Linha Roland Blues Cube - O futuro dos transistorizados (?)

Autor Mensagem
Delson
Veterano
# fev/15 · Editado por: Delson


Olá, pessoal!
O título foi mais ou menos, mas lá vai...

Direto ao assunto:
http://www.rolandus.com/products/blues_cube_artist/ - 80W
http://www.rolandus.com/products/blues_cube_stage/ - 60W

A Roland lançou esse amplificador, com uma tecnologia chamada Tube Logic, que, segundo o site do fabricante "começa por reproduzir cuidadosamente o conteúdo interno dos amplificadores valvulados em cada detalhe, desde a entrada para guitarra até a saída para alto-falante", prometendo assim toda a resposta, todas as nuances que um amplificador valvulado proporciona.

o modelo Artist conta com Reverb e Tremolo, enquanto que o Stage, só com Reverb. Ambos contam com saída USB para gravação direta.

Parece que ainda tem um detalhe: A Tone Capsule, que é uma peça que tem aparência de válvula, que promete dar um up no amplificador com timbres famosos (até agora só vi o do Eric Johnson, disponível aqui: http://www.sweetwater.com/store/detail/BC-TC-EJ ). Não sei se o amplificador tem uma dessas como "padrão" ou se serviria como um "enhance".

Fora o visual tweed que eu, particularmente, gosto muito.

Alguns videos:







E aí, o que acharam, companheiros?

renatocaster
Moderador
# fev/15
· votar


Delson

Bom, o acabamento é uma cópia descarada deste. Usaram até a mesma fonte no logotipo, putz....

Mas, achei deveras interessante. Eu experimentaria (e até compraria, se fosse o caso) sem nenhum tipo de preconceito.

Delson
Veterano
# fev/15
· votar


renatocaster
Bom, o acabamento é uma cópia descarada deste. Usaram até a mesma fonte no logotipo, putz....
Certamente foi ALTAMENTE inspirado nos Fender Tweed. Mas não é de hoje que a Roland e a Fender têm um caso, que rendeu muitos produtos, tais como a Stratocaster VG e sucessoras, esse amplificador novo...

Também fiquei curioso pra experimentar, mas a tal Tone Capsule custa TREZENTOS OBAMAS. Imagina o preço do amplificador...

BJAofficial
Veterano
# fev/15
· votar


Peço realmente desculpas por desviar o assunto do tópico, mas tenho uma dúvida.

No último video, vocês acreditam que foi gravado "live" mesmo ou a imagem foi meramente ilustrativa?
Pois gostaria de saber o modelo do microfone que foi usado para gravar no caso de que seja aquele do vídeo mesmo.

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


Delson
Futuro de amps SS são os Evans, Pritchard e afins, não essa brincadeirinha da Roland, isso daí é só mais um amp de simulação querendo ser alguma coisa melhor que meia boca.

erico.ascencao
Veterano
# fev/15
· votar


Um vídeo interessante para a discussão:



JJJ
Veterano
# fev/15 · Editado por: JJJ
· votar


nichendrix
isso daí é só mais um amp de simulação querendo ser alguma coisa melhor que meia boca.

Pois é, acho que ele é só uma "continuação" da linha Cube XL, que está na mesma praia dos Fender Mustang, Vox VT+, Peavey Vypyr, Line 6 Spider, etc...

Se é o "futuro"? Não sei, mas eu, particularmente, gosto desse tipo de amp. Podem atirar pedras, mas eu acho que, pra quem não nada em ouro e não tem condição (ou necessidade) de ter uns 5 valvulados específicos para poder ouvir os sons do Fender Tweed, mais Vox AC30, mais Marshall JCM, mais esse, mais aquele, esse tipo de amp moderno com simulações (e mais todos os outros recursos) é uma excelente pedida. Fiz até um tópico sobre isso, tempos atrás.

Estou dizendo que é igual a ter esses amps todos? Não, claro que não. Porém, é fato que as simulações estão cada vez mais próximas da realidade...

renatocaster
Moderador
# fev/15
· votar


JJJ

+1!

Eu sou um grande entusiasta dos simuladores. Acho que hoje em dia tem equipamentos simuladores que oferecem resultados extremamente satisfatórios.

