Duvidas sobre amplificadores para os mestres do fórum.

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# jun/15
· votar


Filippo14
Bom, quanto ao Bludodrive, ele é um Dumble Overdrive Special, o Brandon tinha acesso a alguns, e copiou exatamente igual aos que ele tinha acesso, layout igual, tudo igual, só pos o nome dele, diferente do Mark Kane, que faz a mesma coisa que ele, copia exatamente igual.

Para voce ter uma nocao, o Flavio, dono da Soulshine tem os dois, ja toquei nos dois e sao iguais, ele mesmo fala isso. Ele que ajudou a trazer o Robben Ford dessa ultima vez e o Robben precisava de um Dumble pra tocar. Ele emprestou o Mark Kane dele, pois tem o layout iguail, ta escrito dumble e tal. O Robben comentou que era identico ao Dumble dele.


Aí é muito mais o sales pitch do cara do que a realidade, o cara dizer que teve acesso a vários Dumble e copiou o circuito é uma daquelas lendas urbanas que o povo usa pra vender mais caro. Falo isso porque o próprio Dumble admite que nunca fez dois amps iguais, nem mesmo quando fazia pra duas pessoas, existia uma idéia geral do que era o amplificador, mas ele ficava sempre mudando coisas aqui e alí pra adequar ao gosto dele e do cliente. Então alegar que faz uma cópia fiel deles é muito mais argumento de venda do que a realidade.

Não duvido que os amps sejam próximos, que ele tenha pego a idéia por trás dele e feito uma versão genérica que captura as principais características, mas no fim, nem o próprio Dumble nunca conseguiu fazer dois amps iguais.

Filippo14
Veterano
# jun/15
· votar


Drinho
Sim, ele é menor pelo que eu vejo em relacao ao bludotone.

Filippo14
Veterano
# jun/15
· votar


nichendrix
Entao, concordo com voce, tanto que ele tem uns esquemas de voicings dos amps. Tem um Bludodrive com um voicing igual o do Larry Carlton, outro do Robben Ford e outro do Santana, de resto eu nao se existem outras voicings. No caso o meu eh o do Robben Ford.

Drinho
Veterano
# jun/15
· votar


Filippo14

vc tem alguns videos gravados com ele cara?

Filippo14
Veterano
# jun/15
· votar


Drinho
Video nao, minha banda ta acabando um EP que boas partes foram com ele. Vou gravar alguma coisa aqui para voce, um solo, sei la.

DragonRib
Membro Novato
# jun/15
· votar


Dúvida simples :

Acabei de adquirir um Fender Mustang III.

Posso guardá-lo deitado (com a parte traseira vazada encostada no chão e a tela com o logo fender virada pra cima) ? Ou não é recomendável ?

Soultunes
Membro
# jun/15
· votar


DragonRib
Pode.
Problema eh bater, chacoalhar , mas guardar cuidadosamente não há problema.

Fiquei soh curioso do motivo de guardar deitado, em teoria ocupa mais espaço que colocar o amp na posição "normal" a não ser que você vá colocar debaixo de algum móvel.

DragonRib
Membro Novato
# jun/15
· votar


Soultunes

É isso, eu tenho uma bancada suspensa com gaveteiro do lado esquerdo, se eu coloco ele em pé pro lado direito da bancada onde não tem o gaveteiro, a cadeira não entra rs, então uma opção é deixá-lo debaixo do gaveteiro, onde ele só cabe deitado.

Obrigado!

Lelo Mig
Membro
# jun/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Apenas um adendo a este tópico destinado aos mortais...

Muitos amplis citados nas últimas páginas, são aparelhos de 5, 6 mil reais. Alguns, acima disso...

Então, o tópico acaba tendendo a considerar a "nata", inacessível para muitos, e desprezando a média. Seja por falta de grana, seja pela falta de necessidade de enfiar tanto dinheiro num hobbie, por exemplo.

Existem bons projetos e bem construídos na "classe média" de amplis. Equipamentos desenvolvidos para venda em lojas, para músicos "comuns" mas muito honestos.

Não vou citar nomes, mas eles existem sim! Tanto valvulados como SS. Um guitarrista, hoje, que dedicar tempo a pesquisa, se informar, procurar ouvir, e principalmente conseguir comprar lá na gringolandia irá achar coisas bastante satisfatórias entre 1.500 e 3.000 reais.

