bias fender bassman 100

    Autor Mensagem
    fraalex
    Veterano
    # set/11


    Oi, pessoal,

    no transporte dos EUA, uma das válvulas RCA 6l6 GC caiu e chegou quebrada. Um baita azar, porque são novinhas e agora fiquei com 3 válvulas boas, quase um mico preto na mão.

    para tentar resolver o problema posso fazer o seguinte:

    1- comprar 1 válvula avulsa RCA no e-bay. Vai dar certo?
    2- trocar por 4 svetlanas casadas que tenho estocadas. Preciso ajustar o bias?

    3- assim como me ajudaram (o Carlos Adolphs) a justar o bias do meu Duovox, alguém poderia me ajudar nesse ajuste com o Bassman?

    4 - qual conselho vcs me dão para resolver este problema?

    abraço a todos

    fraalex
    Veterano
    # set/11
    · votar


    bom, eu mesmo vou responder uma das perguntas:


    sim, posso pôr as svetlanas. Sem medo, coloquei e testei. Que sonzeira. Não sei se é do Bassman ou das Svetlanas. Não sei se tb seria melhor com as originais RCAs.

    A placa não ficou vermelha e o som pareceu ótimo. A única coisa que observei foi que as duas primeiras apresentam um brilho ligeiramente menor no filamento que as outras duas. E elas são casadas. Isso significa alguma coisa. Posso considerar que está tudo OK?


    qnto à regulagem de bias e a possível compra de uma só rca para completar o quarteto ainda sào questões que gostaria de discutir.


    obrigado

    Filipe Reis
    Veterano
    # set/11
    · votar


    A placa não ficou vermelha e o som pareceu ótimo. A única coisa que observei foi que as duas primeiras apresentam um brilho ligeiramente menor no filamento que as outras duas. E elas são casadas. Isso significa alguma coisa. Posso considerar que está tudo OK?


    Não, não pode o melhor a se fazer é mesmo regular o BIAS porque essa válvula que vc colocou ai pode estar dissipando mais do que os 70% recomendados e se isso estiver acontecendo ele vai se desgatar desigualmente.

    fraalex
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Mas pelo que li, o ajuste, assim como no duovox, é único para as 4 válvulas. Alguns dizem que sequer é um a juste de bias mas um balanceador, ou coisa assim. Existe até um esuquema disponível para modificar esse trimpot para ajustar a tensão do bias.

    Como são 4 casadas, e existe um ajuste único, não vejo motivo para gastarem desiguais. Podem, sim, gastar as 4 mais rápido se estiverem quentes demais. Mas isso pela minha lógica. E se eu entendesse disso não estaria perguntando.

    Continuo com as dúvidas:

    -posso substituir só a RCA quebrada? como faço para comprar uma compatível se não tenho equipamento para medir as válvulas que tenho?
    -como ajusto esse bias do bassman 100? é igual ao duovox?
    -realmente não posso manter as svetlanas sem fazer nada?

    Depois de muita conversa e um pouco de experiência, vejo que existe muito mito sobre essa questão de bias e troca de válvulas. Será que minha impressão tá certa?


    abraço

    wiskeria
    Veterano
    # set/11
    · votar


    vc pode comprar um rca avulsa, mas seria o ideal pegar uma com o mesmo desgaste das outras do amp, e como vc vai saber disso?
    Só testando suas valvulas num bom testador e depois comprando outra rca com desgaste semelhante.
    O ideal é verificar sempre se o bias esta dentro do padrão, pois seu amp pode estar bom ou totalmente fora, vai saber, principalmente em amps mais antigos que ficaram parados...
    Então só lhe resta levar seu amp num bom técnico, até pq amps antigos sempre precisam de uma revisão antes de paulear por ai, para o bem do amp e para evitar choques em vc. ok?