Delson
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix
JJJ
Como eu disse acima, O título foi mais ou menos, kkkk

JJJ
Também gosto dessas coisas digitais. Além de tocar no dia-a-dia, pra mim serve pra experimentar o que eu ainda não posso comprar.

Olha o preço do 60W:
http://www.sweetwater.com/store/detail/BCStage/

Com US$ 70,00 a mais você leva um desses:
http://www.sweetwater.com/store/detail/BluesDeluxe

Ceteris Paribus, será que compensaria um desses Roland?

erico.ascencao
Veterano
# fev/15
· votar


Eu acho este tipo de equipamento uma boa opção como ferramenta de home studio, pois te possibilita ter uma boa gama de sons por um preço convidativo.

Eu sou um cara muito conservador pra tecnologias no mundo das guitarras. Outro dia vi um vídeo de um cara tocando John Mayer aqui no FCC usando uma simulação de Fender do Amplitube e achei o timbre fantástico, mas para simulações de overdrives e distorções de amplificadores eu nunca consegui um timbre que me deixasse satisfeito - vale citar aqui o que já usei neste sentido: Zoom G9.2tt, Line6 POD X3 Live e Roland GR-55.

erico.ascencao
Veterano
# fev/15
· votar


Delson
Vixi, agora que eu vi os preços... eu acho que não vale a pena, baseado também no vídeo da Andertons que eu assisti. US$699 lá fora equivale a quase R$3000 no mercado nacional. Se o negócio for ter vários sons, aí vale mais a pena pegar um Egnater Tweaker da vida.

MMI
Veterano
# fev/15
· votar


Eu achei legal esses amps da Roland, mas não que seja algo extremamente empolgante. Tem simuladores melhores, mas pelo preço e para estudar em casa são ótimos.

Estou curioso com essa tecnologia nova da Korg, queria testar quando lançassem.

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


JJJ
renatocaster

Se é o "futuro"? Não sei, mas eu, particularmente, gosto desse tipo de amp. Podem atirar pedras, mas eu acho que, pra quem não nada em ouro e não tem condição (ou necessidade) de ter uns 5 valvulados específicos para poder ouvir os sons do Fender Tweed, mais Vox AC30, mais Marshall JCM, mais esse, mais aquele, esse tipo de amp moderno com simulações (e mais todos os outros recursos) é uma excelente pedida. Fiz até um tópico sobre isso, tempos atrás.

Eu sou um grande entusiasta dos simuladores. Acho que hoje em dia tem equipamentos simuladores que oferecem resultados extremamente satisfatórios.

Eu não acho que simulações sejam problema, acho interessante e muito útil, só que ao mesmo tempo acho um desserviço ao mundo dos SS de verdade as pessoas resumirem amps SS a isso. Cria-se um fetiche do tipo, se todo mundo tenta simular valvulado é porque valvulado é melhor, e não é, cada muito apresenta muitas alternativas.

MMI
Veterano
# fev/15 · Editado por: MMI
· votar


nichendrix

Eu não acho que simulações sejam problema, acho interessante e muito útil, só que ao mesmo tempo acho um desserviço ao mundo dos SS de verdade as pessoas resumirem amps SS a isso.

Exatamente. Como disse em outro tópico, não é que não são bem projetados, ao contrário. Mas a prioridade num projeto desses é preço, tamanho, peso. A qualidade mal entra nas especificações da equipe de projeto - aliás, forçosamente tem que soar pior que a linha acima para não perder o propósito dos mais caros. Mais ou menos o que acontece com as Gibson e Fender baratas em relação às Custom Shop. Imagine se um desses Roland Cube soasse absurdamente melhor que um Roland JC120? Ridicularizou a linha acima, melhor parar a fabricação e chamar de besta quem comprou.

Podem atirar pedras, mas eu acho que, pra quem não nada em ouro e não tem condição (ou necessidade) de ter uns 5 valvulados específicos para poder ouvir os sons do Fender Tweed, mais Vox AC30, mais Marshall JCM, mais esse, mais aquele, esse tipo de amp moderno com simulações (e mais todos os outros recursos) é uma excelente pedida

Pode até ser uma excelente pedida dependendo do que se procura. Mas vai continuar sem ouvir um Fender Tweed, Vox AC30, Mashall JCM e outros. É meio como comprar um Uno Mille vermelho e dizer que tem a experiência de dirigir uma Ferrari porque o dono da fábrica é o mesmo (Fiat) e são vermelhos.