Dá prá comparar com um ampli 3x mais caro? Não!

Mas não irá deixa-lo na mão nem comprometer seu som se você sabe o que quer e sabe timbrar seu equipo.

Agora, se você acha entre 1.500 e 3.000 reais caro, então você nunca terá a cabeça de um músico de verdade.

Posso entender que não disponha dessa grana hoje, ou a curto prazo. Mas não consigo entender um músico que não poupa dinheiro e abre mão de muitas coisas para ter o melhor que puder.

EduJazz
Veterano
# jun/15
· votar


Lelo Mig

Claro!! Meu amp me satisfaz bem e, convertendo em reais o que paguei fora, custa em média uns R$2.000,00 (embora aqui apareça por cada facada...).

Drinho
Veterano
# jun/15
· votar


Agora, se você acha entre 1.500 e 3.000 reais caro


Po, eu não gosto de falar dessa forma porque soa arrogante...

Mas se você analisar com o intuito de comprar um amplificador profissional ou pelo menos semi profissional... acho que nem existe coisas no mercado com esse preço.....

o que tem de bom é o pedrone que vende o marshall dele por quase 3 mil graças a deus......

eu vi uns meteoros valvulados numa loja aqui perto.... aqueles helcio aguirra, faiska, eles são carissimos!

MMI
Veterano
# jun/15
· votar


Drinho

Entendo você, mas entendo o Lelo também. E ele tem sua razão, mas corre o risco de soar mal, principalmente aqui escrevendo. Digamos que 3 mil num amplificador bom é bem barato - fora da realidade de muito músico brasileiro, especialmente iniciante, mas barato. Afinal, aquilo vale quanto custa. E é preciso ter um compromisso com a qualidade sempre que se leva minimamente a sério.

Talvez eu esteja defendendo uma causa própria... kkkkkkkkk

Drinho
Veterano
# jun/15
· votar


MMI

Não, realmente, num tem como .....
Pagar 3 mil num negócio que funciona em alto nível é motivo de ir para aparecida do norte e subir e descer as escadas de joelhos umas dez vezes,,,,,

nichendrix
Veterano
# jun/15
· votar


Drinho
MMI
Lelo Mig

Aqui existe um parentese enorme viu, mas em geral eu tendo a estar mais perto da opinião do Lelo Mig. A verdade é que a gente conversa sobre amps de boutique, guitarras custom, mas na boa, 99% das pessoas aqui não saberiam diferenciar um Meteoro de um Dumble e se você for ver o equipamento médio dos músicos mundo a fora está mais próximo de Fender Hot Rod ou os Marshalls mais baratos do que de amps de boutique.

Eu posso falar pela minha própria experiência, eu adoro os meus 4 sonzinhos de valvulado e meus dois sonzinhos de SS, e especialmente falado dos valvulados, os meus são amps de linha comum, nenhum sai por mais de 1000-1500 dólares pelo menos 3 dos 5 saem por menos de 1000. Tirando o Vox que nunca tive tempo de fuçar e o Picovalve que nunca tive a necessidade, os outros tem algumas alterações, mas na boa nenhuma custou muito caro, algumas basicamente era tirar alguns componentes da placa, outros trocar os existentes por alguns mais do meu agrado, mas se for ver o preço da matéria prima, nunca gastei nem 300 reais nessas modificações.

A mão de obra dos mods nos casos que não foram feitas por mim ou por algum amigo, são outros 500, já que não tem muitos técnicos bons no país e sempre que precisava de um envolvia mandar o amp numa viagem de mais de 2000 quilômetros.

Eu já testei amps de boutique o suficiente pra saber as diferenças dos meus amps pros de boutique, mas na boa até agora ainda não vi motivo suficiente pra trocar que não fosse uma mistura de desejo, vaidade e até uma pitadinha de exibicionismo.

Sinceramente, pegue qualquer Fender ou Vox de série, ou os Marshall da linha JTM "moderna" que a Marshall tinha nos anos 90, que para todos os efeitos práticos, você tem todos os sons discutidos aqui.