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    fraalex
    Compre uma RCA avulsa, se elas forem RCA, ou qualquer outra.Um dia a mais ou a menos não representa desgaste desigual, de maneira alguma.Vc realmente não sabe quantos dias tem as outras, não é.São premissas míticas.As 6L6 são fabricadas para plugar e pronto, mesmo os amplis não foram feitos para ajustar bias toda a hora.Mesmo vc casando 4 válvulas não há garantia de que o seu inversor de fase está enviando exatamente dois sinais identicos à 180º.Isso tudo é criação do pessoal do Hi-End, em que fazem ajustes independentes para cada válvula e para a saida do inversor de fase.Preciosismo.Confira apenas se o valor está conforme manual, medindo diretamente no pino 5 de cada válvula. se estiver, pluga e pronto.Se andaram mexendo ou botando outro tipo de válvula, aí sim precisa de um retoque.Mas só assim.Os fabricantes partem do princípio que músico não é técnico, nem Luthier, então tudo é simples assim.Pluga e toca.Se houver chance, confere.Mas não inventa.Abcs.

    fraalex
    Veterano
    # set/11
    · votar


    wiskeria, obrigado pelas dicas ...

    Carlos, que bom que vc apareceu.

    eu estudei tudo sobre este ampli e descobri:

    ele não tem ajuste de tensão de bias por potenciômetro - o pot dele ajusta o balanço do bias. As mudanças de ajuste de carga devem ser feitas substituindo resistores ou capacitores, sei lá.

    Muita gente modifica o trimpot para ajustar a carga do bias.

    Eu comparei fotos de circuitos originais e alterados na internet e verifiquei que o meu é original, ou seja, só balanceia mesmo o bias.

    A Fender, portanto, comercializava as válvulas e considerava o bias como fixo.

    Encontrei um cara com 5 6l6 RCA Fender NOS e já comprei.

    Esta 5a válvula eu vou casar com as 3 RCAs que sobraram - que acredito serem originais, embora sem o selo Fender na base.

    Fico, assim com dois quartetos: o meio franckestain e o fender RCA.

    Eu estou considerando que este ampli esteja regulado para funcionar com válvulas casadas com os resultados de testes 16/2.0

    Por quê?

    porque as fender NOS que estou comprando são casadas e têm esses valores (17/1,9-16/2.0-18/1.9 etc). Se o bias é fixo e as válvulas fender vendidas para vc subtiuir sem ajuste têm esses valores, suponho que qualquer vávula com esses valores vai funcionar bem

    E suponho tb que as 3 RCAs restantes tb têm esses valores para operar nessa ampli de bias fixo

    Será que estou certo?

    Por outro lado, por sorte, minhas svetlanas casadas têm esses valores (16/2.0). Já coloquei no ampli e ficou ótimo. Não medi ainda a voltagem do pino 5, mas vou fazê-lo.


    Especialistas americanos dizem que o Bassman 100 funciona lindo com apenas 2 válvulas, desde que vc eleve a impedância mínima de saída de 4 OHMs para 8 OHMs.

    Minhas caixas são 8 OHMs, então, para mim, usando apenas 1 caixa, se operar com 2 ou 4 válvulas a potência é a mesma. Isso na prática e na teoria.


    Por conta disso, pude testar a diferença de som das Svetlanas e das RCAs que sobraram.

    Não vi diferença!

    Obrigado

    fraalex
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Diante da minha interpretação descrita acima, fica uma pergunta:


    estou interpretando corretamente esse mundo das válvulas ou estou viajando?


    Carlos, tb gostaria muito de tirar um dúvida que ficou ainda no tópico "Bias do Duovox":

    Por que tanta gente diz que é fundamental medir a corrente do bias e que só a voltagem do pino 5 não basta?

    Falta eu entender isso para avançar um passo adiante nesse universo obscuro das válvulas.