JJJ
Veterano
# fev/15
· votar


MMI

Seja justo e leia o resto do texto, depois do que escrevi (e não foi edição! rs):

"Estou dizendo que é igual a ter esses amps todos? Não, claro que não. Porém, é fato que as simulações estão cada vez mais próximas da realidade..."

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


JJJ

"Estou dizendo que é igual a ter esses amps todos? Não, claro que não. Porém, é fato que as simulações estão cada vez mais próximas da realidade..."

Acho que o lance aqui é que o MMI está discordando de você no fato de que essas simulações estão próximas a realidade, e nessa faixa de preço concordo com ele que não estão. E por isso não dá pra afirmar isso:

poder ouvir os sons do Fender Tweed, mais Vox AC30, mais Marshall JCM, mais esse, mais aquele, esse tipo de amp moderno com simulações (e mais todos os outros recursos) é uma excelente pedida

Enfim, eu não estou defendendo que não dá pra usar essas simulações, pelo contrário, quem sabe usar e é bom de dedo faz esse ampzinho soar 1000x melhor que eu num Dumble.

Agora eles vendem -- e as pessoas "inocentes" acreditam -- que esses sons estão próximos à realidade, e não estão, simulação boa é cara pra caralho, olha o preço de um AxeFX ou de um Kemper da vida. O questionamento não é se simulação é bom ou ruim, mas até onde a pessoa que compra isso acreditando que vai ter um som próximo da realidade está sendo enganada.

Casper
Veterano
# fev/15
· votar


Amplificador de guitarra valvulado é o padrão sonoro a ser atingido.
Tanto que 90% dos transistorizados (ou transistorizados com DSP)
correm atrás dessa sonoridade.

O tempo provou, e a sonoridade dos 100% valvulados é que crescemos
acostumados a ouvir em gravações.

Alguns dos transistorizados chegam perto dessa sonoridade com
mais ou menos sucesso. Mas nunca um simulador de alguma coisa
será melhor que a coisa que ele pretende simular.

JJJ
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix

Ok, ok. Aí entramos num cenário complicado...

O quanto uma simulação realmente se parece com o original?

Só ouvindo, comparando lado-a-lado... O vídeo da Andertons postado acima é uma experiência (tenho que parar pra ver).

krixzy
Veterano
# fev/15 · Editado por: krixzy
· votar


É nesse ponto aqui do tópico que começa a reprise SS x Valvulados X simulação.

Só pra jogar lenha na fogueira, pra mim existe valvulado ruim, valvulado bom, SS ruim, SS bom, Simulador ruim e simulador bom, essa coisa de comparar já era, assim como um SS ou um simulador não vai chegar no timbre de um valvulado, valvulado nenhum vai chegar no timbre de um bom simulador ou um bom SS, o que temos é sonoridades diferentes com qualidades boas e ruins, nenhum chega ao som de nenhum, o negocio é escolher o que te agrada mais e ser feliz, ta cheio de cara ai trocando valvulado por AxeFx e Kemper, tem cara usando até Positive Grid BIAS, no final quem ganha somos nós, hoje em dia é muito fácil tirar um timbre de qualidade sem gastar fortunas.



Delson
Veterano
# fev/15
· votar


Penso que, além da simulação, o grande apelo da Roland para esse produto seja a praticidade e a robustez do equipamento (não estou dizendo que um valvulado não é robusto).

É fato que o amplificador valvulado é o grande alvo das simulações. Nesse caso, a limitação do equipamento creio que seja hardware, pois um computador tem mais capacidade de processamento que uma pedaleira multiefeitos (me corrijam se eu estiver falando asneiras).

Tudo tem sua graça, seu preço e seu público. Tem mercado pra Zoom, Boss, Roland, Fractal, Kemper (O Profiling Amplifier não é simulador, e sim um "perfilador" de amplificador, diga-se de passagem).