Eu usei muito meus amps, mesmo o meu Vox que eu nunca usei muito depois que comprei usei bastante porque era do meu companheiro de banda, ele queria um Fender e eu um Vox e trocamos, então todos eles eu tenho muitos anos de experiência, alguns tenho na faixa de 20 anos usando, então eu conheço o som desses amps a ponto de notar facilmente a diferença do som deles pra qualquer outro e de perceber quais sons de um amp de boutique ou vintage eles não vão conseguir me dar.

Acho que salvo os Matchless e o Vibro-King que um grande amigo tem ambos desde os anos 90 e eu já cheguei a ficar com eles em casa por mais de 2 anos, eu posso dizer que não tenho tanta experiência com esses amps pra dizer que sei todos os segredos de um Victoria, Friedman ou Two Rock, mas eu já tenho experiência suficiente com amps e tive tempo o suficiente com esses amps pra saber no que eles diferem dos meus e na boa facilmente eu consigo tirar 80% ou mais do som dos amps de boutique com meus amplificadores e arrisco dizer que 9 de cada 10 músicos profissionais que conheço não notariam a diferença do som que eu tiraria se usasse os dois amps num teste as escuras.

Agora é como eu sempre discuto com o MMI, nesse mercado de produtos high end em geral se pensa em diferenças milimétricas, coisas que em geral exigem anos testando e procurando pra se conseguir perceber minimamente. Como a gente sempre costuma a discutir com guitarras, a diferença entre uma guitarra custom de 45mil dólares pra guitarra de linha de 1500 dólares não é 30x melhor, na boa se a guitarra de 1500 for de um lote bom talvez não chegue nem a 5% de diferença no som e na tocabilidade. Só que pra algumas poucas e raras pessoas esses 5% é muito, mas muito, mas muito grande, é algo que vem muito mais do treino pra perceber essas diferenças e do conhecimento pra saber que as vezes pra um luthier ou amp-maker conseguir botar 0,01% de melhoria leva 20-30 anos de treino e de saber reconhecer o valor tanto dessa diferença, quanto do esforço de quem produz isso.

Esse mercado de top de linha é basicamente movido por dois grandes motores, um é o nível de refinamento do conhecimento que algumas pessoas chegam (uma gigantesca minoria) e o outro é o fetiche de ter algo exclusivo e supostamente melhor (a maioria). Eu não vou dizer que eu sou um super especialista que noto qualquer pequena alteração, mas eu tenho experiência tanto fuçando quanto tocando e testando pra perceber boa parte dessas diferenças, como eu sempre falo com o MMI, as vezes a diferença que pra ele é perfeitamente nítida, pra mim não é tão nítida, eu percebo que tem diferença, que ela está lá, mas toda minha experiência de 20 anos tocando ainda não são suficientes pra chegar exatamente no x da questão, mesmo que chegue perto.

Então acho que simplesmente dizer que amps "normais" de linha são ruins e que não tem o som bom é basicamente dizer que a gigantesca maioria dos músicos que tiram um som do capeta desses amps é burra e não sabe o que está fazendo. E pra quem realmente quiser um bom som, saiba que não precisa gastar 20mil reais num amplificador pra ter, um amp de 1500 e uns 250 de componentes e alguma habilidade com um ferro de solda fazem muitos desses amps soarem bem fodas, as vezes nem precisa muda nada além dos falantes (que aí é um pouco mais caro).

Enfim, som bom mesmo não vem do equipamento (embora ajude significativamente), vem de quem pilota esses equipamentos. Como disse antes, se você pegar um Santana ou Clapton da vida e botar pra tocar numa Tonante ligada numa caixa amplificada Frahn ainda vai soar como Santana ou Eric Clapton e muito dos preços desses amps tops de linha vem por diferenças que 1 em cada 100, se muito vão conseguir notar.

Lelo Mig
Membro
# jun/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Drinho
MMI
nichendrix

"Agora, se você acha entre 1.500 e 3.000 reais caro"

Quando escrevi isso não senti a ideia de arrogância, mas se pareceu, peço desculpas e me explico:

Eu tenho dificuldade em entender "músicos" que não estão dispostos a fazer algum sacrifício em prol de sua paixão.

Uma máquina fotográfica profissional não sai por menos de 4.500 Reais, sem as lentes (preço de uma boa guitarra). Mas o fotógrafo, junta uma grana como pode, para conquistar. E terá, ao menos, no início uma Nikon D5300, que custa em média 2.500 paus.