    abç

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    fraalex
    Realmente o Bassman 100 faz um bias um pouco diferente, em função do inversor de fase.Tome um Giannini como exemplo 1.Verá que os resistores de placa dos triodos da inversora são respectivamente, 91K(em alguns, 82K) e 100K.Isso faz com que a diferença de ganho entre os triodos, devido ao próprio circuito(ramal direto X ramal invertido)seja auto-compensado, fazendo a saida do inversor equilibrada(teóricamente).Já no exemplo 2, o Bassman, observe que a inversora tem as cargas de placa iguais(47K).Esse circuito tem um pouco menos de ganho que o do Giannini, porém mais corrente de saída, sendo menos suscetível à variações de carga das power, mais estável, portanto.Ocorre que a diferença de carga de um conjunto de powers do lado direto e do lado invertido, desbalanceariam a saída do inversor, em função de diferenças das válvulas ou até mesmo do trafo de saída.Como balancear?Acho que vc já sacou, não é?Usando uma voltagem de bias "balanceável".A fonte negativa entrega -57 V ao 2º TAP do pot de bias, fazendo um pequeno divisor de tensão com o conjunto do resistor de 15K, um pouco à esquerda do pot de bias no esquema.Conforme a posição desse pot vc coloca esse conjunto divisor de voltagem mais para um lado ou para outro, compensando o desequilíbrio de ganho em função da carga, propiciando mais ganho para o ramal direto ou para o invertido.Isso ocorre pela diferença de voltagem de bias de um ramal em relação ao outro, que reflete como mais corrente em um ramal que em outro.Esse tipo de ajuste é mais preciso que outros, porém ao trocar as powers, será necessário fazer o ajuste do power pelo método de corrente e não de voltagem.Então, resumindo:Quando vc tem inversor auto-equilibrado, basta ajustar a voltagem de bias comum às 4 válvulas e pronto, a lei de Kirchoff faz o resto.Quando vc tem inversor de carga igual, tem que ajustar a corrente de fuga de grade de cada ramal de duas válvulas, pelo método de corrente de repouso, com resistor de 1 ou 10 ohms intercalado entre os catodos e a terra, de um ramal e de outro, começando com o pot de bias exatamente no centro, e medindo simultaneamente os dois catodos do ramal direto e os dois catodos do ramal invertido(vai precisar de dois voltimetros digitais), variando então o pot de bias no sentido das duas correntes ficarem iguais.Novamente a lei de Kirchoff entra na dança, só que agora para cada ramal, separadamente( a soma das correntes que saem de um nó, é igual a soma das correntes individuais que nele entram).Nesse caso então não interessa se uma das duas válvulas dá um pouco mais de corrente que a outra, desde que a soma nos catodos unidos fique igual ao outro ramal.No frigir dos ovos, vc vai notar que sistemas baseados em equilíbrio de corrente usa resistores menores de grade nas powers(68K, no caso), ao passo que sistemas auto-equilibrados, usam resistores de grade com valores mais altos(220K, em média), onde a corrente dividida para controle é a de escape de grade.O técnico que vai fazer o ajuste é que deve saber quando usar o método de ajuste por voltagem de grade(Gianninis) ou corrente de catodo(Bassman 100).Já o Bassman 5F6 usa o mesmo método da Giannini.É isso!Um abraço!

    wiskeria
    Veterano
    # set/11
    · votar


    olha, valvula 6l6rca com fender cravado no vidro eu nunca vi, que eu saiba a fender grava em cima de valvulas sovtek e chinesas atuais e só.

    fraalex
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Carlos, putz, mais uma aula.

    Mas então este pot não eleva nema baixa a carga, só balanceia mesmo. Não serve para ajustar se as válvulas estiverem fora dos padrões pré determinados pela Fender. Aí tem que trocar resistores, ou seja, uma lenha. Principalmente pq no desconhecimento de um técnico aqui no Rio, o técnico está sendo eu mesmo.

    A minha teoria de comprar válvulas NOS Fender, observar suas características (16/2.0 em média), e comprar sempre válvulas com essas medidas para não precisar mexer em bias está correta?

    Entendi perfeitamente pq às vezes se pode medir por voltagem e em outras, só pela corrente!

    Carlos, eu não sou técnico. Medir corrente dá muito trabalho. Vou comprar um aparelhinho que já mede. Descobri uns baratos, que lêem as 4 válvulas de uma vez, concorrentes do bias king, caro demais.


    WISKERIA,

    Sim, a Fender considerava esses amplis como bias fixo e vendia as válvulas para fácil substituição. Acho que a Mesa faz isso hoje em dia. Isso descobri nos fóruns americanos, específicos.