Mas voltando ao Blues Cube, que tal essa Tone Capsule?

MauricioBahia
Moderador
# fev/15
· votar


De relance, me lembrou a "hype" das POD HD...

Bacana, sem dúvida, mas tenho quase certeza que é o caso do mais puro marketing valvulado, simulado! hehe

O.o

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


Casper
Amplificador de guitarra valvulado é o padrão sonoro a ser atingido.
Tanto que 90% dos transistorizados (ou transistorizados com DSP)
correm atrás dessa sonoridade.


Eu discordo disso cara, SS tentando passar por valvulado, na sua grande maioria são os baratinhos, eventualmente tem os Kemper ou AxeFX, mas o lance deles não é ser SS, eles são módulos DSP que foram transformados para uso ao vivo.

Só que no fim, os SS bons, são apreciados justamente por não tentarem passar por valvulado.

O tempo provou, e a sonoridade dos 100% valvulados é que crescemos
acostumados a ouvir em gravações.


Cara, você só ouve rock, metal e blues rock pelo visto, porque quanto mais longe você vai do bom e velho rock and roll, mais o valvulado perde status. Pergunte pra qualquer pessoa que toque jazz tradicional e o som pela qual todos os outros amps são medidos é o clean do Polytone Mini-Brute II que é SS, ao ponto que a Fender teve um trabalhão pra fazer o modelo do George Benson soar como ele.

JJJ
O quanto uma simulação realmente se parece com o original?

Boa pergunta, eu não tenho resposta objetiva pra ela já que som tem uma questão de percepção que é individual, tecnicamente provavelmente tenha como comparar objetivamente, mas eu não sou engenheiro elétrico, nem físico, então não tenho como falar do lado objetivo.

Nas minhas testadas por aí, eu já vi algumas coisas interessantes como o AxeFX e o Kemper do MMI, que pude comparar com o amp simulado lado a lado e ver que tava bem pertinho, mas sempre tem os caras com ouvido de ouro que diz que percebe aquela frequência que nem cachorro consegue ouvir.

Minha implicância com amps como o Cube é essa tentativa de vender como se ele fizesse o que faz fielmente, eu achei o som do caralho, se tu esquecer que é uma simulação de fender e tratar como mais um amp qualquer, ele tem um amp do caralho, agora quando o argumento pra comprar ele é ser igual e fiel ao outro... aí já viu né.

Isso daí lembra uma vez eu conversando com um menino da graduação em matemática da USP e o menino se gabando de ter o QI 180 e ser o ó do borogodó, e eu falei, o Richard Feynmann tem o QI menor que o que eu obtive nos 3 testes que fiz, mas ele é nobel de física, tem trocentos premios em 5 ou 6 áreas de conhecimento diferente que vão de física, a estatística, a engenharia e a computação e antes dos 30 anos já tinha sido um dos inventores da bomba atômica e do reator nuclear, nem por isso meu QI maior que o dele me ajudou a ser 1mm que fosse mais foda.

Com isso eu quero dizer que não adianta ter um Dumble ou um Polytone e não usar, não adianta ter um Kemper e simular um valvulado o mais igual que é possível com a tecnologia que a gente tem e não saber usar isso ao seu máximo. O B.B. King usa um amp SS há 40 anos e 90% das pessoas que dizem que gostam de blues aqui queria tirar um som de Fender valvulado como o dele, mas ele não usa nem Fender e nem valvulado a maior parte do tempo desde 1973. Buddy Guy fez eu arrepiar até os cabelos da bunda com um bend e tava tocando com um Fenderzinho simulador no ultimo show que eu vi.

krixzy
Só pra jogar lenha na fogueira, pra mim existe valvulado ruim, valvulado bom, SS ruim, SS bom, Simulador ruim e simulador bom, essa coisa de comparar já era, assim como um SS ou um simulador não vai chegar no timbre de um valvulado, valvulado nenhum vai chegar no timbre de um bom simulador ou um bom SS, o que temos é sonoridades diferentes com qualidades boas e ruins, nenhum chega ao som de nenhum, o negocio é escolher o que te agrada mais e ser feliz, ta cheio de cara ai trocando valvulado por AxeFx e Kemper, tem cara usando até Positive Grid BIAS, no final quem ganha somos nós, hoje em dia é muito fácil tirar um timbre de qualidade sem gastar fortunas.