Meu amigo Físico, não é rico, e juntou uma pequena fortuna para comprar seu telescópio. Meu amigo artista plástico, podendo, só usa pincéis e tintas óleo de qualidade (UMA bisnaga de tinta óleo importada custa 50 reais cada). Meu amigo biólogo gasta uns R$ 500,00/mês em livros e DVDs.

Outro gasta em vinhos... outro em games... outro em acessórios para automóvel... a outra em bolsas e sapatos e etc.

Eu tenho dificuldade de entender, repito, músico, seja profissional ou hobbista, que se diz apaixonado pela música, mas não esta disposto a fazer algum sacrifício, acha tudo caro e etc. e gasta em outras coisas.

Todo equipo de hobbista ou profissional é caro. Se neguinho invés de tocar guitarra jogasse golfe, andasse a cavalo, fosse aeromodelista, e etc., tava ferrado!

Quanto a maioria esta disposto a juntar por mês, fazer sacrifícios, para alcançar um equipo desejado?

Me desculpem amigos, posso sinceramente estar enganado, mas vejo em boa parte dos "músicos" (sem generalizar), um desleixo e complexo de vira latas, que não vejo em hobbistas, profissionais e apaixonados de outras áreas.

Obs: Meu amigo médico, pagou estes dias 1.200 Dólares num Kit de Otorrino (acho que é Otoscópio o nome do bagulho, me corrijam se estiver errado), que é uma maleta menor que uma caixa de bombons.

Drinho
Veterano
# jun/15
· votar


Lelo Mig

é, o negócio custa.....

quando eu fechei minha guitarra lá com o cassias... um amigo meu falou um monte de m.... para mim

você é maluco!!! pagar nao sei qtos mil numa guitarra.... (que nem são tantos mil assim)


eu fiquei bravo cara!

ai eu falei....

ô bonito... e você que ano passado pagou 90 mil no seu carro e hoje a tabela dele está em 50?



kkkkkk

Drinho
Veterano
# jun/15
· votar


Enfim, som bom mesmo não vem do equipamento (embora ajude significativamente), vem de quem pilota esses equipamentos.

sem duvida...

e nesse ponto eu to mais pra rubinho do que pra schumacher

marcelosz
Membro Novato
# jun/15
· votar


Lelo Mig
Eu tenho dificuldade de entender, repito, músico, seja profissional ou hobbista, que se diz apaixonado pela música, mas não esta disposto a fazer algum sacrifício, acha tudo caro e etc. e gasta em outras coisas.

Concordo em gênero, número, grau e escala (desde jônio até lócrio) kkk :-)

MMI
Veterano
# jun/15
· votar


nichendrix

É bem por aí. Concordo com o que você disse. Mais ainda, quanto mais acima se vai, aquele "pouco melhor" vai ficando cada vez mais caro.

O problema disso tudo é ter a percepção e estar aberto para aceitar as diferenças. A questão é que muitos timbres matadores dos heróis passados foram realmente feitos de Marshall e Fender, o que deu (justamente) a fama dessas empresas. Mas boa parte, como você bem sabe, eram modificados. Essas modificações foram feitas por especialistas, cuidadosa e demoradamente, coisa que numa produção em linha não dá para fazer exatamente a mesma coisa, mas dá para ser muito próximo. Esse cuidado e tempo, capricho, para mim é a diferença entre um amplificador ou guitarra custom shop de um normal. O sujeito que tem o conhecimento e coloca suas horas num produto, é normal que cobre a mais. Aí que está o ponto, o quanto o sujeito cobra por isso e se o resultado final vale ou não.

Fico pensando nisso aí, no caso do Santana. O cara já era famoso quando apareceu um rapaz dizendo que fez uma guitarra para ele. Será que o PRS seria a mesma coisa se ele tivesse esnobado e falado que tocava com uma poderosa Gibson? De certa forma, a mesma coisa aconteceu com o Dumble e a Mesa Boogie. Acho que muita gente não está disposta a trocar a grife por um fabricante de menos nome, mesmo que seja bem melhor, ainda mais se for nacional. Até que ponto o "valor de revenda" que tanto alegam é uma desculpa válida? Não sei, tenho minhas dúvidas...

Lelo Mig

Melhor explicado agora... Foi bem o que eu tinha entendido. Acho que músico é a própria definição de complexo de vira-lata.

