Mod no JCM 800 - Adicionando mais uma valvula, Convoco os mestres!

    Autor Mensagem
    JudasTristes
    Membro Novato
    # fev/14


    carlos adolphs
    macaco veio
    AugustoPedrone
    Matec
    Ramsay

    Sou novo no forum mas sempre li muito aqui e vi essa galera acima aqui ajudando o pessoal e decidi entrar aqui na comunidade pra que meu mod fique ainda melhor com a ajuda dessas caras que adimiro mt.

    Primeira coisa, quando mandei enrolar o trafo de força pro meu amp já pedi pra fazer ele com uma folga boa pra um futuro mod desses, então o trafo de formça consegue aguentar facil mais uma 12ax7, tanto na HT como no Filamento.

    Comecei a fazer um mod no meu JCM, já fiz o buraco e coloquei o soquete, já comprei outro capacitor JJ 50+50 e um resistor de 10k pra filtra a tensão antes da nova valvula, tudo no lugar e agora falta uma boa idéia pro circuito de amplificação em si, quero adiciona bem mais ganho, só adicionando esses dois estagios.

    Tenho algumas duvidas iniciais:

    1 Devo fazer obrigatoriamente com os dois estagios da valvula? pergunto isso pq não sei se tem problema em alterar a fase do sinal, já que um estagio apenas vai alterar a fase do sinal e com dois estagios não vai altera a fase.

    2 Tb não quero deixar o sinal da saida muito alto pra não detonar com a saida do meu amp, mas se eu adicionar muito ganho come esses dois estagios o sinal vai ficar limitado a um certo nivel onde ele começa a saturar ou ele vai amplificar e aumentar o headroom levanto o sinal a um nivel bem mais alto e possivelmente mandando um sinal alto demais pro power.

    3 Eu tb pensei em usar um CI antes da primeira valvula, tipo um buffer de entrada com um ganho baixo apenas pra empurrar o som mais limpo e sem ruidos e chegar na V1 bem mais forte, tb podendo alterar na V1 o resistor de 1M, podndo até baixar esse valor pra bem menos já que com o CI eu posso deixar esse sinal com uma impedancia baixissima na saida, e até que ponto isso pode me ajudar tanto em ruidos como em nivel de sinal.

    4 O circuito acredito que entre os dois estagios da valvula eu poderia usar até um potenciometro de 500k pra controle do boost, mas a maior duvida é nos resistores de catodo e grade pra definir o ganho, quanto mais posso adicionar, em que circuito posso me basear, to perdido nessa, nao sei se existe um limite que nao posso exceder de tensão na saida do pré etc, se sou livre pra jogar quanto de sinal eu quiser no power..

    Convoco os mestres e os demais usuarios que sempre li e acompanhei aqui no forum se puderem ajudar eu agradeceria muito.

    Del-Rei
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Pô, o cara convocou só os mestres mesmo.. rs. Só nome de peso...
    Apesar de não poder dar pitacos nessa área, vou deixar marcado o tópico pra poder acompanhar. Pode vir a ter muita coisa útil aqui... rs.

    Mas... Umas dúvidas...
    O teu JCM é de 50 ou 100W?
    Qual o motivo de você querer adicionar mais uma válvula?

    Valeu!!

    Um aceno de longe!!!

    Ramsay
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    JudasTristes

    Antes de mais nada, obrigado por me pôr na lista, não sei se sou tão grande quanto os mestres que você citou...

    E te passo aqui algumas sugestões:

    1) Independente do seu JCM800 ser de 50 ou 100W colocar um CI dentro, nem pensar, pois isto descaracterizaria o som de válvula puro que é o trunfo do JCM.

    2) 2 estágios adicionais de ganho é inviável, porque o ruído ficaria muito alto a ponto de prejudicar o som do amp, sem contar que o amp poderia entrar em oscilação.

    3) Você até poderia usar a outra seção da 12AX7 como um buffer de entrada, só que isso também alteraria o som original do JCM800 (possivelmente pra pior).

    Por isso, eu sugiro que vc use a 12AX7 adicional como 1ª válvula amplificadora, logo após o jack de entrada do amp, mas, com as duas seções ligadas em paralelo, ou seja, grade com grade, catodo com catodo e placa com placa, porque isso faz com que a 12AX7 despeje mais harmônicos pares e enriqueça o som do amp.

    Quanto ao valor dos resistores, (no chutômetro) o de placa poderia variar de 47K até 100k, o de catodo, tenta pôr um igual ao do 1º estágio (2k7) ou maior, e o de grade mantenha em 1M.

    Mas, isso é só a minha opinião!!

    Por isso, aguarde a opinião dos mestres que não tardarão!!