Eu penso bem assim cara, cada macaco no seu ganho e o lance é tirar o melhor som, acho essa coisa de tentar vender simulador como cópias exatas uma coisa paia de comparar SS com valvulado o maior paia, o lance é pegar o que cada um tem de melhor e tirar o som que dá vontade.

Putz, tem amigo meu que tira som duma V-Amp 2 que nem eu morrendo e nascendo 10x vou conseguir tirar mesmo que tivesse uma Les Paul Burst 59 e um Dumble com cabos de adamantium.

É nesse ponto aqui do tópico que começa a reprise SS x Valvulados X simulação.

É essa a parte que é chata desde que a Line 6 lançou o primeiro simulador, até isso acontecer, ninguém nem pensava e nem esperava que um SS soasse como um valvulado, de repente todo mundo só pensa nesse som, nem entende que existem outros sons, outros mundos e que eles são diferentes, nem piores e nem melhores.

Delson
É fato que o amplificador valvulado é o grande alvo das simulações. Nesse caso, a limitação do equipamento creio que seja hardware, pois um computador tem mais capacidade de processamento que uma pedaleira multiefeitos (me corrijam se eu estiver falando asneiras).

A limitação é dupla, hardware e software, já que o hardware desses simuladores baratos tem hardware pior, então o algoritmo tem que ser simplificado pra ele conseguir rodar eficientemente.

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix
a Line 6 lançou o primeiro simulador

e qual foi?

nichendrix
Veterano
# fev/15 · Editado por: nichendrix
· votar


Ismah
Na verdade foram 3 simuladores ao mesmo tempo, eles lançaram o Plug In pra ProTools o Amp Farm, o Flextone e o AxSys 212.

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


ProTools é tão antigo assim?

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah
Cara eu não acho que algo lançado do meio pro fim dos anos 90 seja antigo.

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Não disse que era antigo, mas não achei que fosse algo tão antigo. Chutaria que seria de idos de 200X.

MauricioBahia
Moderador
# fev/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix: ninguém nem pensava e nem esperava que um SS soasse como um valvulado, de repente todo mundo só pensa nesse som, nem entende que existem outros sons, outros mundos e que eles são diferentes, nem piores e nem melhores.

Pois é cara, concordo com isso e, no meu modo de pensar, um absurdo. Pô, valvaludo é outra tecnologia.

A galera quer algo mais em conta que soe igual ou quase isso. Mas válvulas tem um comportamento que interage com o meio ambiente. É calor, vidro...

Eu acho isso também: cada macaco no seu galho e é maravilhoso pois temos variedade/opção. Mascarar um SS pra virar um valvulado é quase querer se iludir. Me engana que eu gosto... Pra que isso?

Vamos conviver com as diferenças. Os SS estão aí e os valvulado também e em perfeita harmonia.

Let it be!

ABS!!!

esdras_63
Veterano
# fev/15
· votar


MauricioBahia
Boa. Concordo inteiramente com tudo que disse. Cai no mesmo conceito de VST que simula analógicos de 173628 reais.

Alem disso ainda tem o fato de que comprar um amp SS desses que simulam valvulados famosos é totalmente sem graça. Quem não prefere juntar as míseras moedas todo mês pra depois de um bom tempo conseguir finalmente um valvulado e sentar na frente dele, socar o volume lá em cima e se deliciar com suas meia duzia de knobs por um boooom tempo, explorando o maximo do brinquedo que demorou um tempo pra adquirir. Fora que ligar o AMP e esperar uns minutos pra ligar o standby e ficar checando a temperatura elevadíssima da traseira ou checando se as válvulas estão brilhantes é um charme a parte...

Enfim, valvulado é valvulado, SS é SS. Blues é valvulado, jazz é SS (generalizei, eu sei, mas sei também que vocês entenderam a analogia, cada um no seu galho).

esdras_63
Veterano
# fev/15
· votar


Complementando...



Netflix ta aí, não ta? Kkkkkkk rio muito com esse vídeo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Linha Roland Blues Cube - O futuro dos transistorizados (?)