Drinho

ô bonito... e você que ano passado pagou 90 mil no seu carro e hoje a tabela dele está em 50?

Perfeito! Quantos não fazem isso e reclamam que o amp bom custa mais 2-3 mil?

ogner
Veterano
# jun/15
· votar


Eu tenho dificuldade de entender, repito, músico, seja profissional ou hobbista, que se diz apaixonado pela música, mas não esta disposto a fazer algum sacrifício, acha tudo caro e etc. e gasta em outras coisas.

Boa, Lelo!!

nichendrix
Veterano
# jun/15
· votar


Lelo Mig
Eu tenho dificuldade em entender "músicos" que não estão dispostos a fazer algum sacrifício em prol de sua paixão.

Acho que existe aí uma questão social muito forte. Por exemplo, meus hobbies por acaso foram citados por você: Música, Desenho/Pintura, Astronomia/Astrofografia.

Nenhum deles é particularmente barato, todos eles se o cara estiver disposto a ter o melhor que existe é um poço sem fundo de dinheiro, porque o limite é sempre na casa dos muito milhares ou milhões em alguns casos.

Só que se eu digo pra minha mãe que dei 5000 num estogio de lapis de cor aquarelável que vem numa caixa de mogno brasileiro ou de nogueira, toda machetada, ou que ou que dei 7mil num telescópio ou câmera CCD astronômica, minha família e amigos até falam que é caro, mas não contestam muito. Mas se eu disser que dei 1500 num instrumento qualquer, eles já dizem que é um absurdo, a ultima guitarra que comprei foi uma Gibson 335, o preço foi abaixo do que normalmente pagaria por ela e a guitarra era especial, o MMI está de prova que no dia a gente tinha até testado umas vintage e ela tinha um Mojo melhor do que a de 1966 que a gente testou. Eu ouço até hoje da minha mãe e das minhas irmãs que sou um louco irresponsável que paga o preço de um carro num pedaço de pau que não serve pra nada.

Meus amigos músicos profissionais, só dois são realmente aceitos pela familia como músicos desde o início, um porque o pai é músico e o outro porque a familia é daquelas famílias tradicionais e em que todo mundo é mestre/doutor em alguma coisa e seguir o caminho das artes é de uma certa nobreza de espírito (esse por sinal nunca tocou, se formou, fez mestrado e já entrou pra ser professor universitário e daí nunca mais saiu).

Então acho que tem muito a ver com a visão que a sociedade tem da profissão também.

MMI
É bem por aí. Concordo com o que você disse. Mais ainda, quanto mais acima se vai, aquele "pouco melhor" vai ficando cada vez mais caro.

Não só mais caro, mas mais difícil de conseguir também, quantos caras no mundo conseguem pegar madeira de caixote de maçã e fazer uma archtop de alto nível como o Benedetto, eu acho que conto nos dedos de uma mão só os que conseguem fazer isso no mundo inteiro. Porque ninguém até agora conseguiu fazer um Vox de boutique realmente foda como os Matchless ou um Fender de boutique foda como os Dumble?

Os caras da Matchless antes de sairem os primeiros DC30 passaram mais de 10 anos fuçando com os Vox Vintage (do AC15 ao AC100) até achar o que eles acreditavam o melhor timbre de Vox que existe e que não é exatamente igual aos Vox, eles fizeram melhorias e os amps em geral tem um canal baseado no AC15 e um do AC30, só que eles incorporaram muitas coisas dos AC50 e AC100 neles (AC50 e AC100 eram os amps dos Beatles, dos Stones e do Yardbirds para tocar em lugares grandes).

Segundo o Rick Perotta, ele e os sócios nem sabiam se alguém ia querer comprar os amps, tanto que fizeram só um amp inicialmente, ele fala que um DC30 leva em média 13 horas de trabalho para ser montado se não tiver nenhuma modificação.

Só que no fim, na boa, botar na mão do músico médio, ele não nota essa diferença toda, eu não nego a primeira vez que peguei o Chieftain e o DC30 eu jurava que o som era igual ao dos Vox, hoje eu acho o som completamente diferente, mas tem 20 anos brincando com esses amps pra eu ver essa diferença e achar grande.