    Aliás, tem tudo sobre o bassman, o que não ocorre com os gianninis. Obvio, que nada comparado às explicações técnicas do Carlos.

    Claro, as válvulas fender NOS não são nada fáceis de achar. Se vc buscar agora não vai achar. Nunca tinha visto tb, mas bisbilhoto muito o e-bay e por sorte vi esse quinteto casado. E acho que sempre será casado, pois todas seguem padrões afins. O logo da fender fica na base, não no vidro. Em algumas, de tanto manipuladas, o logo não está forte ou tem pedaços apagados. O Vendedor testou no Maximatcher e colocou uma pequena etiqueta com os valores de cada um, na base, no lado oposto do logo da Fender

    Mas é isso, a Fender, pelo menos a Fender CBS, comercializava suas válvulas. O bassman passou por algumas mudanças de circuito, eu me concentrei mais no meu modelo, que é 74 CBS. Nessa época o bias era fixo.


    abraço

    fraalex
    Veterano
    # set/11 · Editado por: fraalex
    · votar


    Desculpe, as válvulas fender CBS são Sylvania, não RCA.

    e mais uma curiosidade,

    descobri um cara que tinha diversas 12 ax7 miniwatt brasileiras na caixa, as mesmas do duovox na época. Nunca foram usadas. Comprei um monte.

    Pasme: são brasileiras, mas na verdade são fabricadas na Holanda e na Argentina, distribuidas aqui pela IBRAPE eletrônicos e elétricos S.A. Rua Maciel Ramos Paiva, 506, SP

    abç

    fraalex
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Gostaria de apresentar este método de reulagem de bias, para ver o que vcs acham. O artigo completo e muito intersante está neste link.

    http://www.regiscoyne.com/tech/bias/

    Ele sugere primeiro definir a dissipação máxima da válvula. Para ele, o máximo é de 22w para uma 6l6 GC. Aconselha-se um apli AB a trabalhar com 70 % da dissipação.


    1- Ligar o ampli no stand by
    2- medir a voltagem do pino 5 (deve estar entre -45v e -60 v nas 6l6 GC)
    3- ajuste o bias para o máximo negativo
    4- instalar as válvulas e esperar 3 mim para aquecer
    5- tirar do stand by e medir o pino 3
    6- depois medir a corrent do pino 8 através do resistor de 1 OHM (acredito que uma alternativa é usar um biasking da vida em vez do resistor no pino 8)


    A CORRENTE VAI ESTAR BAIXA (algo entre 30 e 40 mv) JÁ QUE A VOLTAGEM NEGATIVA ESTARÁ NO MÁXIMO

    7- com os resultados em mãos, multiplique a voltagem do pino 3 pela corrente do pino 8 + resistor (ex. 450v por 0,035ma)

    A DISSIPAÇÃO ESTÁTICA SERÁ DE 15.75, NO EXEMPLO CITADO. POIS VOLTAGEM DE PLACA X CORRENTE DO CÁTODO = DISSIPAÇÃO ESTÁTICA OCIOSA EM WATTS

    Com esse método vc pode saber se as válvulas estão operando dentro da dissipação especificada para atingir seu tom.

    CONCLUSÃO:

    em amplis AB, com 6l6 GC, vc pode ajustar o bias, com a voltagem negativa entre -45 e -60 v e a corrente de placa entre 30 e 40 ma, que na verdade são padrões pré-definidos.

    Aí, se vc quiser saber se o ajuste de bias em que vc encontrou seu melhor tom não ultrapassou o limite da válvula, vc define a dissipação estática através do método citado acima.


    no artigo aind há a sugestão de deixar as válvulas 3 horas ligadas para ver se a placa não avermelha. Depois, repete-se as medições e confere a dissipção.

    Aí vc pode ficar tranquilo

    fraalex
    Veterano
    # set/11 · Editado por: fraalex
    · votar


    só não entendi nesse método acima, por que se lê o pino 5, já que ele não entra na equação da dissipação.

    e por que ele deve ser ajustado no máximo, antes de instalar as válvulas. Será que é para a corrente ficar baixa e dar uma boa margem à válvula? Não entendi isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a bias fender bassman 100