    AugustoPedrone
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    JudasTristes

    questões importantes:

    a) Vc tem um JCM800 original e está modificando ele OU está construindo um amp do zero ?

    b) Qual sua experiência com montagens ? Quantos amps já fez ?

    c) Que tipo de som deseja ? Pode ser que o JCM - dependendo do timbre que busca - não seja o ideal.

    JudasTristes
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Del-Rei
    AugustoPedrone
    Ramsay

    Bom dia pessoal!

    É o seguinte, experiencia eu tenho bastante, ja montei varios amps pra amigos e parentes, sempre o 2204 50w, esses dias montei outro pra mim já que estava sem fazia muito tempo, ele é igual a todos que montei, timbre bom etc, mas falta ganho isso é fato no JCM se o guitar man for tocar um som mais pesado, ai entra os pedais, eu acho bom adoro pedais, tenho varios da boss, dunlop, digitech etc.. mas o som nunca fica como eu quero.

    Eu não quero que o som fique fiel a um marshall não me importo nem um pouco com a mudança do seu som classico, o que eu preciso é de um amp com um bom ganho que ao tocar um metal eu consiga aqueles power chords rasgados, aqueles abafados bem distorcidos, claro que não vai ficar como um amp ultra gain mais o que eu preciso é esse ganho extra e se for usar pedal depois que fosse bem menos que hj.

    Eu noto que se eu tiro o grave ou coloco mais agudo no inicio, antes do sinal ir pro amp, o som fica mais "metal", olhando um esquema do mesa boogie eu vi que o equalizador manda muito naquele tipo de som, e que sem o equalizador o som fica bem outra coisa, então pensei em fazer uma equalização tb, no final do circuito do pré pra diminuir sei lá uns 6db ou mais noo 650hz, 700hz mais ou menos, como o eq em 'V' que usam muito na eq dos mesa booguie, só isso sem pot sem nada só esse filtro, isso quem sabe ja ia mudar o som pro meu gosto, mas ainda faltaria ganho.

    Então um triodo pro filtro e outro pro boost na frente? o que acham? ou apenas só um triodo no final do pré com esse filtro?

    Cheguei a fazer uns testes com dois estagios a mais e como o Ramsay falou com dois triodos ficou demais, nao tem como doma o amp, mt oscilação com volume alto.

    Sobre os CI eu nao vou usar mesmo.

    Sobre o esquema de ligar em paralelo q o Ramsay, eu vou desenhar um esquema agora e mais tarde posto aqui pra vcs.

    Matec
    Membro
    # fev/14
    · votar


    JudasTristes

    Cara, eu nem sei porque o meu nome apareceu em sua lista!

    Mas o mais importante, não entendi o que vc pretende exatamente com esse mod.
    Em todo caso, respondendo algumas de suas perguntas:

    1. Vc não precisa utilizar as duas seções da válvula, não é obrigatório, nem sequer os dois filamentos, bastando escolher o filamento certo a ser usado.
    Quanto à fase, quando vc muda do canal LO para o HI a fase é automaticamente invertida, e que eu saiba, nunca houve problemas por conta disso.

    2. A amplitude máxima de saída do ampli não vai mudar, ou seja, se vc aumentar o ganho do pré, não vai ter mais headroom. O JCM normalmente trabalha próximo do limite da saída no power (é isso que todos amam nesse ampli).
    Então mais ganho no pré significa mais distorção, tanto do pré como no power.

    3. Isso do CI não faria nenhuma diferença do jeito que vc está pensando. Dependendo do CI, vc vai ter mesmo mais ruídos na entrada.

    4. Essa sua dúvida mostra que esse seu mod não tem uma razão exata para ser feito. O JCM 800 é um ampli bem equilibrado para determinado tipo de som. Vc está criando um outro ampli que ninguém sabe se ficará bom ou não. Existem outros modelos que já possuem boosters em seus circuitos originais, e alguns deles não são melhores que o JCM padrão, em questão de timbre.

    Responda as perguntas já feitas pelos autênticos mestres dos valvulados, para ver se chegamos num acordo sobre a necessidade real desse mod que vc quer implementar

    Abs

    PS Eu já havia postado quando eu vi que o JudasTristes tinha dado uma resposta.
    Então uma dica, já que vc quer um som do Mesa, porquê já nã muda o ampli inteiro?

    Abs

    JudasTristes
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: JudasTristes
    · votar


    Matec

    Aprareceu na lista pq venho acompanhando de fora do forum esses ultimos meses e sempre gostei dos seus posts.