O problema disso tudo é ter a percepção e estar aberto para aceitar as diferenças. A questão é que muitos timbres matadores dos heróis passados foram realmente feitos de Marshall e Fender, o que deu (justamente) a fama dessas empresas. Mas boa parte, como você bem sabe, eram modificados. Essas modificações foram feitas por especialistas, cuidadosa e demoradamente, coisa que numa produção em linha não dá para fazer exatamente a mesma coisa, mas dá para ser muito próximo. Esse cuidado e tempo, capricho, para mim é a diferença entre um amplificador ou guitarra custom shop de um normal. O sujeito que tem o conhecimento e coloca suas horas num produto, é normal que cobre a mais. Aí que está o ponto, o quanto o sujeito cobra por isso e se o resultado final vale ou não.

É normal combrar a mais, o lance é que embora eles tenham o som melhor, depois que você chega num amp de linha melhorzinho como um Fender ou Marshall Reissue ou mesmo um Vox com falantes Blue Alnico, as melhorias são cada vez menores. Pular dum NitrousDrive pra um Fender Hot Rod é um salto de qualidade enorme, pular dum Fender Hot Ror prum custom é só um passo a frente, pular para um Victoria meio passo, pular prum Dumble, é 1cm a mais de melhoria.

Aí se vale ou não dar essa grana a mais são outros 500. Eu comparo isso com serviço de médico. Se você vive num lugar sem médico, qualquer médico é uma grande melhoria, mesmo um médico que não é lá essas cosias vai ser uma melhoria muito significativa na maior parte do tempo, já que na maior parte do tempo as pessoas vão ter doenças simples e comuns.

Agora se você tem um tumor cerebral em alguma área vital e uma vacilada de menos de um milimetro pode significar a diferença entre viver ou morrer ou de ficar cego ou tetraplégico ou mudo ou o que seja. Nessas horas tu não quer o cara que formou na Bolívia em ultimo lugar da turma, tu vai tentar conseguir o melhor que o dinheiro pode pagar.

Fico pensando nisso aí, no caso do Santana. O cara já era famoso quando apareceu um rapaz dizendo que fez uma guitarra para ele. Será que o PRS seria a mesma coisa se ele tivesse esnobado e falado que tocava com uma poderosa Gibson? De certa forma, a mesma coisa aconteceu com o Dumble e a Mesa Boogie. Acho que muita gente não está disposta a trocar a grife por um fabricante de menos nome, mesmo que seja bem melhor, ainda mais se for nacional. Até que ponto o "valor de revenda" que tanto alegam é uma desculpa válida? Não sei, tenho minhas dúvidas...


Aí são duas coisas diferentes, uma é uma preocupação com o som, que na boa independe do fator preço (mesmo que em geral estejam intimamente ligadas). O Cassias e o pessoal da Dunamiz fazem guitarra melhor que a maioria das marcas famosas dos modelos que eles fazem, cobram uma fração do preço da marca (apesar de ainda não ser caro), então é o caminho natural de quem quer saber de timbre.

Só que do ponto de vista de investimento, é muito mais rápido e garantido conseguir vender algo que todos conhecem e querem. Por exemplo Rolls Royce ou Ferrari não são o melhor carro que o dinheiro pode comprar, mas quem conhece os concorrentes mais fodas deles?

MMI
Veterano
# jun/15
· votar


nichendrix

É bem isso. Alguns amplificadores e guitarras requerem um estudo, como falei atrás. Alguns, como o Rivera que tive, é coisa para muito tempo, meses.

As guitarras são assim também. Precisei de bastante tempo para saber a diferença entre elas. Não a diferença óbvia, mas saber como fazer para uma tele soar como Les Paul, como uma Les Paul soar como uma Les Paul, como uma Les Paul boa supera outra não tão boa, como uma strato se comporta com som típico de strato etc. É uma evolução e a gente está sempre aprendendo.

É aí que vem o problema: como tirar um som com equipamento bom que não soe normal. Pelo outro lado, acontece do sujeito ter equipamento simples e de tanto batalhar, conseguir tirar sons espetaculares. Não é simples, nem fácil, muito menos para qualquer um, mas confesso que já amigos tirarem sons com equipo baratinho e ultrapassado, mas que dificilmente alguém tira com equipamento caríssimo.

