altos "técnicos capacitados" que vc esperava.
Sobre conhecer o circuito, acho que nem seus referidos técnicos sabem ele de cor, já que não existe só uma vaca preta...
Apenas penso que pode vir o próprio Leo Fender da tumba, que vc só vai achar entendido no assunto, quem concordar contigo. Se vários caras fazem, e vem dando certo, acredito que sua pergunta foi inútil, ou para testar o conhecimento.
Gostaria, se possível, de saber de alguém que conhece o assunto qual o efeito eletrônico dessa mudança. Porque no som não há efeito perceptível
Bom, basicamente a compressão pode diminuir, em níveis impercetíveis, a isolação AC pode se alterar. Como vc mesmo disse, muitos fazem essa troca, e ninguém converteu o amp em torradeira por isso. Pra ver a diferença, só num laboratório, com osciloscópio.
goonies
A gente não se entendeu... Eu me referia especificamente ao circuito de equalização, que é onde 9 entre 10 guitarristas querem mexer. Achei que tinha sido claro.
|
fraalex Veterano |
# jul/15 · Editado por: fraalex
· votar
Oi, eu acabei entendendo sobre o q vc tava dizendo, primeiro porque já tive esta experiência desastrosa num Gianinni. Granças a deus eu tirei com cuidado os antigos e pude por de volta. Realmente não aconselho a ninguém.
Sobre os eletrólicos eu já os troquei. Levei dois choqies e um baita susto com um ruído sinistro. Depois de investigar muito, sempre por sorte, descobri que se tratavam dos dois resistores de 100 Ohm que ficam na lâmpada piloto, isso mesmo, na lâmpada piloto, que fazem o terra e estavam quebrados. Aliás era isso a causa dos ruído que me fizeram trocar os caps eletrólicos.
No entanto adorei ter trocado os caps. Achava que não alterava o som, mas não. O som ficou mais vivo, com graves mais firmes e proeminentes e agudos mais definidos. Não tenho dúvida dessa mudança.
Então, encerro o tópico e deixo a dica a quem quiser fazer o mesmo: vc pode trocar os do Bias por 100Uf 100v e os (acho que são da grade e da placa) de 20uf 500v por um de 22Uf
Queria muito agradecer ao MATEC que por e-mail me dá toda consultoria sempre que peço ajuda dele. E me ajudou nessa. Obrigado MATEC!!!!
Obrigado a todos, até a próxima
|
Ramsay Veterano |
# jul/15 · Editado por: Ramsay
· votar
fraalex
Por aí se vê o tamanho da besteira que o Ismah tava falando. Vc trocou os eletrolíticos e ficou tudo bem e melhor ainda que com os originais. Eu acho que o Ismah, pra falar esse monte de besteiras, devia estar mamado, pq normalmente ele não é assim...
|
goonies Veterano |
# jul/15
· votar
fraalex Sobre os eletrólicos eu já os troquei. Levei dois choqies e um baita susto com um ruído sinistro
cara, vc sabe drenar os capacitores?
vc poderia ter tido uma parada cardíaca. Para regular o bias, precisa estar com o ampli ligado e a mão fica proximo do circuito, precisa tomar muito cuidado, tem 500 v de DC aí.
Achei que já tivesse as manhãs.
Para drenar os capacitores, pegue um fio com dois plugues jacaré (aligator). Corte ao meio, e solde um resistor, pode ser de 2 ou 3 W. Isole bem com fita isolante.
Quando abrir o ampli, coloque uma ponta no chassi e a outra em qualquer capacitor ou onde tem alta tensão, como no pino 1 da v1. Observe no multimetro na posição DC como drena rapido.
Isso vai descarregar os caps;
Geralmente quando o ampli está quente e vc desliga, os caps descarregam, e se tiver um resistor, descarrega rápido. Agora, tire as valvulas de power , ligue e desligue para vc ver como os caps se matem carregados mesmo com o ampli desligado. Um perigo isso.
seria importante vc colocar essa orientação no inicio do post, para caso alguem queira trocar seus capacitores, saber que há perigo.
|
fraalex Veterano |
# jul/15
· votar
rs, eu sei disso, mas nervoso eu esbarrei qndo tava ligado no cap de 350v. Acontece até o lord valve já tomou choque e o video ta no youtube. Tranquilo
|
Ismah Veterano |
# jul/15
· votar
fraalex
Foi um erro de comunicação rs A palavra para o que se busca é dinâmica. Menos SAG, mais head room, fico feliz que foi além do que vc esperava.
Ramsay
Cara, mamado não tava, to de cama em pós-operatório, mas também não vou por a culpa, nos (só) quatro remédios que to tomando.
A interpretação que eu dei procede, e o que eu falei também. Não foi falado que eram da fonte, por probabilidade eu especulei sobre EQ.
Errei, assumo. Tanto que não me opus mais quando ele se explicou.
Dizer que ficou melhor é relativo, EU (MINHA PESSOA) prefere o som original, não esse som "moderno", que o amp tem. Mas sim, qualquer troca de componentes vai mudar o timbre, é esperado.
O som "fuzzy", comum das primeiras levas de Bassman 4x10" (5D6 em diante se lembro bem), desaparece por completo praticamente, a dinâmica aumenta (devido a menor resistência interna dos capacitores)... Acredito que o como resultado, se tem algo como o Vibrolux, Tremolux, Reverb Deluxe (não sei quem é da época desse aí) etc...
Eu não recomendo essas trocas, ainda mais em amps com tanta personalidade própria. Já fiz com outro amigo serviço semelhante e o dono do amp, surtou... Mesmo com os componentes originais de volta, ele dizia que o som era diferente. Evito até ajudar nesses casos, pra não acabar levando a culpa.
Temos um fórum específico para valvulados, lá tem pessoal técnico que responderia com total certeza isso aqui, mas eu não sou esse cara - e novamente me pareceu claro, pois disse que foge ao meu conhecimento.
Esclarecido?
|