    O CI eu ia usar o NE5332 eu ja usei ele em outros esquemas que fiz e gostei muito principalmente pelo baixo ruido e muito bom pra buffer de entrada ou saida, eu nao ia deixar saturar no CI, só um boost pra já entrar um sinal maior e livre de ruidos na V1.

    Eu queria modificar esse amp e ver se consigo tirar um caldo à mais dele, e por enquanto é o q eu tenho, e o que busco é um som unico, nao quero som igual, nem busco essa perfeição dos marshall, quero aproveitar esse amp porem com esse boost, quem sabe altera o controle de ton dos medios dele.

    Quero mudar o som e ter mais ganho, todo mundo que conheço usa o JCM com pedais, geramente os mesmos, Tubescreammer, Ds-1, Sd-, e todos esses pedais tiram o som caracteristico do JCM sem pedais, então porque nao já incluir esse boost do pedal no proprio preamp.

    Li trocentos topicos por ai sobre esses mods e nao vejo ninguem levando fé nisso, porque?? esse projeto está tao no limite que não se pode melhorar nada? será que a galera tem tanto dó de alterar um timbre classico desses? mas na hora de falar em pedais ai todo mundo concorda, juro que nao entendo.

    Eu ja to com tudo pronto e já fiz até uns testes, por mais que nao tenha ficado perfeito esses circuitos q fiz, já gostei mais do som veio mais ganho como queria, são apenas alguns detalhes de eq ou filtro de agudos pra diminuir oscilações quem sabe?!

    Matec
    Membro
    # fev/14
    · votar


    JudasTristes

    Olá.

    Obrigado!

    Quando alguém posta pela primeira vez no fórum e vem falando em mods radicais em amplis, não se tem ideia se a pessoa têm conhecimento e experiência para tanto. Algumas de suas perguntas remetem que, apesar de suas montagens bem sucedidas, falta conhecimento geral sobre eletrônica, no quesito valvulados. Isso é um problema temporário, então não há motivos para eu não dar uns palpites.

    Esse CI NE5332 eu não conheço, ou seria o NE5532?
    Este último eu sei que é um ótimo integrado de baixo ruído, muito bom para esse tipo de utilização.

    Todos que mexem com valvulados sabem que qualquer alteração no circuito podem trazer surpresas, agradáveis ou não, no som. Por isso, dar um palpite certeiro é bem complicado.

    Vc quer inserir uma nova válvula do circuito. Dependendo de onde vc inserir o som pode ficar ótimo ou uma caca.

    Uma única sessão de válvula 12ax7 pode aumentar o sinal em aproximadamente 50x. É lógico que é demais! Um bom drive deve aumentar o sinal em 4 ou 5x e o ampli já vai estar bufando!

    Mesmo pequenas mudanças já fazem bastante diferença. Tente inserir um capacitor de 1uF/50v em paralelo com o resistor de cátodo(10K) da segunda seção da primeira válvula. Aumenta o ganho e a distorção, (mas não muito), e ainda deixa o ampli controlável.

    Creio que uma coisa que poderia ficar boa, seria inserir essa nova seção valvulada com ganho limitado por realimentação negativa, digamos até 10x ou menos, para vc ter um booster de verdade, sem perder sinal e nem o controle. Vc saberia fazer isso?

    Abs

    JudasTristes
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Matec

    Sobre o CI é o 5532, escrevi errado.

    Sim eu saberia fazer, pelo que entendi vc quer q eu controle o ganho através da realimentação, mas isso não iria contra os harmonicos pares?

    Eu pensei em fazer um boost bem leve com os dois triodos, pegando a ideia do Ramsay sobre o circutio em paralelo, nunca montei um assim mas pareceu interessante, usando um resistor de catodo tipo 820R e 100k na placa, ainda alem de aumentar os harmonicos pares e um ganho que seria bem controlado pelo que eu vi em simulações que eu fiz, não teria ganho maior que 10db, e no final poderia ainda fazer um filtro rejeita banda como eu queria e disse anteriormente e colocar esse boost no final do pre amp, controlado por um pot de ganho 2 .

    No final do pré seria assim o ultimo estagio do preamp original, misturado com o boost, controlando a saida do boost por esse potenciometro, como um circuito mixer ou summing, onde eu juntaria os dois sinais, o original e o boost.

    Assim teria o som original e quando abrisse o pot teria o boost com o tom que eu escolher, usando toda 12ax7, e pelos testes em simulações o THD apenas desse estagio ficaria em mais de 1%, quem sabe isso traria o caldo que procuro?

    O que acha?

    Matec
    Membro
    # fev/14
    · votar


    JudasTristes

    Como eu disse antes, qualquer palpite pode ser dado, mas o que vai funcionar é o que seu ouvido disser que está bom.