Lelo Mig
Membro
# jun/15
· votar


MMI

"Pelo outro lado, acontece do sujeito ter equipamento simples e tirar sons espetaculares."

Caso típico de B.B. King com seu Gibson Lab Series. Pode ser um clássico hoje, mas quando foi lançado, não passava de um ampli comum de 500 dólares.

nichendrix
Veterano
# jun/15
· votar


Lelo Mig
Caso típico de B.B. King com seu Gibson Lab Series. Pode ser um clássico hoje, mas quando foi lançado, não passava de um ampli comum de 500 dólares.

E ainda por cima é um SS que ele deixa o compressor o tempo todo ligado e todo mundo jura que é um Fender Valvulado.

MMI
É aí que vem o problema: como tirar um som com equipamento bom que não soe normal. Pelo outro lado, acontece do sujeito ter equipamento simples e de tanto batalhar, conseguir tirar sons espetaculares. Não é simples, nem fácil, muito menos para qualquer um, mas confesso que já amigos tirarem sons com equipo baratinho e ultrapassado, mas que dificilmente alguém tira com equipamento caríssimo.

Tem uns amigos meus que fazem essas coisas que eu sempre fico me perguntando pra que droga eu gasto tanto em gear, se eu não tiro metade do som que eles tiram... kkkkkk... é uma puta crise de consciência.

Drinho
Veterano
# jun/15
· votar


Fico pensando nisso aí, no caso do Santana. O cara já era famoso quando apareceu um rapaz dizendo que fez uma guitarra para ele. Será que o PRS seria a mesma coisa se ele tivesse esnobado e falado que tocava com uma poderosa Gibson? De certa forma, a mesma coisa aconteceu com o Dumble e a Mesa Boogie. Acho que muita gente não está disposta a trocar a grife por um fabricante de menos nome, mesmo que seja bem melhor, ainda mais se for nacional. Até que ponto o "valor de revenda" que tanto alegam é uma desculpa válida? Não sei, tenho minhas dúvidas...


Concordo que é comum as pessoas ouvirem com os olhos....

Mas hoje me considerando um cara que se desapegou desse tipo de materialismo, buscando apenas tocar no que me faz bem e eu consiga ter facilidade de buscar sons que gosto, creio que seria muita desonestidade intelectual do santana dizer uma coisa dessas e é bastante comum aparecerem pessoas que tem discursos similares....

aconteceu até um fato recentemente mudando agora a ordem dos burros de quando fomos na dunamiz.... e tocamos lá na famosa strato branca deles.... e a guitarra é legal, putz não tem o que falar, mas não posso negar que não era pra mim, tinham algumas coisas que por mais que a guitarra fosse legal não casavam comigo, é difícil explicar porque parece roupa... meu primo tá até até encomendando com eles uma strato de ash e etc depois de termos ido....

só que depois que saimos, cara o discurso mudou, a rainha fender tinha se tornado uma puta da cracolandia.......

"Cara, aquela fender rory gallagher é brinquedinho de criança perto dessa dunamiz"


E eu pensando comigo, po legal, que bom que o cara gostou! é um puta instrumento e o bolso aguenta!

Mas perai!

Fender rory gallagher brinquedinho de criança?

Acho que não é bem assim também, beleza a dunamiz pode ser melhor, soar melhor, tenho minhas duvidas sincermente, pois me entendi muito bem com essa fender, mas entramos ai na história da percepção que o nichendrix havia comentado, que ela seja melhor, do que a maioria das fenders que toquei, sem duvida.....

Só que realmente não percebi um abismo desse nível também, então acho que houve um abalo psicológico no cara sabe, ou de fato o ouvido do cara tem uma sensibilidade que o meu por estar todo arregaçado nem tem mais...

Mesma coisa eu com o cassias, a guitarra dele muito legal em termos de som, mas o que me conquistou pra encomendar foi o como me senti com ela (algo que levo muito mais em consideração até do que o som)...

Hoje eu prefiro assumir minhas limitações, pegar o negócio e falar ... bom, pelo que to ouvindo aqui faz o que eu peciso, me sinto bem, tenho capacidade de tirar um som que me agrade e posso pagar. Ok vou levar!


Mas, a cada dia que passa me convenço do que vocês falam ai que eu seja surdo.....

ogner
Veterano
# jun/15
· votar


E falando em surdez, volume. Ontem ensaiei no Forum aqui em botafogo e usei um hotrod deville 60w 4x10...E affff, no canal clean nao passei do 2..muito volume!! Aheauehaus!
E olha q a gente toca ate meio alto, sou contra pq o ensaio na fica bom, mas o bandmates sao meio malucos e eu nao falo nada!! Enfim, gostei muito do amp! Casou perfeitamente com meus pedais e nao tive dificuladade de achar os timbres pra tocar! The who, eric clapton, bleatles, the police...

Drinho
Veterano
# jun/15
· votar


hotrod deville 60w

esse ai é tipo aquele blues jr só que grande né...

edalko
Veterano
# jun/15 · Editado por: edalko
· votar


Acho que o primordial na compra e manutenção (em termos de posse) de um bom amplificador, vai desde a construção até a compatibilidade com o SEU gosto musical e, o mais importante, como ele soa na mix.

Como o NICHENDRIX comentou, mais de 95% do forum aqui nunca teve a chance de tocar em equipos top, e os que tocaram, na sua maioria foi testando equipos em loja ou na casa de amigos, sem ter o PRAZER de tocar neles com uma banda.

Acho muito difícil o cara ter um amp apenas, pois assim como pedais que mudam muito o timbre final se vc usa single coils ou humbuckers, os amps também têm características similares, variando muito de acordo com a guitarra usada e a sonoridade.

Depois de muitos amplificadores (Giannini, Randall, Soldano, Mesa Boogie, Jet City, Vox, Marshal, Peavey, Sovtek, Orange, Bogner etc) estou com meu guerreiro Giannini Tremendão SL reformado pelo falecido Jorge Luthier, um PRS 2 Channel H e um Vox Tony Bruno.

O mais versátil, por incrível que pareça, é o Vox Tony Bruno, pois consigo desde um som de vox mesmo, passando por um Fender vitaminado, até um som bem rock'n'roll com o chave de master volume desligada e volume aberto (são 35W! 2x12").
Como esse amp tem médios belíssimos e um "shimer" viciante, estou usando ele em 100% dos ensaios e apresentações, pois corta a mix de uma forma fenomenal.

O PRS, mesmo tendo médios um pouco mais destacados, não tem tanta presença na mix. E o Gianninão é um dos amps mais fodásticos que conheço para sonoridades limpas e caps com singles. Impossível tocar menos de 30 minutos nesse amp!

A garimpagem para se chegar no som que efetivamente gosta demora. Diria que hoje, após ter muito equipo passado pelas minhas mãos, que o menos é mais. Compre uma boa guitarra e um bom amp. De pedal, uma modulação, um delay e um boost (ts9). Mais que isso é frescura kkkkk

Mas a questão do BOM amp e da BOA guitarra não está relacionada com PREÇO, mas sim, com aquilo que é bom para vc e para o som que vc quer.

Muita gente vai na onde "do que é bom para fulano é bom para mim" e acaba jogando dinheiro fora. Tem que tocar, experimentar. Pena que o nosso mercado é pobre de instrumentos, e as lojas nao disponibilizam para os consumidores equipos bacanas para tocar. Deste modo, muitas vezes vc tem que comprar de olhos vendados e ter sorte para adquirir o que justamente queria.

Diria que hoje estou 95% satisfeito com o Vox. Diria que é o meu amp favorito.

De guitarra, adoro o som de uma strato (tenho uma OLP com caps Holy Grail da Lace Sensor), mas não abro mão da sonoridade de uma boa lespa (PRS Chris Henderson).

Pesquise e teste. Toque junto com banda. Vá em estudios que tem equipo top e veja como eles se comportam na mix. Daí sim compre o seu equipamento.

ogner
Veterano
# jun/15
· votar


Drinho
Nops..acho q tenho certeza q nao tem muito a ver com Blues Jr. Nao...O B. Jr, acho q é o unico amp da Fender com El84.. O Hotvrod tem 2 canais, reverb, 6L6...

Lelo Mig
Membro
# jun/15
· votar


ogner

"usei um hotrod deville 60w"

Tá aí um ampli que é bem legal e está na faixa de preço que menciono acima.

Obs: Tem que trazer da gringolandia, no Brasil esquece!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvidas sobre amplificadores para os mestres do fórum.