    Quanto aos harmônicos, não seria esse circuito com realimentação o circuito que iria distorcer, Esse seria um booster depois do segundo estágio , e quem iria distorcer seriam os próximos estágios.
    Eu não estou criando nada, apenas sugerindo arquiteturas que já vi em outros modelos.

    Só vejo um problema no que eu entendi de seu novo esquema. Vc vai somar o sinal direto com um sinal de fase invertida em 180º, Mesmo que eles não se anulem completamente, vc vai perder sinal em vez de somar.
    .
    Se vc puder desenhar esse esquema vai ser mais fácil de se verificar sua viabilidade.
    Abs

    JudasTristes
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Matec

    bom pela fase desse jeito q falei entao tá complicado mesmo, nao tinha pensado nisso, pra funcionar teria que ser um outro arranjo, ou adicionar mais um triodo o que ficaria mais complicado por causa do trafo.

    Vou pensar e pegar as dicas de vcs, vou arrumar um jeito e logo digo como ficou.

    Outra coisa que tb estou afim de fazer é trocar os diodos na fonte por uma gz34, já seria um ponto a mais apenas pela compressão natural do efeito SAG, mas se compensa ai já nao sei, nunca escutei na mnha frente, eu tenho um circuito com trafo que fiz pra usar essa retificadora, ta guardado acho que é com um Lm2576 ou 7526 nao lembro, 3A e 5V... ai fica facil, e ja tá pronto tb.

    Matec
    Membro
    # fev/14
    · votar


    JudasTristes

    Eu não gosto muito das retificadoras, mas não tenho nada contra quem quer usá-las. Se esse circuito está bem projetado e bem isolado, não custa tentar, muita gente pode ficar interessada por ele.

    Existe um circuito de booster muito forte no projeto dos Marshall 30 anos que só emprega válvulas, estude esses esquemas e mais alguns outros para ver se de repente aparece alguma ideia. A vantagem de estudar esses circuitos é que eles já foram testados e podem ser aproveitados sem muita dor de cabeça

    Abs

    JudasTristes
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Matec

    Valeu pelas dicas, vou procuar esses esquemas.

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    JudasTristes
    Matec
    AugustoPedrone
    Ramsay
    Del-Rei
    Boas, pessoal, e aí? Tudo bem? Forte abraço a todos!
    Como me colocaram no rol dos "pitaqueiros", lá vai o pitaco...
    Entendí o que o JT quer, timbristicamente falando. Há um porém, existe uma leve confusão conceitual. Quanto às harmônicas pares, sim, aparecem bastante nos valvulados, porém a intensidade delas depende dos circuitos de resistores/capacitores associados. Ganho, simplesmente não gera nada, e ainda, se vc não situar corretamente a constante R/C formada pelos circuitos de capacitor de entrada e resistor de escape de grade em conjunto com o resistor de placa e capacitor de saída, nada vai adiantar. A tudo isso incorpora-se as capacitâncias intereletródicas da válvula e sua transcondutância. Se vc quer manter as harmônicas permitidas, deve minimizar o uso de capacitores, optando por circuitos tipo "cascode" ou triodos em cascata. Mas o som rasgado não vem daí. As harmonicas pares são responsável pelo som clean, tipo Blues e não pela distorção. A distorção assemelha-se à uma onda quadrada, devido ao ceifamento das cristas das senóides em função da saturação da válvula. Se vc olhar no Datasheet da válvula, vai notar que tem um parâmetro chamado máx grid ac input. Esse parâmetro define até onde vc pode levar a voltagem de sinal. Acima disso vc ceifa o sinal, podendo esse ser levado no máximo até 20% acima desse valor. Dai por diante vc ferra a válvula, ela oscila e vc não obtem o resultado requerido. Creio que isso já acontece, não é?
    Bem, o que fazer então. Faça um estágio de entrada tipo cascode, com 12AU7, após o capacitor de saida do circuito, coloque um potenciometro de 470K em série com um resistor de 47K e esse em série com dois diodos de germânio 1N34A em contrafase e dai para o terra. Assim vc controla o ceifamento do sinal sem precisar aumentar ganho, sendo que o sinal continua saindo do mesmo ponto onde vc ligou o potenciômetro, direto para o próximo estágio. Abcs.

    JudasTristes
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    carlos adolphs

    Esse é o mestre... como é bom ler essas respostas transbordando conhecimento.

    Isso é o q realmente eu quero, ter esse controle da saturação, já tinha tentado de varias formas, mas com os diodos não, vou testar dessa forma depois coloco os resultados aqui.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mod no JCM 800 - Adicionando mais uma valvula, Convoco os mestres!